quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Convocatória para gestores de plataformas dependentes ou auto-gestionados do Brasil e America Latina

Fonte: http://www.funarte.gov.br/

Estão abertas as inscrições para 10 residências artísticas para gestores de plataformas dependentes ou auto-geridas do Brasil e América Latina no ano de 2011.

Duração: 30 dias em junho ou julho de 2011 a serem divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras de interesse do grupo selecionado. Quem poderá concorrer: artistas, curadores, produtores e gestores de todo o Brasil e América Latina que representem plataformas dependentes e organizações auto-geridas. Pede-se comprovação de ao menos 2 anos de atividade. Será contemplado somente um representante de cada organização. Pedimos que o interessado pesquise as atividades do próprio CAPACETE para melhor poder se candidatar http://www.capacete.net.

LEMBRAMOS que o candidato não necessariamente precisa ter um espaço fisico podendo ele ser um produtor, curador ou instigador de outras formas de articulação e produção.

Prazo de inscrição: 31 de janeiro de 2011.

Valor da bolsa-residência: Todos os custos de transporte entre as localidades da residência, hospedagem e um perdiem de R$ 45/dia serão providos.

Sobre a seleção e o programa:

A Funarte e o Capacete se aliam nesta iniciativa para promover um campo de discussão e pesquisa para espaços dependentes da América Latina, fomentando novas articulações e redes para estas iniciativas.

Desta vez, o programa terá o seu foco em gestores e produtores - representantes destes espaços dependentes - que atuem há pelo menos dois anos no cenário latino-americano.

A ideia é criar um espaço-tempo de compartilhamento, onde os residentes não somente entrarão em contato com outras iniciativas, artistas e instituições brasileiras, mas também fortalecerão o contato entre si, já que as residências acontecem simultaneamente.

10 espaços/gestores serão contemplados - 3/4 do Brasil e 6/7 da America Latina. Uma vez selecionado, o grupo/gestor será convidado a formatar uma agenda em conjunto com os outros selecionados e o CAPACETE, tendo em vista apresentações públicas das atividades dos respectivos candidatos nas cidades onde irão residenciar (Rio de Janeiro, São Paulo e outras). Palestras, oficinas e outras atividades poderão fazer parte desta residência, de acordo com o interesse do participante.

Uma agenda conjunta será elaborado para desenvolver futuras possiblidades de intercâmbio entre este grupo e/ou outros que serão pesquisados ao longo da residência.

Um profissional ligado ao CAPACETE fará uma visita aos espaços selecionados antes da residência em questão com o intuito de formatar uma agenda de discussão mais direcionada.

As plataformas selecionadas por este edital serão publicadas no nosso site http://www.capacete.net a partir de meio de fevereiro 2011.

Pedimos a divugação do mesmo.

Por se tratarem de espaços auto-geridos, as plataformas dependentes contam intrínsicamente de apoios diversos (privados ou públicos) e não obedecem aos mecanismos mercadológicos da produção artística; e portanto dependem muito mais das variações de políticas públicas e sentimentos filantrópicos. Aceitamos candidaturas de curadores/artistas que trabalhem na articulação de artistas e espaços não institucionais.

A dependência é o simulacro da independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.