terça-feira, 28 de janeiro de 2014

XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o II Congresso Nacional de Formação de Professores

Nenhum comentário:
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) comunica que estão sendo organizados de forma integrada o XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o II Congresso Nacional de Formação de Professores, cujo tema será Revolução no Campo da Formação de Professores. 

O evento ocorrerá no Hotel “Majestic” em Águas de Lindóia – SP, no período de  07 a 09 de abril de 2014.

A estrutura do evento contará com Conferências Plenárias, Mesas Redondas, Apresentação de Trabalhos de Relatos de Pesquisa e de Relatos de Experiências, Colóquios e Minicursos.

As inscrições para participação nos Congressos (até 02 de abril de 2014) e a submissão de trabalhos para apresentação no evento (até 31 de janeiro de 2014) deverão ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos Científicos - GECI, no endereço http://www.geci.ibilce.unesp.br.

Mais informações sobre os Congressos podem ser acessadas no site http://www.geci.ibilce.unesp.br/site/congressoeducadores2014.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Livro-Cd Experiências Compartilhadas em Dança

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.ia.unesp.br/
Organização é de professora do Instituto de Artes da Unesp

Kathya Godoy, professora do Instituto de Artes da Unesp, Campus de São Paulo, é a organizadora do livro-Cd Experiências Compartilhadas em Dança: formação de plateia.

A obra organizada por Kathya é fruto do 1º Seminário Internacional de Dança da São Paulo Companhia da Dança. Quem participou dessa atividade, poderá retirar o livro-Cd, que traz alguns olhares sobre o Seminário.

O lançamento ocorre dia 28 de janeiro na Livraria Martins Fontes Paulista, Av. Paulista, 509, em frente ao Metrô Brigadeiro.

Às 19h00, ocorre exibição do documentário Canteiro de Obras 2013 da Companhia de Dança. O lançamento ocorre às 20h00.

Confirmação de presença pelo e-mail: comunicação@spcd.com.br.

Informações: (11) 2167-9900.

domingo, 26 de janeiro de 2014

31ª Bienal de São Paulo anuncia título e identidade visual

Nenhum comentário:
Com abertura ao público no dia 6 de setembro de 2014 (preview 02-05/09), a 31ª Bienal de São Paulo terá como título "Como falar de coisas que não existem". Trata-se de uma chamada poética que coloca a potência da arte no centro do projeto. As coisas que não existem tocam nos limites do entendimento e envolvem questões ligadas ao visível e ao invisível, à coletividade e ao conflito (como fato e como ferramenta), à potência transformadora da arte e da cultura e à capacidade de imaginar outros mundos possíveis.

Partindo do título, a identidade visual da 31ª foi desenvolvida pela curadoria em parceria com a equipe de design da Fundação Bienal. A imagem central da torre se movendo sob a propulsão humana foi concebida especialmente pelo artista indiano Prabhakar Pachpute. Uma composição caligráfica em preto e vermelho emoldura e contextualiza a imagem.

sábado, 25 de janeiro de 2014

3ei-ea ― III Encontro Internacional sobre Educação Artística

Nenhum comentário:
Práticas de investigação em educação artística
tensões entre aprendizagem e investigação.

Datas importantes:

28 de fevereiro de 2014 ― inscrição de comunicações (resumo expandido) e mesas.
23 de março de 2014 ― informe de aceitação.
Até 10 de abril de 2014 ― envio de texto completo de comunicações (para publicação).
Até 30 abril de 2014 ― inscrição para a participação no 3ei_ea.

Envio de comunicações - informações: 3eiea@urca.br

Cada participante poderá submeter apenas 01 trabalho, na condição de autor principal, e até 05 (cinco) trabalhos, na condição de co-autor.

A inscrição dos trabalhos será feita por meio da apresentação do Resumo Expandido.

Os textos deverão ser apresentados em um dos seguintes idiomas: Português, Espanhol, Francês ou Inglês.

O texto apresentado deverá ser derivado de estudos e resultados de pesquisa, concluídas ou em andamento, abordando temáticas novas ou já estabelecidas em Arte e em Educação Artística, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual de modo a evidenciar o objeto de estudo, objetivos, metodologia, referencial teórico, conclusões e bibliografia.

