sábado, 27 de setembro de 2014

Arte em Deslocamento: trânsitos geopoéticos - SP

Nenhum comentário:
É HOJE!

"Arte em Deslocamento: trânsitos geopoéticos" é o tema do Seminário Internacional de Arte Contemporânea, que o Paço das Artes promove nos dias 26 e 27 de setembro: http://bit.ly/1lf43pY

Entre os palestrantes estão nomes de peso como Pablo Leon De La Barra, Pablo Lafuente, Karen O´ Rourke e Moacir dos Anjos. 

Entrada gratuita. 

Inscrições pelo e-mail: seminariointernacional@pacodasartes.org.br.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

domingo, 21 de setembro de 2014

IV Colóquio Arte em Trânsito - UFJF/MG

Nenhum comentário:
Fonte: http://arteemtransito.com.br/site/

Colégio de Aplicação João XXIII/ UFJF

Chamada para apresentação de trabalhos.

O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora promove, entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014, o IV Colóquio Arte em Trânsito.  Trata-se de um evento que acontece em Juiz de Fora desde 2010, como desdobramento do Projeto de Extensão Arte em Trânsito: Colóquio e Mostras Culturais, e que contribui consideravelmente para a ampliação do espaço de debate sobre arte e seu ensino em Juiz de Fora e região.

O tema da 4a. edição é “Dimensões Contemporâneas de Arte: poéticas e ensino” que acontece a partir da demanda do Grupo de Estudo sobre o tema, em funcionamento desde o começo do ano no Colégio de Aplicação João XXIII. Faz-se importante ressaltar que o Colóquio Arte em Trânsito visa, desde a sua primeira edição, firmar-se como um espaço primordial de diálogo entre os trabalhos apresentados. Tal princípio, exige um árduo esforço da comissão organizadora na tarefa de selecionar os trabalhos recebidos. Portanto, serão considerados para seleção trabalhos que exponham claramente suas intenções, sejam pertinentes e apresentem-se enquanto resultado de pesquisas embasadas em referencial teórico coerente e que proporcionem junto aos demais trabalhos selecionados um profícuo diálogo. Pela primeira vez propomos dois eixos temáticos para orientar a escrita das propostas:

1- Poéticas Artísticas: espaço para apresentação de comunicações orais de pesquisas em andamento ou finalizadas sobre arte e suas conexões com outros campos do conhecimento;

2- Arte e Educação: espaço para apresentação de relatos de experiência docente em espaços escolares e culturais;

INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão acessar o site: www.arteemtransito.com.br e clicar no link INSCRIÇÕES. A ficha on line deve ser devidamente preenchida e enviada pelo próprio site.

PRAZO PARA ENVIO DAS PROPOSTAS:
De 27 de agosto até 26 de setembro de 2014.

DIVULGAÇÃO DOS ACEITOS:
Os nomes dos selecionados serão divulgados no site www.arteemtransito.com.br no dia 10 de outubro de 2014. A seleção priorizará a pertinência das propostas e PRINCIPALMENTE os possíveis diálogos entre os trabalhos a serem selecionados.

PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS APRESENTADOS:
Os textos finais apresentados no evento devem ser enviados para o e-mail arteemtransitoj23@gmail.com até 15 de novembro de 2014 de acordo com as normas disponíveis no site do evento.

LEMBRANDO: CHAMADA ESPECIAL DE TRABALHOS

Nenhum comentário:


Aos educadores/pesquisadores da arte popular: chamada para envio de artigos a compor número dedicado ao tema a sair em novembro de 2014.

São pontos especiais de interesse: os processos de criação e apresentação, os sujeitos da cultura, os espaços e as formas de vivência coletiva, as práticas educativas e os discursos críticos que envolvam a cultura e a arte popular.

O caderno de arte apresentará imagens em fotografia, som e vídeo dos materiais da pesquisa. O dossiê e caderno de arte estarão em número especial da Art&, coordenado por Isabela Frade e com apoio da equipe de pesquisadores do Observatório de Comunicação Estética/ CNPq.

PRAZO DE ENVIO 30 de setembro de 2014.

Normas de publicação:
http://revistadigitalart.blogspot.com.br/p/normas-de-publicacao.html.

