domingo, 26 de junho de 2011

Oficinas no Quixote Espaço Comunitário de Cultura - SP

Nenhum comentário:
O Quixote – Espaço Comunitário de Cultura, unidade VII da FUNSAI, está com inscrições abertas para as oficinas de Férias no Mês de Julho e também para o Segundo Semestre.

As atividades são gratuitas e a faixa etária é de 12 a 18 anos. Serão oficinas de Circo, Capoeira, Dança de Rua, Canto, Danças Brincadas, Percussão, Teatro e Musica Corporal, Ateliê de Dramaturgia.

Levar, no ato da inscrição, cópia do RG e foto 3 X 4.

Local da inscrição:

Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145.
(paralela à Av. Nazaré – próx. À ETEC Getúlio Vargas - São Paulo - Capital)
Informações: (11) 2272-1921 / 2061-2286
E-mail: quixote.cultura@gmail.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Michael Parsons e Vesta Daniel no Brasil, em Julho, em SP

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
Profa. Ana Mae Barbosa convida: Em julho virão ao Brasil o consagrado e celebrado Michael Parsons, a não menos importante Vesta Daniel e um grupo de alunos da universidade americana que tem o Mestrado à Distancia em Art Education, a The Ohio State University. Há um texto de Michael Parsons e outro de Vesta Daniel em Arte/Educação Contemporânea .SP: Cortez, 2008.



A professora Leda Guimarães e o Arteducação Produções estão organizando a vinda deles. Como manifestaram desejo de ter uma conversa comigo resolvi abrir a conversa para membros da FAEB e alunos de Pós da ECA/USP, da UNESP e da Anhembi Morumbi.


Nos reuniremos em São Paulo na Universidade Anhembi Morumbi, Av Roque Petroni Junior, 630 no Mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia dia 25 de Julho às 20 horas.



Vocês serão bem-vind@s 
Ana Mae

Nos vemos por lá!

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.promusica.org.br/

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga que, em 2011, chega à sua 22ª edição. O evento será realizado de 17 a 30 de julho em Juiz de Fora (MG).

Serão oferecidos 48 cursos de instrumentos antigos e modernos, masterclass internacional de música antiga e palestras. Entre os cursos, destaque para o departamento de música barroca, com opções em violino, violoncelo, oboé e canto.

Professores do Brasil e de países como Holanda, Estados Unidos e França vão ministrar oficinas para os estudantes de música.

Na programação cultural estão mais de 30 grupos de artistas brasileiros e estrangeiros, que realizarão concertos noturnos e vespertinos. Além das apresentações em teatros, a música invade as ruas da cidade, com apresentações no Calçadão da Rua Halfeld e em espaços públicos.

Mais informações: www.promusica.org.br.

Fonte: Agência FAPESP.

Corpus Christi

Nenhum comentário:
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia (Wikipédia). Também é comemorada nas igrejas Anglicana e Luterana.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.  Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia)  à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.


De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas (UOL).

Fonte: http://3.bp.blogspot.com
Matão (imagem ao lado), em SP, é um dos municípios que tem uma das mais antigas festas de Corpus Chisti conhecidas (63 anos).

Mais de 60 toneladas de materiais diversos sãousadas para elaborar os 18 "tapetes" nas ruas por onde passa a procissão. mas diversas cidades mantém a tradição da elaboração de tapetes nas ruas feitos com serragem, tampinhas de refrigerante, cascas de ovos, pós de café, purpurina e muitas coisas mais, por onde passam as procissões de celebração da data, geralmente após as missas de Corpus Christ, celebradas em ritos especiais da data.

E na sua região, como acontece? Tem imagens?manda prá gente que publicamos aqui na Revista!

Campo Grande / MS.
Fonte: http://timblindim.wordpress.com 
Santana do Parnaíba / SP.
Fonte: 
http://g1.globo.com

Publicações acadêmicas da Unesp em acervo digital

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.unesp.br/
O Acervo Digital da Universidade Estadual Paulista (UNESP), desenvolvido como um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela universidade, ganhou um novo projeto gráfico, com sistema de busca e submissão on-line de arquivos.

Pelo site, é possível pesquisar entre os mais de 14 mil itens educacionais ou acessar o banco de teses e dissertações da instituição, com cerca de 11 mil títulos.

