Biblioteca

ALBERTI, L. B. Da Pintura. Campinas: Unicamp, 1992.


ARGAN, G.C. Arte e Crítica de Arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1988. Trad.: Helena Gubernatis.
1ª Ed.



ARNHEIM, R. Arte e Percepção. São Paulo:Pioneira/EDUSP, 1980.


AUMONT, J. A Imagem. Campinas:Papirus, 1993.


BARBOSA, A.M. A imagem no ensino da arte. São Paulo:Perspectiva, 1996. Série Estudos, 2ª Ed. Reimpressão.


________. (Org.) Arte-Educação: Leitura no subsolo. 3º. Edição. São Paulo:Cortez, 2001.


BARROS, A.M. de. “Educando o olhar: notas sobre o tratamento das imagens como fundamento na formação do pedagogo”. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O Fotográfico. São Paulo:Hucitec, 1998.


BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas:Autores Associados, 2001. Coleção Polêmicas do nosso tempo. N. 78.


BENJAMIN, W. "O Autor como produtor” - Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: Obras Escolhidas Vol. I - Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Tradução e organização: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo:Brasiliense, 1985.


________. "A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica” Primeira versão. In: Obras Escolhidas V. I. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo:Brasiliense, 1985. Tradução e organização: Sérgio Paulo Rouanet.


BIASOLI, C.L.A. A Formação do Professor de Arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.


CAMPBELL, J. (Org. Betty Sue Flowers). O Poder do mito: Joseph Campbell com Bill Moyers. São Paulo:Palas Atenas, 1990. Tradução: Carlos Felipe Moisés.


CANCLINI, N.G. A Socialização da Arte - teoria e prática na América Latina. São Paulo:Cultrix, 1980. Tradução: Maria Helena Ribeiro da Cunha e Maria Cecília Queiroz Moraes Pinto. 2ª Ed.


CARVALHO, A. e QUINTELLA, A. Arte. Belo Horizonte:Lê, 1988. Coleção Pergunte ao José. 6ª Ed.


CHALHUB, S. (Org.) Pós-Moderno & Artes Plásticas, Cultura, Literatura, Psicanálise e Semiótica. Rio de Janeiro:Imago, 1994.


CHARTIER, R. A história da cultura. Entre práticas e representações. Lisboa: estampa, 1990, P. 27-28.


CITELLI, A.O. Comunicação e Educação - Linguagem em movimento. São Paulo:SENAC São Paulo, 2000.


COSTA, M. O sublime tecnológico. São Paulo:Experimento, 1990. Tradução: Dion David Macedo.


COUCHOT, E. Images de L’Optique au numérique. Paris:Hermes, 1988.


CRARY, J. The Techniques of the observer. Cambridge:MIT Press, 1991.


CUMMING, R. Para entender a arte. São Paulo:Ática, 2000.


DABROWSKI, M. Contrastes da forma: Arte geométrica abstrata 1910-1980: das coleções Solomon R. Guggenheim e Museu of Modern Art, New York. São Paulo:Arte Brasil, 1985-1986.


DOMINGUES, D. (Org.) A Arte no século XXI - A Humanização das tecnologias. São Paulo:Unesp, 1997. 1ª Reimpressão.


DONDIS, D.Anatomia da Mensagem Visual”. In: A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo:Martins Fontes, 2000. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3ª edição.


DUARTE JÚNIOR, J.F. Por que Arte-Educação? Campinas:Papirus, 1983.


DUARTE, N. (org.) Sobre o construtivismo. Campinas:Autores Associados, 2000. Coleção Polêmicas do nosso tempo V. 77.


DUBOIS, P. O Ato Fotográfico. Campinas:Papirus, 1998. 2ª Ed.


EÇA, M.T.T.P. "Escola Secundária Alves Martins. O que é que vamos fazer com as novas tecnologias?" In: Congresso de Professores de Educação Artística - Viseu - Pt. Nov. 1998.


ECO, U. Tratado geral de Semiótica. São Paulo:Perspectiva, 1991. Coleção Estudos. Tradução: Antônio de Pádua Danesi e Gilson Cardoso de Souza. 2ª Ed.


FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo:Edgard Blucher, 1999.  4ª Ed.


FISCHER, E. A Necessidade da Arte. Traduzido da Edição inglesa de 1963, por Anna Bostock. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editores, 1976. 5ª edição.


