Normas de Publicação


I - A Revista Digital Art& é uma publicação digital semestral, independente, destinada à divulgação científica de pesquisas e projetos em Ensino de Arte, abrangendo suas mais variadas formas. O objetivo principal é publicar trabalhos que possam contribuir com o debate acerca de temas voltados para as questões das Artes em geral e do Ensino de Arte em particular. 

Destina-se também à publicação de entrevistas, traduções, resenhas e trabalhos de divulgação científica na área de Arte, em todas as suas manifestações. Seus editores são profissionais de atuação comprovada em diversas áreas artísticas e seu conselho acadêmico é formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas áreas a que se dispõem a colaborar.

II – A Revista Digital Art& destina-se, prioritariamente, à publicação de trabalhos inéditos que apresentem resultados de pesquisa histórica ou de investigação bibliográfica originais, aceitando-se também colaborações de pesquisadores independentes, não vinculados à programas oficiais de pesquisa.


III - Revista Digital Art& aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias:
  • Artigo Científico de Pesquisadores: Entendido como o relato completo de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa e redigido conforme as Instruções aos autores. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.
  • Artigo Científico de Estudantes: Entendido como o relato completo de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa e redigido conforme as instruções aos autores. Mínimo de 5 e máximo de 10 páginas.
  • Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Devem ser enquadrados na modalidade "Artigo Científico de Pesquisadores", seguindo as respectivas normas. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.
  • Relatos de Caso: Contempla todas as áreas das artes e, principalmente, deve conter uma abordagem crítica do evento relatado. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.
  • Artigo de Revisão: Destinados à apresentação do progresso em uma área específica dentre as abrangidas pelas artes em geral, contendo uma visão crítica do autor. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.
  • Traduções de artigos e trabalhos em outro idioma, desde que devidamente autorizada pelo autor original. A autorização deve ser comprovada por escrito.
  • Resumos Estendidos de trabalhos apresentados em eventos científicos ou de teses e dissertações de trabalhos experimentais. Mínimo de 5 e máximo de 10 páginas.
  • Resenhas: Devem conter todos os dados da obra (Editora, ano de publicação, cidada, etc. e estar acompanhadas de imagem da capa da obra. Mínimo de 1 e máximo de 3 páginas.
OBS. Solicita-se que os artigos sejam produzidos com conteúdos atualizados e informativos, evitando a produção de textos "empolados", com vocabulário excessivamente especializado, glossário, informações já conhecidas, chavões político-partidários etc. Recomenda-se também que os autores evitem reproduzir longos trechos de monografias, dissertações e teses. Quando o autor julgar relevante esse tipo de publicação deverá adaptá-la para o formato de ARTIGO seguindo as normas da revista.


IV – Os trabalhos devem respeitar o número de páginas exigido para cada tipo e JAMAIS podem exceder o tamanho permitido de laudas (contar páginas incluindo imagens e bibliografia), com a seguinte formatação:
  • Tamanho do papel: A4; 
  • Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Margens do texto: 2,5 cm (direita, esquerda, inferior, superior) SEM afastamento no início de parágrafos e sem espaçamento especial ao fim dos parágrafos;
  • Espaçamento: Entre linhas de 1,5 no corpo do texto;
  • Título: Fonte Times New Roman, tamanho 12; centralizado, em maiúsculas e negrito; Sub-títulos e títulos de seções: Negrito, simples (caixa-alta e caixa-baixa). NÃO use: Itálicos, sublinhados, negritos, versalete e demais formas de destaque de textos. Use notas de rodapé para qualquer tipo de esclarecimento.
  • Referências Bibliográficas: Devem apresentar a formatação Fonte Times New Roman, tamanho 10, afastamento de 4,0 cm da maregm esquerda e, ao final do texto, devem estar listadas em ordem alfabética, de acordo com os modelos apresentados abaixo. Dentro do texto, referenciar junto ao trecho, somente sobrenome do autor e ano de publicação, no modelo (BARBOSA, 2000, p.32-35) ou (BARBOSA, 2000, p.35);
  • Notas de rodapé: Fonte Times New Roman, com tamanho 10, inseridas na PÁGINA ONDE SÃO REFERENCIADAS em espaçamento simples.

