domingo, 26 de maio de 2013

Vaga para Professor de Interpretação Teatral I, II, III, IV, V, VI e VII na FURB - SC

Nenhum comentário:
A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Público e Simplificado para Contratação de Professor Universitário, em Caráter Temporário, nas disciplinas de Interpretação Teatral I, II, III, IV, V, VI e VII, do Departamento de Artes, do Centro de Ciências da Educação.
Da Inscrição:

As inscrições serão realizadas nos dias 10 e 11 de junho de 2013 na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP, na sede da Universidade Regional de Blumenau - FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº. 140, na cidade de Blumenau-SC - Bloco A, Sala 108, no horário das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. Não serão aceitas inscrições por via postal e por nenhum meio eletrônico.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 96,15, a ser recolhida na Divisão de Administração Financeira da FURB, até a data do vencimento, e não será devolvida sob nenhum argumento.

Da realização do processo seletivo:

O Processo Seletivo constará de Sorteio do tema e de Verificação da Capacidade Didática.
O Sorteio do tema da Verificação da Capacidade Didática ocorrerá em 25 de junho de 2013 às 14h no Campus I Sala A-108 e a Verificação da Capacidade Didática no dia 26 de junho de 2013 às 14h no Campus I Sala S-113.

Os candidatos considerados habilitados no processo seletivo poderão ser contratados para exercer o magistério em caráter temporário, nos casos excepcionais previstos nas Leis Municipais nºs 7564, de 9 de setembro de 2010, e 7731, de 7 de março de 2012, por contrato de vínculo pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Os candidatos contratados terão vinculação previdenciária pelo Regime Geral da Previdência Social - INSS.

As publicações relativas ao presente processo seletivo serão realizadas na Internet, no sítio www.furb.br.

O prazo de validade deste processo seletivo para contratação de professor em caráter temporário será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período (art. 3º, Lei nº 7.564/2010).

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br
Jornalista - Marisa Bautz

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Semana Internacional de arte/educação. Brasil.

Nenhum comentário:

De 20 a 26/05 será celebrada a 2a. Semana Internacional de Arte Educação, promovida pela UNESCO, INSEA e outras entidades no mundo inteiro.

Os Grupos de Pesquisa: "Arte na Pedagogia" e "Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas" abrem este endereço para celebrar a data.


Clique em ARQUIVO e faça sua contribuição ao painel!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Edital do concurso para professor de 'educação artística' dos colégios militares do exército.

Nenhum comentário:

Há vagas em Belo Horizonte (1), Brasília (1), Fortaleza (1), Juiz de Fora (1), Manaus (1), Porto Alegre (1) e Rio de Janeiro (1).

INFORMAÇÕES:
http://www.decex.ensino.eb.br/default.php?url=concurso_prof

EDITAL:
http://www.decex.ensino.eb.br/pdfs_/material_para_concurso_pblico.pdf

Encontro para Professores no Museu da Cidade de São Paulo. Solar da Marquesa de Santos.

Um comentário:
Fonte: http://www.museudacidade.sp.gov.br

Sábado, 25 de maio, às 9h, Val Alencar estará no Encontro para Professores no Solar da Marquesa, discutindo o uso de imagens no ensino de História, além de conversar e refletir sobre leitura de imagens.

Ligue para se inscrever, é Grátis!

Fone: [11] 3105-6118 (ramal 2)

http://www.museudacidade.sp.gov.br/solardamarquesadesantos.php

Campinas Café Festival

Nenhum comentário:

A 6ª edição do Campinas Café Festival acontece de 22 a 24 de maio, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

A abertura do evento será às 19 horas com a participação de José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp; Jonas Donizette, prefeito de Campinas; Campos Filho, vereador e presidente da Câmara Municipal de Campinas; Sérgio Augusto Moraes Carbonell, diretor do IAC, e Evandro Ceneviva, gerente do Sesc-Campinas.

O Campinas Café Festival é um evento idealizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp e outras instituições.

O IAC fica na Av. Barão de Itapura 1481, em Campinas-SP.

Mais informações: telefone 19-3237.0644 ou e-mail rp@iac.sp.gov.br.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O crime da Piraquê

Nenhum comentário:
Fonte: http://daniname.files.wordpress.com
Muito interessante o artigo: http://daniname.wordpress.com/2009/11/27/o-crime-da-piraque/

Eu não sabia que as embalagens da Piraquê eram de autoria de Lygia Pape. Mas adoro! São geniais! E sinônimo de "comfort 'snack' food", se é que existe isso!

