quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hemeroteca Digital Brasileira

Nenhum comentário:
Fonte: http://hemerotecadigital.bn.br
Cinco milhões de páginas digitalizadas à disposição dos interessados. Assim é a Hemeroteca Digital Brasileira, lançada oficialmente na última semana e disponível para consulta gratuita no site da Biblioteca Nacional.

A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a Hemeroteca Digital Brasileira, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos - jornais, revistas, anuários, boletins etc. - e de publicações seriadas.

Na Hemeroteca Digital Brasileira pesquisadores de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país - como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 - a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil.

Entre as publicações mais antigas e mesmo raras do século XIX estão, por exemplo, O Espelho, Reverbero Constitucional Fluminense, O Jornal das Senhoras, O Homem de Cor, Marmota Fluminense, Semana Illustrada, A Vida Fluminense, O Mosquito, A República, Gazeta de Notícias, Revista Illustrada, O Besouro, O Abolicionista, Correio de S. Paulo, Correio do Povo, O Paiz, Diário de Notícias, e também os primeiros jornais das províncias do Império.

Quanto ao século XX, podem ser consultadas revistas de grande importância como Careta, O Malho, O Gato, Revista da Semana, Klaxon, Revista Verde, Diretrizes e jornais que marcaram fortemente a história da imprensa no Brasil, como A Noite, Correio Paulistano, A Manha, A Manhã e Última Hora.

Periódicos de instituições científicas também compõem um segmento especial do acervo já disponível. São alguns deles os Annaes da Escola de Minas de Ouro Preto, O Progresso Médico, a Revista Médica Brasileira, os Annaes de Medicina Brasiliense, o Boletim da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, a Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro, a Rodriguesia: revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Jornal do Agricultor, entre muitos outros. O pesquisador pode consultar também outras modalidades de publicação, como o Boletim da Illustríssima Câmara Municipal da Corte, os Relatórios dos Presidentes das Províncias (no Império) o Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, a Revista do Archivo Público Mineiro, a Gazeta dos Tribunaes: dos juízes e factos judiciaes, do foro e da jurisprudência (Rio de Janeiro) etc.

A consulta, possível a partir de qualquer aparelho conectado à internet, é plena e avançada. Pode ser realizada por título, período, edição, local de publicação e palavra(s). A busca por palavras é possível devido à utilização da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (Optical Character Recognition - OCR), que proporciona aos pesquisadores maior alcance na pesquisa textual em periódicos. Outra vantagem do portal é que o usuário pode também imprimir em casa as páginas desejadas.

Além da chancela do Ministério da Cultura, a Hemeroteca Digital Brasileira é reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o apoio financeiro da Finep, o que tornou possível a compra dos equipamentos necessários e a contratação de pessoal para a sua criação e manutenção. Neste momento do lançamento do portal - julho de 2012 -, são cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos raros ou extintos à disposição dos pesquisadores, número que se multiplicará com a continuidade da reprodução digital.


(Informações da Biblioteca Nacional)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cursos de extensão gratuivos, via EaD, na UNIVASF.

Nenhum comentário:

Disponível desde fevereiro de 2012 o projeto Narravis apresenta, no segundo semestre de 2012, 13 cursos disponíveis para o período de setembro a novembro.

São cursos de Extensão em EaD nas áreas de Literatura, Artes Visuais, Filosofia, Cinema, Educação e suas correlações.

Os cursos serão oferecidos via Moodle por docentes da UNIVASF e de outras instituições de ensino superior, assim como de organizações não governamentais.

Todos os cursos terão duração de 40h, início em 3 de setembro e término em 24 de novembro.

Aqueles que concluírem satisfatoriamente o curso receberão certificado de participação registrado na Pró-Reitoria de Integração da UNIVASF.

Veja a lista de cursos disponíveis em http://www.narravis.com.br/cursosoferecidos2012_2.html.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Luiz Braga participa do “MAC Encontra os Artistas”

Nenhum comentário:
MAC USP
Desde 2010, o Museu de Arte Contemporânea (MAC),  da USP, organiza – em conjunto com o Grupo de Estudos em Crítica e Curadoria do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o programa O MAC Encontra os Artistas, propondo novas relações entre o Museu, a arte contemporânea e os artistas da cidade e do país.

A série de encontros se constitui como um espaço de apresentação e debate da produção artística brasileira e plataforma para uma ação efetiva do MAC junto à comunidade artística, aos estudiosos da área e ao público em geral.

Além de familiarizar a todos com a produção da nova geração de artistas, os encontros também propiciam que artistas já consagrados, e com obras no acervo do MAC, possam discutir suas trajetórias com todos os interessados.

Os eventos ocorrem sempre às terças-feiras, das 18 às 20 horas, no MAC, com entrada gratuita.

No dia 21 de agosto, a participação será de Luiz Braga (Belém – Pará, 1956), fotógrafo que desenvolveu seu talento inicialmente trabalhando com imagens em preto e branco, mas tem como principais marcas de seu trabalho atual a luz e a cor.