Todos os trabalhos devem apresentar OBRIGATORIAMENTE, resumos em PORTUGUÊS e abstract em INGLÊS; palavras-chave e keywords (Máximo de 6) idem, em português E inglês. 

ATENÇÃO: ADICIONALMENTE pode haver resumos em outros idiomas: francês, italiano ou espanhol. Máximo de 200 palavras, cada. Espaçamento simples. 

Não deve haver nenhuma identificação do(s)autor(es) no texto do trabalho, a identificação deverá ser feita em folha (arquivo) SEPARADO, de acordo com as instruções destas normas e, quando houver "agradecimentos", estes deverão estar na folha de identificação do trabalho, NUNCA dentro do trabalho, nem mesmo em notas de rodapé.


Imagens


Devem ser centralizadas, com legendas numeradas no modelo "Figura.01" (seguido da descrição da imagem) em fonte Times New Roman, tamanho 10, negrito, ESPAÇAMENTO SIMPLES, também centralizadas, abaixo de cada imagem. 


Não deve haver listas de imagens. 

As ilustrações devem ser de boa qualidade. As imagens devem ser inseridas no texto EM BAIXA RESOLUÇÃO (.jpg, 75 dpi) e, caso o trabalho seja aprovado, deve ser providenciado o envio das mesmas imagens, em alta resolução (formato .tiff, com definição de 300 dpi.), gravadas em CD, para o endereço postal da publicação, quando solicitado.

Tabelas 
e gráficos



Devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela.01" ou "Gráfico.01" (seguido da descrição do conteúdo), em fonte Times New Roman, tamanho 10, negrito, também centralizadas, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos. 

IMPORTANTE: 

Caso TODAS normas não sejam atendidas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos para seleção.



V - Todo trabalho deverá ser antecipado de uma capa com identificação, independente do texto (em arquivo SEPARADO) em que constarão os seguintes dados:

  1. Nome(s) do(s) autor(es): 
  2. Vinculação Institucional E grau de escolaridade/titulação do(s) autor(es): 
  3. Endereço (físico) de correspondência: 
  4. e-mail: 
  5. Destinação do Trabalho (artigo, relato de caso, resenha, tradução, etc.):
Os trabalhos devem ser enviados por e-mail (editor@revista.art.br), como anexos, em arquivos do tipo .doc ou .rtf. Não são aceitos arquivos em .pdf 

IMPORTANTE: 

Caso TODAS normas não sejam atendidas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos para seleção.




Modelos de Referências Bibliográficas:

  • Artigos em Periódicos
HUTCHINSON, R.W. Metallogeny of pre-cambrian gold deposits: space and time relationships. Economic Geology, El paso:Texas, v.82, n.8, 1993-2007, dez.1987.
  • Artigos de Publicação Seriadas
BARBOSA, O. et. al. Geologia da região do Triângulo Mineiro. Rio de Janeiro: DNPM, 1970. 140p. (Boletim DNPM, 136).
  • Artigos de Publicação Relativas a Eventos
PASCHOALE, C. Alice no país da geologia e o que ela encontrou lá. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 33. 1984. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, SBG, 1984. v.11, p.5242-5249.
  • Livros
MACHADO, I.F. Recursos minerais, política e sociedade. São Paulo: Edgar Blucher, 1989. 410p.
  • Capítulos de Livros
FIGUEIREDO, B.R. Garimpo e mineração no Brasil. In: ROCHA, G.A. (ed.) Em busca do ouro - garimpos e garimpeiros no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. p. 11-33.
  • Citações Indiretas
ALMEIDA, F.F.M. apud: GORAYEB, P.S.S. Corpos serpentinos da Faixa Araguaia na região de Araguacema-Conceição do Araguaia (GO-PA). Revista Brasileira de Geociências. São Paulo: SBG, v.19, n.1, pp.51-62, out. 1989.
  • Websites e Material multimídia disponível na Internet
BARBOSA, A.M.T.B. In: Revista Digital Art&. Número 0. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-00/artigos.htm Acesso em: 10 Jan.2007.
  • Notas Explicativas e Fontes Manuscritas
Informações esclarecedoras que não puderem ser incluídas no artigo, bem como a citação de fontes manuscritas, deverão ser apresentadas sob a forma de notas, numeradas sequencialmente e inseridas ao pé da página na qual aparecem.

