Fonte: www.arturbain.fr |
O governo francês abriu inscrições para o Concurso Internacional de Arte Urbana. Com o tema Valorizar os espaços vazios esquecidos, o concurso propõe a análise de um vazio urbano, em cidade definida pela equipe participante, e o desenvolvimento de um esboço comparativo ilustrando o programa de melhoria da qualidade de vida do local.
As propostas devem levar em conta os seguintes parâmetros: a ligação entre os espaços vazios e a trama urbana; a escolha de um programa adaptado à cidade e município em questão; relação com o entorno; respeito e ressalto da identidade do local escolhido; convivência e acessibilidade social; cuidado com o meio ambiente; gestão de dejetos e poluentes e do congestionamento dos carros.
O tema do concurso homenageia os 25 anos do Seminário Robert Auzelle, no qual se insere. O arquiteto francês Auzelle (1913/1983) colocava os espaços vazios como a principal forma de arte urbana, em oposição às construções que eram, para ele, "nada mais que numerosas paredes que delimitam o espaço", dizia.
O Seminário Robert Auzelle é uma instituição francesa dependente do Ministério de Ecologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável, que promove e difunde o tema da qualidade do espaço urbano, organizando concursos anuais dirigidos por equipes de estudantes e professores de arquitetura, paisagismo, engenharia e ecologia, entre outras disciplinas.
As inscrições podem ser realizadas até 15 de fevereiro de 2011 no site do concurso.
Mais informações em arturbain@i-carre.net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são aprovados antes de serem publicados.