FLUSSER, V. Pós-História. São Paulo:Livraria Duas Cidades, 1983.


FRANCASTEL, P. A Realidade Figurativa. São Paulo:Perspectiva, 1973. Série Estudos.


FUSARI, M.F.R. e FERRAZ, M.H.C.T. Arte na educação escolar.  São Paulo:Cortez, 1993. 2ª edição, revisada.


________. "A educação escolar em arte tem uma história". In: FERRAZ, M.H.C.T. e FUSARI, M.F.R. Metodologia do ensino de arte. São Paulo:Cortez, 1993. PP.27-37.



GANDELMAN, H. De Gutemberg à Internet - Direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro:Record, 1997.


GARCIA-CAIRASCO N., PhD. "O cérebro e as artes visuais." [on-line]. Arquivo capturado em 08 de julho de 2000.


GARDNER, H. Mentes que criam - Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996. Tradução: Maria Adriana Veronese.


________. Inteligências múltiplas - A teoria na prática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995. Tradução: Maria Adriana Veronese.


GOMBRICH, E.H. História da Arte. São Paulo:Círculo do Livro, 1972. Trad.: Álvaro Cabral.


GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistemas de leitura visual da forma. São Paulo:Escrituras, 2000.


GREENBERG, K. Art on the Internet. In: Tricks of the Internet gurus. Indianápolis:Samps Publishing, 1994.


HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre:Artes Médicas, 2000.


HOLLIS, R. Design Gráfico - Uma história concisa. Tradução: Carlos Daudt. São Paulo:Martins Fontes, 2001.


KAC, E. Aspects of the Aesthetics. In: Visual Proceedings. Siggraph92'-Coord. John Grimes e Gray Lorig, Chicago, 1992.


KANDINSKI, W. Curso da Bauhaus. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.


________. Do espiritual na arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.


________. Ponto e Linha sobre plano. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Tradução: Eduardo Brandão.


________. Olhar sobre o passado. São Paulo:Martins Fontes, 1991. Tradução: Antônio de Pádua Danesi.


KELLEY, T. e LITTMAN, J. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Prefácio de Tom Peters. Trad.: Maria Cláudia Lopes. São Paulo:Futura, 2001.


KLINTOWITZ, J. O Ofício da arte: A escultura. São Paulo:SESC, 1988.


KNELLER, G.F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo:IBRASA, 1976. Tradução: José Reis. 4ª Ed.


LEÃO, L. O Labirinto da Hipermídia. São Paulo:Iluminuras/Fapesp, 1999.


LIPTON, L. Stereoscopic Cinema. New York:Van Nostrand Rienhold, 1992.


MACHADO, A. Máquina e Imaginário - O Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo:EDUSP, 1993.


MALPAS, J. Movimentos da arte moderna: Realismo. São Paulo:Cosac & Naify Edições, 2000.


MANDELBROT, B. The Fractal Geometry of Nature. USA:Henry Holt & Company, 1984.


________. Objectos Fractais. Lisboa:Gradiva Publicações, 1991.


MARIN, A.J. Educação, Arte e Criatividade - Estudo da Criatividade não-verbal. São Paulo:Pioneira, 1976.


MARTINS, M.C.; PICOSQUE, G. e GUERRA, M.T. Telles. Didática no ensino de arte - A língua do mundo - Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo:FTD, 1998.


MARTINS FONTES. O Livro da Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1999.Tradução: Mônica Stahel.


MAY, R. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1975. Trad.: Aulyde Soares Rodrigues.


MENEZES, R.A. "Compreender as Imagens: Hipóteses para uma sociologia das Artes Visuais". In: ARTEunesp, São Paulo. N.12, PP. 23-42.


MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos de arte - 801 definições sobre arte e o sistema da arte. Rio de Janeiro:Record, 1998.


MUKAROVSKÝ, J. Escritos sobre estética e semiótica da arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1998. Tradução: José Manuel Ruas a partir da versão espanhola.


MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. Ed Martins Fontes. São Paulo, 1998. 1ª Edição.


NACHMANOVITCH, S. Ser Criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo:Summus, 1993. Tradução: Eliana Rocha. 3ª Ed.


