segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cultura popular: Dia de São Silvestre!

 





É ele o santo do dia, do último dia do ano! Por isso a prova de corrida de SP, mundialmente conhecida, tem este nome! Eu sei "maomenos" a história de S. Silvestre...  Para este post, que escrevo durante a corrida de São Silvestre deste último dia do ano de 2012, fui buscar ajuda em pesquisas, para os detalhes e as datas! :-)

Sei que foi papa e contemporâneo de Constantino Magno, Imperador do Império Romano, e fundador de Constantinopla, capital do império de as margens do Bósforo, no ano de 330, que era um Papa muito humilde, e foi um dos papas mais importantes da Igreja Católica, tendo sido o ratificador da ortodoxia trinitária, ou seja, a confirmar a divindade de Cristo (mais o Pai, e o Espírito Santo). E que vem dai o "Credo", uma das orações mais conhecidas do culto católico.

Descobri, nas pesquisas, que isso aconteceu no primeiro Concílio Ecumênico (universal) que reuniu em Niceia, no ano 325, mais de 300 Bispos, com o próprio Imperador Constantino a presidir, em lugar de honra. A importância história da S. Silvestre, no entanto, não é somente essa. É desta mesma época o surgimento do que hoje vem a ser o Vaticano, com a chamada 'doação constantiniana'.

O imperador doou à igreja, na pessoa do Papa Silvestre, a Domus Faustae, ou Casa de Fausta (sua esposa), ou, ainda, palácio imperial de Latrão (residência papal até Leão XI), junto ao qual se ergueria uma grandiosa basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador e mais tarde a S. João Batista e S. João Evangelista (futura e atual catedral episcopal de Roma, S. João de Latrão). Mais tarde, doaria igualmente a própria cidade.

Depois de um longo pontificado, cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja, morre S. Silvestre I morreu no último dia do ano 335, dia em que a Igreja venera a sua memória. Sepultado no cemitério de Priscila, os seus restos mortais seriam transladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

Foi sepultado no cemitério de Priscila, e os seus restos mortais foram trasladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá (PR).

Tenha um excelente Reveillon logo mais e, nos vemos em 2013!

Jurema Sampaio
Editor chefe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.