terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Número 14

Nenhum comentário:
número 14 da Revista Digital Art&, que apresento agora, é duplamente importante: marca o retorno das atividades acadêmicas da publicação e é resultado de um acordo firmado entre a coordenação do “Observatorio de la Formación Docente en Artes”, Programa de Cooperación Internacional Argentino-Brasilero (CAPES-MINCYT), na figura das professoras doutoras Maria Cristina Fonseca da Silva (Coordenação Geral / Brasil) e Maria de Las Mercedes Reitano (Coordenação Geral / Argentina) e esta publicação.

Lançamos o número especial com os trabalhos apresentados noColóquio Internacional - Pensamiento emergente en la formación docente en artes, que aconteceu em 28 de novembro de 2013, na Escola de Bellas Artes, da Universidade de La Plata, em La Plata, Argentina.
Esse número especial teve como organizadores os mesmos organizadores do evento: Profa. Dra. Isabela Frade (UERJ / Brasil) e Prof. Dr. Federico Buján
(IUNA / Argentina), que apresentam os trabalhos selecionados.
Espero que gostem!
Jurema Sampaio

Editora Chefe


ISSN 1806-2962

FELIZ 2014!

Nenhum comentário:
No último dia do ano de 2013, eu, Jurema Sampaio, editora chefe da Revista Digital Art& venho aqui, no nosso espaço, para falar com cada um, leitores e colaboradores.

Primeiro, para pedir desculpas. Apesar do trabalho com os pareceres e editorias ser coletivo, eu sou a maior responsável pela revista. Pelas coisas boas, como ela existir, estar ativa, há tanto tempo (E dando até lucro, que tem mantido as despesas da revista, com as lojas e parcerias comerciais!), como também pelas coisas ruins, como a falta de frequência de números publicados dos últimos anos, principalmente.

Não vou dar desculpas “esfarrapadas”, até porque não cabem aqui, mas minha vida pessoal nos últimos anos teve: um divórcio conturbado; uma cirurgia de grande porte, e em emergência, em 2011; um infarto grave, em 2012, do qual ainda me recupero; três trocas de empregos; aprovação no doutorado, que agora está também terminando; mudança de país, para a Argentina, por causa do estágio sanduíche do doutorado, e, por fim, agora no início de janeiro de 2014, a volta ao Brasil, na condição de “disponível para novos desafios”. De modo que, simplesmente, não dei conta de manter o ritmo habitual da revista! :-)

Muitos e muitos trabalhos chegaram aqui, e estão esperando, pacientemente (outros nem tão pacientemente assim! Hehe) termos TEMPO para encaminhar! Todo o respeito do mundo é dedicado aos trabalhos e autores, mas tem horas que simplesmente não dá... E foi o que aconteceu: não deu!

Não fiz mais, por não poder fazer mais. Fiz o que consegui fazer, mantendo o respeito pela revista, pelos autores e pelo público. Espero que compreendam!

Também, e principalmente, quero agradecer. A todos! Aos que trabalham diretamente para o sucesso da revista, aos que incentivam, aos que usam nossos recursos, enfim, a todos que, de alguma forma, compensam todo o trabalho e dedicação.

Nesse ano de 2013 fizemos 11 anos de existência! Parabéns para nós!

E é nesse último dia, desse mês de dezembro, dos nossos onze anos de vida, é que conseguimos “voltar”. Ainda somente com um números especiais organizados por pessoas geniais que cruzaram meu caminho e com quem pude contar para que pudesse, enfim, haver essa “volta”.

Cito nominalmente, e peço uma “salva de palmas virtual” para esses que são profissionais comprometidos com o ensino de arte:

Profa. Dra. Isabela Frade (UERJ - Brasil);
Prof. Dr. Federico Buján (IUNA – Argentina),
Profa. Dra. Maria Cristina Rosa Fonseca (UDESC - Brasil);
Profa. Dra. Mercedes Reitano (UFLP – Argentina) e
Profa. Dra. Maria Christina Rizzi (USP – Brasil).

Durante todo o tempo do estágio sanduíche na Argentina, essas pessoas especiais apoiaram, incentivaram, sugeriram e deram suporte para que a Revista Digital Art& pudesse se reinventar e se manter viva como a primeira publicação digital indexada, acadêmica, independente e em língua portuguesa no mundo dedicada ao tema ensino de arte!

