quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia (Wikipédia). Também é comemorada nas igrejas Anglicana e Luterana.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.  Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia)  à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.


De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas (UOL).

Fonte: http://3.bp.blogspot.com
Matão (imagem ao lado), em SP, é um dos municípios que tem uma das mais antigas festas de Corpus Chisti conhecidas (63 anos).

Mais de 60 toneladas de materiais diversos sãousadas para elaborar os 18 "tapetes" nas ruas por onde passa a procissão. mas diversas cidades mantém a tradição da elaboração de tapetes nas ruas feitos com serragem, tampinhas de refrigerante, cascas de ovos, pós de café, purpurina e muitas coisas mais, por onde passam as procissões de celebração da data, geralmente após as missas de Corpus Christ, celebradas em ritos especiais da data.

E na sua região, como acontece? Tem imagens?manda prá gente que publicamos aqui na Revista!

Campo Grande / MS.
Fonte: http://timblindim.wordpress.com 
Santana do Parnaíba / SP.
Fonte: 
http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.