segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Games nas aulas de Arte

Fonte: http://notaalta.espm.br/
Que tal usar Games nas aulas de Arte?

É o que os professores participantes do Projeto Aprendendo com Arte estão discutindo no módulo atual do curso de formação que estão participando!

O projeto, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola, está acontecendo desde fevereiro de 2015, e está previsto para acontecer em dois formatos: semipresencial e por EaD.

Constituído de sete módulos mensais, temáticos, em que são trabalhados diversos temas do universo da formação de professores de artes, com ênfase especial em artes visuais, o projeto foi escrito e é coordenado pela Profa. Dra. Jurema Sampaio (owner da J. Sampaio Consultores e editora chefe da Revista Digital Art&), que concebeu e defendeu a proposta junto ao Edital da FVW de seleção de projetos, em 2014, pelo Instituto Arte na Escola.

Com base em sua tese de doutorado sobre formação de Professores de Artes Por EaD, defendida na ECA USP em 2014, a professora desenvolveu uma proposta metodológica para formação de professores de arte por EaD apoiada na ideia central de que os professores de Artes Visuais devem ter acesso à uma formação para apropriação de uso de tecnologias digitais em sua prática pedagógica, para seu empoderamento profissional. É essa proposta que embasa todo o desenvolvimento dos cursos de formação de professores participantes do Projeto Aprendendo com Arte, seja por EaD (com 200 participantes, distribuídos por cinco turmas de quarenta participantes cada, selecionados entre os mais de 4 mil e 200 inscritos!); seja na modalidade semipresencial, desenvolvida nas cidades de Cariacica-ES (com duas turmas de 40 professores em cada uma) e Aracaju-SE (uma turma de 40 professores).

Nos encontros presenciais de formação são trabalhados, com a ajuda de palestrantes convidados e formadoras, diversos aspectos da formação de professores de arte, visitas a espaços de arte e cultura das cidades e oficinas práticas de técnicas artísticas e de mediação.

A parte digital do Projeto Aprendendo com Arte é desenvolvida no Moodle, com a colaboração de oito professoras tutoras selecionadas e que tiveram formação específica para desenvolver esse trabalho. O Moodle está hospedado na Plataforma do Letramento, outra parceria da Fundação Volkswagen, dessa vez com o CENPEC, e visa:
envolver e auxiliar o educador na compreensão aprofundada do papel da Arte e da cultura como recurso educativo sócio-inclusivo e dos potenciais educativos da disciplina e dos espaços culturais.
Na Plataforma do Letramento são desenvolvidos também outros projetos muito bacanas de formação de professores, vale a pena conhecer!

Nos módulos anteriores do Projeto Aprendendo com Arte já foram trabalhados Blogs, Mapas Conceituais, softwares autoriais de imagens como Gimp e Inkscape, relicários, patrimônio e memória, cultura regional, cadernos de artistas, fotografia etc.

No módulo atual, quinto na programação, os 320 professores de arte participantes do Projeto Aprendendo com Arte tiveram uma palestra, via HangOut, com a Profa. Dra. Paula Carolei, da UNIFESP especialista em Games e Educação e, durante o módulo atual, estão desenvolvendo debates e análises sobre o melhor modo de usar os games nas aulas de arte. A partir de uma lista de games, que os professores estão conhecendo, e que foi elaborada pela Profa. Jurema Sampaio, os trabalhos se desenvolvem.

A lista pode ser conhecida, por quem se interessar, logo abaixo! Os professores vão, ainda, elaborar propostas de trabalho com esses games em suas aulas!

Pode ser que ajude a você, professor ou professora de arte, a colocar mais "ação" nas suas aulas!

Experimente! E venha debater com os professores de arte na Comunidade do Projeto Aprendendo com Arte.

Os jogos, que têm a Arte como tema ou conteúdo, que estão sendo analisados pelos professores são:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.