Informações:
http://revistadigitalart.blogspot.com.br/2014/08/chamada-de-trabalhos.html

sábado, 20 de setembro de 2014

XI Colóquio Franco Brasileiro de Estética: o efêmero nas artes

Nenhum comentário:
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Escola de Belas Artes
Universidade Federal da Bahia
06 a 13 de outubro 2014 
Coordenador do IX Colóquio: Ricardo Biriba - UFBA
Presidente do RETINA INTERNACIONAL: François Soulages – Paris 8
Presidente do RETINA AMÉRICA LATINA: Alberto Olivieri - UFBA.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO
visite o Blog
Colóquios RETINA 2014 – Fronteiras do Efêmero.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Seleção de Candidatos às vagas do PPG-ARTE UNB - Mestrado acadêmico e doutorado

Nenhum comentário:
Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em ArteEdital no 1/2014

Informações sobre o Programa podem ser obtidas em http://www.ida.unb.br, ou na secretaria do Programa.

Ficha de inscrição.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte), no uso desuas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programade Pós-Graduação em Arte, em conformidade com as exigências do Regulamento deste programa e da Resolução no 91/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB.

O edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Arte, emreunião realizada em 21/08/2014 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação daUniversidade de Brasília.

Número de vagas:

Doutorado: 24 (vinte e quatro) vagas.
Mestrado Acadêmico: 29 (vinte e nove) vagas.

Área de concentração: Arte Contemporânea.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Educação a Distância - UFPE

Nenhum comentário:
Seleção para Tutor Presencial, Tutor Virtual, Professor Pesquisador e Coordenador de Tutoria para o curso de Licenciatura em Artes Visuais, UA-EADTEC/UFRPE, entre outros cursos.

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco torna público o EDITAL N.04/2014, referente ao processo de seleção para:

  • Tutor Presencial, 
  • Tutor Virtual, 
  • Professor Pesquisador e 
  • Coordenador de Tutoria 

Para os cursos de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Administração Pública.

As inscrições ocorrem no período de 15 a 19 de setembro, às 17h, através do endereço eletrônico: http://www.ead.ufrpe.br

A prova escrita para Tutor Virtual, Professor Executor e Coordenador de Tutoria será realizada no dia 26/09/2014 das 9:00 às 12:00 no prédio do CEAGRI II, e a prova escrita para Tutor Presencial 27/09/2014 das 9:00 às 12:00 no polo de inscrição do candidato. Participem!

Mais informações: http://www.ead.ufrpe.br

Arte em Deslocamento: trânsitos geopoéticos - SP

Nenhum comentário:

"Arte em Deslocamento: trânsitos geopoéticos" é o tema do Seminário Internacional de Arte Contemporânea, que o Paço das Artes promove nos dias 26 e 27 de setembro: http://bit.ly/1lf43pY

Entre os palestrantes estão nomes de peso como Pablo Leon De La Barra, Pablo Lafuente, Karen O´ Rourke e Moacir dos Anjos. 

Entrada gratuita. 

Inscrições pelo e-mail: seminariointernacional@pacodasartes.org.br.

AfroeducAÇÃO no Cinema!

Nenhum comentário:

Dia 27/09, sábado, às 11h (com liberação de ingressos gratuitos a partir das 10h30 para quem quiser), no Espaço Itaú de Cinema, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Assista ao filme "Cartas para Angola", e ainda participe de um debate com os diretores Júlio Matos e Coraci Ruiz, mediado pelo escritor Allan da Rosa.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso!

sábado, 13 de setembro de 2014

1º Seminário Nacional do Bordado na UNICAMP

Nenhum comentário:

Acontecerá nos dias 24 e 25 de Novembro de 2014.

Coordenação Geral do Evento: Profa. Dra. Ariane Porto/USP.

Bordar e narrar têm um caráter organizador. Quando se borda ou se narra, recria-se um novo traçado para a própria história, o que dá forma ao próprio milagre da criação! Bordar é a possibilidade de recompor a história da vida, é o fio condutor de histórias sobre o assunto e suas diversas manifestações.

O evento organizado pela CAC/PREAC/UNICAMP, tem como tema O Bordado e suas Histórias, que pretende costurar, com fios de ouro, as práticas e expressões artísticas feitas com a agulha e linha sobre o tecido, as pesquisas desenvolvidas sobre essa prática e as histórias que envolvem e encantam a vida de quem borda.

O evento contará com uma diversificada programação, oferecendo conferências com profissionais renomados do nosso país, oficinas praticas de bordado, exposição de trabalhos e feiras de bordados diversos.

Para mais informações consulte o site: http://www.preac.unicamp.br/cac/bordado.


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Programa de Leitores Brasileiros 2014

Nenhum comentário:
Até dia 27 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Programa de Leitores Brasileiros 2014. Serão 17 vagas para professores interessados em atuar como divulgadores da língua portuguesa, variante brasileira, e cultura brasileira em leitorados em grandes instituições de ensino superior no exterior.

