Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br |
Contos e causos de vilas e cidades com Bira Azevedo e Chico Lú Utilizando recursos variados, como livros, bonecos e música, os contador de histórias Chico Lú e o músico Bira Azevedo narram contos e causos de cidades, vilas Ribeirinhas de São Paulo e de outras cidades do Brasil.
Um repertório variado de histórias que habitam o imaginário popular, de domínio público e de escritores da literatura infanto-juvenil, resgatando assim, personagens, mitos e fatos que ficam na memória das cidades e aldeias ribeirinhas.
Programação:
Histórias e Causos do Vilarejo de Baixiu no interior do Maranhão - causos e histórias ditas como "verídicas", do folclore de cidades Ribeirinhas do Nordeste e de São Paulo como, entre outras:
- O Caso do Poste Elétrico;
- Um homem chamado de Fenhenhem;
- O grande feito de Doca Coitim;
- O causo do vendedor de bananas;
- As peripécias do Saci Pererê e seus amigos.
A história de dois reinos inimigos (O Preto e o Branco) que fazem as pazes e resolvem os problemas da população buscando nos primórdios dos tempos as cores esquecidas.
O Limpador de placas de rua - Monika Feth.
A história de um limpador de placas de rua que, ao trabalhar em uma cidade onde os nomes das ruas são de poetas, escritores e compositores, resolve conhecer cada nome das placas que limpa, transformando-se em um artista de rua, que declama poesias e conta histórias.
Uma história de rabos presos - Ruth Rocha.
Egolândia é uma cidade cheia de falcatruas e a impunidade é a lei mais respeitada. Até o dia em que as fraudes do prefeito Egomeu e dos vereadores são descobertas. Enormes rabos surgem em seus corpos e começam a se enroscarem uns nos outros. Uma engraçada crítica aos políticos que têm o "rabo preso".
A Casa Sonolenta - Audrey Wood.
Era uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Até que uma simples pulguinha saltitante resolve acabar com tudo num só instante.
Histórias de bichos e plantas - histórias e poemas que tratam da importância da preservação do meio ambiente em cidades e Vilas do Brasil:
- Crocodilo do Nilo,
- Um presente a ser conservado, e
- Poemas de José Paulo Paes.
Bira Azevedo (Músico, Percussionista e contador de histórias)
Cícero Ubiraci Ramalho de Almeida, (Bira Azevedo), é formado em Música pela fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Participou de diversos cursos e workshops com músicos e outros artistas desde 1987. Em 1989, participou da oficina de construção de tambores e workshop sobre música africana, com o Mestre Lumumba. Em 1992, participou da oficina de Contação de Histórias e de Construção de bonecos com o Mestre Maneco de Recife.
Experiência profissional: ministra cursos e oficinas na área de música em escolas de arte particulares, municipais e estaduais e realiza contações de Histórias em escolas e empresas.
É um dos fundadores dos grupos: Ya Nur e o GEM (Grupo Experimental de Música), onde atua, além de participar de diversos trabalhos com cantores e bandas de variados gêneros musicais como percussionista. Atualmente está cursando o terceiro ano da Faculdade de Pedagogia na UNICID.SP.
Chico Lu (Ator, professor e Contador de Histórias)
Francisco Luiz da C. Carvalho, mais conhecido como Chico Lu, é formado em Pedagogia na Faculdade Sumaré e desenvolve atividades nas áreas artísticas e didáticas. Professor de teatro para crianças e adolescentes na Escola Municipal de Iniciação Artística, mediador de leituras com incursões na área literária, através de oficinas de literatura e curso para formação de contadores de história.
Na área artística, atua como diretor de, ator e contador de histórias desde 1983. Como diretor teatral, dirigiu vários grupos infantis, como o Teatro Infantil Monteiro Lobato-TIMOL. Como ator, atuou nas peças "O Noviço" de Martins Pena, "Amor por anexins" e "Uma consulta" de Arthur de Azevedo, além de inúmeras outras peças da dramaturgia brasileira. Desenvolveu também trabalhos com o mímico Alberto Gaus, em turnê por todo o Brasil.
Centro Cultural São Paulo/ DIVISÃO DE BIBLIOTECAS
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso (metrô Vergueiro)
Programação-fevereiro/2011.
Sala de Leitura Infanto/Juvenil - Programa de contação de histórias
Sábados e domingos - Sempre a partir das 14h30
Dias: 05,06, 12, 13, 19, 20, 26, 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são aprovados antes de serem publicados.