Lançamos agora o número 14, com os trabalhos apresentados no Colóquio Internacional - Pensamiento emergente en la formación docente en artes, que aconteceu em 28 de novembro de 2013, na Escola de Bellas Artes, da Universidade de La Plata, em La Plata, Argentina. Esse número especial teve como avaliadores, os organizadores do evento, Profa. Dra. Isabela Frade e Prof. Dr. Federico Buján, e é resultado de acordo firmado entre a coordenação do “Observatorio de la Formación Docente en Artes”, Programa de Cooperación Internacional Argentino-Brasilero (CAPES-MINCYT), na figura das professoras doutoras Cristina Fonseca da Silva (Coordenação Geral Brasil) e Mercedes Reitano (Coordenação Geral Argentina) e esta publicação.

Divido com vocês essa alegria da volta, prometendo, não coisas mirabolantes, ou não faltar mais, porque isso não tenho como prometer, nem garantir, mas sim, todo empenho para trazer de volta a frequência dos números da nossa querida Revista Digital Art&!


Vamos começar 2014 passando uma tinta nova nas nossas paredes virtuais, vamos abrir as janelas para entrar ar fresco, vamos sacudir a poeira e afofar as almofadas, e que 2014 seja “o primeiro ano do resto de nossas vidas”!

Quando der meia noite, logo mais, e os fogos começarem a explodir, pensa firme ai. Junta a sua energia positiva num brinde comigo, e deseja bem forte: Vida longa para a Revista Digital Art&!


Nos vemos em 10 de janeiro de 2014!





Feliz Tempo Novo!

Beijinho,
Ju 

Oráculos para 2014!

Nenhum comentário:
Oráculos são manifestações presentes em diversas culturas, e, justamente por esse aspecto, são interessantíssimos!

Acreditando, ou não, nas previsões de oráculos, vale a brincadeira de conhecer o que cada um deles diz para o ano que inicia logo mais.


Para as religiões de origem africana os orixás: Xangô e Iansã serão os orixás regentes de 2014.

O que isso quer dizer? Bom... Xangô é um orixá forte pra caramba, é o orixá do fogo, das pedreiras, das grandes batalhas e das grandes vitórias também, e Iansã é orixá dos ventos e das tempestades, mas que traz muito otimismo e ainda auxilio nas grandes paixões, pois a chamada “rainha dos ventos, dos raios e das tempestades” tem um temperamento apaixonado, dominador e corajoso.


Xangô rege o primeiro dia do ano (que será uma quarta-feira, dia de Xangô!) Iansã, idem, também é ‘briguenta’, e isso prenuncia um ano de guerras, brigas, grandes manifestações de fenômenos da natureza como tempestades, tremores de terra, mas Xangô traz a justiça prevalecendo ao final, e Iansã traz a liberdade. Tendência de abandono de velhos hábitos e de preconceitos, nos deixando mais independentes, felizes, lutando por nossos ideais. Uma boa combinação a desses dois!

Dados:
Dia da Semana: de ambos, quartas-feiras; 
Saudação: de Xangô, é Kaô Kabiesilê; de Iansã é Epahei!
Cores: As de Xangô são Vermelho e branco, as de Iansã, vermelho, laranja e marrom avermelhado.
Símbolo: O de Xangô é o Oxé (um machadinho de duas lâminas) e os de Iansã são: Chifre de búfalo, Alfanje, Adaga, e o Eruesin, uma espécie de espanador, feito com pelos de rabo de cavalo.
Alimento Principal: De Xangô é Amalá (Um guisado de rabada com quiabo, feito com dendê, engrossado com fubá), e de Iansã é Acarajé (Um bolinho feito de massa de feijão fradinho, que é frito no dendê, e recheado de molho de acarajé, ou vatapá e caruru).

Pela astrologia 2014 só começa “de fato” em 20 de março, e é regido por Júpiter, que comanda os signos de  Sagitário e Peixes (juntamente com Netuno). Assim, ano bom para esses signos. Por ser governado por Júpiter,  2014 será um ano de compreensão e entendimentos entre as pessoas, e deve haver mais preocupação com a ordem, moralidade, justiça e o conhecimento.

Na Astrologia Chinesa 2014 é um ano do cavalo verde de madeira, e começa no dia 11 de fevereiro. Deverá ser bem diferente dos últimos anos: o cavalo indica muito movimento, energia, entusiasmo, poder e velocidade e traz a ideia de progresso, em especial para quem “luta” e não tem medo de trabalho! Os orientais consideram ainda que, em anos de cavalo, a natureza deve ser mais respeitada e valorizada do que nos outros anos. O contato com ela em passeios em parques, praia ou campo sempre farão bem, fazendo circularem as boas energias. Também será legal fazer um jardim, uma horta ou mesmo só ter algumas plantas dentro de casa, e abusar de vegetais, folhas verdes, frutas e alimentos naturais no cardápio para melhorar a saúde que, em anos de cavalo, pede atenção!

Tudo isso vem ao encontro da Numerologia. Por ela, 2014 será representado pelo número 7 (2+0+1+4 = 7), e sete representa a  busca pela sabedoria e auto conhecimento. Cursos, estudos, auto aperfeiçoamento, enfim, vontade de melhorar, de ter progresso como pessoa é o que o 7 encerra! Como o sete é um número “sagrado” para muitas religiões, os aspectos religiosos/espirituais também abrem em destaque em 2014. Fé é a palavra de ordem, e nem precisa ser fé em religiões. A fé não está somente relacionada a alguma religião, é mais uma capacidade de confiar no futuro, acreditando em algo que, no presente, parece difícil de ser vivido. Ateus também podem acreditar mais em si e na vida como um todo. Sete é um “voto de confiança” na vida.

No tarô 2014 vem aberto pela carta do Carro, que sinaliza ação, ritmo e movimento. Assim, o ano deverá ser de progresso, viagens (programadas ou inesperadas), em especial as viagens terrestres. Se a viagem estiver relacionada a algo que traga algum tipo de conhecimento, será perfeita! E deve ser um bom ano para comprar carro, ou negociar qualquer tipo de veículo em geral, mas, por estar ligado ao movimento, é bom tomar cuidados com acidentes. Recomenda-se prudência no trânsito e nas movimentações em geral. 

O aspecto “negativo” do sete tem relação também com ritmo e movimento, que podem se alterar, não somente para mais rápido. Mas sim, ao contrário, para mais lento... Desse modo, 2014 pode trazer atrasos e impedimentos em planos... E não adianta brigar com isso, nem tentar ‘forçar a barra’ dos acontecimentos. O ritmo as vezes precisa só ser ajustado para se estar em melhores condições de se conseguir o que se quer. As vezes o que você precisa é evoluir primeiro (Lembra da evolução pessoal que alei acima?), antes de conseguir o que quer!

Para ter a proteção de Xangô, no réveillon, use uma peça de roupa na cor vermelha, que também poderá ser mesclado com o branco. E para trazer Iansã para te proteger, todos os tons de rosa ou laranja na roupa seriam o ideal! Acessórios que em cobre e pedras como quartzo rosa ou olho de tigre e, ainda, coral são muitíssimo bem vindos.

Simples de fazer, que tal usar a ideia abaixo para sua decoração no reveillon, unindo as cores dos orixás? Você só precisa de papel colorido e tesoura! Junta a turma ai e prepara a festa!




quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Vocabulário Pictográfico para Educação Inclusiva

Nenhum comentário:
Fonte: https://www.facebook.com/instituto.artenaescola
Dica do Arte na Escola: Vocabulário Pictográfico para Educação Inclusiva aborda a produção e a leitura de imagens visuais e táteis para crianças com necessidades educacionais especiais. 

Versão digital #gratuita no site da editora - siga os passos para baixar.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Aniversário!

Nenhum comentário:

Diz a tradição cristã que hoje, 25 de dezembro é comemorado o aniversário de nascimento de Jesus Cristo. 

Nós, da Revista Digital Art&, acreditamos que, mesmo sem entrar em méritos ou discussões religiosas, podemos aproveitar esta data, que é até feriado nacional no Brasil, para lembrar todos os valores que essa figura, Jesus Cristo, representa: caráter, honestidade, generosidade, força, amor e fé em seus ideais.

E que esses ideais, independente de sua religião, jamais se percam na sua vida e na sua prática como Profissional do Ensino de Arte!

Feliz Aniversário!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:
Nós aqui da Revista Digital Art& queremos desejar, a todos os leitores e amigos, um lindo, apetitoso, delicioso e criativo Natal!


FELIZ NATAL!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dica de Blog: Natal?

Nenhum comentário:
Fonte: http://organizacaodacasa.blogspot.com.ar/
Ainda sem ideias para a Festa de Natal?

Corre no Home Management que está cheinho de ideias ótimas e facinhas, do tipo "Faça Você Mesmo" para sua ceia ou almoço de Natal!

Mas seja rápido(a)! Faltam só dois dias!

domingo, 22 de dezembro de 2013

App do Museum of Modern Art (MoMA)

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.moma.org
O aplicativo do Museum of Modern Art (MoMA), que garante horas de diversão e aprendizagem.

O "tour" virtual apresenta obras e autores, filmes, além de permitir diversas interações e até impressão.

