segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cultura popular: Dia de São Silvestre!

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É ele o santo do dia, do último dia do ano! Por isso a prova de corrida de SP, mundialmente conhecida, tem este nome! Eu sei "maomenos" a história de S. Silvestre...  Para este post, que escrevo durante a corrida de São Silvestre deste último dia do ano de 2012, fui buscar ajuda em pesquisas, para os detalhes e as datas! :-)

Sei que foi papa e contemporâneo de Constantino Magno, Imperador do Império Romano, e fundador de Constantinopla, capital do império de as margens do Bósforo, no ano de 330, que era um Papa muito humilde, e foi um dos papas mais importantes da Igreja Católica, tendo sido o ratificador da ortodoxia trinitária, ou seja, a confirmar a divindade de Cristo (mais o Pai, e o Espírito Santo). E que vem dai o "Credo", uma das orações mais conhecidas do culto católico.

Descobri, nas pesquisas, que isso aconteceu no primeiro Concílio Ecumênico (universal) que reuniu em Niceia, no ano 325, mais de 300 Bispos, com o próprio Imperador Constantino a presidir, em lugar de honra. A importância história da S. Silvestre, no entanto, não é somente essa. É desta mesma época o surgimento do que hoje vem a ser o Vaticano, com a chamada 'doação constantiniana'.

O imperador doou à igreja, na pessoa do Papa Silvestre, a Domus Faustae, ou Casa de Fausta (sua esposa), ou, ainda, palácio imperial de Latrão (residência papal até Leão XI), junto ao qual se ergueria uma grandiosa basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador e mais tarde a S. João Batista e S. João Evangelista (futura e atual catedral episcopal de Roma, S. João de Latrão). Mais tarde, doaria igualmente a própria cidade.

Depois de um longo pontificado, cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja, morre S. Silvestre I morreu no último dia do ano 335, dia em que a Igreja venera a sua memória. Sepultado no cemitério de Priscila, os seus restos mortais seriam transladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

Foi sepultado no cemitério de Priscila, e os seus restos mortais foram trasladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá (PR).

Tenha um excelente Reveillon logo mais e, nos vemos em 2013!

Jurema Sampaio
Editor chefe

domingo, 30 de dezembro de 2012

Receita de Ano Novo

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Texto creditado à Carlos Drummond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo Cor de arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com o tempo já vivido (mal vivido, talvez, ou sem sentido) para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, recomendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser, novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?). Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar de arrependimento pelas besteiras consumadas, nem parvamente acreditar que, por decreto da esperança, a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. 

 Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. 

É dentro de você que o Ano Novo Cochila e espera desde sempre. 

sábado, 29 de dezembro de 2012

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O ano de 2012 está chegando ao fim e nós, da Revista Digital Art& queremos desejar para todos os leitores, membros, autores e, enfim, todas as pessoas que gostam de nosso trabalho e, principalmente, gostam de arte, um ano repleto de alegrias e felicidade.

Que a arte nos aponte uma resposta
mesmo que ela não saiba
e que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
porque metade de mim é platéia
e a outra metade é canção.

Oswaldo Montenegro


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

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LANÇAMENTO!

Livro: USANDO FILMES NAS AULAS DE ARTES
http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3674


de R$ 36,90 por R$ 34,90


Prefácio de Ana Mae Barbosa 
Organização de Jurema L. F. Sampaio
ISBN: 978-85-8042-563-5
Editora: EDITORA CRV
Distribuidora: EDITORA CRV
Disponibilidade: 15 Dia(s)
Número de páginas: 226
Ano de Edição: 2012
Formato do Livro: 14x21
Número da Edição:
 1


Sinopse:

O título desta proposta é propositalmente conjugado no gerúndio (uso - o + ando = exprimir uma circunstância ou formação), não com o objetivo de apresentar aulas e/ou atividades prontas, mas, sim, apresentar a experiência de trabalho dos profissionais envolvidos e tornar-se um manual prático e dinâmico repleto de possibilidades para quem trabalha com aulas para o ensino da arte. Quantos filmes você já assistiu na televisão, no cinema, na internet? Quantas vezes você já criticou algum filme após assistir? Quantos filmes que você assistiu ou criticou levaram você a pensar que muita gente deveria ver aquele filme? E... Como fazer isso? Partindo dessas reflexões é que surgiu a ideia deste livro. Oriundo de uma lista de filmes disponível na Revista Digital Art& -http://www.revista.art.br/filmes-lista.htm - que foi feita com a ideia de ajudar professores a encontrar a temática mais adequada para suas propostas de trabalho, e ajudar a contextualizar as propostas de uso dos filmes como ferramentas. A escola e a sala de aula são espaços de comunicação e educação, de diálogo, onde ocorrem embates e enfrentamentos culturais; assim escola e sala de aula na sociedade contemporânea podem ser quaisquer espaços onde se desenvolvem dinâmicas interativas de ensino-aprendizagem, criação, fruição estética e consumo artístico.