O profissional foi um dos artistas que representaram o Brasil na edição de 2009 da Bienal de Veneza (Itália).

CPC apresenta resultados do projeto Bixiga em Artes e Ofícios

Nenhum comentário:
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, ou Casa de Dona Yayá, abriga de 24 de agosto à 14 de novembro a exposição BIXIGA artes e ofícios, parte do projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais, concebido para estreitar a relação entre a USP e a cidade.

A visitação é aberta e gratuita à população, ocorrendo de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas.

No trabalho, moradores, frequentadores e trabalhadores mapearam os fazeres de artesãos e artistas do Bixiga, conduzido em quatro oficinas: Cadernos de Viagem, Observação e Escrita, Videodocumentário e Fotografia.

A exposição reúne os materiais e reflexões produzidos pelos participantes e pela equipe do CPC, além de objetos, instrumentos e ferramentas dos artistas e artesãos mapeados.

Palestra "La société hypermoderne" com Prof. Gilles LIPOVETSKY

Nenhum comentário:
Realização e promoção 40 anos do PPGCOM-ECA-USP - Palestra "La société hypermoderne" com Prof. Gilles Lipovetsky - logística para docentes do PPGCOM-USP.


(Clique na imagem para ver em tamanho maior)

Semana das Mulheres do IA-UNESP

Nenhum comentário:

Fonte: http://feministaspoeticas.blogspot.com.br/
Com o objetivo de discutir questões de gênero e suas relações com o cotidiano, o grupo "Poéticas Feministas: Estudos Sobre a Mulher e a Arte", do Instituto de Artes da Unesp, Campus de São Paulo, realiza três encontros no mês de agosto, às terças-feiras, nos dias 14, 21 e 28 , entre às 18h e 21h na Sala 144. 

A atividade é gratuita e aberta ao público.

Algumas integrantes do grupo de estudo escolheram temas relacionados ao feminismo para estudar e apresentar as outras e a demais interessados. O principal objetivo do fórum é a prática dialética relacionando os temas com o cotidiano.


Os temas tratados nestes encontros de agosto serão:

  • No primeiro dia "Introdução ao Feminismo", com a estudante Jessica Duran; 
  • No segundo trata de "Feminismo Negro", com Alice Nunes, e 
  • No último dia, "Sexo: Biologia x Cultura", com Anita Cavaleiro.

A iniciativa é de estudantes de diversos cursos do IA que sentiram necessidade de criar um espaço para debater questões relacionadas ao feminismo e ao gênero.

O grupo organizou, entre os dias 5 a 9 de março de 2012, a Semana das Mulheres do IA, que teve como principal objetivo divulgar para a universidade as lutas feministas e relacioná-las ao fazer artístico. A Semana teve em sua programação oficinas, debates, exibição de filmes, poesia e participação na Marcha do dia 8 de março.

Frente ao desejo de ampliar esse evento, essas estudantes fizeram um convite à professora Stela Fischer, integrante da Cia Cênica Magna Matter (que é focada no feminismo e em questões de gênero), para orientar o grupo, tanto no apoio teórico, quanto nas proposições performáticas que envolvem teatro, música e artes visuais.

Durante os encontros, são realizadas leituras, discussões e vivências. Eventos ligados à causa feminista são planejados e programados, como, por exemplo, uma próxima Semana das Mulheres, em setembro (do dia 17 ao 22). Assim como na primeira edição, ela contará com debates, palestras, exposições, filmes, oficinas e participação em marchas.


O grupo iniciou seu trabalho em abril. Podem participar estudantes, pesquisadoras, pesquisadores e demais interessados. Basta comparecer aos encontros, sempre às terças-feiras, na mesma sala e horário.


Mais informações: http://feministaspoeticas.blogspot.com.br

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia Nacional das Artes

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.brasilcultura.com.br 
A Lei Federal de 1931 criou o Dia Nacional das Artes com  o objetivo de lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Em razão das diversidades profissionais, a Lei 6.533 e o decreto 82.385, de 1978, regulamentaram a profissão como Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, com o reconhecimento de mais de 100 funções e, para os artistas há o registro profissional conhecido como DRT.

As leis 4024 de l961, a 5692 de 1971 e a 9.394 de 1996 tratam do ensino da arte nas escolas e instituíram o ensino obrigatório das quatro linguagens (artes visuais, teatro, música, dança) de artes. Apesar das escolas públicas procurarem se adaptar à orientação da Lei 9.394 e da existência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, há deficiências no ensino da arte em quase todo o Brasil, sendo as artes visuais (plásticas, artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia, artes de computador) as mais 'apreciadas' atualmente e consideradas "mais úteis" do ponto de vista 'econômico', pelas competências e habilidades que os alunos desenvolvem dentro de uma sociedade extremamente visual como a nossa, contemporânea.

