domingo, 29 de setembro de 2013

Oficina de Iniciação ao Vitral - BSB

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Muito interessante!

Dias 2, 3 e 4 de outubro, 19h às 22h, no ateliê Par de Idéias (CLN 112 Bloco A loja 39, Brasília - DF).

R$450, material incluso, emite certificado.

Informações e inscrições: www.biovitrais.tk | www.facebook.com/biovitrais | oficinavitral@gmail.com | (61) 9681-7800 | (61) 9113-0845

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cinema

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Fonte: http://www.youtube.com/
Cinema?

Uma boa dica: o Youtube está com um canal que disponibilizou, gratuitamente, 169 filmes brasileiros completos.

Desde “Terra em Transe”, do cineasta Glauber Rocha, até “Tropa de Elite”, de José Padilha, você tem a chance de conferir diferentes gêneros e estéticas.

Como muitos dos filmes brasileiros não ficam por muito tempo em exibição nas salas de cinema comerciais e a divulgação nem sempre atinge a todos, a iniciativa de compartilhar cultura gratuitamente faz com que essas passem a ter lugar na filmografia brasileira.

Assista!

Fonte: Catraca Livre.

domingo, 22 de setembro de 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MOGRAV – Mostra de Gravura da FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira

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Ficha de inscrição

Regulamento:

A Galeria Prof. Sebastião Orlando da Silva da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira convida para a MOGRAV – MOSTRA DE GRAVURA DA FAAL. Aberta a todos os artistas e técnicas de gravura.

1) A Mostra de Gravura da FAAL será realizada de 25 de outubro a 08 de novembro de 2013, conforme a seguinte programação:
Período de inscrição: de 30 de agosto à 12 de outubro.
Abertura: dia 25 de outubro, às 19h00.
Período da exposição: de 25 de outubro a 08 de novembro.
2) A MOGRAV tem por finalidade incentivar e promover a produção e divulgação de gravuras, incitando a discussão sobre os processos de criação e um encontro da crescente produção artística.

3) Poderão inscrever-se gratuitamente para a MOGRAV qualquer artista ou entusiasta, devendo entregar a ficha de inscrição e a obra em período estipulado no regulamento, de acordo com as normas estabelecidas.

4) Cada artista deve participar com 1 obra numerada e assinada. A pré-inscrição deverá ser feita no site da FAAL, no link www.faal.com.br/mograv, preenchendo a ficha de inscrição que deverá ser enviada para mograv@faal.com.br, no prazo estabelecido.

A mesma ficha deverá impressa e enviada junto com a obra para efetivação da inscrição.

5) Todas as obras enviadas, se dentro das normas estipuladas, estarão automaticamente participando da MOGRAV.

6) O papel/suporte da obra deverá ter as dimensões de 21 cm x 21 cm a fim de unificar tamanhos na montagem.

7) O artista fica livre para posicionar e dimensionar estampa no formato desejado do suporte (21 cm x 21 cm).

8) As obras devem ser acondicionadas em um envelope, devidamente protegida para que o envelope não se dobre, juntamente com a ficha de inscrição em um único pacote, sem moldura, sem vidro e sem paspartur até o dia 12 de outubro de 2013.

9) As obras poderão entregues no balcão da secretaria da FAAL ou enviadas via Correio, preferencialmente via carta registrada ou Sedex, para o endereço abaixo, e será considerada a data de postagem.
Faculdade de Administração e Artes de Limeira
Av. Engº Antônio Eugênio Lucatto, 2515 – Vila Camargo 13486-083 Limeira, SP – Brasil Telefone: 0800 77 000 47  (19) 3444.3240.
10) A FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP não se responsabilizará pelo transporte da obra, nem por quaisquer danos que venham a ocorrer com as mesmas durante todo o período do evento, ficando sob responsabilidade do autor o serviço de seguro, caso julgue necessário.

11) Para qualquer dúvida sobre este regulamento enviar e-mail para: mograv@faal.com.br.

12) Fica a critério da Comissão Organizadora vetar trabalhos que estejam em desacordo com o Regulamento de cada edição, não possuírem condições de ser expostas ou causarem danos físicos aos visitantes.

13) Não é permitida a comercialização de gravuras durante a mostra. Caso haja visitantes interessados na compra, a organização poderá fornecer o contato do participante, declarado na inscrição.