SUMÁRIO


O SORRISO DE MONALISA (trailer)
Jurema L. F. Sampaio

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (trailer)
Anna Rita Ferreira de Araújo

A PEQUENA MISS SUNSHINE (trailer)
Martha M. Prata-Linhares, Maria Alzira de Almeida Pimenta

A GUERRA DO FOGO (trailer)
Isabela Frade

A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO (trecho)
Gisele Torres Martini

O PALHAÇO (trailer)
Carlos Weiner Mariano de Souza

BAILE PERFUMADO (trailer)
Tania Callegaro

O NOME DA ROSA (trailer)
Rubens de Souza

LIXO EXTRAORDINÁRIO: Reciclar os caminhos da pesquisa e da produção de arte na escola
Ricardo Reis, Estêvão Haeser (trailer)

O CASTELO ANIMADO (trailer)
José Minerini Neto, Renato Sergio Sampaio

Para comprar é só clicar AQUI

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Carta de Neiva

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Recente o Seminário/Oficina do CLEA em Neiva produziu a carta, que apresentamos abaixo, após a contextualização que a Profa. Dra. Ana Mae Barbosa faz, ao apresentar a carta.

Em seguida, temos um texto de Ana Mae que é um registro da história do CLEA.
[...] Neiva foi uma das cidades da Colômbia que mais sofreu com as FARC . Além dos muitos sabidamente mortos há 143 sequestrados que ninguém sabe que fim levaram ou se estão vivos . É uma cidade pobre que está sendo recuperada pela ação das Universidades . Os alunos de Licenciatura em Artes são tão otimistas que me deram novo animo neste momento do Brasil em que celebramos em nosso país o Petróleo para Educação O governo está fazendo sua parte e nós professores universitários de Arte ? Continuaremos as lutas internas que não são mais ideológicas ,porém  de poder? Um poder passageiro enquanto as  novas gerações vão se perdendo?
Um beijo, Ana Mae
CARTA DE NEIVA 

El Seminario/Taller "Escuela afuera: un imaginario cultural en expansión" llevado a cabo en la Universidad Surcolombiana, del 13 al 16 de noviembre del 2012,(Neiva, Colômbia) ha resultado ser un espacio privilegiado para analizar el estado de nuestra organización, la revisión de sus objetivos y programas para el próximo periodo, tomando en cuenta la magnitud de los cambios habidos en las últimas décadas a nivel civilizatorio en el mundo, pero especialmente en Latinoamérica y el Caribe. A su vez, la realización de nuestro seminario en un ámbito educativo de formación docente en educación artística ha manifestado una vez más su pertinencia, por lo que significa de retroalimentación enriquecedora de vivencia directa con docentes, y discentes activos, pasionales y comprometidos.

Estos cambios antes aludidos han puesto en disputa los paradigmas que guiaron el periodo modernista y que generaron todas las estructuras de la sociedad, incluyendo la escuela, el arte y su rol educativo. Los nuevos conocimientos y las tecnologías que los ponen en acción han generado nuevas preguntas, nuevos modos de abordaje, nuevos caminos a ser recorridos, nuevas experiencias, que requieren ser analizadas en profundidad.

Nuestro continente cuenta con experiencias históricas legendarias en el campo del arte en la educación desde la primera década del pasado siglo. Esos contextos de cambio del pasado nos hacen pensar desde los complejos contextos del presente, cuánto hay que modificar de raíz la educación, reconocer la amplitud de sus ámbitos y el discurso que le asiste y qué lecciones aprender de todo ello.

A través de los procesos que han conducido al estado actual de la Región y el de cada país en particular, vislumbramos que estamos, los latinoamericanos, ante una oportunidad histórica de alcanzar una pluralidad de miradas para identificarnos y desarrollar nuestras posibilidades y capacidades, sin dejar de tomar en cuenta los obstáculos de todo tipo que se nos anteponen.

Del propio programa de desarrollo de nuestro Seminario/Taller y del tema que lo convoca "Escuela afuera: un imaginario cultural en expansión", hemos podido derivar importantes facetas relativas a la proyección de nuestro trabajo:
  • Reafirmar la validez y actualidad de nuestros conceptos teóricos e instrumentales: modos de problematizarlos y de socializarlos en prácticas culturales concretas.
  • Aprobar un plan de acción del CLEA a corto y mediano plazo centrado en: la realización de eventos académicos y el portal CLEA.
  • Ampliar la relación del CLEA con otros organismos e instituciones de ascendencia en los aspectos educativos, culturales, artísticos y las comunicaciones.
  • Repensar la estructura organizativa del CLEA en el contexto de hoy, a partir de reconocer la urgencia de satisfacer las múltiples y variadas necesidades y modalidades en que cristalizan las prácticas culturales y educativas en América Latina.
El Seminario/Taller nos ha servido para revisitar nuestra trayectoria de vida de casi tres décadas y proyectar hacia dónde vamos; para reconocer una vez más experiencias de nuestro pasado, aún vigentes, y las razones de una necesaria identidad en tránsito: abierta, dinámica y constituyente.

En consonancia con esto se reflexionó acerca de la obligada relación entre el discurso del arte contemporáneo y la educación por el arte: qué papel le asignamos a las artes contemporáneas, a los nuevos medios y a la imagen audiovisual en el discurso del arte en la educación; qué juego de poderes se instauran dentro del capital simbólico contemporáneo entre las industrias culturales, los medios de comunicación y las artes en nuestra multívoca realidad latinoamericana; que responsabilidades se desgajan de esto para la búsqueda de transformaciones en los sistemas formativos de docentes.

Esto quedó reflejado en las reflexiones acerca de los currículos: cómo se encuentran planeados los discursos educativos del arte en la escuela, realidades e incongruencias (las políticas educativas); las distancias entre currículo ideal, currículo real y currículo oculto; la plural y cambiante realidad donde se contextualizan.

El CLEA demostró su historial de publicaciones periódicas de décadas, donde se ha pensado y difundido nuestro ideario plural, abierto, inclusivo con todo lo que convoque a la reflexión crítica, al registro de experiencias valiosas, a la asunción de nuevas miradas investigativas; la urgencia de ampliar el concepto de educación por el arte hacia todas las artes y prácticas culturales significativas.

En fin, rebasar los límites de la escuela actual para hacerla espacio protagónico de una cultura infantil y juvenil en expansión de modo crítico y lúcido y, en consonancia, con la hora que vive nuestra América y el mundo y repensar las infinitas modalidades en que se manifiestan más allá de ella.

Confirmamos una vez más que tenemos una rica tradición para respaldar el proceso que encaramos; logros que exhibir y vacíos importantes a cubrir; una tarea de envergadura que requerirá de nosotros no solo capacidad para comprender los procesos en desarrollo, sino también capacidad de trabajo individual y colectivo y voluntad para superar aunada y solidariamente los escollos.

CONSEJO LATINOAMERICANO DE EDUCACIÓN POR EL ARTE
NEIVA, COLOMBIA
NOVIEMBRE 16 DE 2012

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Em 1984, no Congresso Mundial da International Society of Education through Art, INSEA, realizado no Rio de Janeiro, pela mulher do então Governador do Rio de Janeiro, muitos conflitos surgiram, mas algo de sólido foi criado para que a busca pela integração latino-americana se fizesse em outras bases, não por força militar, por ditaduras das quais começávamos a nos ver livres ou governos autoritários.

Este algo sólido foi o CLEA. Não sei de quem foi a ideia, mas uma tarde, quase no fim do Congresso, Bryan Alisson, então Presidente da INSEA, prestes a passar o cargo para Marie Françoise Chavanne da França, me procurou e disse que precisava de minha presença numa reunião para criar a representação da INSEA na América Latina. Eu andava por lá muito raivosa, pois a Presidente do Congresso havia impedido o lançamento de meu livro Arte/Educação: conflitos e acertos no recinto do Congresso.

Lancei-o em uma Galeria da UERJ ao lado do prédio onde o Congresso acontecia porque Sol Garçon, coordenadora de Educação Artística da UERJ, resolveu desafiar a mulher do governador. Ela acreditou na autonomia universitária e me disse que a presidente do Congresso só tinha poder sobre o prédio cedido a ela, mas que nem ela, nem o governador, seu marido, mandavam na universidade, cuja autoridade máxima era o reitor.

