sábado, 27 de abril de 2013

Moda Documenta

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sexta-feira, 26 de abril de 2013

Arte e Educação, com Ana Mae Barbosa, no SESC SP

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No dia 3 de maio, Ana Mae Barbosa, referência em Arte e Educação, fala sobre o ensino de Arte nas escolas, a curadoria educativa, a formação de arte-educadores, e também sobre seus estudos e experiência de vida. Saiba mais: http://bit.ly/YVuujX

As inscrições para a palestra podem ser feitas a partir desta sexta (26), às 14h, em qualquer unidade do Sesc ou pelo site: http://sescsp.org.br/centrodepesquisaeformacao

A programação completa de maio pode ser visualizada e baixada pelo link: http://bit.ly/ZP2bmA

30 vagas.

Inscrições online aqui.

Inscrições a partir do dia 26/04, pelo Portal SESC ou nas Unidades do SESC do Estado de São Paulo.

Não recomendado para menores de 16 anos.

Cancelamentos podem ser feitos até 48 horas antes do início da atividade.

Local da atividade: 5º andar - Torre A.

R$ 30,00 [inteira]
R$ 15,00 [usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante]
R$ 7,50 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes]

Como surgem as boas ideias, segundo STEVEN JOHNSON (Dublado)

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quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projetos Artístico-Culturais em Artes Visuais para a Divisão de Desenvolvimento Cultural do SESI-SP

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Abertas as inscrições para a captação de Projetos Artístico-Culturais em Artes Visuais para a Divisão de Desenvolvimento Cultural do SESI-SP para o ano de 2013.

A seleção identificará projetos artísticos com o objetivo de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas, conforme as modalidades Espaço Galeria ou Ocupação Artística.

IMPORTANTE:

Inscrições: ATÉ 27 DE MAIO - apenas via correio
Enviar para  Av. Paulista, 1.313, andar intermediário - 01311-923 - São Paulo-SP
Aos cuidados da Divisão de Desenvolvimento Cultural.

Destacar no envelope a seguinte informação:
Edital de Chamamento 2013 – Artes Visuais – Modalidade: ___________
(identificar a modalidade na qual está se inscrevendo: “Espaço Galeria” ou “Ocupação Artística”).


Acesse os Anexos:

 Edital 2013


Mais informações: editaisddc@sesisp.org.br

Fonte: SESI-SP - Cultura 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lançamento: "Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia"

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Nós, da Editora da UFSM, sentimo-nos honrados com mais uma publicação no campo da educação e da arte, desta vez organizados pelos colegas Belidson Dias (UnB) e Rita Irwin (UBC, Canadá). O livro intitulado: "Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia" conta com artigos de diversos autores brasileiros assim como textos de Anita Sinner (Concordia, Montreal), Carl Leggo (UBC, Canadá), Fernando Hernández (UB, Espanha), Stephanie Springgay (Universidade de Toronto), Teresa Eça (APECV, Portugal). São 15 textos sobre a temática a partir de diferentes visões e países.

Lançamento na Feira do Livro de Santa Maria
Dia 10 de maio às 17h30.

Com Fernando Hernandez, Teresa Eça Stephanie Springgay, Anita Sinner, Carl Leggo, Luisa Günther, Irene Tourinho, Raimundo Martins, Tatiana Fernandez, Sylvia Kind, Peter Gouzouazis, Kit Grauer, e Adriana Adriana Barroso Aguiar

ZL Vórtice

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I Seminário de Estética e Crítica de Arte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP

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Estarão abertas a partir do dia 10 de abril as inscrições para o I Seminário de Estética e Crítica de Arte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP.

O encontro ocorre entre os dias 10 e 12 de setembro de 2013 e é aberto a pesquisadores de graduação e pós-graduação das áreas de Estética, Teoria, Crítica e História das Artes. 

Os interessados em apresentar comunicação devem enviar seus resumos através do site do evento no link "submissão de trabalhos": http://esteticaecritica.wix.com/seminario#!inscricao/c24vq



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Chamada de Trabalhos - II Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário

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Fonte: http://www.congressomateria.fba.ul.pt/

Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 15 a 19 de julho 2013

Lança-se o desafio aos professores e investigadores em ensino das artes visuais de partilhar, no encontro "Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário", perspetivas operacionais de desenvolvimento curricular com focagem nos seus resultados concretos.