14) A Comissão Organizadora elegerá 3 obras premiadas sendo:
1º lugar: prêmio no valor de R$ 300,00, obra estampada na capa do catálogo da MOGRAV e uma exposição individual na Galeria FAAL (caso o artista possua uma produção para tal), no ano de 2014.
2º e 3o lugares: exposição coletiva com os dois premiados, mais dois artistas convidados pelos mesmos, na Galeria da FAAL, no ano de 2014.
15) Ao final da exposição, as obras dos artistas participantes passarão a formar parte do acervo da Galeria da FAAL “Prof. Sebastião Orlando da Silva”, sendo devidamente catalogadas e armazenadas, ficando disponíveis para consulta dos alunos da FAAL e demais interessados.

16) A comissão editará um catálogo da MOGRAV – Mostra de Gravura da FAAL, que ficará disponível em formato digital no site da FAAL e, no formato impresso, na biblioteca da FAAL.

17) A organização reserva o direito de reproduzir e exibir todos ou parte dos trabalhos recebidos para fins culturais ou de transmissão, não lucrativos.

18) A inscrição e a participação na MOGRAV implica na aceitação destas bases.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Capacitação de gestores culturais

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Fonte: http://www.cultura.gov.br
Estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. O objetivo é oferecer a oportunidade de capacitação continuada e gratuita para os agentes culturais, sejam eles artistas, produtores, técnicos, gestores públicos ou administradores de empreendimentos na área da cultura.

O programa é uma iniciativa das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC). Conta, ainda, com a participação da Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI), da Secretaria Executiva do MinC.

O segundo ciclo de capacitação para agentes culturais é ministrado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF.  A novidade em relação à primeira edição do programa, realizada entre 2009 e 2011, é que foram incluídos conteúdos sobre economia criativa e gestão de empreendimentos criativos.

Curto, médio e longo prazo

A proposta do novo formato do programa de capacitação é preparar o artista ou gestor cultural para que ele consiga desenvolver sua atividade não só como um projeto de curto prazo, mas também dar continuidade e desenvolver seu trabalho a médio e longo prazo de forma sustentável.

O programa foi dividido em quatro etapas, sendo que as duas primeiras serão ministradas na modalidade de ensino a distância. Já as oficinas presencias começam a partir da terceira etapa. O acesso à etapa seguinte é condicionado à aprovação na etapa anterior.

Na primeira etapa serão abordados conceitos básicos de gestão cultural e a segunda desenvolve os módulos de gestão de projetos culturais e de planos de negócios para empreendimentos criativos.

As oficinas presenciais, na terceira etapa, trabalham a prática dos conteúdos ministrados na segunda etapa. As oficinas da quarta etapa são dirigidas aos alunos que desejarem desenvolver técnicas para o ensino das habilidades adquiridas durante a formação.

Primeira turma começa em outubro

As matrículas para a primeira etapa estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do SENAC/DF. O aluno deverá escolher apenas um dos polos ao inscrever-se. Todo o curso é gratuito, mas se o aluno residir em outra localidade, as despesas de locomoção e hospedagem para as oficinas presencias são de sua responsabilidade.

Houve uma adequação de datas e, por isso, aqueles que se inscreverem até o dia 18 de setembro participam da primeira turma, que inicia as aulas em 7 de outubro.

As inscrições feitas após essa data (18 de setembro), ficam para a segunda turma, no dia 4 de novembro.

Também está programada uma terceira turma, que deverá começar em fevereiro de 2014.

Para saber como funciona o programa, leia o Regulamento.

Para efetuar a matrícula, acesse aqui.

Mais informações:

Coordenação de Programa de Capacitação

Telefones: (61) 2024-2087 e 2024-2132 ou pelo email programadecapacitacao@cultura.gov.br.

(Texto: Marcelo Leal , SEC/MinC)
(Publicado por Ascom/MinC)

Prefeitura de Embu das Artes - SP abre 39 vagas para Professores

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Fonte: http://www.pciconcursos.com.br
A Prefeitura de Embu das Artes, São Paulo, realizará concurso público nº. 04/2013 sob responsabilidade técnico-administrativa do Instituto Zambini.

Ao todo existem 39 vagas, sendo 30 para Professor de Educação Básica I (PEB I) e nove para Professor de Educação Básica II nas áreas de História, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física, Matemática, Português, Arte, Espanhol e Filosofia. Os interessados em exercer estas funções devem ter o ensino superior completo na área.

O salário é de R$ 1.619,41 para o Docente que desempenhar a jornada de 120h mensais, de R$ 2.024,25 em regime de 150h mensais e de R$ 2.699,01 em carga de 200h mensais de trabalho.

