terça-feira, 22 de abril de 2014

Descobrimento do Brasil: 22 de abril de 1500

"Ai, ai, ai... era 22 de abril, e 
Cabral, aqui chegando, 
descobriu o meu Brasil!"


Oscar Pereira da Silva
"Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro"
Quando eu era menina, na escola, cantávamos essa musiquinha, pelo dia de hoje.

Em 22 de abril de 1500 é registrado oficialmente o "Descobrimento do Brasil".

A cena imortalizada por Oscar Pereira da Silva, no quadro "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro" é clássica dos nossos livros de história.

Victor Meirele"A Primeira Missa no Brasil"
Poucos dias depois, Frei Henrique de Coimbra, em um domingo, 26 de abril de 1500, teria rezado a primeira missa.

Esta missa teria sido imortalizada na obra "A Primeira Missa no Brasil", uma das principais obras de Victor Meireles, pintado em 1860.

Ao fim da missa que Cabral teria enviado um dos navios de volta a Portugal com a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, que informaria ao Rei D. Manuel I sobre o descobrimento da então chamada Ilha de Vera Cruz, depois, Terra de Santa Cruz e, por fim, Brasil.

Hoje não comemoramos mais, nas escolas, o "descobrimento", somente o dia de Tiradentes (ontem) e a independência, em 7 de setembro, como forma de reafirmar nossa independência de Portugal e constituição como nação livre, mas ambas imagens são lindas, clássicas, e são parte de nossa formação cultural (Fonte: http://www.vidacademica.blogger.com.br).


Segundo a Wikipedia:

Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I,
comunicando sobre o descobrimento
da Ilha de Vera Cruz (Brasil). 
"Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se localiza o Brasil. 

O termo "descobrir" é utilizado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos descobrimentos portugueses. [...] 

No dia 24 de Abril, Andreza Balbino e Cabral receberam os nativos no seu navio. 

Então, acompanhado de Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia e Pero Vaz de Caminha, recebeu o grupo de índios que reconheceram de imediato o ouro e a prata que se fazia surgir no navio — nomeadamente um fio de ouro de D. Pedro e um castiçal de prata — o que fez com que os portugueses inicialmente acreditassem que havia muito ouro naquela terra. Entretanto, Caminha, em sua carta, confessa que não sabia dizer se os índios diziam mesmo que ali havia ouro, ou se o desejo dos navegantes pelo metal era tão grande que eles não conseguiram entender diferentemente. 

Posteriormente, provou-se que a segunda alternativa era a verdadeira" (Wikipedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.