Os leitores iniciarão as atividades em janeiro de 2015 e o exercício do cargo será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Há vagas abertas nos seguintes países:

  • África do Sul: Universidade do Cabo
  • Argentina: Universidade Nacional de Córdoba e Universidade de Buenos Aires
  • Austrália: Australian National University
  • Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde
  • Canadá: University Of British Columbia
  • Chile: Pontifícia Universidade Católica
  • China: Universidade de Pequim e Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão
  • EUA: Universidade de Pititsburgh e Florida International University
  • França: Universidade Blaise-Pascal Clermont Ferrand
  • Índia: Universidade Jawaharlal Nehru
  • Inglaterra: Universidade de Surrey
  • Israel: Universidade Hebraica de Jerusalém
  • México: Instituto Politécnico Nacional
  • Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane

Atualmente 30 leitores brasileiros estão em atividade em 21 países, distribuídos em instituições como a Universidade de Harvard, nos EUA; de Fudan, na China e o King's College London, no Reino Unido. Além de lecionar para um contingente de cerca de 1,6 mil alunos, os leitores também difundem a cultura brasileira por meio da participação em atividades acadêmicas e da organização de eventos, exposições, entre diversas outras iniciativas.

Os leitores recebem uma bolsa do Ministério das Relações Exteriores e apoio das instituições onde atuarão. Confira o edital com todas as informações no site da CAPES:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-leitorado


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pinacoteca de SP: lançamento do material de apoio à prática pedagógica.

Nenhum comentário:

No dia 20/09, sábado, das 10h às 13h, encontro com Anny Lima e Auana Diniz, na Estação Pinacoteca, sobre o material de apoio à prática pedagógica. 
As inscrições já estão abertas, é só ligar. Atividade gratuita.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

IX Seminário Arte, Cultura e Fotografia - Imagens: Práticas e Metodologias

Nenhum comentário:

Inscrições de 21 de agosto a 19 de setembro de 2014, ou até o preenchimento das vagas

Patrocínio: Capes
Colaboração MAC - USP
Realização: Escola de Comunicações e Artes da USP
Organização: Grupo de Estudos Arte&Fotografia  www.geartfoto.blogspot.com
Página no Facebook: https://www.facebook.com/events/209170772583598/
Local: Auditório MAC USP Nova Sede – Capacidade: 100 lugares
Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301;  Tel.: 5573-9932
Horário: 13h30 às 18h (intervalo: 15h30 às 16h)
Inscrições:  De 21 de agosto a 19 de setembro de 2014, ou até preenchimento das vagas (limitadas)
Taxas: PÚBLICO EM GERAL: R$ 200,00 (5 dias, direito a certificado) e R$ 50,00 (avulsa, sem direito a certificado) ESTUDANTES: R$100,00 (5 dias, direito a certificado) e R$ 25,00 (avulsa, sem direito a certificado) .
Fichas de inscrição: disponíveis no blog www.geartfoto.blogspot.com, após preenchidas devem ser enviadas para o e-mail: artefotografiausp@gmail.com. Mais informações: artefotografiausp@gmail.com
Contato com a imprensa: Frederico Silva Cel. 11 98923-3252 f_fred80@yahoo.com.br
(Comitê de Organização do IX Seminário)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SEDA – Semana do Audiovisual 2014

Nenhum comentário:
A SEDA – Semana do Audiovisual 2014, que este ano chega a sua quarta edição, acontece de 16 a 21 de Setembro, em vários lugares da cidade e com várias temáticas sociais em seus processos de circulação, produção, formação, intercâmbio cultural e intervenções urbanas. Por meio das linguagens propostas, busca mais um ano pensar novas formas e relações de trabalhar e produzir o novo cenário do Audiovisual brasileiro, independente, alternativo e em rede.

Este ano, a SEDA começou muito antes, com quatro meses de antecedência, trabalhando com processos de reunião aberta, em construções colaborativas e partilhadas com vários movimentos da cidade, para selecionar e discutir o que está mais latente e vivo quando falamos em processos sociais que são transversalizados pela questão do Audiovisual.

Veja a programação completa: http://moinhocoletivo.wordpress.com/programacao-seda/

Saiba mais: http://moinhocoletivo.wordpress.com/2014/09/06/semana-do-audiovisual-campinas-acontece-de-16-a-21-de-setembro/

terça-feira, 2 de setembro de 2014

IX Simpósio Pedagógico – SIMPED - com o tema Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios.

Nenhum comentário:
Fonte: www.aedb.br/simped
De 02 a 04/09/2014, na Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, em Resende, RJ.

Website: www.aedb.br/simped

Público alvo: Nível superior e demais interessados

Resumo: A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – FFCLDB - e o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPGE, mantidos pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, promoverão o IX Simpósio Pedagógico – SIMPED - com o tema Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios, cujo objetivo é propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, numa perspectiva interdisciplinar, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional.