sábado, 22 de abril de 2017

22 de abril de 1500

Nenhum comentário:
Cândido Portinari, na obra “O Descobrimento do Brasil”, mostra sua versão da chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Data que comemoramos hoje!

“O Descobrimento do Brasil”
Cândido Portinari
O quadro "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro", de Oscar Pereira da Silva (1922) ilustra como teria sido esse momento histórico da chegada da esquadra à, na época chamada de "Ilha de Vera Cruz", seguido de "Terra de Santa Cruz" e, depois, Brasil.

"Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro" Oscar Pereira da Silva (1922)
Vale conhecer um pouco mais sobre a relação de história e arte em http://www.newsrondonia.com.br.

sábado, 15 de abril de 2017

Sábado de Aleluia

Nenhum comentário:
Hoje é Sábado de Aleluia.
Por Jurema Sampaio

A Wikipedia nos informa, por alto, que o "Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), conhecido como dia de descanso, também como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoa, é o dia seguinte à Sexta-Feira Santa e anterior à Páscoa. É o último dia da Semana Santa", no qual "os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa", amanhã, domingo de Páscoa.

Os altares das igrejas (católicas) ficam sem nenhum enfeite, em celebração ao "dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo", até as 18h00, quando começa a Vigília de Páscoa.

Em algumas culturas é dia de luto, noutras, é chamado de "Grande Sabá" e, ainda noutras, é o "Sábado de Alegria", e mesmo há festas como o carnaval em muitas tradições.

Na nossa tradição, é dia de festa, de fim da quaresma (e das promessas e quaresma!), pode voltar a comer carne e a beber (Ihhhh... vc comeu carne na quaresma? Então... Não podia! :-P ) e dia de "Malhar Judas", uma tradição popular meio grotesca, na minha opinião, mas, enfim, é dia de "libertar a alma" para a ressurreição!

Ao contrário do que pensam muitos, é a Páscoa, e não o Natal, o dia mais importante da doutrina cristã, pois é nesse dia que Jesus "vence a morte", e volta ao Pai.

É "tipassim" a coisa toda:

- Sábado passado foi Sábado de Lázaro.
- Domingo passado foi Domingo de Ramos.
- Segunda, terça e quarta, também são dias santos: no primeiro se celebra a memória da "prisão de Jesus Cristo"; no segundo, as "Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria"; no terceiro, é celebrado "encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores", e o Ofício das Trevas.
- Quinta-feira, a "Última Ceia" (na imagem, ai embaixo, representada por Leonardo Da Vinci, que é um afresco, pintado entre os anos de 1495 e 1498, e fica no refeitório da Igreja Santa Maria della Grazie, no Vaticano! Não sabia? Pois é...),
- Sexta-feira, celebra-se a "Paixão de Cristo".
- Sábado, já disse, "Aleluia" e,
- Domingo, a Páscoa! :-)

Fonte: http://www.ultracurioso.com.br
Na Páscoa incia-se a contagem dos 50 dias até Pentecostes, quando "o Espírito Santo descerá sobre a terra" e dia em que algumas culturas comemoram "a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai", cinquenta dias depois do Êxodo e é, ainda, o último dia da Festa do Divino Espírito Santo.

Apesar de tudo isso, ainda há quem acredite que o Brasil é uma nação laica...

Veja mais curiosidades sobre a obra de Da Vinci em: http://www.ultracurioso.com.br/quais-os-segredos-que-da-vinci-escondeu-na-pintura-a-ultima-ceia/.

domingo, 9 de abril de 2017

Boho Style ou Gypsy Chic

Nenhum comentário:
É um estilo de decoração, mas que pode ser considerado um estilo de vida mesmo.

A principal característica é o excesso. Tudo em excesso! Almofadas, muitas almofadas. E puffs. E tapetes e tapeçarias. Tudo junto emoldurando memórias, sonhos, gostos, lembranças...

Fotografias personalizam os espaços, trazendo a presença dos afetos.
Fonte: Pinterest.
O conforto é acompanhado de uma ideia de aconchego proporcionado por colchas bordadas, edredons fofos, baús, cortinas esvoaçantes em tecidos nobres e macios, e cores. Muitas cores! E flores! E bandeirolas! E mandalas! E luzes, em lanternas, castiçais com pingentes e lustres magníficos e suntuosos!



Lustre, luminárias e lanternas trazem luz e aconchego aos ambientes.
Fonte: Pinterest.

Objetos de luxo se misturam às fibras naturais, em geral ricamente trabalhadas em cestos, tapetes e móveis orientais, entalhados e encrustados de pedras e madrepérolas.


Ambientações de dormitórios no estilo.
Fonte: Pinterest.

Camas com dossel, com cabeceiras acolchoadas, ou vintages, repaginadas. Sofás fofos, poltronas enormes e confortáveis, mesas de madeira maciça, são parte da mobília.

Cangas indianas de mandalas.
Fonte: Pinterest.

O termo Boho vem da palavra francesa “Bohemian”, a boêmia dos ciganos. Muitas referências da cultura cigana, de onde vem o nome (gypsy, em inglês é cigano), e indiana, com seus sagrados, seus deuses e crenças, em que os objetos "conversam" tendo como base um único critério: agradam aos donos do espaço, seja ele um quarto, sala, ou o próprio corpo.

O elefante é tema constante nas peças de origem indiana.
Fonte: Pinterest.

No vestuário, se caracteriza pelas mesmas estampas (indianas, orientais, e do leste europeu, em maioria), e excesso de detalhes, em jóias artesanais, em que predominam prata e turquesa; adereços oversized; muito artesanato, handmade, crochê, tricô e bordados; brocados, veludos, adamascados, sedas e cetim, e demais tecidos luxuosos; e muito reaproveitamento, compondo looks absolutamente exclusivos.

Fonte: https://www.polyvore.com
Botas personalizadas são quase obrigatórias!







Seleção de botas personalizadas.
Fonte: Pinterest.

Aliás, personalização é a palavra-chave do conceito. Porque, se há uma coisa que o Boho Style ou Gypsy Chic tem, é personalidade!