Ao longo do tempo a arte teve várias "funções" e concepções. Ensinar arte já foi considerado, inclusive, expressão individual, conceito que já é, há muito, deixado prá trás nas práticas mais significativas. Independente de qual o seu conceito de arte é importante ressaltar que, além de obrigatório por lei, o ensino de arte é de grande importância na formação crítica de cidadãos conscientes e capazes de atuar em prol da coletividade e do crescimento de um povo. As metas principais do ensino da arte são:
  1. o desenvolvimento do aluno nas quatro linguagens de artes; 
  2. o crescimento de sua autonomia e a capacidade inventiva, sempre levando em conta os valores e sentidos do seu universo cultural. 
Assim, comemoremos o Dia Nacional das Artes conscientes que, sim, ainda há muito o que fazer pela área, mas, também, sim, é uma conquista a presença do ensino de arte nas escolas, aproveite-o!
"A inspiração existe, porém tem que encontrar-se trabalhando"
Pablo Picasso

sábado, 11 de agosto de 2012

I Encontro Regional Norte e III Encontro Regional Nordeste da ABET

Nenhum comentário:
Abertas as inscrições para o I Encontro Regional Norte da ABET / III Encontro Regional Nordeste da ABET, que acontecerá em Salvador, Bahia, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na Escola de Música de Música da UFBA. 

Acontecerão minicursos. 

As vagas são limitadas. 

A ficha e as instruções para a inscrição, bem como a programação completa do evento estão disponíveis através do site oficial do Encontro: http://ethnomuscyber.net/abetnone2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atividades em arte, com uso da web.

Nenhum comentário:

Conhece os Doodles do Google? Não? Deveria!
Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas que do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.
O Doodle de hoje do Google, da série olímpica, está muito legal! Um joguinho onde vc tem que fazer o bonequinho correr e saltar obstáculos!

Todos os Doodles, de sempre, podem ser conferidos em http://www.google.com/doodles/finder/2012/All%20doodles, organizados por datas/países.

Destaco alguns que usam temáticas artísticas, pois já fiz umas atividades bem interessantes em sala com meus alunos.

1. Mostre as imagens aos alunos, em projetor multimídia, e faça, junto uma análise identificando, pelas características do logotipo, a que artista/estilo se remete.

2. Peça aos alunos que escolham o logotipo que mais gostarem e, depois, identifiquem, por pesquisa, o artista/estilo.

3. Cada aluno deverá fazer, co seu próprio nome, uma proposta como a que é feita com os logotipos: escolhe um e aplica suas características escrevendo o nome.

Esta última costuma dar resultados sensacionais! Os alunos gostam muito de realizar a "personalização" de seus nomes com características artísticas e ajuda, muito, a fixar essas informações de aulas: estilos, características gráficas etc.

Prá começar, vamos tentar identificar ao que, ou quem cada um desses Doodles se refere? Experimente ai e nos conte como foi!


1. _________________

2. _________________

3. _________________


4. _________________

5. _________________

6. _________________

7. _________________

8. _________________

9. _________________

10. _________________

11. _________________

12. _________________

Começa no dia 9/8 a 11ª edição da Bienal Naïfs do Brasil

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.sescsp.org.br

Realizada pelo SESC São Paulo desde 1992, na unidade de Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil 2012 tem curadoria de Kiki Mazzucchelli.

Considerada a principal referência entre as artes de vanguarda a Bienal Naifs tem abertura desta edição, a 11a. no próximo dia 8 de agosto. A exposição vai até 9 de dezembro.

O site do SESC informa que:
Neste ano, foram inscritas 536 obras de 268 artistas, naturais de 20 estados brasileiros. Destas, 55 artistas e 70 obras foram selecionados. O júri desta edição foi constituído pelo crítico e consultor de artes visuais Paulo Klein; pela especialista em arte popular e galerista Edna Matosinho de Pontes; pela coordenadora de artes visuais do SESC Juliana Braga e pela crítica e historiadora de arte portuguesa Marta Mestre.
Diferente do que acontecia nas edições anteriores a curadoria de Kiki Mazzucchelli nesta edição decidiu não montar uma 'sala especial', e sim optou por misturar as obras selecionadas pelo júri com as de outros 10 artistas convidados.

Ainda segundo o site do SESC:
Com este movimento inédito, a curadoria pretende evidenciar relações, permutações e diálogos insuspeitos entre as produções naïf e contemporânea por meio de sua aproximação física no espaço expositivo, bem como aprofundar e discutir noções aceitas de categoria e hierarquia artística.
Os artistas convidados em 2012 são: Alexandre da Cunha, Carla Zaccagnini, Daniel Steegmann, Federico Herrero, Felipe Arturo, Montez Magno, Pablo Lobato, Rodrigo Matheus, Rosangela Rennó e Thiago Pitta.

Os artistas selecionados podem ser conhecidos neste link.

Junto com a mostra há uma iniciativa educacional para formação de público com módulo de 'Arte-Educação' com um projeto que oferece oficinas de capacitação para professores, educadores, artistas e público interessado.

SERVIÇO:

Bienal Naifs do Brasil
de 9/8 a 9/12
SESC Piracicaba | rua Ipiranga, 155 - Centro - Piracicaba. tel: (19) 3437-9292
Ingressos Grátis