terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mostra Acervo MACC - fevereiro 2011

Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/

No mês de fevereiro o Museu de Arte Contemporânea de Campinas exibe parte de seu acervo, raramente visto nos últimos anos. Tratam-se de 40 obras de artistas, novos e consagrados.

Desde os anos 60 o acervo do Museu de Arte Contemporânea de Campinas é composto por uma variedade de trabalhos de alta qualidade técnica e incrível força estética. Nomes como Leonilson, Sérgio Romagnolo, Marco do Valle, Antonio Poteiro, Fulvia Marchezzi, Chico Togni, Gerty Saruê, Marcelo Berg entre outros apresentam técnicas como fotografias, desenhos, gravuras e esculturas com linguagem contemporânea.

Nesta época, aconteciam em Campinas os famosos Salões de Arte Contemporânea, para onde artistas do Brasil inteiro faziam questão de mandar seu trabalhos para a apreciação e premiação de críticos e curadores.

Surgiam, então, nomes que, mais tarde, seriam consagrados por público e crítica como Antonio Henrique do Amaral, Claudio Tozzi, Mira Schendell, Tomie Othake, Burle Marx, entre outros.

Com o passar dos anos, os salões continuaram a enriquecer o acervo. Artistas jovens, selecionados para mostrar suas obras no museu no salão, tinha obras incorporadas ao acervo do museu. Doações também aconteciam e vários curadores tiveram enorme contribuição no sentido de ampliar o número de obras do acervo, sempre preservando a qualidade e as linguagens da arte contemporânea. Hoje, o acervo possui em torno de 650 obras, das mais variadas técnicas, assinadas por nomes de importância fundamental dentro da história da arte contemporânea.

O acervo do museu é mostrado uma vez ao ano sempre em ótica curatorial diferente, de modo que o público possa apreciar as várias linguagens que compõe este acervo, que pertence a um museu nascido em plena ditadura militar, devido às reivindicações dos artistas do Grupo Vanguarda, famoso grupo de artistas locais da época.

A importância do acervo do MAC Campinas é a mesma de todos os Museus de Arte Contemporânea do mundo, na luta de preservar, catalogar, documentar e expor a produção destes artistas, por suas obras fantásticas e fortes, construindo a história da arte contemporânea e o patrimônio cultural da cidade.

SERVIÇO:
MOSTRA ACERVO MACC
DE 1º DE FEVEREIRO À 06 DE MARÇO / 2011

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE CAMPINAS
R. Benjamim Constant, 1633. Centro, Campinas/SP.
Fones: [19] 3236-4716 e [19] 2116-0346.
Aberto às 3ª à 6ª, das 9h00 às 17h00,
aos sábados das 9h00 às 16h00 e
aos domingos das 9h00 às 13h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.