Reconhecendo que a Educação Artística tem permanecido como um campo marcadamente preso nos discursos quer da educação, quer da arte, instaura-se a necessidade de renovar as suas narrativas por uma vinculação à contemporaneidade e à especificidade da Educação Artística enquanto campo de acção e de produção de conhecimento. No mesmo sentido se pretende desvincular a Educação Artística de uma relação privilegiada com as Artes Visuais, expandindo a sua superfície para o plano não disciplinar.
A construção de renovadas narrativas e práticas em Educação Artística exige uma análise fundamentada e íntima com a acção e a experienciação, e a clarificação das concepções da arte e sua interpretação, bem como um olhar crítico sobre o modo como tais concepções são mobilizadas no discurso e nas práticas educacionais.
Este posicionamento coloca-nos num espaço de questionamento em que as tradicionais fronteiras disciplinares se rompem na urgência de deslocamentos teóricos e culturais, onde o discurso hegemónico do ocidente é colocado em crise.
O desenvolvimento de projectos, em contextos formais e informais, potencia a investigação necessária à revisão de estratégias e à produção de espaços conceptuais de acção, indispensáveis à produção de um saber que não se fecha nas fronteiras da academia. Inevitavelmente, as tradicionais metodologias de investigação científica são questionadas no sentido de se configurarem novas escritas não confinadas ao texto, abertas, por outro lado, à sua implicação nas acções performativas que lhe dão a substância.
O Curso Doutoral em Educação Artística, organiza-se num ano curricular, onde se enfrentam os questionamentos referidos e se impulsionam as dinâmicas individuais e partilhadas de investigação que se pretendem geradoras das teses de doutoramento que serão desenvolvidas nos dois anos seguintes.
O Doutoramento em Educação Artística envolve-se directamente no trabalho de investigação desenvolvido no interior do Núcleo de Educação Artística do i2ADS — Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, e convida os seus doutorandos a alojarem os seus projectos de investigação nas linhas de investigação abertas, e com trabalhos em curso, ou a introduzirem outros focos de irreverência.
As linhas de investigação do Núcleo de Educação Artística estabelecem campos precisos de preocupações mas abertos a diferentes aproximações: i) - Arte, Educação e Desenvolvimento; ii) - Acção/Investigação em contextos formais e informais.
De um modo transversal a todos os Núcleos de Investigação do i2ADS inscreve-se uma linha de investigação relacionada com 'Pensamento contemporâneo e Investigação em Arte e em Educação Artística'.
É numa rede de relacionamento internacional, - de que a criação de uma ‘Network Europeia em Educação Artística’, os ‘Encontro Internacional sobre Educação Artística’, os protocolos de colaboração com Cabo Verde, Moçambique e Barcelona, e os projectos de investigação em curso são expressão -, que o Doutoramento em Educação Artística se configura na actualidade.
Director: José Carlos de Paiva
Comissão Científica:
- José Carlos de Paiva - i2ADS/FBAUP
- Mário Bismarck - i2ADS/FBAUP
- Maria Manuela Terrasêca - CIIE/FPCEUP
Corpo docente, residente:
- Catarina S. Martins (i2ADS/FBAUP)
- Dinis Cayolla (i2ADS/FBAUP)
- José Carlos de Paiva (i2ADS/FBAUP)
- Manuela Terrasêca (CIIE/FPCEUP)
- Natércia Pacheco (CIIE/FPCEUP)
- Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)
- Vítor Martins (i2ADS/FBAUP)
Corpo docente, convidado:
- Fernanda Maio (FBAUL, Pt)
- Fernando Hérnandez (UBarcelona, Sp)
- Fernando José Pereira (FBAUP, Pt)
- Guy Berger (Université de Paris VIII, Fr)
- João Paulo Queirós (FBAUL, Pt)
- John Baldacchino (College of Arts Falmouth, UK)
- Jorge Ramos do Ó (IE-UL, Pt)
- José Alberto Correia (FPCEUP, Pt)
- Leão Lopes (M_EIA, Cabo Verde)
- Paulo Almeida (FBAUP, Pt)
- Thomas S. Popkewitz (UW-Madison, USA)
Apoios institucionais:
O Doutoramento em Educação Artística da FBAUP conta com o apoio institucional do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, do ID_CAI - Colectivo de Acção e Investigação, e dos Serviços Educativos da Fundação de Serralves.
PRAZOS DE CANDIDATURA:
- 21 a 25 de maio de 2012, 1ª fase e 16 a 20 de julho de 2012, 2ª fase
Início das aulas — setembro de 2012.
CONDIÇÕES DE ACESSO:
1. Titulares de grau de mestre ou equivalente legal nas áreas de Artes Plásticas, Artes Visuais, Design, Desenho, Arquitetura, História da Arte, Ensino de Artes Visuais, Ciências de Educação e outras áreas afins.
2. Titulares de grau de licenciado/a, detentores de um currículo artístico, escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
3. Detentores/as de um currículo artístico, escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.
DOCUMENTOS DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS:
- Boletim de Candidatura;
- Certificado de Habilitações;
- Curriculum Vitae;
- Exposição que fundamente a candidatura (limite 1 página A4);
- Fotocópia do BI (bilhete de identidade);
- Pagamento de taxa de 55 euros.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO:
a) Classificação do mestrado e ou de outros graus académicos;
b) Currículo, incluindo vertentes académica, científica, docente, artística e profissional relevantes para a candidatura;
c) Entrevista quando se justificar.
Programa:
— Um ano curricular
— Aulas/horário presencial na FBA UPorto: quarta e quinta - 17h00 > 20h00, sexta das 16h00 às 20h00;
— Horário de acompanhamento individual na FBA UPorto: sexta das 14h00 às 16h00 e sábado das 09h00 às 13h00.
— Horário flexível de seminários: sexta e sábado.
— 2 anos de elaboração de tese, com orientação e acompanhamento lectivo (b.learning).
— Apresentação pública da tese na UPorto / public presentation in viva voce
Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha
Unidades Curriculares / Curricular Units:
1º ano - Educação Artística, Metodologias e Práticas de Investigação I e Metodologias e Práticas de Investigação II, Seminário I e Seminário II.
2º ano - Seminário de Escrita Científica, Práticas de Investigação I, Tese (bi-anual).
3º ano - Práticas de Investigação II, Tese (bi-anual) / Viva Voce (Public Presentation in viva voce)
Mais informações: https://sigarra.up.pt/fbaup/
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