sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mostra traz obras construídas a partir de estudos de Leonardo da Vinci

Fonte: http://www.campinas.com.br

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), desde 10 de junho, exibe a exposição “O Legado de Leonardo”, reunindo 21 protótipos do gênio da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519). A mostra ocorre dentro das atividades do Ano da Itália no Brasil.

As peças, muitas em tamanho natural, foram construídas a partir de seus estudos e desenhos e podem ser visitadas até 26 de junho. Dos protótipos, alguns são considerados inéditos,  jamais expostos em qualquer acervo sobre o autor no país.

Sob a curadoria do historiador Franco Gentili, a mostra traz para Campinas as peças barco com pás, carro metralhadora, balestra, escavadeira de trincheira, catapulta, inclinômetro, mecanismo de bater asas, parafuso e porca, estudo da asa, máquina voadora, bate estaca, bicicleta, câmbio, caminhar sobre a água, grua, barco canhão giratório, serra hidráulica, carro cortador, anemômetro, máquina para medir a velocidade do vento, ponte giratória e técnica de assalto.

A exposição, apoiada pela Associazione Ricercatori Storici d’Itália e pelo Instituto Vinciano Italiano, está dividida em quatro setores com as chamadas máquinas de Leonardo: Ar, Guerra, Água e Civis.

Leonardo da Vinci é um gênio multifacetado do Renascimento italiano, reconhecido em todo mundo como pintor, engenheiro, anatomista, escultor e poeta, entre outras áreas do conhecimento.

A solenidade de abertura será nesta sexta (10), com a presença da secretária municipal de Cultura, Renata Sunega, e do secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge.

Serviço:

Exposição - “O Legado de Leonardo”
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Rua Benjamin Constant, 1633, Centro. (19) 3236-4716 e 2116-0346
Abertura: 10 de junho às 17h30
Visitação: até 26 de junho
Horários de visitação: de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Sábado, das 9 às 16 horas e domingo, das 9 às 13 horas
Entrada: gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.