ATENÇÃO: os autores e co-autores deverão, obrigatoriamente, inscrever-se no encontro e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Os Resumos Expandidos e os Trabalhos Completos serão publicados em CD com ISBN.

Os trabalhos inscritos, depois de analisados e aprovados pela Comissão Científica, serão organizados em Sessões de Comunicações, segundo as áreas do III ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

1º Movimento de Dança - Palmas/TO

Nenhum comentário:
REPUBLICANDO: Atenção pessoal da Dança: inscrições para o 1º Movimento de Dança.

Iniciativa é da Prefeitura de Palmas, TO, e "tem como objetivo popularizar a dança no Tocantins, incentivar o aparecimento de novos talentos e promover intercâmbio entre artistas de Palmas e de todo o estado".

Inscrições até 24 de janeiro de 2014.

Edital AQUI: http://portal.palmas.to.gov.br/servico/188/

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Recursos: 474 livros de arte para download gratuito!

Nenhum comentário:
Fonte: Revista Bula.
"O Metropolitan Museum of Art, de Nova York, um dos maiores e mais importantes museus do mundo, disponibilizou parte de suas publicações para download gratuito. São 474 livros. As obras disponibilizadas foram publicadas entre 1964 e 2013 e compreendem todo o período da história da arte — ressaltando as características artísticas distintivas e influentes, classificando as diferentes formas de cultura e estabelecendo a sua periodização.
Além de estudos críticos, o acervo também contempla estudos biográficos de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Claude Monet, Rosa Bonheur, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige. Os livros estão disponíveis para download no formato PDF ou podem ser lidos on-line".

Para acessar: http://www.metmuseum.org.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

"O avanço e desenvolvimento da área cultural demandam cada vez mais profissionais especializados e capazes de lidar com as mudanças e novos paradigmas trazidos pelo dinamismo natural dessa área. Especialmente nos últimos anos, o impacto trazido pelo avanço das tecnologias digitais e pelos movimentos sociais mundiais trouxe novos desafios. Entre eles, a necessidade de repensar o papel dos projetos e ações culturais dentro do contexto de mundo atual, o surgimento de novos modelos de criação, distribuição e consumo de cultura, e perfis de públicos cada vez mais interativos que quebram os limites entre criador e espectador.

O curso Introdução à Gestão Cultural irá mostrar como o entendimento da gestão cultural e de algumas de suas ferramentas pode contribuir para lidar com esses desafios e para o melhor desenvolvimento e resultados de ações e projetos culturais, construindo melhores condições de sustentabilidade a longo prazo".

24 e 25 de janeiro de 2014
(6a e sábado) das 9h30 às 17h (com 1h30 de intervalo para almoço)
Rua dos Pinheiros 411 - Bairro Pinheiros

Inscrições até 20/01: http://tinyurl.com/k878t5b

domingo, 19 de janeiro de 2014

Curso de especialização em Arte e Educação

Nenhum comentário:

Aborda as poéticas contemporâneas e seus desafios e possibilidades para o processo criativo no sentido de atualizar, problematizar e relacionar práticas criativas e pedagógicas em arte.

Inscrições abertas.

Mais informações consulte o LINK.

domingo, 12 de janeiro de 2014

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fundação Cultural de Blumenau

Nenhum comentário:
Fonte: www.fcblu.com.br/‎
REPUBLICANDO: Edital da Fundação Cultural de Blumenau, SC, que abriu a fase de credenciamento de profissionais que irão compor a Comissão Técnica Externa que analisará os projetos culturais do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) referente ao Edital 005/2013 (anexo).

Os avaliadores selecionados que irão compor a Comissão Técnica Externa serão remunerados pelo serviço prestado no valor bruto de R$1.600 a R$2.100.

As inscrições podem ser feitas até 10 de janeiro de 2014.

CRONOGRAMA DO CREDENCIAMENTO

LANÇAMENTO DO EDITAL – 18/11/2013 a 10/01/2014
SELEÇÃO DOS INSCRITOS – 13/01/2014 a 17/01/2014
PUBLICAÇÃO DOS SELECIONADOS – 20/01/2014
ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO – 24/02/2014
REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA EXTERNA – 24/02/2014 a 28/02/2014

O edital também está disponível no site: www.fcblu.com.br.