Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br |
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas (UOL).
Fonte: http://3.bp.blogspot.com |
Mais de 60 toneladas de materiais diversos sãousadas para elaborar os 18 "tapetes" nas ruas por onde passa a procissão. mas diversas cidades mantém a tradição da elaboração de tapetes nas ruas feitos com serragem, tampinhas de refrigerante, cascas de ovos, pós de café, purpurina e muitas coisas mais, por onde passam as procissões de celebração da data, geralmente após as missas de Corpus Christ, celebradas em ritos especiais da data.
E na sua região, como acontece? Tem imagens?manda prá gente que publicamos aqui na Revista!
Campo Grande / MS. Fonte: http://timblindim.wordpress.com |
Santana do Parnaíba / SP. Fonte: http://g1.globo.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são aprovados antes de serem publicados.