Tema: Ensino das artes, perspetivas e exemplos do terreno.

Escopo: Pretende-se criar um espaço de partilha de experiências no terreno, com resultados de trabalhos desenvolvidos em unidades de trabalho e respetivas reflexões sobre o sucesso, avaliação, adequação. Trata-se de cruzar olhares entre os profissionais experimentados, os investigadores em práticas pedagógicas e em desenvolvimento curricular, e os alunos do mestrado em Ensino das Artes Visuais (UL) que ensaiam apoios nas experiências educativas. São questões de exploração:
O que efetivamente acontece na aula no que respeita ao ensino e aprendizagem da arte no ensino básico e secundário?
Como o professor da escola básica e secundária tem agido enquanto criador de aproximações e abordagens do ensino das artes?
Quais os paradigmas e metodologias que os professores, nas Universidades, Institutos de Educação, Faculdades, têm utilizado na formação do professor de arte?
Quais os desafios de ensinar arte na contemporaneidade?

Idiomas: português, castelhano, inglês

Apreciação: por "double blind review" ou "arbitragem cega." Cada resumo / artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a três, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (double-blind). No procedimento privilegia-se também a a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

Datas importantes:
O Congresso Matéria-Prima decorre dias 15 a 19 de julho 2013, na FBAUL.
Data limite de submissão de sinopses: 6 de maio 2013
Limite de submissão de textos completos: 3 de junho 2013
Limite de registo de inscrições cedo: 17 de junho 2013

Publicações do Congresso As comunicações aprovadas serão publicadas em volume de atas PDF dotado de ISBN.
As comunicações mais apreciadas pela Comissão Científica poderão ser publicadas em periódico acadêmico dotado de ISSN.

Custos: palestrantes (após aprovação): 110 euro (cedo) 220 euro (tarde), alimentação e dormidas não incluídas. Isenção de taxas para palestrantes vinculados à Comissão Científica, ao mestrado em Ensino da UL, ou professores cooperantes do mesmo mestrado.

Contatos: 
II Congresso Matéria-Prima
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal

Endereço para contatos e envio de comunicações: materiaprima@gmail.com

Mais informações em http://www.congressomateria.fba.ul.pt/

quarta-feira, 17 de abril de 2013

9 ENCONTROS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

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Inscrições abertas!

O Educativo Bienal promoverá 9 Encontros sobre a Arte Contemporânea Brasileira entre os dias 24 de abril e 28 de setembro. O curso de 30 horas tem a proposta de refletir sobre conceitos, artistas e obras da 30 X Bienal, mostra que acontecerá de 17 de setembro a 8 de dezembro, celebrando os 60 anos da Fundação Bienal de São Paulo.

Com a intenção de conversar sobre as experiências pessoais como formas de aproximação com a arte, os encontros de formação também contarão com Ações Poéticas que propõem experiências estéticas, como outras formas de entendimento da arte e estímulo à percepção.

Fazendo a sua inscrição, você pode escolher os encontros dos quais participará. No final do curso (28 de setembro), entregaremos um certificado contemplando o número total de horas que cursar.

INSCREVA-SE!

PROGRAMA DO CURSO

1º encontro: 30 X Bienal
24 de abril (qua), das 19h às 22h
Conteúdo abordado: projeto curatorial e projeto educativo
Palestrante: Paulo Venâncio Filho e Stela Barbieri

2º encontro: Quantos vermelhos existem no mundo?
06 de maio (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Antonio Manuel e Milton Dacosta, entre outros
Palestrante: Stela Barbieri

3º encontro: Onde começa a forma?
13 de maio (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Hélio Oiticica e Iole de Freitas, entre outros
Palestrante: Pablo Tallavera

4 º encontro: Qual o espaço do esquecimento?
27 de maio (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Maria Martins e Nuno Ramos, entre outros
Palestrante: Matias Monteiro

