terça-feira, 8 de novembro de 2011

Livros, livros, livros...

Rompendo com as classificações tradicionais, 'O livro da arte' apresenta uma abordagem nova e original da arte. Fácil de ser utilizado, informativo e agradável, é um guia de A a Z que aborda 500 pintores e escultores, da Idade Média aos tempos modernos, reunindo exemplos brilhantes de todos os períodos, escolas, visões e técnicas. Cada artista é representado por uma reprodução de página inteira, em cores, de uma obra típica, acompanhada por informações explicativas e esclarecedoras a respeito de cada imagem e de seu criador. As 300 propostas deste livro, além de fornecer um enorme repertório para o professor, são também um mundo de possibilidades inventivas para o leitor não especializado ou para o próprio aluno. As autoras não indicam um caminho a percorrer, ao longo de seus 8 capítulos - cada qual abordando uma técnica -, deixam esta liberdade para que o professor monte seu curso. As propostas não são classificadas por faixa etária, pois praticamente todas podem ser vivenciadas por qualquer idade. As autoras tiveram o cuidado de apresentar materiais acessíveis pensando em instituições com ou sem recursos a fim de que se possa sempre fazer arte. Sendo escritoras - artistas, o livro está imbuído de conteúdos ligados ao processo de criação artística incluindo em algumas propostas referencias de artistas ou movimentos de história da arte.
'Descobrindo grandes artistas' é um conjunto criativo de atividades artísticas de fácil assimilação para crianças de 4 a 12 anos, com 110 atividades, muitos divertidas e diferentes, para que as crianças experimentem os estilos e técnicas dos grandes mestres, do Renascimento até os dias atuais. Uma biografia breve de cada artista é incluída, juntamente com atividade artística completamente ilustrada já testada com crianças, como pintura, desenho, escultura, fotografia, arquitetura e muito mais. Em 'Iniciação à arte para crianças pequenas', pais e professores encontrarão propostas de experiências artísticas divertidas para crianças de um e dois anos com mais de 100 variações, bem como dicas para fazer com que as atividades aconteçam sem problemas. Inclui um capítulo de acessórios especiais feitos pelos adultos, tais como um portfólio para expor os trabalhos das crianças ou um cavalete de mesa feito com uma caixa de pizza que apara todos os respingos.
Desenvolvendo a curiosidade natural e a imaginação, a obra desafia a mente e desperta o artista e o cientista que existem no interior de cada criança. Os projetos de 'Descobrindo a Ciência Pela Arte' incluem - Bolhas de cristal; Coelhos dançantes; Construindo com feijões; Cópia magnética; Folhas de estêncil; Repolho mágico; Escultura de bolinha de gude; Não-misturáveis; Pêndulo de tinta; Estruturas de gelo; O vulcão; Óptica na garrafa; Cores em erupção; Cromatografia. A obra derrota a concepção convencional que vê a aula de artes como mera pausa inserida no estudo de conteúdos tidos como mais importantes, determinando o ensino e a aprendizagem de Arte como parte essencial e articulada da formação dos professores e de seus alunos. O livro dos arteiros abre as portas para que as crianças possam explorar a arte em uma escala maior e mais expressiva, pintando, por exemplo, uma obra-prima a partir da reprodução de um brinquedo, ou tentando pintar uma bola pendurada enquanto ela se movimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.