sábado, 19 de abril de 2014

Tradições de Páscoa - Pêssankas

Pêssanka
Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 d.C. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes (Wikipédia).

Em Curitiba há uma Catedral Ucraniana,
de São João Batista, lindíssima!
(Av. Pres. Kennedy, 3275, Água Verde)
Fonte: http://www.jornalcaicara.com
As pêssankas ucranianas são uma das inúmeras tradições de páscoa pelo mundo. E das mais bonitas! São ovos inteiros crus, que têm as cascas decoradas com uma combinação de desenhos geométricos de cores variadas e símbolos religiosos. São, como dito, originários da Ucrânia, em tempos anteriores ao cristianismo e, mesmo depois da igreja católica impôr aos fiéis o abandono dos símbolos pagãos, as pêssankas continuaram a existir, a partir disso, associadas aos festejos de páscoa.

Pêssanka ou Pysanka é derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade (Wikipédia).

No Brasil a colônia ucraniana se fixou no Paraná, onde a maioria dos imigrantes ucranianos chegaram a partir de 1895, principalmente nas cidades de Curitiba, Mallet, Prudentópolis, União da Vitória, Roncador e Pato Branco.

Os ovos são verdadeiras jóias artesanais.

Conheça mais dessas preciosidades em http://www.pessanka.com.br/.

Fonte: http://www.iplay.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.