5 º encontro: Como se ocupa o espaço?
17 de junho (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Artistas da Geração 80
Palestrante: Carlos Barmak

6 º encontro: Quando o objeto vira imagem?
24 de junho (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Luiz Sacilotto e Abraham Palatnik, entre outros
Palestrante: Elaine Fontana

7 º encontro: Quando vira arte?
12 de agosto (seg), das 19h às 22h
Artistas abordados: Cildo Meireles e Nelson Leiner, entre outros
Palestrante: Ricardo Miyada

8 º encontro: Material é imaterial?
26 de agosto (seg), das 19h às 22h
Conteúdo abordado: Material educativo e artistas da mostra
Palestrante: Stela Barbieri

9 º encontro: Visita orientada à exposição
28 de setembro (sáb), das 10h às 17h

SERVIÇO:

9 Encontros Sobre Arte Contemporânea Brasileira
Datas: 24/4, 6/5, 13/5, 27/5, 17/6, 24/6, 12/8, 26/8, 28/9*
Horário: das 19h às 22h*

                 *no dia 28/9, a visita ocorrerá entre as 10h e 17h

Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)
Público: professores, educadores sociais, estudantes e interessados.
Informações: (11) 5576-7611 | educativo@bienal.org.br  

É necessário talão de Zona Azul para estacionar no parque. 
Traga o seu! 
E não esqueça: o cartão de 1 hora, no parque, vale por 2 horas.


SOBRE OS PALESTRANTES:

Paulo Venâncio
É curador da  30 X Bienal, exposição que acontecerá no segundo semestre de 2013 em comemoração aos 60 anos de Fundação Bienal. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte brasileira, crítica de arte, pintura e cultura brasileira.

Stela Barbieri
Artista plástica, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo desde julho de 2009, e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, desde agosto de 2002. Educadora há 25 anos na Escola Experimental Vera Cruz, atualmente é assessora de artes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Ciclo I. É também assessora de artes das escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Participou durante sete anos do programa “Escola que Vale” da ONG CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária) desenvolvendo oficinas de artes em várias regiões do país para professores de escolas públicas. Stela é também contadora de histórias e autora de livros infanto-juvenis.

Pablo Tallavera
Artista plástico, educador e pesquisador. Formou-se em Educação Artística pela FAAP em 2006 e trabalha com arte e educação há oito anos. Atuou como educador em várias exposições e instituições culturais de São Paulo, fazendo visitas educativas e cursos de formação para professores e educadores. É coordenador da formação de educadores da Fundação Bienal de São Paulo, pesquisador em processos experimentais de educação em exposições de arte e em processos artísticos contemporâneos a partir do seu trabalho em pintura. Também é pesquisador musical e atua como DJ de eventos culturais.

Matias Monteiro
Mestrado em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas (2008) e bacharelado em Artes Plásticas (2004) pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atua como artista, curador, professor e junto a programas educativos em museus e espaços culturais. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte moderna e contemporânea, Arte e Psicanálise, Poéticas Contemporâneas, Fruição e Apreciação da obra, Educação em Museus, Expografia Moderna e Paedoestética e Poéticas do Infantil. Atualmente é graduando do curso de Museologia da Universidadede Brasília.

Carlos Barmak
Educador, artista plástico, artista gráfico e compositor. Formado pela London International Film School, Londres em 1982. Trabalhou como assistente de atelier e montagem do artista plástico americano Dennis Oppenhein, Nova York,1984. Foi coordenador geral e de criação do Setor Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo – Educativo MAM, de 1997 a 2004. Coordenador geral do Setor Educativo do Instituto Moreira Salles, de 2005 a 2007.  Coordenador pedagógico do Instituto Rodrigo Mendes. Professor formador do Programa Escola Que Vale- Do Centro De Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac). Professor de cursos de arte contemporânea para público em geral, professores e educadores do Instituto Tomie Ohtake. Coordenador de Ensino do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo.

