terça-feira, 27 de setembro de 2011

Unicamp apoia alunos artistas

Jovens talentos lotam conselho
universitário para receber bolsas do
Programa Aluno-Artista.
Foram selecionados 15 projetos
 na segunda edição da iniciativa.
(foto:Unicamp)

Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou no dia 23 de setembro cerimônia de entrega de bolsas aos selecionados na segunda edição do Programa Aluno-Artista. Também foi lançado catálogo com projetos selecionados na primeira edição.

De acordo com a Unicamp, o programa visa estimular a participação de graduandos de qualquer curso que possuam talentos artísticos. Desde seu início, em agosto de 2010, até abril de 2011 foram realizadas cerca de 80 apresentações nos campi da universidade, enriquecendo o campo das manifestações culturais.

O Programa Aluno-Artista se insere no Programa Arte no Campus, cabendo sua execução à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Para a nova edição foram selecionados 15 projetos em meio a 60 inscritos, sendo concedida uma bolsa para até dois proponentes de cada projeto, mais um recurso extra de até R$ 3 mil para a produção e execução da atividade artística.

Ficou claro na primeira edição que o programa deu muito certo, dentro do espírito que pensávamos e que pensamos para uma atividade cultural como parte da universidade”, disse Leandro Medrano, coordenador do SAE.

Para esta segunda edição, a comissão organizadora aperfeiçoou a metodologia para a escolha dos projetos, bem como a distribuição e inserção das atividades artísticas pelos campi.

Não temos a pretensão de criar manifestações culturais e artísticas, mas sim propiciar os meios e mecanismos para que elas aconteçam da melhor maneira. E a resposta da comunidade tem sido ótima. Os eventos surgem em diversos momentos e locais de forma natural, inclusive surpreendendo as pessoas, pois não existe uma grande divulgação”, disse Medrano.

Depois da entrega de diplomas aos novos alunos artistas, o reitor Fernando Costa manifestou sua certeza de que este programa será permanente, por conta da sua importância.

Não há dúvida de que as atividades culturais e artísticas são fundamentais para uma universidade que deseje ser comparável às melhores do mundo. Esta administração vem tendo a sorte de contribuir um pouco para complementar a infraestrutura e a organização dessa grande área”, disse, informando os estudantes sobre os investimentos para a construção do Teatro-Escola e o Museu de Artes Visuais do IA, além de um grande anfiteatro, que servirá também para espetáculos artísticos.

Lembrando que outubro será um mês de comemorações dos 45 anos da Unicamp (o aniversário é no dia 5), o reitor anunciou a inserção na programação de um sábado musical no dia 8.

As atividades dos 45 anos serão essencialmente culturais e teremos uma tarde de sábado com o ‘Música no Campus’, no grande gramado ao lado do Instituto de Biologia, com grupos que se apresentem para a comunidade interna e também para a população de Barão Geraldo”, disse.

Mais informações: www.unicamp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.