INFORME EXTRA nº 6 — 7 de maio de 2013 www.iea.usp.br |
O Collegium de Lyon: Um Instituto de Estudos Avançados Francês é o tema da apresentação do presidente da instituição, Olivier Faron, no dia 10 de maio, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA. Organizado com o apoio da Embaixada da França, o encontro será em francês, com tradução simultânea. Haverá transmissão ao vivo pela web.
Concebido nos moldes dos institutos de estudos avançados mais tradicionais, como os de Princeton (EUA) e Berlim (Alemanha), o Collegium de Lyon iniciou suas atividades em 2006, ano em que o governo francês criou o Réseau Français des Instituts d'Études Avancées (RFIEA). O Collegium é a sede dessa rede, que conta com mais três instituições: o Institut Meditérranéen de Recherches Avancées (IMéRA), o Institut d'Études Avancées de Nantes (IEA de Nantes) e o Institut d'Études Avancées de Paris (IEA de Paris). Assim como o IEA-USP, a RFIEA também integra a rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study).
Interdisciplinaridade internacional
Segundo Faron, o Collegium tende a respeitar duas dimensões principais: uma total abertura internacional e a procura de uma interdisciplinaridade ativa. "O Collegium quer ser um centro de pesquisa independente e um espaço de grande liberdade para uma comunidade de docentes e de pesquisadores de alto nível, que tem assim, durante um tempo de 5 a 10 meses, a possibilidade de se livrar das contingencias ligadas as responsabilidades de ensino e/ou de administração, para poder privilegiar as suas próprias atividades cientificas".
Com 15 a 20 professores visitantes a cada ano, o Collegium é uma ferramenta de atratividade no panorama francês do ensino superior e da pesquisa, de acordo com seu presidente: “Trata-se de um dispositivo que começa a gerar frutos e a render resultados científicos pioneiros”.
Conferencista
Olivier Faron preside a associação dirigente do Collegium de Lyon. De junho de 2011 a abril de 2012, foi diretor adjunto de Ensino Superior do Ministério da Educação Superior e da Pesquisa da França e dirigiu a École Normale Supérieure de Lyon de 2010 a 2011. É autor de vários livros, incluindo "La Ville des Destins Croisés — Recherches sur la Société Milanaise du 19ème Siècle", de 1997, e "Les Enfants du Deuil — Orphelins et Pupilles de la Nation de la Première Guerre Mondiale", de 2001. É cavaleiro da Légion d'Honneur e das Palmes Académiques, ambas condecorações do governo francês.
O COLLEGIUM DE LYON: UM INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS FRANCÊS
Tipo: conferência aberta ao público, mediante inscrição prévia
Data: 10 de maio, às 14 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Transmissão: www.iea.usp.br/aovivo
Informações e inscrições: Leila Costa (leila.costa@usp.br), tel. (11) 3091-1681
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são aprovados antes de serem publicados.