Elaine Fontana
Especialista em educação e curadoria pelo MAC/USP e graduada em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura pela FMU. Integra equipe da área de ação educativa do Museu Lasar Segall há 8 anos e está atualmente na coordenação de equipe e projetos. Por dois anos exerceu cargo de professora na rede estadual de ensino de São Paulo e desde 2003 trabalha como educadora em diversas instituições culturais. Atualmente coordena a formação de educadores da Bienal de São Paulo, onde trabalha desde 2010.

Ricardo Miyada
Educador, escritor, fotógrafo e cineasta, trabalha no Educativo Bienal de São Paulo como palestrante e produtor de conteúdo. Em 2010, ministrou oficina de vídeo no SPA das Artes, no Recife e, em 2011, curso de fotografia no Instituto Tomie Ohtake (ITO). Escreveu material educativo de professores e alunos para o ITO e para o Museu de Arte do Rio de Janeiro. Ingresso no Curso Superior do Audiovisual da Universidade de São Paulo em 2008, trabalhou durante dois anos no CINUSP Paulo Emílio, produzindo mostras, workshops e catálogos para os membros da universidade.  Realiza curtas-metragens como diretor, fotógrafo e roteirista.  Em 2010, corroteirizou o episódio piloto e o projeto de série animada "Platz na Cidade", realizado pelo AnimaTV.

terça-feira, 16 de abril de 2013

2a. Semana Internacional de Arte Educação

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Na quarta semana de maio – 20 a 26/05 se celebrará a 2a. Semana Internacional de Arte Educação, promovida pela UNESCO, INSEA e outras entidades no mundo inteiro.

A primeira ocorreu no ano passado.

Notícias dela podem ser vistas no site http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/unesco-house/?tx_browser_pi1[showUid]=6430&cHash=e310a00b21

Quer participar?

Saiba como em http://insea.org/

6ª Cumbre Mundial de las Artes

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Convocatoria de conferencistas

La Federación Internacional de Consejos de Artes y Agencias Culturales (FICAAC) y el Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Chile, se complacen en invitar a profesionales, académicos, agentes culturales, gestores, creadores y funcionarios públicos a presentar propuestas de ponencias para la 6ª Cumbre Mundial de las Artes.

La 6ª Cumbre Mundial de las Artes y la Cultura tendrá como tema central: "Tiempos Creativos: nuevos modelos para el desarrollo cultural". La Cumbre dialogará sobre los desafíos y oportunidades en torno a la globalización, a los cambios en el desarrollo social y económico, y a las nuevas formas de comunicación, que se están generando en el campo de la cultura, así como del impacto de este conjunto de circunstancias en el desarrollo de los países.

La selección de las ponencias/conferencias será realizada por el Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, mediante su Directora de Programación, Magdalena Moreno, en colaboración con la FICAAC.

Estamos interesados en recibir sus sugerencias de conferencistas centrales, panelistas o presentadores de estudios de caso que puedan tratar exitosamente el tema de la Cumbre.

Para más información en relación al desarollo de la cumbre, por favor, visita www.artsummit.org, y/o registrese al boletín ACORNS (http://www.ifacca.org/accounts/register/), que se incorpora una sección ACORNS Iberoamericano que llevan noticias en español.

Las propuestas deben enviarse a través del formulario en línea http://www.surveygizmo.com/s3/1197521/Convocatoria-de-conferencistas-6-Cumbre-Mundial-de-las-Artes-y-la-Cultura hasta el viernes, 30 de abril de 2013.

Quedamos a la espera de sus sugerencias.

Reciban mi saludo cordial,

Sarah Gardner
Executive Director, IFACCA

y

Magdalena Moreno
Directora del Programa, 6a Cumbre Mundial
Jefa Unidad de Asuntos Internacionales, CNCA

X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte

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Prorrogado o prazo para Submissão de Artigos

Foi prorrogado até o dia 29 de abril de 2013 o prazo de Submissão de Comunicações e Relatos de Experiência no X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. 

