quinta-feira, 30 de abril de 2015

Processo Seletivo de Docentes

Nenhum comentário:

"Aviso de abertura de Inscrições ao Processo Seletivo de Docentes, objetivando a formação de cadastro para contratação temporária de excepcional interesse público, Nº 180/01/2015 DE 17/04/2015. PROCESSO Nº 2651/2015.

O Diretor de Escola Técnica da ETEC de Artes, da cidade de São Paulo, com fundamento no Comunicado CEETEPS-1, de 30.01.2009, publicado no DOE de 31.01.2009, com alterações introduzidas pelos Comunicados CEETEPS nos 3, 5/2009, 2/2010 e 2/2011, faz saber que encontram-se abertas as inscrições aos Processos Seletivos para a formação de cadastro de docentes".

Informações: http://www.etecdeartes.com.br/

domingo, 19 de abril de 2015

Dia do Índio - 19 de abril

Nenhum comentário:
Como foi/é sua formação sobre cultura e arte indígenas?

Para ampliar conhecimentos, e comemorando o Dia do Índio (19 de abril).

Fonte: Imagem da Agência Brasil.
Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Jurema 
Ao lado, Jurema: "É uma indiazinha que mora na tribo do Papa-Capim, é apaixonada por ele mais não podem namorar por causa da idade. Apareceu rapidamente no filme Uma Aventura no Tempo. É uma das únicas índías da tribo de Papa-Capim, mas é a que apareceu mais nas histórias. Possuí um pai que já  morreu por causa de uma doença.Vive em aventuras como Papa-Capim e Cafuné outras vezes se divertindo com suas amigas.Nunca se mete em confusões, os animaizinhos adoram ela e além do mais é bela, e cultiva a natureza. Seu verdadeiro nome é Jurema Iorkhidea Margarida da Flor." (Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Jurema ).

Alguns links de cultura indígena, em especial, arte plumária:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plumaria
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plumaria_dos_indios_brasileiros
- http://www.mundoeducacao.com/artes/a-arte-plumaria.htm
- http://www.eba.ufmg.br/

E um CD (álbum completo) do som Ñande Reko Arandu - (2000) Memória Viva Guarani:

sábado, 18 de abril de 2015

II Congresso Internacional de Educación Artistica

Nenhum comentário:
Fonte: https://congresoslea.wordpress.com

Evento académico realizado por la Licenciatura en Educación Básica con Énfasis en Educación Artística, perteneciente a la Facultad de Ciencias y Educación de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá – Colombia. Propuesto para el intercambio entre profesionales del campo artistas e investigadores.

Informações e inscrições: https://congresoslea.wordpress.com/2015/03/18/primer-anuncio/

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.unicamp.br
Lançado em formato de e-book, o livro “Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios” encontra-se disponível para download gratuito, no site do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

A publicação traz 28 capítulos de diversos pesquisadores da área de Audiovisual (cinema, documentário, fotografia, multimeios etc.) do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp e também de autores convidados das seguintes universidades: USP, Unesp, UFPB, Unir e UFSCar.

O livro está organizado em três seções. A primeira, “Identidade, cultura e representação no audiovisual”, traz um panorama de investigações – em obras de formatos e gêneros diversificados – de questões socioeconômicas, religiosas, nacionais, histórico-biográficas e genérico-sexuais.

Denominada “Tradição e transformação no cinema documentário”, a segunda parte do livro reúne textos que se dedicam ao estudo de instâncias realizadoras – individuais ou coletivas –, o impacto da técnica sobre a produção documental, a influência de vertentes específicas do gênero ou de condições sócio-políticas.

A terceira e última seção, “Abordagens estéticas, autorais e críticas na contemporaneidade”, engloba trabalhos acerca da crítica jornalística de filmes, construção autoral da ficção, gêneros cinematográficos e o caráter performático/performativo do audiovisual. A apresentação do livro detalha cada um dos trabalhos dos autores.

Os autores/organizadores
Juliano José de Araújo realiza doutorado em Multimeios pela Unicamp pesquisando produção audiovisual indígena.
Carla Conceição da Silva Paiva concluiu recentemente seu doutorado em Multimeios pela Unicamp com tese sobre a representação das mulheres no cinema brasileiro da década de 1980.
Rodrigo Ribeiro Barreto fez seu pós-doutorado em Multimeios com pesquisa acerca da representação masculina em videoclipes.

domingo, 12 de abril de 2015

Sabores do Mundo

Nenhum comentário:
A partir deste mês, o Museu da Imigração promove um ciclo de oficinas gastronômicas com receitas de diversos países.

A programação “Temperos do Mundo” tem quatro encontros mensais agendados com receitas da Rússia, Congo, Alemanha e Itália, todas ensinadas por representantes de comunidades de imigrantes e descendentes.

As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Livro de Artista

Nenhum comentário:
Na oficina LIVRO DE ARTISTA os participantes aprenderão a confeccionar livros com diferentes estruturas e técnicas, como colagem, sobreposição, carimbos, cartonagem entre outros materiais.

Com Cibele Degrazia, de 9/4 a 7/5 (quintas), às 19h. Inscrições abertas na Central de Atendimento do Vila.

Informações: http://www.sescsp.org.br.

terça-feira, 7 de abril de 2015

XVI Prêmio Arte na Escola

Nenhum comentário:

As inscrições para o XVI Prêmio Arte na Escola podem ser feitas até 17 de maio. 

São diversos prêmios além da divulgação do seu trabalho.


Oportunidade: assessor para a área de Arte

Nenhum comentário:
A Editora Positivo contrata assessor para a área de Arte. É necessário mestrado ou doutorado.
Interessados entrar em contato com Davi Marangon no dmarangon@positivo.com.br.

PERFIL:

- Licenciatura em Arte.
- Mestrado
- Experiência no Ensino de Arte.
- Disponibilidade para viagens nacionais durante 15 (quinze) dias em média (ou mais, dependendo do cronograma) a cada mês, os demais dias, o assessor atenderá na Editora, em Curitiba.

Nº DE VAGAS: 01
Encaminhar o currículo para Davi Marangon no
dmarangon@positivo.com.br.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

PRONATEC CULTURA - Campinas/SP

Nenhum comentário:
O Pronatec Cultura é um programa do Governo Federal destinado a ampliar a oferta de cursos de formação profissional na área cultural e incentivar a qualificação, o acesso à renda e o aumento da empregabilidade para os trabalhadores da cultura.

Os cursos são gratuitos, destinados a todos os públicos.

A Secretaria Municipal de Cultura de Campinas está com pré-inscrições abertas em 11 cursos para o

PRONATEC CULTURA.

Trata-se de um pré-cadastro e pesquisa de demanda para o oferecimento de Cursos Técnicos gratuitos na área de cultura e de cursos rápidos para técnicos na área cultural.

Os cursos serão oferecidos desde que tenham demanda mínima de 50 inscritos, segundo normas do Ministério.

A inscrição deverá ser feita agora pelo interessado, depois de regulamentado o inicio do curso não serão aceitas inscrições posteriores.

As vagas são ilimitadas a princípio, podendo abrir mais de uma turma por curso.

A previsão para início é segundo semestre, sem data definida. Depende do calendário do MEC e este pode começar a qualquer tempo.

Os Cursos Técnicos disponíveis são:
01 ano (800 hs)

- Técnico em Cenografia
- Técnico em Eventos
- Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
- Técnico em Multimídia

PRONATEC FIC (3 meses)

- Agente Cultural - 160hs
- Auxiliar de Produção Cultural - 160hs
- Auxiliar de Cenotecnia - 160hs
- Contrarregra - 160hs
- Iluminador Cênico - 160hs
- Operador de Áudio - 150hs

O pré-cadastro deve ser feito no endereço: http://campinas.sp.gov.br/formularios/form-cultura-pronatec/ ou acessar o site: www.campinas.sp.gov.br, acessar secretarias, cultura e clicar no ícone no canto superior direito : PRONATEC CULTURA - Pré-Cadastro.

As inscrições vão até 19 de Abril de 2015.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 2116-0515 ou pelo e-mail: smc.emcea@campinas.sp.gov.br.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fundação Cultural do Pará abre inscrições para minicurso sobre fundamentos e história da arte

Nenhum comentário:
Agência Pará de Notícias

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Fundamentos de Arte e História da Arte”, com Ednaldo Britto, na Casa da Linguagem, da Fundação Cultural do Pará (FCP). As aulas serão ministradas de 06 a 11 de abril, no horário de 15h as 18h, com 20 vagas gratuitas. O conteúdo é voltado para maiores de 18 anos, que sejam, preferencialmente, educadores, artistas, artesãos, produtores culturais ou estudantes universitários.

Ednaldo Britto é pesquisador, produtor e professor de arte. Estão previstos para o curso seis encontros: cinco em sala de aula e o último pelo centro da cidade. Apesar de estar focado nas artes visuais, o curso abordará outras linguagens como da música e da literatura.

Serviço: Minicurso “Fundamentos de Arte e História da Arte”. Inscrições gratuitas até 1° de abril. Aulas de 06 a 11 de abril, das 15h às 18h, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31, próximo à Praça da República).
http://www.agenciapara.com.br/nota.asp?id=18258