quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Palestra no MIS Campinas vai explicar como se faz um filme inclusivo


Fonte: http://2.bp.blogspot.com
“Como fazer um filme inclusivo?” é o tema da palestra que será ministrada pela audiodescritora Bell Machado, neste sábado, 15 de janeiro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas. Após a palestra haverá uma sessão especial com audiodescrição, ao vivo, do curta “O Burrico e o Bem-Te-Vi", que integra a programação do ciclo de Filmes de Animação que ocorre até o fim do mês no MIS.

O objetivo é conscientizar os produtores, realizadores, diretores e exibidores de cinema sobre a importância do recurso da audiodescrição para as pessoas com deficiência visual.

Serão abordadas questões sobre inclusão cultural, como filmar e estabelecer os planos e cortes pensando na audiodescrição (AD), como editar respeitando o espaço para a inserção, qual a importância da locução na gravação da AD, relação entre audiodescrição e construção de um roteiro de filme respeitando a criação artística.

Coordenadora do Ponto de Cultura Cinema em Palavras, no Centro Cultural Braille de Campinas, onde faz audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual, Bell Machado é filósofa, audiodescritora e professora de História do Cinema do MIS.

O que é audiodescrição.

A audiodescrição, ou simplesmente AD, é “um meio de acessibilidade que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em produtos disponíveis na indústria audiovisual. O recurso é realizado por um audiodescritor (profissional capacitado para exercer a função) o qual permite que as pessoas com qualquer tipo de deficiência visual entendam as cenas por meio de uma narração descritiva ao longo do filme. Ou seja, o entendimento se torna possível e, assim, uma melhor elaboração das ideias do que se passa na tela.

Fonte: Suely da Silva Lima, do Portal http://www.campinas.com.br/.
Palestra: Audiodescrição - Acessibilidade para cinema, teatro e televisão.
Local: Museu da Imagem e do Som. R. Regente Feijó 859, Centro. (19) 3733-8800.
Data: 15 de janeiro.
Horário: 15 horas.
Entrada: gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.