Para se inscrever acesse: http://eventos.ufes.br/index.php/SCEA/


quarta-feira, 10 de abril de 2013

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

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I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura: "Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade" - www.pesquisaemcultura.org

Colóquio na Belas-Artes promove debate interdisciplinar sobre corpo em movimento na arte

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Fonte: https://www.ufmg.br
Movimentos interdisciplinares: Corpo, gesto e cognição é o tema de colóquio que a Escola de Belas-Artes realiza nos dias 12 e 13 de abril (sexta e sábado). O objetivo é abordar de forma interdisciplinar o corpo em movimento na arte.

Dirigido a alunos de graduação e pós-graduação das áreas das áreas da dança, teatro, psicologia, educação física, música, neurociências, letras e comunicação, o evento é promovido pelo Laboratório de Estudos do Corpo, Cognição e Afetividade em Artes Cênicas (LECCAC) e pelo Laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GestoLab).

Segundo os organizadores, o colóquio contará com a presença de pesquisadores de diversas unidades da UFMG, Unincor/BH e PUC-SP. Serão seis espaços temáticos, no formato de mesas-redondas, com apresentação de pesquisas, reflexões e processos de criação, seguidas de debates.

Os laboratórios
O Laboratório de Estudos do Corpo, Cognição e Afetividade em Artes Cênicas (LECCAC), coordenado pela professora Mônica Medeiros Ribeiro, dedica-se a estudos acerca da experiência corporal nas práticas cênicas com o objetivo de fomentar a construção de conhecimento em arte e os processos interdisciplinares de pesquisa. Entre seus objetos de interesse estão a noção de experiência na prática corporal artística; o estudo da cognição, embodied cognition, e do afeto no âmbito das artes cênicas; estudos de processos de criação, processos de treinamento corporal em artes, entre outros.

O Laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GestoLab), coordenado pela professora Ana Cristina C. Pereira, propicia aos seus integrantes condições de vivenciar espaço catalisador do processo de construção de conhecimento na área de arte a partir da experimentação, discussão e reflexão de investigações sobre as relações entre gesto e embodied cognition. O laboratório tem como principais focos estudos históricos do gesto; gesto, linguagem e cognição; linguagem corporal no contexto da educação infantil; papel das metáforas e analogias na construção do gesto artístico de dança, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia do evento. Outras informações pelo telefone 3409-5256, no Centro de Extensão da Escola de Belas-Artes.

Conheça a programação:

12 de abril 
9h
Credenciamento

9h30min às 10h
Abertura: professora Ana Cristina C. Pereira e professora Mônica Ribeiro

10h às 11h30
Mesa-redonda – Pesquisa em Artes e Interdisciplinaridade
Mediador: Professor Arnaldo Leite de Alvarenga

Música e movimento – Professor Maurício Loureiro/Ieat e Escola de Música
A partir da hipótese de uma relação entre experiência musical e energia acústica, representações musicais do movimento serão ilustradas com excertos da literatura da música ocidental. Assumindo que o corpo exerce papel central em qualquer atividade musical, tentativas de análises empíricas dos diferentes níveis de acoplamento do corpo com a música serão também discutidas.

Experiências com a Mímica Corporal Dramática para um laboratório de pesquisa prática de atuação – professora Bya Braga/EBA
Como a experiência artística com a arte Mímica Corporal Dramática, criada por Étienne Decroux, pode colaborar para a constituição de uma pesquisa no campo do teatro físico contemporâneo, em especial sobre a atuação? O que trazemos aqui é uma apresentação sobre nossa busca de uma atitude de pesquisa de ator inspirados nestas referências decrouxianas.

14h às 15h30
Mesa-redonda: Cognição e Arte
Mediadora: professora Mônica Ribeiro

Cognição & arte: Diálogos possíveis – professor Antônio Lúcio Teixeira/Medicina
Razão e emoção são tradicionalmente consideradas dimensões distintas da experiência artística. Entretanto, essa distinção é arbitrária. Os processos ditos cognitivos e as reações emocionais emergem de circuitos neurais que se superpõem em larga medida. Reconhecer isso permite ampliar as fronteiras do ensino e da prática da arte.

Cognição imaginativa – professora Lucia Gouvêa Pimentel/EBA
A elaboração e a fruição de produções artísticas dependem da articulação entre a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão. A imaginação tem papel fundamental da concepção cognitiva em arte, porque desenvolve sentidos por meio de metáforas. O tensionamento entre imaginação e imagem pode ser considerado uma operação cognoscível.