Uma pena a decisão da substituição por outras que, como o artigo mesmo ressalta, não são tão boas!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Festival Holi

Nenhum comentário:


O festival mais colorido da Índia que une diversas culturas vai chegar no Brasil!

Isso mesmo, um grupo de amigos que são apaixonados pelo Holi (festival indiano para comemorar a chegada da primavera) resolveu organizar o evento em São Paulo e no Rio de Janeiro, em setembro.

Leia mais: http://www.holifestivaldascores.com.br/

terça-feira, 14 de maio de 2013

Casa do Lago - UNICAMP - Recebe hoje Beto Brant

Nenhum comentário:
O Espaço Cultural Casa do Lago recebe, dia 14 de maio, às 16 horas, o diretor de cinema Beto Brant.

Ele participa da exibição e de um bate-papo sobre o filme "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios".

A organização do evento é de Guilherme Cruz. Mais detalhes pelo e-mail felipedojw@gmail.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana Internacional de Educação Artística

Nenhum comentário:
Semana Internacional de Educação Artística, não se esqueça!



What you can do to participate:

Create and submit posters to Rita Irwin (rita.irwin@ubc.ca) that celebrate International Arts Advocacy Week, the second annual UNESCO identified week!

Posters can be from anywhere, in any language, and celebrate any or all the many forms of art that we champion!

Watch for more ideas coming next week!

O que você pode fazer para participar:

Crie e envie posteres para Rita Irwin (rita.irwin@ubc.ca) que celebrem a Semana Internacional de Educação Artística, segunda semana anual da UNESCO!

os pôsteres podem ser que qualquer sugar, em qualquer idioma e celebrando qualquer uma das muitas formas de arte que defendemos.

Fique atento para mais ideias chegando na próxima semana!

sábado, 11 de maio de 2013

Rodas de Brincar

Nenhum comentário:

Os brinquedos, as brincadeiras e as histórias guardam uma memória viva, nos despertando encantamento e beleza.

Rodas de Brincar é um espaço para educadores e profissionais interessados em atuar com crianças.

Compartilhando brincadeiras, brinquedos e histórias, os participantes são convidados ao movimento e ao brincar.

Dias 11 e 25 de maio

Sábado, de 8h30 às 12h30

Orientação: Marcela Carvalho e Vicente Barros

Investimento: R$ 50,00 por dia

Você pode participar de um dia só ou dos dois.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Diálogos Transdisciplinares Conectividade e Subjetividades - UFRJ

Nenhum comentário:
Clique na imagem para aumentar.
Diálogos Transdisciplinares, sob o tema “Conectividade e Subjetividades”, será realizada nos dias 13 e 16 de maio de 2013, no Rio de Janeiro, com a participação dos palestrantes Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, Derrick de Kerckhove, Rodrigo Chicchelli Velloso, Michelle Salles, Livia Flores e Simone Michelin.

O 5° Diálogos Transdisciplinares abre a discussão a partir do enfoque nos processos de criação e nas referencias ou fontes inovadoras de conhecimento. Investe em questões de ecologia, inclusive ecologia humana, a partir da imersão e experimentação criativa nos ambientes cibernéticos. Por meio de debates públicos e apresentação de colaborações artísticas no campo da arte e tecnologia, são levantadas questões prioritárias sobre relações que surgem entre homens, máquinas inteligentes, o universo tecnológico contemporâneo e a “natureza” constituída a partir dessas relações. São questionamentos que expressam a onipresença de produtos multimídia resultante da ubiquidade das ferramentas e/ou dispositivos tecnológicos computacionais, que permeiam cada vez mais a sociedade contemporânea. Acreditamos que o profissional na área da formação e da pesquisa em arte, em especial no que tange sua interseção com as ciências e tecnologias contemporâneas, necessita cada vez mais atualização sobre as questões inerentes ao tema. O evento oferece a oportunidade de dialogar com artistas e pesquisadores especializados na área que podem expandir nossos horizontes para perspectivas futuras nos campos das “novas” estéticas e “novas” formas de interação humano/máquina-obra/público.

O evento irá promover um espaço de diálogo, de caráter transdisciplinar, buscando entrecruzar campos do saber em seus processos exploratórios com base no trinômio arte-ciência-tecnologia. Pretende com isso: estimular o diálogo, no campo da teoria e na prática artística, sobre as novas mídias, interfaces e tecnologias da informação; agenciar processos colaborativos entre cientistas e artistas em busca de novas formas técnicas, naturais, artificiais ou híbridas; estimular uma reflexão estético-tecnológica a partir de poéticas artísticas; fortalecer o diálogo entre pares no Brasil e no exterior com iniciativas de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação; promover vínculos com centros nacionais e internacionais de caráter inovador como o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - Media Lab, da Universidade Federal de Goiás, parceiro na promoção deste DT; dar visibilidade à produção e iniciativas brasileiras de inovação e às pesquisas nesta área; dar continuidade aos eventos DT com uma abrangência ampliada de publico e de parcerias nacionais e internacionais como evento periódico.

O evento será resultado das parcerias entre a Escola de Belas Artes/ UFRJ, Laboratório Nano/ UFRJ, Escola de Comunicação/ UFRJ, CAPES/ MEC, Media Lab/ UFGO, PPGAV/ UFRJ, Mestrado em Artes da Universidade Federal de Santa Maria /UFSM e Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Programação

Diálogos Transdisciplinares - mesa 1

Palestra com Derrick Kerckhove
Mediação: Malu Fragoso – NANO/UFRJ
Transmissão online e conexão de vídeo conferência com Programa de Pós-graduação da UFSM.
Convidados para debate:
Rodrigo Cicchelli Velloso - Música / UFRJ
Michelle Sales - EBA / UFRJ

Data: 13 de maio 2013, Segunda-feira
Horário: 10h
Local: Auditório sala 614, Prédio da Reitoria
Av. Pedro Calmon n°550 , Cidade Universitária - UFRJ

Diálogos Transdisciplinares - mesa 2

Christa Sommerer e Laurent Mignonneau
Mediação: Guto Nóbrega– NANO/UFRJ
Convidados para debate:
Simone Michelin – Artes Visuais / UFRJ
Lívia Flores – Arte Contemporânea / UFRJ
Doris Kosminsky – Comunicação Visual Design / UFRJ
Hélio Jorge Pereira de Carvalho - Artes / UFF

Data: 16 de maio 2013, Quinta-feira
Horário: 14h
Local: Studio-X Rio, Praça Tiradentes n° 48, Centro

Currículos dos participantes

Derrick de Kerckhove

Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes teóricos sobre a relação entre as tecnologias digitais e a sociedade, Derrick de Kerckhove é doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, e possui “Doctorat du 3e cycle” em Sociologia da Arte pela Universidade de Tours, França. Discípulo do famoso teórico canadense Marshal McLuhan, dirigiu por mais de 20 anos o Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto. Leciona, principalmente, nas universidades de Toronto, no Canadá e na Federico II, em Nápoles, Itália. É pesquisador convidado na Biblioteca do Congresso Nacional em Washington, EUA, e em diversos países além dos mencionados, como China, Japão, Brasil e Argentina. Trabalhou durante a década de 1970 como aluno-assistente e coautor de Marshall McLuhan. Aprofundou as ideias de Marshall McLuhan e, a partir delas pesquisou novos caminhos do cruzamento da comunicação com a tecnologia digital. Uma de suas pesquisas versa sobre a forma como os media podem revolucionar a pedagogia e o conhecimento. D. de Kerckhove tem oferecido seminários e oficinas em vários países sobre inteligência conectiva os quais procuram oferecer abordagens inovadoras para empresários, governos e academias. Autor do livro A Pele da Cultura (Uma investigação sobre a nova realidade eletrônica) , tradução portuguesa: Luis Soares e Catarina Carvalho. Lisboa: Rlógio D’Água Editores, 1997.

Christa Sommerer 

Bióloga austríaca, desenvolve com o artista francês Laurent Mignonneau instalações que produzem seres inexistentes na natureza. Atuou como professora associada do Instituto de Artes e Ciências Mediáticas Avançadas, Iamas, em Gifu, Japão. Atualmente, Christa e Mignonneau são catedráticos da Universidade de Artes e Design em Linz, Áustria, onde também dirigem o Departamento de Cultura da Interface no Instituto de Mídias. Estudou botânica na Universidade de Viena. Estudou escultura na Academia de Belas Artes de Viena. Estudou no Institut for Neue, "Prisma Prize" em Arte Informática no Mediale and Interface 2 de Hamburgo, Bolsa por 6 meses em Chicago do Ministério de Arte e Ciência, Viena. Desde 1990 , expôs diversas vezes na Áustria, Alemanha, França, Finlândia, E.U.A. e Canadá, principalmente nas áreas de multimédia e arte interativa.