A citação dos manuscritos deve indicar o repositório (Arquivo, Biblioteca etc.), informando precisamente os dados de indexação do documento:

  • (8) Correspondência do Diretor do Museu Nacional, Arq. Nacional (RJ), Série IE7, pacotes 71, 72, 77.
A citação subsequente da mesma fonte pode se remeter à nota em que a Fonte foi citada pela primeira vez,
utilizando "ibid" ou "op. cit". Exemplo:


  • (9) ibid, nota 3 ou (9) op. cit., nota 3.
IMPORTANTE:
Caso os modelos de REFERÊNCIAS não sejam seguidos, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos.


OBS. Cabe ao autor as devidas autorizações de uso de imagens/fotografias com direito autoral protegido, devendo estas ser encaminhadas, quando necessário, junto com o trabalho, para a avaliação. Também é do autor, a responsabilidade jurídica sobre uso indevido de imagens/fotografias.

VI - Remeter qualquer colaboração à Revista Digital Art& significa autorização para publicação.

A Revista Digital Artnão remunera direitos autorais, nem remete de volta as colaborações recebidas. Porém, a coordenação de Revista Digital Art& compromete-se a dar respostas por escrito (e-mail) à TODAS AS PROPOSTAS de publicação dos trabalhos recebidos. Em caso de recusa, as razões serão comunicadas via pareceres do Conselho Acadêmico e/ou Corpo Editorial.

OBS. Embora a Revista Digital Artaceite contribuições financeiras voluntárias, como doações e apoio cultural, estas NÃO estão vinculadas ao aceite de trabalhos para publicação e devem ser feitas, nominalmente, à revista.

VII - Originais propostos serão considerados definitivos e, caso tenham sua publicação aprovada, não serão feitas consultas aos seus autores. Em todos os casos, ao Conselho Acadêmico fica reservado o direito de sugerir aos autores alterações com vistas à aceitação do texto. Além disso, todo material selecionado será submetido a revisão.


VIII - Todos os textos serão avaliados pelo conselho acadêmico, que dará o parecer final sobre a aprovação para publicação, ou não. Cada artigo será submetido à avaliação de 3 (três) pareceristas, prevalecendo a recomendação majoritária. Se o artigo for aceito o editor entrará em contato com o(s) autor(es) para os encaminhamentos pertinentes.

Para dúvidas, consultar o arquivo "Procedimentos de Avaliação de Trabalhos" da Revista Digital Art&.

Também consulte o guia de "Perguntas Frequentes" ANTES de enviar um e-mail.

IX - Trabalhos poderão ser encomendados aos seus autores, através de correspondência oficial da Comissão Editorial e serão submetidos à avaliação do Conselho Acadêmico, ao qual cabe a decisão final sobre sua publicação. O Conselho Acadêmico reserva-se, ainda, o direito de sugerir ao autor modificações de forma, com o objetivo de adequar o texto às dimensões da revista ou, do mesmo modo, ao seu padrão editorial e gráfico.

OBS. Também estes trabalhos NÃO oferecem remuneração, por parte da Revista Digital Art&.

X - Caso o número de trabalhos enviados para uma edição ultrapasse o número máximo de artigos para uma publicação, o restante será arquivado e publicado nas edições posteriores. A seleção será feita pelos editores.

XI – Conceitos e idéias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

OBS: Os casos não previstos nestas normas serão decididos por uma comissão formada pelos editores da Revista Digital Arte não cabendo contestação, por parte dos autores. Casos que necessitem de avaliação e decisão jurídica serão encaminhados para tal, elegendo-se a cidade de São Paulo, como sede da publicação, para este fim.

IMPORTANTE

A Revista Digital Art& considera que o Autor Responsável pelo envio do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a lei, assume a responsabilidade pela cessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas. 

A Revista Digital Artem troca, concede ao Autor Responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele é Autor Responsável e/ou co-autor, DESDE QUE seja feita a referência de crédito formal da Revista Digital Artcomo fonte original. 

NÃO HÁ REMUNERAÇÃO POR PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS, DE QUALQUER TIPO.

Ao enviarem trabalhos para possível publicação, os autores aceitam os termos dispostos  nessas normas e se comprometem a cumpri-las.

Aguardamos as colaborações!