quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Street View dos museus

Fonte: http://www.ligacaoteen.com.br
Quem gosta de arte pode contar, desde a terça-feira, dia 1º de fevereiro, com uma ferramenta imprescindível: o Art Project. Iniciativa do Google para permitir o acesso pela internet à uma coleção única de obras de arte de 17 dos principais museus do mundo, com qualidade de imagem excepcional e a possibilidade de interação. O site www.googleartproject.com é a página em que os internautas poderão visitar determinadas salas de exposição dos museus, cada uma com quadros de sua coleção que podem ser vistos em resolução especial.

O Metropolitan Museum of Art, o Hermitage, o Palácio de Versalles, o holandês Rijksmuseum, a Tate Gallery, o Reina Sofía e o Thyssen estão entre as instituições que colaboraram com o projeto que permite, ainda fazer, uma visita virtual, com visão em 360 graus, pelas galerias dos museus graças à uma tecnologia semelhante à usada para fazer o mapeamento de ruas para o Street View.

Obras como Noite estrelada, de Van Gogh, que está no MoMA de Nova York; A garrafa de anis del mono, de Juan Gris, que se encontra no Reina Sofía em Madri; A aparição do Messias, de Alexander Ivanov, do acervo da Galeria Tretiakov, em Moscou, ou O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, da Galeria de Uffizi, podem ser vistas com detalhamento minucioso.

O Google reproduziu as imagens com resolução de 7 bilhões de pixels (uma qualidade mil vezes maior do que a das câmeras digitais convencionais). Isso permite observar as obras com uma visão microscópica dos detalhes dos traços.

Além das pinturas mais detalhadas, é possível ver outras milhares de obras dispostas nas paredes dos museus, acompanhadas de explicações em vídeos do YouTube, de três minutos, feitos por especialistas.

O projeto foi apresentado na galeria Tate Britain, cujo diretor, Nicholas Serota, destacou que o Art Project "dá uma oportunidade incomparável a todo o nosso público para se aproximar de grandes obras de arte".

O vice-presidente tecnológico do Google para a Europa, África e Oriente Médio, Nelson Mattos, considerou que se trata de "um grande passo na forma em que as pessoas interagem com estas maravilhosas peças de arte" e acrescentou que a ferramenta facilitará o acesso à arte para milhões de pessoas que não podem visitar um museu e assegurou que o Art Project será ampliado com o tempo e deve chegar a outros museus importantes que ainda não estão na lista - entre os mais renomados estão o Louvre e o Prado.

Miguel Ángel Recio, diretor gerente do museu Thyssen, em Madri, se mostrou muito satisfeito com o produto e ficou convencido de que, ao contrário de manter as pessoas distantes dos museus, o Art Project servirá para estimular novas visitas e atrair "outro tipo de usuários".

OBS: Este post tem como base a publicação de Fernando Puchol (EFE), no Blog do Estadão, editado e revisado.

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