Para todas as idades, mas genial para brincar com as crianças! :)

sábado, 21 de dezembro de 2013

Moussia Pinto Alves em SP

Nenhum comentário:
Mais de 70 obras da artista de origem russa Moussia Pinto Alves integram a exposição MOUSSIA, em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo até 23/2/2014.

Às quintas (a partir das 17h), sábados e domingos a entrada é gratuita.

http://bit.ly/1bRLiDm

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dica de site!

Nenhum comentário:
Está se preparando para, nas férias, dar um "toque especial" na sua casa?

As dicas do DIY Home Decorating podem ajudar!

DIY é uma sigla, em ingles, que significa "Do it Yourself", ou "Faça Você Mesmo", e tem dicas ótimas para resolver alguns probleminhas em casa!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

IV Seminário de Educação Brasileira (SEB) - PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação.

Nenhum comentário:
A Diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) informa a finalização do E-Book resultante do IV SEB, onde ele foi escolhido para ser publicado.

Todo o seminário foi muito bom e o e-book com o material composto pelos trabalhos apresentados está disponível no site do CEDES (http://www.cedes.unicamp.br/ebook.htm), você pode escolher entre epub e pdf.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Para auxiliar o professor em formação, a construir ações educativas em espaços não escolares.

Nenhum comentário:
Dica do Arte na Escola: "O que atrai famílias, idosos e alunos a visitarem exposições? Como eles se comportam ao longo do percurso? O que fazer para que eles tenham uma boa experiência educacional? O livro-guia online “Que público é esse? Formação de público de museus e centros culturais” dá dicas de como descobrir características desses espaços, compreender melhor os visitantes e saber como planejar e executar ações educativas em exposições."

Download gratuito, é só clicar: http://bit.ly/1cXRDcO.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte - UFMA

Nenhum comentário:
Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte, de 17 a 19/12.

Iniciativa do polo da Rede Arte na Escola na Universidade Federal do Maranhão.

Participe!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tecnologias: recursos gratuitos.

Nenhum comentário:
Na formação de professores de arte, como em todas as áreas do conhecimento, o uso de tecnologias interativas é uma realidade e uma necessidade.

Para otimizar resultados é necessário, também, pesquisar as ferramentas e suas funcionalidades.

Aqui neste site tem (em inglês), o release de 20 ferramentas e suas funcionalidades para trabalho em rede, em tempo real e colaborativamente. Vale a pena conhecer cada uma delas!

Camisetas para o reveillon!

Nenhum comentário:

domingo, 15 de dezembro de 2013

Presentes?

Nenhum comentário:
Ainda dá tempo de comprar alguns presentes de Natal nas lojas da Revista Digital Art&!


Veja alguns exemplos de presentes bacanas que podem ser encontrados!


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Oportunidade: Instituição de Ensino está com 1 vaga(s) em aberto para Americana / SP.

Nenhum comentário:
Responsabilidades: Serão informados no processo seletivo.

Requisitos: Superior Completo em Artes. Experiência na área. Conhecimento em Lousa Digital, Data Show e Pacote Office. Desejável habilitação e condução própria. Disponibilidade para trabalhar das 7h00 às 12h30 e/ou das 14h00 às 16h30 de Segunda à Sexta-Feira. Residir em Americana, Santa Bárbara D'Oeste, Nova Odessa ou Sumaré.

Salário: a combinar

Benefícios: Vale transporte (opcional), Convênios Médico, Odontológico e Farmacêutico, Cesta Básica, Seguro de Vida e Bolsa Escola para os filhos.

Observações: Enviar pretensão salarial.

Para enviar seu currículo: http://wp.me/p3XfeJ-3uwB ou copie e cole, em seu navegador e pressione ENTER para acessar.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Recursos & Ferramentas

Nenhum comentário:
Na formação de professores de arte, como em todas as áreas do conhecimento, o uso de tecnologias interativas é uma realidade e uma necessidade.

Para otimizar resultados é necessário, também, pesquisar as ferramentas e suas funcionalidades.

Aqui neste site tem (em inglês), o release de 20 ferramentas e suas funcionalidades para trabalho em rede, em tempo real e colaborativamente.

Vale a pena conhecer cada uma delas!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

16ª edição do Festival Nacional 5 Minutos

Nenhum comentário:
Selecionará 50 vídeos com duração de até cinco minutos de temática e estética livres e distribuirá um total de R$32 mil em prêmios.

Inscrições até o dia 2 de dezembro.

Mais informações: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br


domingo, 1 de dezembro de 2013