Intervalo - 15h30 às 16h

16h às 17h30
Mesa-redonda: Imagens do corpo e processos de criação
Mediador: professor Paulo Baeta

Sobre gestos de imagens: deslocando pensamentos – professora Mônica Toledo/Fafich
O gesto audiovisual de movimentos de câmera, olhares de personagens, opções cênicas e de montagem e tempo de pequenos acontecimentos vem qualificar pensamentos que no corpo geram ações ainda disformes. Narrativas simultâneas e inconclusas, que melhor representam estas performances, serão comentadas em processos da criação videográfica da pesquisadora.

Movimento e criação em arte – professora Gabriela Christófaro
A arte gera ensino de arte? Essa pergunta orienta uma reflexão sobre o processo de criação na prática docente em dança. Considerando a arte como uma área de conhecimento e a criação como um elemento estruturante para o artista, o que indica que um processo de criação possa ser considerado como uma experiência de conhecimento?

13 de abril
9h30 às 11h30
Mesa-redonda: Gesto, metáfora e cognição
Mediadora: professora Ana Cristina C. Pereira

Referência e língua de sinais – professora Maria Luiza Cunha Lima/Letras
Neste trabalho vamos discutir como as línguas de sinais usam o espaço ao
redor do corpo para fazer referência a entidades do mundo. Em especial,
mostraremos como a língua de sinais brasileira (Libras) realiza a
introdução e retomada de referentes definidos fortes e fracos. Discutiremos
como o estudo de uma língua de sinais pode iluminar os processos de
referência.

A metáfora corporificada e sua função para o jogo de linguagem, ‘duelo verbal’, no Hip Hop – professora Ulrike Schröder/Letras
Introdução à Teoria Cognitiva da Metáfora segundo Lakoff e Johnson (1980/2003), com apresentação de estudo comparativo sobre uma metáfora central do gênero musical rap: a vida (do mc) é guerra. Mostraremos quais as funções comunicativas que esta metáfora assume em dependência do seu local cultural.

14h às 15h30

Palestra: O corpo e a cognição nas artes do Japão – professora Christine Greiner /PUC-SP
A concepção de corpo no Japão sempre foi mestiça, nascendo de uma combinação muito particular entre a medicina chinesa e o budismo Mahayana. Quando se fala nas artes do Japão, não é diferente. Há uma multiplicidade de corpos e hibridismos entre Oriente e Ocidente que transitam das delicadas gueixas aos lutadores de caratê, dos atores (onnagata) do kabuki aos dançarinos de butô, das bonecas sexuais aos personagens de animê e mangá. O objetivo da palestra é apresentar algumas dessas singularidades sem reduzi-las à análise de gestos padronizados, mas tendo em vista enfatizar alguns modos de percepção que partem de formulações distintas da cultura centro-europeia, fortemente impregnada pela teologia cristã, por alguns estereótipos da natureza humana (o bom selvagem, a tábula rasa e o fantasma na máquina) e pela dualidade entre biologia e cultura.

Intervalo: 15h30 às 16h

16h às 17h30

Mesa-redonda: Psicomotricidade e o Movimento Dançado
Mediador: professora Gabriela Christófaro

O movimento dançado – Rodrigo Otávio Dias Araújo/médico do Hospital São Francisco e Minas Tênis Clube
Conceituar cinemática, cinética e o corpo do indivíduo que dança, passeando pela epidemiologia das lesões específicas do artista. Ilustrar através de casos clínicos a prática da dança e sua (in)salubridade, a repercussão no binômio saúde-doença.

Psicomotricidade na dança – professor Amadeu Roselli-Cruz
Do recém-nascido à bailarina que dança, há uma progressão das atividades reflexas para aquelas aprendidas, ensaiadas, afetiva e cognitivamente sentidas e elaboradas. O primeiro passo de uma criança tem a excitação do primeiro voo do pássaro que se joga do alto do rochedo. Seus reflexos cuidam do resto até pousar abaixo. Até o voo da bailarina no palco, o sistema nervoso amadureceu e o afeto e a cognição ganharam importância. Pode-se começar e terminar o voo com afeto, desejo e precisão.