Entrei na sala meio assustada e lá estavam Victor Kon, da Argentina; Dora Aguila e Luís Errazuriz, do Chile; Myriam Nemes de Montiel e Manuel Pantigoso, do Peru; Salomon Azar, do Uruguai e Olga Blinder, do Paraguai. Deste grupo criador do CLEA somente uma pessoa, muito querida, não está mais entre nós: Olga Blinder, artista, professora e um ser humano inolvidável. A intenção desde o início era ampliar o grupo e incluir todos os países Latino Americanos. Com o passar do tempo tivemos José Gonzalez Perez representando a Venezuela, depois representada por Hilda Guerra Arias, que aos poucos foram se desligando. Logo depois fizemos duas conquistas importantíssimas para o CLEA, Olga Lucia Olaia da Colômbia e Ramon Cabrera de Cuba.

Por último, mas com força total chegaram ao CLEA Lúcia Pimentel e Fabio Rodrigues do Brasil que havia sido representado no passado no Brasil por Ivone Richter e Laís Aderne.

Os Congressos organizados por Dora Aguila, em Santiago; Salomon Azar, em Montevideu; Victor Kon, em Buenos Aires; Jose González Perez, em Caracas; Manuel Pantigoso, em Lima, Olga Blinder, em Assunção, Olga Olaia, em  Bogotá e Medellín, e o seminário de Amanda Pacotti, em Rosario, Argentina foram ocasiões de expansão e de integração. Saímos do Congresso do CLEA organizado em 2009, na UFMG, por Lucia Pimentel, com um CLEA mais amplo e do Seminário/Oficina em Neiva em novembro de 2012 maiores ainda. É nosso sonho que o CLEA  abarque todos os países da América Latina e que se amplie também o número de membros do CLEA nos países em que já está implantado. Em Neiva a FAEB do Brasil foi representada no CLEA por Fabio Rodrigues, Lucia Pimentel estando presente Ana Mae Barbosa, membro vitalício, como o são todos os criadores de 84. 

Incorporaram-se ao CLEA, a Guatemala, representada por Ethel Batres; o México, representado por Mario Mendez e Benjamin Sierra e mais um membro da Colômbia, Rocio Polania que, com Ramon Cabrera na liderança, organizou o evento de 2012, na Universidade Surcolombiana, de maneira exemplar. Agora que temos a Bienal do Mercosul e a OEI empenhadas na ampliação do alcance social da educação artística, arte/educação ou educação pela Arte, o CLEA, por ser composto de realizadores ou militantes de Associações Nacionais e não de representantes governamentais, muito poderá fazer pelo desenvolvimento da consciência artística,  estética, cultural e social de nossa América Latina. 

A união Latino Americana já era o desejo dos reformadores de nossa educação nas décadas de 20 e 30, mas foram atropelados pela ditadura do Estado Novo. Fernando de Azevedo de 1927 a 1930, como Diretor da Instrução Pública do Distrito Federal, o equivalente a Ministro da Educação, estabeleceu com a ajuda de Cecília Meireles em sua página sobre Educação no Diário de Notícias, uma política de integração Latino Americana jamais vista no Brasil. Às escolas que inaugurava e foram muitas, dava nomes de países Latino Americanos, convidava seus presidentes para a inauguração e estabelecia contínuo intercambio. A melhor avaliação da Reforma Fernando de Azevedo foi feita em jornais europeus por Gerardo Seguel, chileno, poeta do grupo de Neruda, professor de Desenho, e autor de um livro sobre Desenho Infantil. Ao exemplo de nossos antepassados de 80 anos atrás precisamos nos conhecer melhor e nos estimularmos uns aos outros.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Projeto ARTE ESPALHADA - Mais 40 apresentações teatrais gratuitas

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A Cia. Pompa Cômica conseguiu captar o restante do Projeto Social ARTE ESPALHADA e está disponibilizando mais 40 apresentações teatrais, inteiramente gratuitas, de todos os seus espetáculos que fazem parte do Projeto para as regiões de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, além de Perus, Caieiras e Freguesia do Ó.

