terça-feira, 22 de novembro de 2011

Murano

Millefiori
Fonte: http://www.fossilfly.com
Os acessórios de vidro são, geralmente, de Murano, um tipo especial de trabalho em vidro, italiano, da ilha de Murano, em Veneza, Itália de onde vem o nome das peças.

Existem coisas maravilhosas feitas em murano! Sou particularmente apaixonada pelos cinzeiros, bem comuns na década de 50. São verdadeiras obras de arte! Mas existem vasos, jarras, potes, esculturas... E as contas para jóias, bijoux e acessórios em geral, como as deste site, são lindíssimas!

Os pingentes, jóias de vidro, que agradam a maioria das pessoas, são os millefiori.

Fonte: http://www.making-jewelry-now.com
O millefiori clássico é assim, colorido, como este, ao lado. Mas pode assumir diversas formas, já que a técnica (mileffiori) consiste em juntar bastões de vidros coloridos, fundindo várias etapas de um trabalho artesanal muito elaborado, com impressionante detalhe e precisão, que cortados transversalmente, formam um belíssimo e delicado mosaico. A técnica é conhecida desde o Egito antigo e, no século 15, foi 'redescoberta' na Itália, passando a chamar-se "Millefiori", que significa "mil flores".

A arte Millefiori viveu um grande momento no século 19 e, no século 20, durante a II Guerra Mundial, quase desapareceu! Ressurgiu somente graças ao esforço e dedicação de seus habilidosos artistas.

Desde 1980 a arte de millefiori tem retornado à "moda" e ao gosto popular, sendo cada vez mais utilizada numa variedade enorme de objetos e mesmo sendo aplicada a outros materiais, como a cerâmica plástica. Pequeninos cilindros de massa colorida são unidos, formando desenhos variados, que são então cortados e levados ao forno para assar.

Trabalhar com essa técnica requer habilidade, tempo e paciência, mas o resultado é maravilhoso.

Veja como é feito o murano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.