quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cultura geral: Thanksgiving Day

Hoje é dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que aqui no Brasil não é comemorado, mas que é celebrado anualmente nos EUA na quarta quinta-feira de novembro (no Canadá, disseram alguns amigos, Thanksgiving é comemorado na segunda segunda-feira de outubro, porque a colheita acontece mais cedo por lá, por causa do clima).

É uma tradicional celebração da família e sua origem vem dos festivais de colheita pagãos, tradicionais em muitas partes do mundo, desde tempos antigos. As imagens e símbolos associados à festa também têm origem nas tradições antigas das celebrações das colheitas de outono.

A Cornucópia (uma réplica de chifre onde são colocadas muitas flores e frutas), por exemplo, é um típico símbolo do Thanksgiving, e representa a abundância dos festivais de colheitas medievais. E, por isso, em muitos lugares as igrejas são decoradas com frutas, flores e plantas, como as decorações que comunidades européias fazem ainda, por séculos, durante as colheitas de outono.

De acordo com o significado das festas tradicionais, celebra-se a boa colheita ao preparar e comer um "banquete". Esta é a parte central da maioria das celebrações de Ações de Graça. Os pratos incluem Peru Recheado, Molho de Cranberry (uma frutinha ácida, na "família" dos morangos), Squash (um tipo de abóbora), Purê de Batatas, Batata-doce e Torta de Abóbora.

São pratos simples que preservam a memória do modo de vida rústico dos colocnos pioneiros e são comidas típicas da América do Norte. Grupos de imigrantes, mais recentemente, acrescentaram seus pratos típicos ao "menu" de Ação de Graças. Por exemplo, os italianos incluíram massas e vinhos ao "banquete", e alguns amigos brasileiros já me disseram que o nosso tradicional churrasco faz parte das "tradições" de alguns por lá...

De qualquer modo, não importa como você comemore seu Thanksgiving Day, o mais importante, creio, é aproveitar a data para refletir sobre suas "colheitas", analisar como tem feito as "plantações" e "adubações" de seus sonhos, enfim, como tem cuidado de sua "lavoura", da sua vida... Pois, é fato, a gente sempre colhe o que planta!

Um lindo Thanksgiving Day prá vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.