O Projeto ARTE ESPALHADA é uma continuação do bem sucedido Projeto Arte Saúde & Cidadania na sua Cidade e tem como objetivo levar às comunidades de baixa renda, com dificuldade de acesso aos bens culturais da cidade, informações importantes sobre saúde, cidadania e sustentabilidade, através da linguagem lúdica, unindo diversão, arte e cultura, no intuito de contribuir na formação sócio-cultural do indivíduo e estimular o saudável exercício da cidadania.

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2013, portanto, se você faz parte de alguma instituição de ensino, associação de moradores, órgão de saúde, asilo, CEU, clube etc e tem interesse nessas apresentações, entre em contato para conhecer nossos espetáculos, escolher o tema que mais lhe interessa e agendar uma data.

e-mail: pompacomica@uol.com.br

Concurso UFRGS

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Divulgamos abertura de concurso público para professor adjunto na área de Ensino de Artes Visuais.

Link do Edital.

Mais informações no site da UFRGS - link Concursos Públicos - Magistério Superior - Edital 16/2012.

Departamento de Artes Visuais
Instituto de Artes da UFRGS
(51) 3308 4312 ou (51) 3308 4311 (fax)

sábado, 8 de dezembro de 2012

Concurso SESC/PE

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A Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco – CONUPE comunica aos interessados que as inscrições para o Concurso do SESC iniciarão hoje, dia 03 de dezembro, às 17h.

PORTARIA SESC N.º 50, de 29 de novembro de 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARÁTER PERMANENTE E/OU CADASTRO  DE RESERVA PARA O SESC/PE

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O PROCESSO SELETIVO EXTERNO de que trata este Edital visa ao preenchimento de 384 (trezentas e oitenta e quatro) vagas e formação de cadastro de reserva constantes do Anexo I deste Edital, em conformidade com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC/PE.

1.2. O certame terá a seguinte composição:
a) Para os cargos de Professor I e Professor II, duas etapas, sendo a primeira de Prova Objetiva de Conhecimentos e a segunda de Prova de Títulos;
b) Para os cargos de Motorista e cozinheiro, duas etapas, sendo a primeira de Prova Objetiva de Conhecimentos e a segunda de prova prática;
c) Para os demais cargos, uma única etapa, de Prova Objetiva de Conhecimentos.

1.2.1. Para todos os cargos, a prova objetiva de conhecimentos, eliminatória e classificatória, visará a avaliação do grau de conhecimento e habilidade do candidato para o desempenho das atribuições do cargo pretendido e será constituída de  questões de múltipla escolha, inéditas, cada uma com 5 alternativas, com apenas uma correta, contendo:
a) 50 (cinquenta) questões para os cargos de nível superior, sendo 10     (dez) de língua portuguesa e 40 (quarenta) de conhecimento específico, a exceção do Professor II – Português, para o qual a prova conterá 50 (cinquenta)   questões de Conhecimentos Específicos;
b) 40 (quarenta) questões para os cargos de nível médio, sendo 10 (dez) de língua portuguesa e 20 (vinte) de conhecimento específico e 10 (dez) de Matema´tica.
c) 40 (quarenta) questões para os cargos de nível fundamental, sendo 10 (dez) de língua portuguesa e 20 (vinte) de conhecimentos específicos e 10 (dez) de Conhecimento Matemático e Interpretativo.
1.3. Os atos advindos da execução do PROCESSO SELETIVO EXTERNO, para os quais é exigida ampla divulgação, serão publicados no endereço eletrônico http://www.upenet.com.br, como forma de garantir a transparência do processo.

1.4. As Provas Objetivas de Conhecimentos serão realizadas nas seguintes localidades: Recife, São Lourenço da Mata, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Pesqueira, Petrolina, Surubim e Triunfo.

1.4.1. Na hipótese de não haver prédios suficientes para abrigar a quantidade de candidatos inscritos no processo seletivo, o IAUPE poderá designar municípios circunvizinhos aos previstos no subitem anterior, visando à realização das provas.

1.5. São de responsabilidade exclusiva dos candidatos as despesas necessárias à sua participação no presente processo seletivo, inclusive as decorrentes de deslocamento e hospedagem, mesmo no caso de modificações de datas ou locais de prova.

1.5.1. Poderá ocorrer alteração da data das provas até 24 (vinte e quatro) horas que antecedem a aplicação, por motivo de caso fortuito ou força maior.

1.5.2. Sem prejuízo do disposto no subitem 1.3, poderá ser dada a publicidade dos atos em jornais de ampla circulação ou outro veículo de comunicação.