terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Oráculos para 2014!

Oráculos são manifestações presentes em diversas culturas, e, justamente por esse aspecto, são interessantíssimos!

Acreditando, ou não, nas previsões de oráculos, vale a brincadeira de conhecer o que cada um deles diz para o ano que inicia logo mais.


Para as religiões de origem africana os orixás: Xangô e Iansã serão os orixás regentes de 2014.

O que isso quer dizer? Bom... Xangô é um orixá forte pra caramba, é o orixá do fogo, das pedreiras, das grandes batalhas e das grandes vitórias também, e Iansã é orixá dos ventos e das tempestades, mas que traz muito otimismo e ainda auxilio nas grandes paixões, pois a chamada “rainha dos ventos, dos raios e das tempestades” tem um temperamento apaixonado, dominador e corajoso.


Xangô rege o primeiro dia do ano (que será uma quarta-feira, dia de Xangô!) Iansã, idem, também é ‘briguenta’, e isso prenuncia um ano de guerras, brigas, grandes manifestações de fenômenos da natureza como tempestades, tremores de terra, mas Xangô traz a justiça prevalecendo ao final, e Iansã traz a liberdade. Tendência de abandono de velhos hábitos e de preconceitos, nos deixando mais independentes, felizes, lutando por nossos ideais. Uma boa combinação a desses dois!

Dados:
Dia da Semana: de ambos, quartas-feiras; 
Saudação: de Xangô, é Kaô Kabiesilê; de Iansã é Epahei!
Cores: As de Xangô são Vermelho e branco, as de Iansã, vermelho, laranja e marrom avermelhado.
Símbolo: O de Xangô é o Oxé (um machadinho de duas lâminas) e os de Iansã são: Chifre de búfalo, Alfanje, Adaga, e o Eruesin, uma espécie de espanador, feito com pelos de rabo de cavalo.
Alimento Principal: De Xangô é Amalá (Um guisado de rabada com quiabo, feito com dendê, engrossado com fubá), e de Iansã é Acarajé (Um bolinho feito de massa de feijão fradinho, que é frito no dendê, e recheado de molho de acarajé, ou vatapá e caruru).

Pela astrologia 2014 só começa “de fato” em 20 de março, e é regido por Júpiter, que comanda os signos de  Sagitário e Peixes (juntamente com Netuno). Assim, ano bom para esses signos. Por ser governado por Júpiter,  2014 será um ano de compreensão e entendimentos entre as pessoas, e deve haver mais preocupação com a ordem, moralidade, justiça e o conhecimento.

Na Astrologia Chinesa 2014 é um ano do cavalo verde de madeira, e começa no dia 11 de fevereiro. Deverá ser bem diferente dos últimos anos: o cavalo indica muito movimento, energia, entusiasmo, poder e velocidade e traz a ideia de progresso, em especial para quem “luta” e não tem medo de trabalho! Os orientais consideram ainda que, em anos de cavalo, a natureza deve ser mais respeitada e valorizada do que nos outros anos. O contato com ela em passeios em parques, praia ou campo sempre farão bem, fazendo circularem as boas energias. Também será legal fazer um jardim, uma horta ou mesmo só ter algumas plantas dentro de casa, e abusar de vegetais, folhas verdes, frutas e alimentos naturais no cardápio para melhorar a saúde que, em anos de cavalo, pede atenção!

Tudo isso vem ao encontro da Numerologia. Por ela, 2014 será representado pelo número 7 (2+0+1+4 = 7), e sete representa a  busca pela sabedoria e auto conhecimento. Cursos, estudos, auto aperfeiçoamento, enfim, vontade de melhorar, de ter progresso como pessoa é o que o 7 encerra! Como o sete é um número “sagrado” para muitas religiões, os aspectos religiosos/espirituais também abrem em destaque em 2014. Fé é a palavra de ordem, e nem precisa ser fé em religiões. A fé não está somente relacionada a alguma religião, é mais uma capacidade de confiar no futuro, acreditando em algo que, no presente, parece difícil de ser vivido. Ateus também podem acreditar mais em si e na vida como um todo. Sete é um “voto de confiança” na vida.

No tarô 2014 vem aberto pela carta do Carro, que sinaliza ação, ritmo e movimento. Assim, o ano deverá ser de progresso, viagens (programadas ou inesperadas), em especial as viagens terrestres. Se a viagem estiver relacionada a algo que traga algum tipo de conhecimento, será perfeita! E deve ser um bom ano para comprar carro, ou negociar qualquer tipo de veículo em geral, mas, por estar ligado ao movimento, é bom tomar cuidados com acidentes. Recomenda-se prudência no trânsito e nas movimentações em geral. 

O aspecto “negativo” do sete tem relação também com ritmo e movimento, que podem se alterar, não somente para mais rápido. Mas sim, ao contrário, para mais lento... Desse modo, 2014 pode trazer atrasos e impedimentos em planos... E não adianta brigar com isso, nem tentar ‘forçar a barra’ dos acontecimentos. O ritmo as vezes precisa só ser ajustado para se estar em melhores condições de se conseguir o que se quer. As vezes o que você precisa é evoluir primeiro (Lembra da evolução pessoal que alei acima?), antes de conseguir o que quer!

Para ter a proteção de Xangô, no réveillon, use uma peça de roupa na cor vermelha, que também poderá ser mesclado com o branco. E para trazer Iansã para te proteger, todos os tons de rosa ou laranja na roupa seriam o ideal! Acessórios que em cobre e pedras como quartzo rosa ou olho de tigre e, ainda, coral são muitíssimo bem vindos.

Simples de fazer, que tal usar a ideia abaixo para sua decoração no reveillon, unindo as cores dos orixás? Você só precisa de papel colorido e tesoura! Junta a turma ai e prepara a festa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.