"A produção da Unesp precisa estar acessível a todos. Mais do que um espaço de armazenamento, o Acervo Digital é uma forma de compartilhamento entre a comunidade acadêmica e a sociedade", disse o vice-reitor no exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan.

"Também esperamos que o acervo incentive a produção acadêmica, sua divulgação em âmbito nacional e internacional e a utilização dos diferentes recursos tecnológicos no ensino de graduação e pós-graduação", disse.

Professores, pesquisadores e funcionários da instituição também passaram a contar com um canal exclusivo para envio de materiais educacionais, que serão arquivados e disponibilizados gratuitamente ao público. Por meio da ferramenta é possível submeter produções relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação, nos formatos de textos, vídeos, imagens, apresentação de slides e documentos em geral.

Todos os arquivos submetidos pelos professores também contarão pontos como "publicação" para a avaliação docente da Unesp. Um comitê editorial, formado por especialistas das áreas de humanas, exatas e biológicas, ficará responsável por avaliar os documentos enviados e autorizar a publicação no Acervo Digital.

A equipe do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, responsável pela ferramenta, fará o suporte aos usuários.

Mais informações: www.acervodigital.unesp.br.

Fonte: Agência FAPESP.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mostra traz obras construídas a partir de estudos de Leonardo da Vinci

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.campinas.com.br

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), desde 10 de junho, exibe a exposição “O Legado de Leonardo”, reunindo 21 protótipos do gênio da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519). A mostra ocorre dentro das atividades do Ano da Itália no Brasil.

As peças, muitas em tamanho natural, foram construídas a partir de seus estudos e desenhos e podem ser visitadas até 26 de junho. Dos protótipos, alguns são considerados inéditos,  jamais expostos em qualquer acervo sobre o autor no país.

Sob a curadoria do historiador Franco Gentili, a mostra traz para Campinas as peças barco com pás, carro metralhadora, balestra, escavadeira de trincheira, catapulta, inclinômetro, mecanismo de bater asas, parafuso e porca, estudo da asa, máquina voadora, bate estaca, bicicleta, câmbio, caminhar sobre a água, grua, barco canhão giratório, serra hidráulica, carro cortador, anemômetro, máquina para medir a velocidade do vento, ponte giratória e técnica de assalto.

A exposição, apoiada pela Associazione Ricercatori Storici d’Itália e pelo Instituto Vinciano Italiano, está dividida em quatro setores com as chamadas máquinas de Leonardo: Ar, Guerra, Água e Civis.

Leonardo da Vinci é um gênio multifacetado do Renascimento italiano, reconhecido em todo mundo como pintor, engenheiro, anatomista, escultor e poeta, entre outras áreas do conhecimento.

A solenidade de abertura será nesta sexta (10), com a presença da secretária municipal de Cultura, Renata Sunega, e do secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge.

Serviço:

Exposição - “O Legado de Leonardo”
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Rua Benjamin Constant, 1633, Centro. (19) 3236-4716 e 2116-0346
Abertura: 10 de junho às 17h30
Visitação: até 26 de junho
Horários de visitação: de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Sábado, das 9 às 16 horas e domingo, das 9 às 13 horas
Entrada: gratuita.

Concertos com a Sinfônica de Campinas neste fim de semana

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.campinas.com.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresenta neste fim de semana, no Centro de Convivência Cultural, dentro da programação oficial de concertos do ano.

A volta aos espetáculos, após apresentação adiada em virtude da greve dos servidores municipais, é a marca deste evento. Os concertos deste fim de semana são dedicados a Cyro Pereira, maestro e companheiro da orquestra de Campinas, que morreu no último dia 9 de junho, aos 81 anos.

O maestro Alessandro Sangiorgi será o regente. No programa dos concertos, obra de Giuseppe Verdi ("I Vespri Siciliani") na abertura, Giacomo Puccini ("Capriccio Sinfonico") e Camargo Guarnieri ("Sinfonia No. 2").

O italiano Sangiorgi é o principal maestro convidado na Opera Nacional de Sofia (Bulgária), desde fevereiro de 2011, tendo regido produções das óperas Don Carlo, Rigoletto, Nabucco.

Nascido em Ferrara, diplomou-se em piano no Conservatório de Milão, prosseguindo seus estudos nas classes de composição e regência. Sua carreira internacional teve início em Israel, em 1989, regendo a Jerusalém Symphony Orchestra. No Brasil, regeu diversas orquestras e se apresenta regularmente na Europa.

