sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carnaval!

De hoje até quarta-feira, é Carnaval!

Festa popular de origem pagã, "que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica" (Wikipedia), no Brasil é comemorada de diversas formas. Bonecões de Olinda e o Bloco 'Galo da Madrugada', de Recife, ambos em Pernambuco; Trios Elétricos baianos e as Escolas de Samba, no Rio, são alguns exemplos.

Fazem parte de nossa cultura e, mesmo que particularmente você não goste da folia, não há como negar que são parte da nossa identidade.

Conta a história que o carnaval "era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres". Também há registros que, na Roma Antiga, "prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas [...] de 17 a 23 de dezembro" (Wikipedia).

Época de "liberações" consta, ainda, que "as restrições morais eram relaxadas" e "um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps)" (Wikipedia), dando origem à tradição do Rei Momo.

Festa monumental, mobiliza o pais todo, de norte a sul. "O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.5 Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo" (Wikipedia).

Tenham todos um ótimo Carnaval!

Fonte: http://maedemenina.spaceblog.com.br/55/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.