sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tradições de Páscoa - Ovo Fabergé

Ovo imperial "folhas de trevo", 1902.Fonte: http://pt.wikipedia.org
"Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. 

Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. 

Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira" (Wikipedia).

Fonte: http://nataliafenixgotica.blogspot.com.br
Dos 65 conhecidos ovos Fabergé grandes, apenas 57 existem até hoje e dez dos Ovos Imperiais de Páscoa estão expostos no Palácio do Arsenal do Kremlin, Moscou; e dos 50 Ovos Imperiais, só 42 sobrevivem (Wikipedia).

Na Wikipédia você ainda pode conhecer a Lista de Ovos Fabergé "Imperiais", de Ovos Fabergé Kelch e a localização atual dos ovos Fabergé. Vale a pena!

As réplicas até hoje são presentes lindos, de páscoa, oferecidos pelas pessoas na data festiva, e são colecionados por inúmeras pessoas, em todo o mundo.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.