quinta-feira, 7 de abril de 2011

Livros para não deixar de ler.

TRABALHO, ARTE E EDUCAÇAO - Em 'Trabalho, arte e educação', a autora discute e defende a relevância do ensino da arte enquanto componente curricular, tendo a preocupação em desvendar as origens e concepções da arte, do trabalho e da educação a partir do enfoque da teoria crítica, enraizada na dimensão sócio-histórica. ORIENTAÇÕES DIDATICAS EM ARTE EDUCAÇAO - O livro tem como proposta possibilitar ao professor e ao aluno a construção do conhecimento através das artes visuais, tendo como referência para o desenvolvimento da atividades os projetos, textos e imagens dos livros e vídeos da Coleção Circuito Atelier.  NOEMIA VARELA E A ARTE - Lucimar Bello resgata a obra de Noemia Varela, um dos mais importantes nomes da arte-educação no Brasil. Partindo da investigação de aquarelas, poemas e depoimentos produzidos por Noemia ao longo de sua atuação dedicada à arte-educação, a autora revisita a trajetória da Escolinha de Arte do Recife. Cobrindo uma lacuna na história da arte-educação brasileira, nos propõe uma ampla reflexão sobre a arte e o seu ensino.   OLHOS QUE PINTAM -  

EDUCAÇAO PELA ARTE E ARTES NA EDUCAÇAO - Quando uma criança brinca com uma boneca no seu quarto, dizendo - 'Eu sou a mãe', está a desempenhar ficticiamente um papel de mãe, vivenciando-o de modo tão intenso como se de facto fosse realidade. Ela chora com dores, por exemplo, quando 'vivencia' que um pato (brinquedo de borracha) lhe mordeu. Não finge, sente de facto a dor. Quando a mesma criança, num palco, numa festa escolar, perante uma plateia, finge que um pato lhe mordeu, está a representar. Finge sentir a dor, não a sentindo de facto. No primeiro caso temos uma situação de Expressão Dramática Educativa e no segundo uma situação de Expressão Dramática Teatral. Uma situação é Educação pela Arte e a outra é Arte (Teatro) na Educação. Na Dança sucede o mesmo. O presente volume aborda as bases psicopedagógicas destas metodologias educacionais. EDUCAÇAO, ARTE E JOGO LA VIDRIERA ARTISTICA Y SUS TECNICAS - Un bello manual que explica desde los materiales necesarios y los distintos tipos de vidrio, hasta las diferentes técnicas de elaboración, ilustradas paso a paso, de seis tipos de vidrieras - Tiffany, tradicional, collage, falsa vidriera, grabado al ácido y vidriera con grasilla.   ATIVIDADES DE EDUCAÇAO ARTISTICA, V.4 - Algumas atividades desenvolvidas neste volume como sombreamento em cores; ilustração de texto; estilização; caricatura; rafe, leiaute e arte-final; logotipo; composição visual; painel decorativo; outdoor; projeção ortogonal e perspectiva isométrica; formas tridimensionais.
CADERNO DE CASOS - ENSINO DE ARTES VISUAIS - Este caderno é fruto da eficiente articulação entre a pesquisa, a extensão e o ensino no campo das artes, caracterizando sobremaneira a razão de ser da Universidade. A pesquisa em Arte e Educação tem tradição na UCS, com reconhecidas publicações dos seus professores. O curso de Licenciatura em Educação Artística é dos mais antigos da Instituição, e conta com um competente corpo docente de mestres e doutores. É importante compreender os pressupostos epistemológicos que permeiam o trabalho de produção de arte na sala de aula, realizado por um grupo de professoras e coordenado pelas também professoras Maria Helena Wagner Rossi e Carmen Lúcia Capra. O grupo teve a coragem de estabelecer uma ruptura com concepções de arte e de ensino da arte há muito instaladas na academia e reproduzidas no ensino praticado nas escolas. Esta obra, além de relatar e demonstrar o trabalho feito por professores e alunos, serve de referencial teórico e metodológico para aqueles que também pretendem compartilhar dessa mesma proposta. A EDUCAÇAO ARTISTICA DA CRIANÇA - Além da fundamentação teórica, o livro apresenta uma grande variedade de sugestões de atividades para quem trabalha com artes plásticas e música. Obra prática, com tratamento gráfico esmerado e ilustrações arrojadas. CONTEMPORARY ART AND MULTICULTURAL EDUCATION - 'Contemporary Art and Multicultural Education' is the first book of its kind to address the role of art within today's multicultural education. Co-published with The New Museum of Contemporary Art, this beautifully illustrated book is a practical resources for art educators and students. ARTE BRASILEIRA PARA CRIANÇAS - São poucas as possibilidades que os jovens têm de adquirir informações sistematizadas sobre a arte brasileira e uma nova visão histórica do seu desenvolvimento. Amplamente ilustrada e com uma linguagem simples e adequada ao público infanto-juvenil, esta obra proporciona um primeiro contato com a arte de nosso país.
TELECURSO 2000 - EDUCAÇAO ARTISTICAATIVIDADES DE EDUCAÇAO ARTISTICA, V.2 - Este livro apresenta atividade como desenho de memorização e criativo; sombreamento; estudo das cores; atividades com monocromia e policromia; desenho de história em quadrinhos; ilustração de texto; técnicas de ampliação e redução; desenho com repetição de formas; estilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.