As inscrições devem ser efetuadas no período de 18 de setembro de 2013 a 10 de outubro de 2013, pelo site www.zambini.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 74,40.

Os candidatos serão submetidos à prova objetiva com questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova de títulos, de caráter classificatório.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lançamento!

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Dia 18/09 (quarta-feira), das 18h30 às 21h30
Livraria Martins Fontes Paulista 
Av. Paulista 509. Em frente a estação Brigadeiro da linha verde do Metrô.
Estacionamentos: Rua Manoel da Nóbrega 88 e 95.



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Programa Desafios Impaes 2014/2015

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Fonte: Divulgação recebida por e-mail.
Apoio a Projetos de Arte e Educação Social

O Impaes – Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social - tem como objetivo apoiar e desenvolver projetos no campo da arte e da educação social. Os projetos apoiados visam formar “em serviço” educadores e coordenadores pedagógicos de CEI´s - Centros de Educação Infantil da rede conveniada ou de administração direta (Creches) que atuem com crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos e 11 (onze) meses de idade em territórios de alta vulnerabilidade social e com reduzido acesso à arte.

Desde 2005, o Programa Desafios Impaes seleciona, para apoio financeiro, projetos de organizações da sociedade civil que visem à difusão do potencial da arte como meio transformador do indivíduo e de sua realidade, estimulando a formação e o desenvolvimento humano a partir da ampliação das capacidades criativa, crítica e de inserção social.

A partir de 2014, o Impaes, motivado por seus valores e pelas experiências ao longo de 10 anos de atuação, de maneira inovadora, volta seus olhos especificamente para a primeira infância, com o objetivo de colaborar para a otimização da rotina nos CEI´s como um espaço de transformação social, cultural e educacional, tanto para os educadores como para os coordenadores pedagógicos que atuam nesses espaços, tendo, assim, como maiores beneficiárias, as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, atendidas por esses estabelecimentos de ensino.

O período de inscrições para o Programa Desafios Impaes 2014/2015 será de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013. Os projetos inscritos devem ser desenvolvidos por organizações legalmente constituídas sem fins lucrativos com duração de 24 meses, respeitando-se o ano-calendário (janeiro a dezembro).

Os recursos financeiros solicitados não devem ultrapassar o valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) por ano de execução, ou seja, devem totalizar até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais).

É requisito que as instituições e projetos candidatos sejam localizados na cidade de São Paulo e/ou municípios limítrofes, a saber: Caieiras, Cajamar, Cotia, Diadema, Embu, Embú-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Poá, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Vicente e Taboão da Serra.

A coordenação técnica do processo de seleção do Programa Desafios Impaes 2014/2015 está a cargo do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Para saber mais e iniciar sua inscrição, a partir do dia 16 de Setembro de 2013, acesse o site do Impaes: http://www.impaes.org.br


UFSCar - Professores Voluntários

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Até o dia 18 de outubro, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições no processo seletivo simplificado para docentes voluntários interessados em atuar na educação a distância da Universidade, nos cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação.

Para o curso de Pedagogia são previstas 13 vagas, na área de Educação, referentes às disciplinas de Linguagens: Alfabetização e Letramento II; Língua Portuguesa: Teoria e Prática; Letramento Digital; Linguagens: Matemática II; Práticas de Ensino I: representações sobre o fazer docente; Práticas de Ensino III: a escola como espaço de análise e pesquisa; Libras; Sociologia da Criança e da Infância; Ciências Humanas I; Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental; O Exercício da Profissão do Professor: questões da cultura profissional e sua profissionalização; Sociologia da Educação; Linguagens: Artes I e Artes II; e Trabalho de Conclusão de Curso II.

Já para o curso de Sistemas de Informação, são 4 vagas nas disciplinas de Letramento Digital; Introdução à EaD; Fundamentos de Sistemas de Informação; e Gestão por Processo.

As inscrições são feitas pelo site www.concursos.ufscar.br e o candidato deverá encaminhar para a SEaD, via Correios, a documentação exigida para efetivação da inscrição, até o dia 18 de outubro. Não há taxa de inscrição e o candidato deve optar por um único grupo de disciplinas.

O processo seletivo é composto por prova didática, prova de títulos e exame de currículo documentado. Para se inscrever, o interessado deve ter graduação e pós-graduação, de acordo com as especificações presentes nos editais (Edital 005/2013 e Edital 008/2013). A dedicação é de 20 horas semanais. O processo seletivo é válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período, quantas vezes for necessário e no interesse da UFSCar.