Além dos concertos, também haverá um ensaio aberto ao público no sábado, às 10 horas, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível.

Serviço:

Orquestra SInfônica Municipal de Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural. Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí. (19) 3232-4168
Data: 18 e 19 de junho
Horários: concertos - sábado, às 20 horas. Domingo, 11 horas. Ensaio - sábado, 10 horas
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada - estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)

Dica da Vila: Joaquim Egídio, distrito de Campinas/SP, realiza Festival Gastronômico de Inverno

Nenhum comentário:
Fonte: http://festivaljoaquimegidio.com.br/
A Feira Vila das Artes fica localizada no distrito de Sousas, que, junto com Joaquim Egídio, é uma ótima dica de passeio turístico em Campinas.

Um bom programa para o fim de semana é o Festival Gastronômico de Inverno, que acontece em Joaquim Egídio de 16 a 26 de junho. Durante o evento, além de preparar pratos especiais, os bares e restaurantes do distrito recebem também música ao vivo e exposições de arte.

Para consultar a programação e os estabelecimentos participantes do Festival, clique no link: http://festivaljoaquimegidio.com.br.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Congresso Brasileiro de Folclore.

Nenhum comentário:
Fonte: http://educrianca.blogspot.com
Acontece entre 11 e 15 de julho de 2011 o XV Congresso Brasileiro de Folclore. Durante esses dias, aproximadamente uma centena de pesquisadores de todo o Brasil se encontrarão em São José dos Campos para discutir a partir do eixo temático História e Folclore: caminhos que se entrecruzam.

Se você se interessa pelo assunto, tem aqui uma excelente oportunidade de aprender. Além de ouvir e debater com figuras importantes nas mesas-redondas e painéis, participar ativamente de grupos de trabalho, oficinas e vivências, os congressistas poderão conhecer São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e vivenciar um pouco da riqueza do Estado de São Paulo no evento que acontece paralelamente no mesmo local, o Revelando São Paulo - um festival de cultura tradicional paulista.

São Paulo acolhe o Brasil - http://xvcongressodefolcloresp.org/

V Encontro Paraibano de Arteterapia - Chamada de Pôster - UFPB - 2011

Nenhum comentário:
Fonte: http://5encontroarteterapiaufpb.blogspot.com/
O Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais – GPAEAV/UFPB/CNPq – foi criado pelo Prof. Robson Xavier no ano de 2005 como Grupo de Estudos e Pesquisas em Arteterapia - EPA/UFPB, tendo sido posteriormente ampliado e credenciado junto ao CNPq em 2009, tendo como atuais líderes o Prof. Robson Xavier da Costa e a Profª Lívia Marques Carvalho  e como Coordenadora em exercício Rosangela Xavier da Costa.

Email: 5encontroarteterapia@gmail.com.
Twitter: @5encontro -  http://twitter.com/5encontro.

Inscrições e informações no blog http://5encontroarteterapiaufpb.blogspot.com/.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

UNESCO Observatory Call for papers and referees

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.abp.unimelb.edu.au/unesco/
Dear All

UNESCO Observatory refereed e-journal: special youth participation edition guest edited by the Dr. Lucas Walsh and Rosalyn Black from the Foundation for Young Australians.

I will be most grateful if you can pass on this call for papers and referees to all your colleagues and lists:

UNESCO Observatory refereed e-journal call for papers (deadline 1st July 2011) and call for referees.

Many thanks and Kindest Regards
Lindy Joubert

Director, UNESCO Observatory on Multi-Disciplinary Research in the Arts
Senior Lecturer, Faculty of Architecture, Building and Planning
The University of Melbourne
Email: lindyaj@unimelb.edu.au
Tel:  +61 3 8344 7437
Fax: +61 3 8344 5532
www.abp.unimelb.edu.au/unesco/

#ResTelinha - Circuito de Residência oferece bolsa de R$ 5 mil

Nenhum comentário:
Fonte: http://casadaarvore.art.br
Artistas de todo o Brasil podem ser inscrever até o dia 30 de junho no edital público de seleção para o *Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação* do projeto Telinha de Cinema – ResTelinha.

A ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, que realiza o projeto Telinha de Cinema em parceria com Vivo e a Petrobras.

Os interessados devem apresentar projetos artísticos para serem desenvolvidos colaborativamente junto com jovens egressos do curso de vídeo de bolso do Telinha, além de acadêmicos de curso de educação, comunicação, arte e tecnologia.

Para 2011 serão selecionados duas propostas.

A bolsa para o artista residente é de R$ 5 mil, além de R$ 1 mil para investimento e equipamentos e serviços.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço www.casadaarvore.art.br.

FGV On Line

Nenhum comentário:


Cursos gratuitos. Interessante para conhecer a metodologia.

E têm certificados!

domingo, 12 de junho de 2011

I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.forumdocente.prograd.ufu.br/
Inclusão Social e Tecnologias de Informação e Comunicação. De 3 a 5 de outubro de 2011 - Universidade Federal de Uberlândia - MG.

Quais são os desafios da prática docente universitária na contemporaneidade? Que aspectos sociais, econômicos, científicos, tecnológicos estão em jogo na sala de aula de ensino superior? Isto é: que fatores tem provocado efeitos/deslocamentos em nossas práticas de ensino e como? Sobretudo, como essas práticas tem afetado o desenvolvimento da sociedade?

A Universidade Federal de Uberlândia convida docentes universitários e pesquisadores para participar do I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária: Inclusão Social e Tecnologias de Informação e Comunicação. O evento visa disponibilizar um espaço de discussão interdisciplinar e de aprofundamento teórico, circulação de informações e troca de experiências e propostas de ações sobre esses e outros temas de interesse para a prática docente universitária.

Nessa primeira edição, como parte das reflexões para as questões acima elencadas, dois aspectos estão sendo especialmente enfocados (mas não se limitam a eles) em suas especificidades e entrelaçamentos: a inclusão social e a utilização de tecnologias de informação e comunicação na sala de aula.

O evento é aberto para a participação de docentes e pesquisadores universitários e convida-os para o envio de propostas de comunicações individuais nos Grupos de Trabalho propostos. Docentes de outros tipos de instituições de ensino e estudantes podem participar como ouvintes.

O evento é vinculado ao Programa de Formação Docente da Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação.

As línguas oficiais do evento são português, espanhol e inglês.

sábado, 11 de junho de 2011

PROAAESP - Transmissão ao vivo

Nenhum comentário:

Evento em prol da Associação dos Arte/Educadores do Estado de São Paulo. Sabado, 11 de junho de 2011, 9h00. Transmissão ao vivo. Usar os comentários para registrar participações/manifestações.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Neste sábado:

Nenhum comentário:

ATENÇÃO:

Nenhum comentário:
Caros Colegas,
Segue convite para o I Encontro de Professores de Arte de 2011 (sábado 11 de junho às 9h, no Auditório Lupe Cotrim, ECA/USP ) com o tema  Plástica Social e o Conceito Ampliado da Arte, que terá como palestrante a Profª Dra. Dália Rosenthal da ECA/USP, que levantará pontos da Obra e Trajetória de Joseph Beuys.

Esses conceitos fundamentarão a discussão que faremos após a fala, para buscar novas formas de relação e operação associativa para a AAESP, Associação de Arte Educadores de São Paulo, com vistas a participação de São Paulo no XXI CONFAEB em Novembro de 2011.
Coordenação de Evento
Profª Dra. Maria Christina de Souza Lima Rizzi
Profª Dra. Dália Rosenthal.
Coordenação do Movimento
ProAAESP
Acacio Arouche de Aquino
Maria Christina de Souza Lima Rizzi
José Souza
Sonia Regina Fernandes
Vivian Devidé Castro
O evento será presencial e transmitido por IPTV.
Maiores informações: http://proaaesp.wordpress.com
DIVULGUEM!
Atenciosamente
Comissão ProAAESP

Fonte: http://proaaesp.wordpress.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prêmio Arte na Escola Cidadã 2011: inscrições abertas.

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.artenaescola.org.br

Professor (a),

Você tem até 31 de julho de 2011 para inscrever o seu projeto de ensino da Arte no XII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Podem participar professores das redes públicas ou privadas da educação básica nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio  e EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Você concorre a 7 mil reais e a sua escola a um computador e a uma máquina fotográfica.

O regulamento e as orientações para as inscrições estão disponíveis em: www.artenaescola.org.br/premio. Este ano, a categoria Ensino Médio é uma homenagem ao educador e defensor dos direitos da criança e do adolescente, Antônio Carlos Gomes da Costa (in memorian).

Para mais informações:
premio@artenaescola.org.br
(011) 3103-8062