18h – Encerramento

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Google permite visitar mais de 100 obras de arte de rua em SP

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Grafite na av. Paulista,
feito por Eduardo Kobra,
homenageia o arquiteto
Oscar Niemeyer.
Fonte: http://www.folha.uol.com.br

As pinturas, os murais e os grafites das ruas de São Paulo agora podem ser vistos no São Paulo Street Art, nova coleção do Google Art Project, plataforma online do Google que permite que o público veja imagens em alta resolução de obras de arte do mundo todo.

O Google Art Project foi criado em parceria com museus como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, a galeria Uffizi, em Florença, ou a Tate Gallery, em Londres. São Paulo é a primeira cidade do mundo a ter obras de arte de rua catalogadas em uma coleção dentro do projeto.

São 186 trabalhos de 36 artistas diferentes na São Paulo Street Art, entre grafites de Eduardo Kobra e painéis de Di Cavalcanti e Tomie Othake.

A escolha de quais obras expostas no centro expandido de São Paulo fariam parte do acervo online ficou por conta dos curadores brasileiros Eduardo Srur, André Deak, Felipe Lavignatti, Haroldo Paranhos e Eduardo Saretta.

Notícia da Folha.

domingo, 7 de abril de 2013

Congresso da Federação Catarinense de Teatro

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Nos dias 20 e 21 de Abril acontece o Congresso da Federação Catarinense de Teatro. A cidade sede será Itajaí.

Mais informações no http://www.confecate2013.blogspot.com.br/

Seminário UFRRJ - Rio

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O evento será no auditório Hilton Salles, no dia 18/04, às 18:00h.


Nove cursos grátis de Arte e História da Arte

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Fonte: http://canaldoensino.com.br

O site Canal do Ensino que na sua própria descrição diz que, no site,  "estão disponíveis no portal, livros de domínio público, cursos gratuitos, vídeo aulas, bolsas de estudo, dicas de concursos, dicas para estudantes e professores, bem como conteúdo sobre tecnologia educacional, mídias e redes sociais na educação" preparou uma lista imperdível de nove cursos relacionados às artes visuais, todos gratuitos, via web.

Educação a Distância de qualidade, totalmente de graça!

Onde?

Lista de cursos online grátis:

Estética e Filosofia da Arte - iTunes - Web - James Grant, da Universidade de Oxford.
Arte no Tempo: Uma Visão Global - Web - Annenberg Mídia.
A exposição Fotografia Digital - Vídeo iTunes - Web Site - RSS Feed - Dan Armendariz, Harvard
Fundamentos da americana Cyber-Cultura - YouTube - UC Berkeley.
Introdução aos Estudos Visuais - iTunes  (Melhor usado com iTunesU App) – Anna Divinsky, Penn State.
Introdução ao Pensamento Visual - YouTube - Vídeo iTunes - John McNamara, UC Berkeley.
Fotografia - Web - iTunes - App - Jonathan Worth & Matt Johnston na Universidade de Coventry.
SmARThistory Aulas em Vídeo - Web - Beth Harris, MoMA & Steven Zucker, Pratt Institute.
Os Elementos do Desenho - iTunes - Web - Stephen Farthing, da Universidade de Oxford.

Fonte: http://canaldoensino.com.br

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SP ESTAMPA 2013

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SP ESTAMPA 2013 com atrações internacionais no Studio Cultural Cristina Bottallo.

Exposição "Gravuras Latino-americanas" com 100 obras de gravadores de diversos países latino-americanos (inclusive do Brasil), parte do acervo do MUNOGRA, Museo Nomade del Grabado, com curadoria de Carlos Pamparana, da Argentina.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

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Viram o Doodle de ontem do aniversário de Maria Sibylla Merian?



O Google já homenageou outros pintores e artistas. Em http://www.google.com/doodles/ todos eles, classificados por data.

Para mim o da Martha Graham, 2011, será sempre um dos preferidos!

