terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

IV Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas


Com grande alegria convidamos todos os pesquisadores das artes da cena, atores, dançarinos, performers e interessados em geral para participar do IV SIMPÓSIO REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS.

Entre 24 a 27 de fevereiro, no Auditório do IA Unicamp, com transmissão on-line.

- Inscrições em: www.lumeteatro.com.br.

O simpósio acontece no período noturno – entre 18:00 e 22:00 – no Auditório do Instituto de Artes – IA – UNICAMP. Tem como ponto aglutinador a reflexão cênica contemporânea: a partir dessa questão ampla e central, geram-se temas diários de relevância para o discussão cênica na atualidade com o intuito de balizar e problematizar o debate a partir do foco escolhido. Para a primeira parte – entre 18:00 e 19:30 – são convidados pesquisadores acadêmicos, artistas de notório saber ou grupos para realizar a discussão e problematização de seus processos criativos e técnicos. O foco aqui não é, de forma alguma, a apresentação de um espetáculo ou cena pronta, mas a demonstração prática, teórica, ou prático-teórica de questões relevantes relativas ao processo criativo singular do convidado.

Depois de um intervalo ocorre a segunda etapa – entre 20:00 e 22:00 – com a mesa de debates composta por dois doutores convidados e um doutor mediador. Cada convidado tem de 30 a 40 minutos para expor suas reflexões sobre o tema proposto. Após e exposição convida-se o artista-pesquisador ou grupo do dia para compor a mesa e, então, o mediador faz uma pergunta comum para todos. Depois de responderem, abre-se para um debate com o público presente. Cabe ressaltar que essa formatação é apenas uma proposição. Sugere-se ao mediador, para além de apenas se atentar a organização temporal, ser proativo no sentido de propor, se desejar, outras formas, dinâmicas e transgressões.

Criamos, ainda, a figura do Anjo Contaminador. Esse doutor ou mestre convidado terá a função de – nos meses que antecedem o simpósio e por meio dos meios eletrônicos disponíveis – proporcionar o contato entre os convidados do dia quer seja para ajustar o debate ao tema proposto, como principalmente, proporcionar a sinergia e contaminação temática entre os convidados.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA 

➤ Dia 24/02/15: Criação em Coletivo 
Mesa: Esse dia de trabalho tem o objetivo de problematizar os processos criativos que se constroem em coletivos, sejam eles grupos de teatro, dança ou performance longevos ou mesmo aqueles coletivos formados para apenas um trabalho criativo determinado. Quais são os diferentes modos de operação, suas potências e impotências? Seria possível dissecar seus modo de organização, hierarquias (ou não) e como essas questões afetam direta ou indiretamente o processo criativo?

- Anjo Contaminador: Dra. Melissa dos Santos Lopes 
- Processo de Criação: Carlos Roberto Simioni e Núcleo Patuanu 
- Debatedores: Profa. Profa. Dra. Nitza Tenemblat (UnB) e Profa. Dra. Rosyanne Trotta (UNIRIO) 
- Mediação: Prof. Dr. Marcelo Lazzaratto (UNICAMP)

➤ Dia 25/02/15: Arte e Cidade 
Mesa: Esta mesa se propõe a debater meios de fricção entre a produção artística contemporânea e os espaços das cidades tendo em vista que elas são muito mais do que sua arquitetura concreta revela, constituindo-se de uma rede de interconexões que incluem as relações e atitudes experimentados pelos que nelas vivem e circulam. O debate busca problematizar ainda o papel e espaço das artes na vida das cidades, bem como suas estratégias de aproximação com o público, a partir da ocupação e ressignificação dos seus espaços públicos.
- Anjo Contaminador: Dra. Ana Caldas Lewinsohn 
- Processo de Criação: Grupo Opovoempé (São Paulo)
- Debatedores: Prof. Dr. Miguel Rubio Zapata (PERU), Prof. Dr. Mauricio Barría Jara e Profa. Maria Francisca Morand (Universidade do Chile)
- Mediação: Prof. Dr. Mario Alberto de Santana (UNICAMP)

➤ Dia 26/02/15: Produção de Efeitos de Presença 
Mesa: O debate deseja analisar o conceito de presença em um âmbito geral e sua aplicação às Artes do Corpo, problematizando seus limites como artes presenciais no contexto da criação artística contemporânea. Estão em questão os paradoxos entre o corpo orgânico e pós-orgânico, seu funcionamento, suas dinâmicas de produção de linguagem e as formas de treinamento que atuam na sua formação.
- Anjo Contaminador: Dra. Patrícia Leonardelli 
- Processo de Criação: Grupo Taan Teatro 
- Debatedores: Prof. Dr. Paulo Filipe Monteiro (Portugal) e Prof. Dr. Gilberto Icle (UFRGS) 
- Mediação: Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP)

➤ Dia 27/02/15: Sensação, Recepção em Artes do Corpo 
Mesa: Esta mesa pretende apontar possíveis caminhos para reflexões acerca das qualidades intrínsecas ao fazer-pensar das Artes do Corpo; suas formas de organização, relação e recepção. Pretende-se assim que, a partir de diferentes maneiras de operacionalização de encontros entre/intra corpóreos, problematizem-se os fenômenos de percepção inerentes a estas qualidades de práticas artísticas.
- Anjo Contaminador: Dra. Ana Clara Cabral Amaral Brasil 
- Processo de Criação: Sara Panamby e Filipe Espindola (suspensão e body art) 
- Debatedores: Prof. Dr. Edelcio Mostaço (UDESC) e Prof. Dr. Flavio Desgranges (USP)
- Mediação: Profa. Dra. Daniela Gatti (UNICAMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.