quinta-feira, 26 de julho de 2012

Blogs sim!


Eu leio blogs!

Sim, eu leio. E fiquei muito feliz de ver no Novo Lattes, lançado esta semana, o campo para inserção de produções em "Redes sociais, websites e blogs"! Não entendi bem, ainda, como fazer com as inserções antigas, mas adorei! Explico: como eu trabalho com Internet desde 1999, eu sempre coloquei meus trabalhos em mídia digital no item "Outras produção técnica". Não sei se terei que migrar as inserções para este item, mas, mesmo que me dê um MEGA TRABALHO se tiver que migrar, faço isso feliz da vida e comemoro!  

Sempre considerei de uma imbecilidade sem tamanho as restrições à referências de conteúdos em blogs que certa instituição faz, nas instruções aos conteudistas de seus materiais pedagógicos (Eu, inclusive) "recomendando" o não uso dessas "fontes sem credibilidade". Claro, para gente assim é mais fácil proibir do que verificar a qualidade, credibilidade e seriedade das referências nesses espaços, né? Mais fácil e mais burro! Mas a burrice, essa sim, é democrática. Atinge a todo nível de gente, e à "coordenadores de produção de material didático" também... Pois, quem disse que todo livro é sério, bom e tem qualidade?

Enfim... Eu leio blogs! Leio e escrevo em blogs. O meu Vid'Acadêmica, este ano faz 10 anos! Sim, desde 2002 mantenho um blog, que surgiu de uma necessidade pessoal de organizar notícias e eventos na área de educação, arte, tecnologia e comunicação, minhas áreas de pesquisa/trabalho, quando eu fazia o mestrado, que resultou na dissertação "A utilização de linguagem VRML na educação à distância em arte", defendida em 2003, na UNESP. E ainda outros, como o Home Management (Sobre organização de espaços e de vida.), o Purple Passion (Dedicado à minha inefável paixão pelo roxo e seus derivados), o Elogio à Cultura Ornamental (Que foi "batizado" pelo Eduardo Chaves, e onde convidei um monte de gente prá participar quando/se/com o que quiser). Escrevo, junto com a Gi Martini, aqui no blog da Revista Digital Art&, publicação em que sou Editora Chefe, atualmente (E temporariamente!) estou cuidando do blog do "XXII ConFAEB 2012 - Arte/Educação: Corpos em trânsito" e acalento, faz algum tempo, os projetos "Casa de Professora" (onde onde quero reunir coisas interessantes que eu geralmente passo para meus/minhas alun@s) e "Pensando por escrito" (para organizar meus trabalhos acadêmicos apresentados em congressos, cursos e palestras), mas não consegui tempo ainda prá dedicar à essas ideias.

Leio a Carol Vigna-Maru, a Cora Rónai (E lia o InteneETC..., também dela), o "Querido Leitor", da Rosana Hermann (e o Farofa), O "No Espelho", da Gabby Galvão (Também leio a LolaMag, onde a Gabby é editora, que não é blog, mas é ótimo!), o "ObjetivandoDisponibilizar", o "Shame on you, blogueira", o D <3, o The Sartorialist", o "Desire to inspire", o "Caralhaquatro", o "Casa da Mãe Joana", da Vivien (Ok, leio quando ela escreve, que não é sempre, que fique registrado! hehe), e lia o "Rainhas do Lar" que, com a dissolução da parceria das autoras, se dividiu em dois: "Pitéu" e "Pimenta no Reino", que também leio. E ainda muitos, muitos outros, em que a frequência é menor, mas não menos importante por isso...

Agora, me diz... Todos esses espaços não têm credibilidade? Toda a produção dessas pessoas não é séria nem merece registro?

Palmas ao Lattes pelo reconhecimento! Pela derrubada desse paradigma IMBECILOIDE de que o que não está em papel não tem valor!

Esta semana, por intermédio da Paloma Chaves, conheci um vídeo interessante (Este ai embaixo). Eu já conhecia a historinha que é contada no vídeo, mas gostei muito da animação produzida para ilustrar a história: Como nascem os paradigmas.

Fiquei aqui pensando... Será que se a gente encher de pauladas as pessoas imbecis que proíbem tudo sem refletir, com base nenhuma, ou seja, porque ELES acham que devem proibir, a gente consegue construir um novo e saudável paradigma? Algo na linha "antes de proibir qualquer coisa, se informe"? Ia ter muito ban-ban-ban apanhando, e muito, por ai, não?

Jurema Sampaio
Editora Chefe

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.