Os editais completos (005/2013 e 008/2013) com todas as informações estão disponíveis no site www.concursos.ufscar.br.

Equipe SEaD-UFSCar.

AAESC avisa!

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Foi prorrogado o envio de trabalhos para o evento da Associação de Arte educadores de Santa Catarina. Temos pouca tradição de envio de trabalhos para nossos evento locais. Convidamos os colegas a enviar trabalho para o evento que conta com anais com ISBN pode ser artigo e também relato de experiência.

Segue o site da AAESC: www.aaesc.org.

sábado, 14 de setembro de 2013

Colóquio sobre Ensino de Artes em Chapecó

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Fonte: www.aaesc.org
O Colóquio Sobre Ensino de Artes está na sua nona edição, sendo que este é o segundo ano que a Associação dos Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) consegue realizar o evento fora de Florianópolis (SC).



O evento ocorrerá de 26 a 28 de setembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC).

A realização é uma parceria com o Núcleo Pedagógico Educação e Arte e Centro de Educação a Distância, ambos da UDESC, além do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó, Secretaria de Cultura de Chapecó e Fundação Catarinense de Cultura.

Programação:

Dia 26/09 (quinta-feira):
Das 8h às 11h e das 14h às 19h: Credenciamento
Das 9h às 12h: Oficinas
Das 14h às 17h: Comunicações e banners
17h30min: Assembleia da AAESC
19h: Mesa de Abertura
19h30min: Palestra A Arte Contemporânea e a Formação de Professores
Palestrantes: Consuelo Schilichita (UFPR) e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Udesc)

Dia 27/09 (sexta-feira):
Das 9h às 12h: Oficinas
Das 11h às 12h: Festival de Cinema
Das 13h30min às 15h30min: Políticas públicas e o ensino da arte
Palestrante: Claudia Mortari (Udesc) e Leonel Piovezana (Unochapeco)
Das 16h às 18h: Cinema e Escola
Palestrantes: Ilka Goldschimidt (Unochapeco) – Jurema Sampaio (USP-Campinas) – Luiza Lins (Festival de Cinema Infantil)
Das 18h45min às 20h45min: O Ensino de Música
Palestrante: Regina Finck Schambeck (Udesc)

Dia 28/09 (sábado):
9h: Tecnologias Digitais no Ensino da Arte
Palestrantes: Katyuscia Sosnowski (doutoranda em Informátiva na Educação - UFRGS) - Gerson Witte (IFSC – Chapecó)
12h: Encerramento

Mais informações: www.aaesc.org ou no telefone (48) 91439922

Sobre a AAESC

A Associação dos Arte Educadores de Santa Catarina é uma entidade sem fins lucrativos e tem como finalidades básicas: o interesse dos professores de arte; a valorização do ensino de arte; representação dos profissionais da área perante o poder público, entidades e instituições. Preocupa-se também com a mobilização dos profissionais da área em torno de questões que sejam conflitantes com os interesses básicos do ensino de arte. Por meio de sua ação, a entidade visa contribuir para a qualificação da formação, bem como intercâmbios, atividades culturais, congressos, círculos de estudos, e diversas atividades pedagógico-científicas, artísticas e culturais.

Lançamento: Rosa Iavelberg

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Desenho na Educação Infantil, de Rosa Iavelberg
Coleção Como Eu Ensino - Ed. Melhoramentos

Dia 14 de setembro - 11h00 - Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros - SP/SP

http://editoramelhoramentos.com.br/v2/titulos/desenho-na-educacao-infantil/

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

UNESCO - PROJETO 914BRZ1142.5 - Edital 27/2013

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ATENÇÃO: A data final de envio de currículo para esta oportunidade é HOJE, 11 de setembro! 

Informações DIRETO no link.

Vagas Disponíveis: Graduação ou formação equivalente, na área de Comunicação e/ou Artes.

Responsável Técnico pela Seleção : MEC

Data limite para entrega do currículo: setembro 11, 2013.

INFORMAÇÕES: http://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5

Stela Barbieri avisa:

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"Meu livro "Interações: onde está a arte na infância?", foi selecionado pelo MEC para compor a biblioteca de professores da educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas de todo o país. Fico feliz em saber que o livro vai chegar a muitos professores, que terão contato com as reflexões a respeito da arte na infância, porque essa foi minha intenção ao embarcar nesse projeto".

Mais sobre a publicação no site:
http://www.stelabarbieri.com.br/edu/publicacao_edu_infantil_interacoes.html