Veja em movimento em: http://www.google.com/doodles/martha-grahams-117th-birthday

Revista Digital do LAV

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Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas

A Revista Digital do LAV é uma publicação digital semestral do Laboratório de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A revista é destinada à divulgação científica de pesquisas na área da Educação em Artes Visuais, Educação da Cultura Visual e demais temas relacionados a Educação e a Arte. São publicados textos em português e espanhol. Submissão de artigos pela plataforma seer: até 30 de abril para os artigos que serão publicados em setembro.

Revista Digital do LAV, ISSN: 1983-7348, web qualis B1 artes e B5 educação.

Qualquer dúvida pode ser enviada para o e.mail da revista: revistadigitaldolav@gmail.com

terça-feira, 2 de abril de 2013

Oficina Paço Criança: ilustrando com gravura

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Fonte: http://www.pacodasartes.org.br
No dia 20 de abril, sábado, o Paço das Artes realiza mais uma oficina gratuita do Paço Criança, programa com atividades direcionadas para o público infantil. A atividade começa às 14h30. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br.

ATENÇÃO: Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e idade dos participantes, além de telefone para contato. 

Foram abertas 25 vagas.

Durante a oficina, os participantes irão explorar diversas possibilidades da técnica de impressão: texturas, formas e cores. Depois da experimentação, gravuras serão criadas para ilustrar trechos de poesias da literatura brasileira. Ao final da atividade, os poemas e ilustrações serão reunidos em pequenas publicações artesanais.

As educadoras Cristiane de Almeida, Larissa Buran, Mariana Sesma e a coordenadora Patrícia Marchesoni Quilici, do Núcleo Educativo do Paço das Artes, ministram a atividade.

Cristiane de Almeida vive e trabalha em São Paulo. Estudante de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul, tem como pesquisa a ocupação poética do espaço nas exposições de arte. Atua como educadora em museus e exposições temporárias de arte desde 2008. Atualmente é educadora no Paço das Artes.

Larissa Buran nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Artista visual e educadora, graduou-se em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2011. Sua pesquisa de produção artística tem ênfase nas técnicas gráficas, mas envolve também as linguagens da pintura, instalação, fotografia e vídeo. Publicou artigos sobre gravura e arte-tecnologia. Trabalha como educadora em museus, espaços expositivos e exposições desde 2010. Atualmente é educadora no Paço das Artes.

Mariana Sesma é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), e fez intercâmbio na University of Nottingham, na Inglaterra, para estudar história da Arte. Desenvolveu pesquisa sobre objeto enquanto poética contemporânea. Suas principais áreas de interesse incluem site-specific, arte urbana, escultura e educação. Trabalhou como arte-educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e atualmente é educadora no Paço das Artes.

Patrícia Marchesoni Quilici, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes, é graduada em Artes Plásticas pela FAAP, com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Atuou como coordenadora do setor educativo em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e em exposições temporárias em unidades da rede SESC. Também trabalhou em edições da Bienal de Arte como educadora e supervisora. Fez diversos cursos na área cultural no Brasil e exterior.

PAÇO CRIANÇA: ILUSTRANDO COM GRAVURA
20 de abril de 2013, sábado, das 14h30 às 16h30
Indicado para crianças a partir dos 05 anos, pais e educadores
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br.
Atividade gratuita – inscrições abertas
25 vagas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Moda & Arte

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A estudante de História da Arte norte americana de 24 anos, que assina como Georgina-m, tem umas ideias bem bacanas ao montar Art Inspired Outfits (como são chamados, no mundo da moda, as composições de trajes) no site de roupas Polyvore.com, com base em obras de arte. As propostas Art Inspired de Georgina podem ser vistas em http://georgina-m.polyvore.com/ e no Pinterest da moça (http://pinterest.com/source/georgina-m.polyvore.com/) também podem ser vistos algumas propostas bem interessantes!

Ótima ideia para trabalhar História da Arte com adolescentes que, em geral, curtem moda!

Alguns exemplos: Picasso, Magritte, Lichtenstein e Frida.

Tem muito mais nos sites indicados, vale a visita!