quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios

Fonte: http://www.unicamp.br
Lançado em formato de e-book, o livro “Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios” encontra-se disponível para download gratuito, no site do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

A publicação traz 28 capítulos de diversos pesquisadores da área de Audiovisual (cinema, documentário, fotografia, multimeios etc.) do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp e também de autores convidados das seguintes universidades: USP, Unesp, UFPB, Unir e UFSCar.

O livro está organizado em três seções. A primeira, “Identidade, cultura e representação no audiovisual”, traz um panorama de investigações – em obras de formatos e gêneros diversificados – de questões socioeconômicas, religiosas, nacionais, histórico-biográficas e genérico-sexuais.

Denominada “Tradição e transformação no cinema documentário”, a segunda parte do livro reúne textos que se dedicam ao estudo de instâncias realizadoras – individuais ou coletivas –, o impacto da técnica sobre a produção documental, a influência de vertentes específicas do gênero ou de condições sócio-políticas.

A terceira e última seção, “Abordagens estéticas, autorais e críticas na contemporaneidade”, engloba trabalhos acerca da crítica jornalística de filmes, construção autoral da ficção, gêneros cinematográficos e o caráter performático/performativo do audiovisual. A apresentação do livro detalha cada um dos trabalhos dos autores.

Os autores/organizadores
Juliano José de Araújo realiza doutorado em Multimeios pela Unicamp pesquisando produção audiovisual indígena.
Carla Conceição da Silva Paiva concluiu recentemente seu doutorado em Multimeios pela Unicamp com tese sobre a representação das mulheres no cinema brasileiro da década de 1980.
Rodrigo Ribeiro Barreto fez seu pós-doutorado em Multimeios com pesquisa acerca da representação masculina em videoclipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.