sábado, 29 de outubro de 2011

Oficina de Fotografia "O olhar de cada um: Juazeiro do Norte, 100 anos depois".

Fonte: Divulgação.

Ministrante: Nívia Uchôa.

Objetivo: exercitar o olhar autoral, através de leituras de imagens e do fazer fotográfico,  estabelecendo um diálogo com as ações do Museu do Homem do Nordeste, através do projeto Nordestes Múltiplos nos Cariris, que nos leva a refletir sobre o que queremos preservar do presente, na cidade de Juazeiro do Norte.

Metodologia: O olhar de cada um: Juazeiro do Norte 100 anos depois,  será pautado em dois momentos: uma de natureza expositiva e outra de oficina/vivência de campo, voltada ao olhar de cada um sobre o Juazeiro.

Programa, conteúdos e abordagens:

- história da fotografia, técnica e linguagens fotográficas;
- uso da imagem fotográfica na contemporaneidade;
- como olhar, técnicas fotográficas,  leitura crítica através da observação, leitura de imagens de fotógrafos e fotografias;
- aulas de campo com câmeras analógicas na cidade do Juazeiro, cujos resultados resultarão numa exposição, para que alunos possam entender sua própria linguagem fotográfica, assim como se reconhecerem em seus trabalhos, através das suas identidades e do lugar onde vivem.

Horário:  de 8 a 10/11, das 14h às 18h; no dia 11/11, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h
Nº de vagas: 15 vagas, gratuito, com certificado de participação.
Inscrições: Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri – Juazeiro do Norte - Campus Crajubar , Av. Leão Sampaio, 107 - Triângulo.
Telefone: 88 31021125, com Rosy Alencar.

Nívia Uchôa (CE) é fotógrafa,  membro do IFOTO Instituto da Fotografia Cearense  – Fortaleza- CE, Membro da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil, curadora e produtora de várias  exposições e encontros sobre fotografia, realizados no Ceará. Realizou a documentação fotográfica sobre o cotidiano da cidade e entorno no município de Pacoti  - CE, com o tema: À Luz de Pacoti; e a documentação fotográfica projeto Água pra que te quero! , com pesquisa, publicação, exposição, livro e vídeo. Teve diversas participações em mostras fotográficas expressivas, no Ceará, São  Paulo e Paraíba. Além de publicações, é detentora  do Prêmio Cidadania Herbert de Souza ANNAB  - Branco do Brasil – 1º lugar,  categoria Educação;  e do Prêmio Artes Visuais Padre Cícero – Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, como melhor fotógrafa da cidade de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.