domingo, 31 de julho de 2011

Workshop "O Ator-Performer - Dramaturgia do Desejo" com Silvana Abreu

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Trabalha o processo criativo do ator a partir de uma abordagem corporal e autoral, para identificar e potencializar o que cada ator tem de mais expressivo e único.

O objetivo é que o performer esteja tão comprometido com a criação (com corpo-voz-pensamento-emoção-intuição) que a cena seja necessariamente intensa, autêntica, prazerosa, alegre e vibrante.

Técnicas de Teatro Físico, desbloqueio, corpo emocional e exercícios de criação personalizados.

DATA: 13 de agosto a 26 de novembro de 2011, sábados, das 10h às 13h
LOCAL: Espaço Mundo Pensante
END.: Rua Afonso de Freitas, 367 - Paraíso (3 quadras da Av. Paulista e Metrô Paraíso) - São Paulo/SP.
TELEFONE: (11) 5082-2657.
INSCRIÇÕES: (11) 3539-2985 - Silvana

Espetáculo Vestida de Mar, em Brasília

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COM: GELLY SAIGG
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Lilian França, Karine Junqueira e Carina Alencar
DRAMATURGIA E DIREÇÃO: RICARDO CÉSAR
QUANDO: Até 14 de agosto de 2011, Sextas e sábados 21h /domingos 20 h
ONDE: Teatro Goldoni/Casa DÍtália (208/209 sul- Estação do Metrô)
INGRESSO: R$ 15,00 (a meia)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos.

domingo, 17 de julho de 2011

Seleção PPGCOM/UFRJ

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Estão abertas as inscrições até 26 de agosto de 2011 para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As informações estão disponíveis no site http://www.pos.eco.ufrj.br.

Também há informações em inglês para candidatos estrangeiros.

UNIRIO disponibiliza 58 vagas para Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar

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A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado destinado a admissão de 58 Professores Temporários, nas classes Adjunto, Assistente e Auxiliar. Os salários variam de R$ 2.130,33 à R$ 3.016,52.

As vagas são destinadas aos Departamentos de Tecnologia dos Alimentos, Nutrição em Saúde Pública, Nutrição Aplicada, Nutrição Fundamental, Microbiologia e Parasitologia, Cirurgia Geral e Especializada, Medicina Especializada, Medicina Especializada, Enfermagem de Saúde Pública, Gestão Estratégica, Estudos e Processos Biblioteconômicos, Estudos e Processos Técnico Documentais, Estudos e Processos Arquivísticos, Didática e de Fundamentos da Educação; e Centros de Ciências Jurídicas e Políticas, Letras e Artes, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Tecnologia.

Para participar, basta inscrever-se até 20 de julho (10 dias úteis contados a partir da publicação em 7 de junho) na Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA/PROGRAD), situada na Avenida Pasteur, nº 296, Urca, térreo, das 10h às 15h, e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 53,00, R$ 75,00 ou R$ 107,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme a opção pelo cargo. Será necessário apresentar currículo Vitae; original e cópia do RG e CPF.

O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogável uma vez por igual período.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 079/2011: http://200.156.25.3//Documentos/Noticias/Edital_Professor%20Tempor%c3%a1rio.pdf

VII Encontro Pernambucano de Arte/Educadores

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Arte/Educação Pós-Moderna: Diálogos (Inter)Nacionais

Homenagem a Solange Costa Lima, Rosa Vasconcelos e Sebastião Pedrosa

Centro de Educação
Universidade Federal de Pernambuco
Recife/PE

28 de julho de 2011

Convidados:
Ana Mae Barbosa (USP/Brasil)
Fernanda Cunha (UFG/Brasil)
Leda Guimarães (UFG/Brasil)
Michael Parsons (OSU/Estados Unidos)
Vesta Daniel (OSU/Estados Unidos)

Inscrições e Informações:
www.anarte-pe.blogspot.com

Realização:
Associação de Arte/Educadores do Nordeste – ANARTE/PE
Grupo Formação de Professores, Arte e Inclusão – GEFAI/PPGE/CE/UFPE

Patrocínio:        
Pró-Reitoria de Extensão – PROEXTE/UFPE
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPE

Apoio:
Editora Cortez
Escolinha de Arte do Recife – EAR
Federação dos Arte/Educadores do Brasil – FAEB
Livraria Recife
Movimento Pró-Criança
Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis – NEIMFA
PETROBRAS

Comissão Organizadora:
Adriana Aquino (ANARTE-PE)
Clarissa Araújo (UFPE)
Everson Melquiades (UFPE)
Fernando Azevedo (ANARTE-PE)
Maisa Silva (ANARTE-PE)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

II Convocatoria de ayudas a la movilidad para profesionales iberoamericanos de la cultura

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Fonte: http://www.oei.es/

Julio de 2011

La Organización de Estados iberoamericanos para la Educación,  la Ciencia y la Cultura (OEI),  desea contribuir  a la  construcción  de  un espacio cultural iberoamericano favoreciendo  el intercambio entre profesionales iberoamericanos de la cultura.

Para ello, se lanza la segunda convocatoria de ayudas  a la  movilidad para creadores, gestores, promotores y profesionales iberoamericanos de la cultura que quieran enriquecer su trabajo mediante el conocimiento de otros contextos profesionales que permitan el intercambio en los distintos ámbitos culturales de Iberoamérica.

En esta edición se pretende fortalecer el trabajo que están desarrollando las instituciones públicas y por ello estará dirigido a todas aquellas personas que trabajen en   instituciones públicas (de ámbito local, regional o nacional)

Este proyecto quiere contribuir a estimular la construcción de una cultura de paz, centrada en el intercambio, en el diálogo intercultural y la cooperación, favoreciendo un mejor conocimiento de las diferentes realidades culturales iberoamericanas.

Se dará la oportunidad de crear nuevos proyectos o fortalecer aquellos que ya estén en marcha; se fomentarán los intercambios y se podrán apoyar la puesta en marcha de proyectos conjuntos entre instituciones o profesionales de diferentes ámbitos y países.

Teniendo en cuenta la declaración de la Naciones Unidades del 2011 como el año de las poblaciones Afro descendientes, se valorarán positivamente aquellos los proyectos que pongan en valor las diferentes manifestaciones culturales y artísticas desarrolladas por las comunidades afro descendientes en Iberoamérica.

Para la puesta en marcha de esta convocatoria la OEI cuenta desde el inicio con el apoyo de la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID)

Más información: http://www.oei.es/movilidad/index.html.

3º Congresso Internacional CSO’2012

2 comentários:
Fonte: http://www.cso.fba.ul.pt
Chamada de trabalhos:

Call for entries:
III Congresso Internacional CSO'2012 "Criadores Sobre outras Obras"
30, 31 Março e 1 de Abril de 2012, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal.
http://www.cso.fba.ul.pt/

1. Desafio aos criadores e artistas nas diversas áreas.
Incentivam-se comunicações ao congresso sobre a obra de um artista ou criador. O autor do artigo deverá ser ele também um artista ou criador graduado, exprimindo-se numa das línguas ibéricas.
- Tema geral:

Os artistas conhecem, admiram e comentam a obra de outros artistas - seus colegas de trabalho, próximos ou distantes. Existem entre eles afinidades que se desejam dar a ver.

- Foco:
O congresso centra-se na abordagem que o artista faz à produção de um outro criador, seu colega de profissão. Esta abordagem é enquadrada na forma de comunicação ao congresso. Encorajam-se as referências menos
conhecidas ou as leituras menos ‘óbvias.’ É desejável a delimitação: aspectos específicos conceptuais ou técnicos, restrição a alguma(s) da(s) obra(s) dentro do vasto corpus de um artista ou criador.
Não se pretendem panoramas globais ou meramente biográficos / historiográficos sobre a obra de um autor.

2. Línguas de trabalho

Oral:
- Português;
- Castelhano;

Escrito:
- Português;
- Castelhano;
- Gallego
- Catalão

3. Datas importantes

Data limite de envio de resumos: 12 de Dezembro 2011.
Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 29 Dezembro 2011.
Data limite de envio da comunicação completa: 20 de Janeiro 2012.
Notificação de conformidade ou recusa: 7 de Fevereiro 2012.

As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas no número 5 da Revista :Estúdio, lançada em simultâneo com o Congresso CSO'2012. Todas as comunicações são publicadas nas Actas online do III Congresso (dotada de ISBN).

4. Condições para publicação

- Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados, no máximo de dois por artigo.
- O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
- Incentivam-se artigos que tomam como objecto um criador oriundo de país de idioma português ou espanhol.
- Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos.
- Uma vez aceite o resumo provisório, o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo (meta artigo) e tiver o parecer favorável da Comissão Científica.
- Cada participante pode submeter até dois artigos.

5. Submissões

- Primeira fase: envio de Resumos provisórios

Instruções detalhadas em http://www.cso.fba.ul.pt/

- Segunda fase: envio de artigos após aprovação do resumo provisório

Cada comunicação final tem quatro / cinco páginas (máx. 9000 caracteres). O formato do artigo, com as
margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no meta-artigo auto exemplificativo, disponível no
site do congresso e em capítulo dedicado na revista :Estúdio.

6. Apreciação por ‘double blind review’ ou ‘arbitragem cega.’

Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a três, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes - isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

Critérios de arbitragem:

- Dentro do tema proposto para o Congresso, “Criadores Sobre outras Obras,” versar preferencialmente sobre
autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica;
- Interesse, relevância e originalidade do texto;
- Adequação linguística;
- Correcta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.

7. Custos:

O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação, os materiais de apoio distribuídos e os snacks/cafés de intervalo, bem como outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas.

A participação pressupõe uma comparticipação de cada congressista nos custos associados.

Como conferencista com UMA comunicação: 80 euro (cedo), 120 euro (tarde).
Como conferencista com DUAS comunicações: 160 euro (cedo), 200 euro (tarde).

No material de apoio incluem-se exemplares da revista :Estúdio, além da produção on line das Actas do
Congresso.

Contactos:
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congressocso@gmail.com
http://www.cso.fba.ul.pt/

domingo, 10 de julho de 2011

Curso de Extensão: Filmes para Ver e Aprender - JUNDIAÍ/SP

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Fonte: http://www.anchieta.br
Objetivos:

1- Difundir e incentivar a prática de uso de recursos audiovisuais, em especial filmes, como ferramentas didático-pedagógicas.
2- Conscientizar sobre o papel do gestor de pessoas em qualquer área de conhecimento, em especial salas de aula.
3- Compartilhar experiências e saberes das pessoas interessadas em cursar o programa em relação ao uso de audiovisuais como recurso didático-pedagógico.
4- Possibilitar a emergência de competências, capacidade de reflexão e conversação, de análise crítica e desenvolvimento da sensibilidade no trato com pessoas.

Público-Alvo:

Professores e alunos de cursos de Licenciaturas em geral, Arte, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis, Gestão (em suas diversas modalidades), Logística, Direito, Engenharias, Cursos das áreas de Saúde e demais interessados em trabalhar com/em grupos.

Docente:

Prof. Ms. Jurema Luzia de Freitas Sampaio-Ralha

Carga Horária:
20 horas

Aulas:
06, 13, 20 e 27 de agosto
03 de setembro

Horário:
8h30min. às 12h30min.

Investimento:
R$ 79,00

Local:
Anfiteatro UNIANCHIETA

Informações:
(11) 4527-3444 Ramal: 3507
E-mail: extensao@anchieta.br
http://www.anchieta.br/Curso_Extensao_2011/cursos/pub_filmes.asp

FESPSP - Capacitação técnica do Mediador Cultural como desenvolver ações e captar recursos

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Fonte: http://www.fespsp.org.br
Matrículas Abertas!


Informações Gerais.
Modalidade: Capacitação.
Carga Horária: 48 horas.
Início: 03 de setembro de 2011.
Término: 26 de novembro de 2011.
Duração: 12 semanas.
Dia da Semana: Sábado.
Horário: 9h00 às 13h00.
Vagas: 40.
Unidade: CMJ.

VERSÃO PARA IMPRESSÃO


Apresentação
A sociedade brasileira contemporânea demonstra crescimento econômico nos últimos anos, apresentado, por exemplo, no dinamismo entre as classes sociais, no investimento crescente das empresas para a qualificação da mão de obra, e na consciência política da importância da educação para o fortalecimento deste movimento. Há uma agitação e integração entre os diferentes setores da sociedade na busca por uma sociedade inclusiva, afirmativa e produtiva. No contexto de uma sociedade global e altamente informatizada essas questões se tornam mais complexas, fragilizando um país caso ele não as encare como problemas políticos e urgentes.

Portanto, nesse cenário, um dos caminhos para a sustentação de um país, passa pela educação, informação e cultura. Caminho este já assumido pelas grandes potências econômicas. Como fortalecer um povo? Para que fortalecer? Qual a importância da cultura no desenvolvimento econômico? Cabe a responsabilidade de educar e informar somente nos espaços e aos profissionais oficiais da educação?  É certo que não, pois inúmeras experiências são desenvolvidas com resultados positivos há muitas décadas. Então como fazer? Por onde iniciar? Para que iniciar um projeto que integra educação, informação, cidadania, arte? Como buscar parceiros? Como administrar financeiramente este trabalho?

Objetivos
O curso tem por objetivo apresentar uma estrutura conceitual e técnica que permite ao cursista planejar e iniciar ações culturais com diferentes grupos sociais e culturais, atendendo suas necessidades e avanços específicos; dialogar com equipes multidisciplinares, acompanhar e avaliar os resultados obtidos. Afirma a importância do trabalho do mediador cultural para o crescimento econômico do país e a solidificação da base democrática. Ao tratar de cultura, o curso desenvolve-se permeando as áreas da arte educação, comunicação, ciências da informação, política, sociologia, educação e administração; ao pensar a prática, entende como ação transformadora que pede atitude inventiva e reflexiva.

Assim, no presente curso, busca-se oferecer conceitos, cases, estruturas de projetos e espaços de criação que atendem às essas perguntas, com o objetivo de preparar mais pessoas para entrarem nesse movimento de melhoria econômica e de busca de maior participação política e artística. Nesse sentido, são objetivos específicos:

  • preparar o profissional para desenvolver projetos de ação cultural;
  • apresentar conceitos básicos que permitam interpretar diferentes realidades sociais e culturais;
  • apresentar e analisar experiências com ação cultural;
  • propor estruturas de ação para viabilizar projetos de ação cultural;
  • criar projetos de ação cultural.

Público Alvo
Profissionais do terceiro setor e de qualquer área de atuação; estudantes com graduação concluída ou em curso de qualquer área do saber, bem como para interessados em atuar com comunidades, nas áreas da cultura, informação, educação, arte e política.


Investimento
Valor do Curso: R$ 650,00

Parcelamento
1ª parcela de R$ 217,00 no ato da matrícula
2ª parcela de R$ 217,00 para 30 dias
3ª parcela de R$ 217,00 para 60 dias


IMPORTANTE
Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP têm 40% de desconto nos cursos do programa de extensão.

Instituições conveniadas e ex-alunos da FESPSP têm 15% de desconto no valor total do curso.

Por motivações logísticas a FESPSP reserva-se ao direito de mudar a data de início, cronogramas e docentes dos cursos; ou não abrir turmas caso não haja quórum mínimo.

sábado, 2 de julho de 2011

Exposição: Tatiana Blass, em Brasília

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Curadoria do crítico de arte José Augusto Ribeiro, reúne 14 obras da artista plástica paulistana Tatiana Blass.

Pinturas, peças tridimensionais e um vídeo apresentam ao público a diversidade de meios e suportes utilizados pela artista, que mobiliza conhecimentos e recursos de manifestações do campo da cultura para uma investigação às voltas com formas fraturadas, interrompidas ou em dissolução.

Local: Galeria Vitrine do CAIXA Cultural
Visitação: Até 31/07/2011
Horário: diariamente, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
End.: SBS Quadra 04 Lotes 03/04, Anexo Ed.Sede CAIXA Matriz I

Vestida de Mar

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“Vestida de Mar”

No TEATRO GOLDONI, estação 108 SUL do Metrô
TEMPORADA de 22 de Julho a 15 de agosto/2011
Brasília, DF.

...SE PREPARE, ELA VAI ENCANTAR VOCÊ!