NEIVA JÚNIOR, E. A Imagem. São Paulo:Ática, 1986. Série Princípios.
OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. Rio de Janeiro:Ediouro, 2001. 2º edição.


OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. Uma introdução histórica. Trad.: Octávio Mendes Cajado. São Paulo:Cultrix, 1999.


OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo:Cortez, 2001. Coleção Questões da Nossa Época. V. 79.


OSTROWER, F. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro:Campus, 1990.


________. Criatividade e processos de criação. Petrópolis:Vozes, 1977. 15ª Ed.


PANOFSKY, E. A Perspectiva como Forma Simbólica. Lisboa:Edições 70, 1993.


________. Significado nas Artes Visuais. São Paulo:Perspectiva, 2001. Série Debates, 3ª edição. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. P. 23.


PAREYSON, L. Os problemas da Estética. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Trad.: Maria Helena Nery Garcez. 3ª Ed.


PARENTE, A. (Org.) Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro:Editora 34, 1993. (Coleção TRANS) Trad.: Rogério Luz Et.Alli.


PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro:Léo Christiano Editorial Ltda., 1999. 7ª Ed.


PEDROSA, M. Mundo, Homem, Arte em Crise. São Paulo:Perspectiva - Série Debates, 1986. Organização: Aracy Amaral. 2ª Ed.


PETERSON, L. e CULLEN, C. D. Global Graphics: Color. Massachusetts, 2000.


PILLAR, A.D. (apr). In BIASOLI, C. L. A. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.


READ, H. O Sentido da Arte. São Paulo:IBRASA, 1978. 8ª Ed.


RODRIGUES, A.J. A Bauhaus e o ensino de artes. Lisboa:Editorial Presença, 1989.


SAMAIN, E. (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998.


SANS, P.T.S. A Criança e o Artista. Campinas:Papirus, 1994.


SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo:Brasiliense, 1983. Coleção Primeiros Passos V.103. 17ª reimpressão, 2001.


________. “A imagem sob signo do novo”, In: Revista Imagens. São Paulo:Editora da Unicamp, N. 3, dezembro, 1994, P. 35.


________. “Os três paradigmas da Imagem”. In: SAMAIN, Etienne (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998. PP. 303-316.


SANTOS, J.F. O que é Pós-Moderno? São Paulo:Brasiliense, 1987. 4ª Ed.


SANTOS, Y.L. "A Produção Artística do ponto de vista sociológico". In: ARTEunesp. São Paulo:Unesp, 1996. V.12, PP. 11-21.


SHLAIN, L. Art & PHYSIS - parallel visions in space, time and light. New York: Morrow, 1991.


SICARD, M. La Fabrique du Regard, Paris:Odile Jacob, 1998. P. 99.


SOUZA, P.L.P. Notas para uma história do design. Rio de Janeiro:2AB, 2000. Série Design. 2ª Ed.


SPROCCATI, S. (Org.), Guia de História de Arte. Lisboa:Editorial Presença, 1994.


STRICKLAND, C. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro:Ediouro, 1999. Tradução: Ângela Lobo de Andrade. 5ª Ed.


TASSINARI, A. Pequeno guia Berlendis de História da Arte: Do Renascimento ao Impressionismo através das obras do MASP. São Paulo:Berlendis e Vertecchia Editores Ltda., 1995.


TEIXEIRA COELHO NETTO, J. Semiótica, Informação e Comunicação - Diagrama da teoria do signo. São Paulo:Perspectiva - Série Debates, 1999. 5ª Ed.


________. Um século da melhor arte. In: ARANHA, C. Et. Alii. Museu de bolso - MAC. SãoPaulo: Lemos Editorial, 2000. PP. 9-10.


TOLSTÓI, L. O que é Arte? São Paulo:Experimento, 1994.


WAZLAWICK, R.S. "MuseuVirtual - Ferramenta de Autoria para Criação de Museus em Realidade Virtual para Apoio à Aprendizagem Colaborativa via Internet". Revista Brasileira de Informática na Educação, Nº. 6, Abr. 2000. PP. 19-20.


ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte - um paralelo entre Arte e Ciência. Campinas:Autores Associados, 1998. Série Polêmicas do Nosso Tempo.


ZÁTONYI, M. (Texto y compilación). Aportes a la Estética - desde el arte y ciência del siglo 20. Buenos Aires:La Marca, 1998.