Laurent Mignonneau

Nasceu na França. Estudou vídeo na Academia de Belas Artes de Angoulême. Estudou no Departamento de Infografia no CNBDI (Centre National de la Bande Dessinée et de l'Image, Angoulême). Possui diploma Nacional em Artes Plásticas, diploma Nacional em Expressão Plástica. Foi assistente do físico Michel Klein no Institut für Neue Medien de Frankfurt, onde trabalha em visualização e simulação de sistemas complexos e na complexidade "chaos-fractale". Recebeu Prêmio Eurocriação "Pépinières Européennes".
Bolsa de 6 meses na Alemanha, Städelschule, Institut für Neue Medien, Frankfurt, "Prisma Prize" em Arte Informática no Mediale and Interface 2 de Hamburg, Prêmio seleção nacional para os "Novos Criadores 93" Paris. Desde 1985 , executou diversos concertos na área de Música Electroacústica; Desde 1987tem trabalhado em arte vídeo e arte interativa; tem participado em diversas exibições e apresentações vídeo (Canal Plus, França; AVE Video festival, Holanda; Videonnale Berlin, Alemanha, Images du Futur).

Simone Michelin

Artista e pesquisadora, incorpora novas tecnologias (TCI) na produção da obra de arte. Desenvolve o projeto Domínio Público - abrangendo Arte Eletrônica, Novas Tecnologias e a Produção do Espaço Público. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Programa CAIIA-STAR - Center for Science, Technology and Art Research, University of Plymouth, UK, 1999/2000 sob a orientação de Roy Ascott, Pesquisadora do Programa VIRTUOSE/MINC - BR, na Temple University, School of Communications and Theater e na Tyler School of Art, Sculpture Departament, 1998/1999 sob a orientação de Peter DÁgostino; desenvolve sua investigação junto à Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, sistematicamente desde 1991. (Texto informado pelo autor)

Dóris Kosminsky

Possui graduação em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1982), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Design pela PUC-Rio. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2009. Atualmente é professora do curso de Comunicação Visual Design e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Belas Artes da UFRJ . Trabalhou como editora de arte no jornalismo da TV Globo e lecionou em cursos de especialização no SENAI-CETIQT e na PUC-Rio. Tem experiência interdisciplinar nas áreas de: design de informação, TV graphics, imagem, animação, construção social da visualidade, visualização artística de dados, artes visuais e novas mídias.

Livia Flores

Professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Representante da Linha de Pesquisa em Linguagens Visuais -PPGAV/EBA/UFRJ (2012-atual). Possui graduação em desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Artista e pesquisadora, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, filme, instalações cinemáticas, intervenções urbanas. (Texto informado pelo autor)

Iniciou sua produção no início dos anos 1980. Seu trabalho inicial, que envolvia a pesquisa de materiais e processos, tem-se desdobrado num interesse cada vez mais acentuado na imagem e suas implicações. Morou na Alemanha entre 1984 e 1993, onde se graduou em artes pela Academia de Düsseldorf. É mestre em Comunicação e Cultura (ECO /UFRJ 1998) e doutora em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ, 2007). É professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Tem exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior. Recentemente publicou livro sobre sua obra: Livia Flores, Coleção ARTE BRA. Rio de Janeiro: Automatica, 2012.

Michelle Sales

Bacharel e Mestre em Comunicação Social com ênfase na área de cinema e vídeo. Doutora em Estudos de Literatura pela PUC – Rio. Pesquisadora visitante da Universidade de Coimbra ao longo de 2008, no âmbito do Estágio de Doutouramento CAPES/PDEE. Pesquisadora colaboradora do grupo Correntes artísticas e movimentos intelectuais do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, da Universidade de Coimbra. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da UFRJ. Programadora do Bacalhau Cinema Clube do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM. Atua nas áreas: teoria da imagem, teoria do cinema e teoria da comunicação.

Hélio Jorge Pereira de Carvalho

Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com dissertação acerca das possibilidades de montagem e reconfiguração proporcionadas pelos processos de criação multimidiáticos. Possui Graduação em Artes Visuais - Pintura (1986) e em Desenho Industrial (1982), ambas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente Coordena o Curso de Graduação em Artes (UFF). Foi também Diretor da Galeria de Arte da UFF (1992/93) e Coordenador do Curso de Graduação em Produção Cultural da UFF (2002).

Rodrigo Cicchelli

Bacharel em Composição Musical pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (1984-1990) e Doutor em Composição Musical pela University of East Anglia (1991-1996), tendo seguido também o Cursus de Composition et d'Informatique Musicale do IRCAM (1995-1997). Premiado nacional e internacionalmente por sua produção, é professor associado da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado em junho de 1998, atuando na graduação e na pós-graduação. Lançou em 2008 o CD Eletro-Acústicas pelo selo ABM Digital, com apoio da Rádio MEC e patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Produz e apresenta desde outubro de 2010 o programa radiofônico semanal "Eletroacústicas", num convênio da UFRJ com a EBC / MEC FM. Em 2012, foi agraciado com uma encomenda da FUNARTE para compor uma obra a ser estreada na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea de 2013. Desde fins de 2011, dedica-se à articulação de um grupo de docentes e pesquisadores de diversos departamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro para formular a construção de um recurso compartilhado na Ilha do Fundão, denominado Concha da UFRJ , dedicado à pesquisa, criação e difusão das artes e ciências do som e suas interseções com o audiovisual, artes interativas e multimeios. (Texto informado pelo autor)

Histórico Diálogos Transdisciplinares

22/10/10 1° Diálogos Transdisciplinares (DT) sob o tema “A pática artística de base tecnológica como método de investigação científica” com Luis Miguel Girão, Dr pelo Planetary Collegium, e Dra Clarissa Ribeiro (ECA/USP).
Projeto “Telemediações. Explorando paradigmas estéticos em ecologias híbridas”, resultado de uma ação colaborativa entre Brasil - UFRJ, Dinamarca - IT University e China - Central Conservatory of Music, Beijing realizou um Simpósio em 26/4/11, presencial e on line.
8/11/11 2° DT sob o tema “...Pois pensar e fazer também pertencem conjuntamente numa reciprocidade”, sob a moderação de Leandro M. Furtado, e os convidados Manuel A. de Castro (Letras UFRJ) e Celso P. Guimarães (EBA UFRJ).
22/11/11 3ª DT sob o tema “Das narrativas à auto-paisagem: palavra e imagem enquanto pensar-fazer artístico”, sob a mediação da doutoranda Paula Scamparini e os convidados Alberto Pucheu (UFRJ) e Roberto C. dos Santos (UERJ).
12/4/12 4° DT sob o tema “Produção de autonomia em sistemas psicossociais: arte e ciência”, com a moderação de Malu Fragoso, e os convidados Geraldo Orthof, (PPGART UnB), e Rodolfo Caesar, (Escola de Música da UFRJ).

NANO
Núcleo de Arte e Novos Organismos
PPGAV/EBA/UFRJ

II Semana Internacional de Educação Artística

Nenhum comentário:

III SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA (EMAC/UFG) e V ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA (UFRJ)

Nenhum comentário:

III SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA (EMAC/UFG)
V ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA (UFRJ)
Informações: https://sites.google.com/site/3simposiodemusicologia/
Faça sua inscrição:
http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=6521


Nenhum comentário:
Ricardo Reis informa:

Caros colegas da RIAEA,
Acaba de ser publicado o número #4 da nossa revista inVISIBILIDADES.
Este número tem como tema Experiências em Arte e Educação: trabalhando com a cultura visual para a inclusão social e está disponível para download e consulta em: http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_4_maio_2013 ou em http://invisibilidades.apecv.pt.

Aproveito a ocasião para agradecer todo o trabalho do Fernando Miranda (Universidade de la Republica, Uruguai) na organização e coordenação deste número, a todos os revisores que se têm empenhado na revisão dos artigos, e à equipa do LabACM, da Escola Superior de Educação de Beja (Ana Velhinho, Aldo Passarinho e seus colaboradores) que fazem graciosamente o design da nossa revista desde o número 0.

Através de http://invisibilidades.apecv.pt pode ainda aceder à chamada de trabalhos para os números #5 e #6, consultar as normas de publicação e submeter os seus artigos para revisão.

Um abraço desde Portugal

P'lo Comité Editorial
Ricardo Reis

Um IEA francês: o Collegium de Lyon

Nenhum comentário:
INFORME EXTRA
nº 6 — 7 de maio de 2013
www.iea.usp.br   

O Collegium de Lyon: Um Instituto de Estudos Avançados Francês é o tema da apresentação do presidente da instituição, Olivier Faron, no dia 10 de maio, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA. Organizado com o apoio da Embaixada da França, o encontro será em francês, com tradução simultânea. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Concebido nos moldes dos institutos de estudos avançados mais tradicionais, como os de Princeton (EUA) e Berlim (Alemanha), o Collegium de Lyon iniciou suas atividades em 2006, ano em que o governo francês criou o Réseau Français des Instituts d'Études Avancées (RFIEA).  O Collegium é a sede dessa rede, que conta com mais três instituições: o Institut Meditérranéen de Recherches Avancées (IMéRA), o Institut d'Études Avancées de Nantes (IEA de Nantes) e o Institut d'Études Avancées de Paris (IEA de Paris). Assim como o IEA-USP, a RFIEA também integra a rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study).

Interdisciplinaridade internacional

Segundo Faron, o Collegium tende a respeitar duas dimensões principais: uma total abertura internacional e a procura de uma interdisciplinaridade ativa. "O Collegium  quer ser um centro de pesquisa independente e um espaço de grande liberdade para uma comunidade de docentes e de pesquisadores de alto nível, que tem assim, durante um tempo de 5 a 10 meses, a possibilidade de se livrar das contingencias ligadas as responsabilidades de ensino e/ou de administração, para poder privilegiar as suas próprias atividades cientificas".

Com 15 a 20 professores visitantes a cada ano, o Collegium é uma ferramenta de atratividade no panorama francês do ensino superior e da pesquisa, de acordo com seu presidente: “Trata-se de um dispositivo que começa a gerar frutos e a render resultados científicos pioneiros”.

Conferencista

Olivier Faron preside a associação dirigente do Collegium de Lyon. De junho de 2011 a abril de 2012, foi diretor adjunto de Ensino Superior do Ministério da Educação Superior e da Pesquisa da França e dirigiu a École Normale Supérieure de Lyon de 2010 a 2011. É autor de vários livros, incluindo "La Ville des Destins Croisés — Recherches sur la Société Milanaise du 19ème Siècle", de 1997, e "Les Enfants du Deuil — Orphelins et Pupilles de la Nation de la Première Guerre Mondiale", de 2001. É cavaleiro da Légion d'Honneur e das Palmes Académiques, ambas condecorações do governo francês.

O COLLEGIUM DE LYON: UM INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS FRANCÊS
Tipo: conferência aberta ao público, mediante inscrição prévia
Data: 10 de maio, às 14 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Transmissão: www.iea.usp.br/aovivo
Informações e inscrições: Leila Costa (leila.costa@usp.br), tel. (11) 3091-1681

terça-feira, 7 de maio de 2013

Imperdível! O nome da cor, com Israel Pedrosa

Nenhum comentário:
(Clique na imagem para ver em tamanho maior)


O SESC Santana realizará uma palestra com o artista plástico Israel Pedrosa, autor do livro "Da Cor à Cor Inexistente".

Imperdível!

Dia 16/05, quinta-feira, 19h30.

Local: teatro do Sesc Santana.

Inscrições pelo email onomedacor@santana.sescsp.org.br ou pessoalmente na Central de Atendimento do Sesc Santana, antecipadamente ou no dia do evento.

Revista Trama Interdisciplinar

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.mackenzie.br/

O segundo número de 2013 da Revista TRAMA Interdisciplinar da Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, está centrado no tema "Cultura e Violência" em suas diversas modalidades de abordagem e pesquisa aceita trabalhos (artigos e resenhas) de professores e estudantes de pós-graduação para avaliação até dia 15 de julho/2013.

Ver normas para publicação no site da revista:
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/index.

Editora: Marcia Tiburi

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lançamento: "Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia"

Nenhum comentário:
Lançamento na Feira do Livro de Santa Maria
HOJE: 10 de maio às 17h30.

O livro intitulado: "Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia" conta com artigos de diversos autores brasileiros assim como textos de Anita Sinner (Concordia, Montreal), Carl Leggo (UBC, Canadá), Fernando Hernández (UB, Espanha), Stephanie Springgay (Universidade de Toronto), Teresa Eça (APECV, Portugal). São 15 textos sobre a temática a partir de diferentes visões e países.

Com Fernando Hernandez, Teresa Eça Stephanie Springgay, Anita Sinner, Carl Leggo, Luisa Günther, Irene Tourinho, Raimundo Martins, Tatiana Fernandez, Sylvia Kind, Peter Gouzouazis, Kit Grauer e Adriana Barroso Aguiar.