quinta-feira, 26 de julho de 2012

Blogs sim!

Nenhum comentário:

Eu leio blogs!

Sim, eu leio. E fiquei muito feliz de ver no Novo Lattes, lançado esta semana, o campo para inserção de produções em "Redes sociais, websites e blogs"! Não entendi bem, ainda, como fazer com as inserções antigas, mas adorei! Explico: como eu trabalho com Internet desde 1999, eu sempre coloquei meus trabalhos em mídia digital no item "Outras produção técnica". Não sei se terei que migrar as inserções para este item, mas, mesmo que me dê um MEGA TRABALHO se tiver que migrar, faço isso feliz da vida e comemoro!  

Sempre considerei de uma imbecilidade sem tamanho as restrições à referências de conteúdos em blogs que certa instituição faz, nas instruções aos conteudistas de seus materiais pedagógicos (Eu, inclusive) "recomendando" o não uso dessas "fontes sem credibilidade". Claro, para gente assim é mais fácil proibir do que verificar a qualidade, credibilidade e seriedade das referências nesses espaços, né? Mais fácil e mais burro! Mas a burrice, essa sim, é democrática. Atinge a todo nível de gente, e à "coordenadores de produção de material didático" também... Pois, quem disse que todo livro é sério, bom e tem qualidade?

Enfim... Eu leio blogs! Leio e escrevo em blogs. O meu Vid'Acadêmica, este ano faz 10 anos! Sim, desde 2002 mantenho um blog, que surgiu de uma necessidade pessoal de organizar notícias e eventos na área de educação, arte, tecnologia e comunicação, minhas áreas de pesquisa/trabalho, quando eu fazia o mestrado, que resultou na dissertação "A utilização de linguagem VRML na educação à distância em arte", defendida em 2003, na UNESP. E ainda outros, como o Home Management (Sobre organização de espaços e de vida.), o Purple Passion (Dedicado à minha inefável paixão pelo roxo e seus derivados), o Elogio à Cultura Ornamental (Que foi "batizado" pelo Eduardo Chaves, e onde convidei um monte de gente prá participar quando/se/com o que quiser). Escrevo, junto com a Gi Martini, aqui no blog da Revista Digital Art&, publicação em que sou Editora Chefe, atualmente (E temporariamente!) estou cuidando do blog do "XXII ConFAEB 2012 - Arte/Educação: Corpos em trânsito" e acalento, faz algum tempo, os projetos "Casa de Professora" (onde onde quero reunir coisas interessantes que eu geralmente passo para meus/minhas alun@s) e "Pensando por escrito" (para organizar meus trabalhos acadêmicos apresentados em congressos, cursos e palestras), mas não consegui tempo ainda prá dedicar à essas ideias.

Leio a Carol Vigna-Maru, a Cora Rónai (E lia o InteneETC..., também dela), o "Querido Leitor", da Rosana Hermann (e o Farofa), O "No Espelho", da Gabby Galvão (Também leio a LolaMag, onde a Gabby é editora, que não é blog, mas é ótimo!), o "ObjetivandoDisponibilizar", o "Shame on you, blogueira", o D <3, o The Sartorialist", o "Desire to inspire", o "Caralhaquatro", o "Casa da Mãe Joana", da Vivien (Ok, leio quando ela escreve, que não é sempre, que fique registrado! hehe), e lia o "Rainhas do Lar" que, com a dissolução da parceria das autoras, se dividiu em dois: "Pitéu" e "Pimenta no Reino", que também leio. E ainda muitos, muitos outros, em que a frequência é menor, mas não menos importante por isso...

Agora, me diz... Todos esses espaços não têm credibilidade? Toda a produção dessas pessoas não é séria nem merece registro?

Palmas ao Lattes pelo reconhecimento! Pela derrubada desse paradigma IMBECILOIDE de que o que não está em papel não tem valor!

Esta semana, por intermédio da Paloma Chaves, conheci um vídeo interessante (Este ai embaixo). Eu já conhecia a historinha que é contada no vídeo, mas gostei muito da animação produzida para ilustrar a história: Como nascem os paradigmas.

Fiquei aqui pensando... Será que se a gente encher de pauladas as pessoas imbecis que proíbem tudo sem refletir, com base nenhuma, ou seja, porque ELES acham que devem proibir, a gente consegue construir um novo e saudável paradigma? Algo na linha "antes de proibir qualquer coisa, se informe"? Ia ter muito ban-ban-ban apanhando, e muito, por ai, não?

Jurema Sampaio
Editora Chefe

 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sesc Piedade promove encontro nacional sobre Arte-Educação - Recife/PE

Nenhum comentário:

O encontro, que vai de 23 a 27 de julho no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é realizado pelo Sesc Piedade, com apoio do Departamento Nacional do Sesc.

O tema deste ano é Ação Cultura: Arte, Educação e Política.

O evento reúne estudantes, artistas, educadores e pesquisadores de arte-educação. 

Os valores para os interessados em participar das palestras é de R$ 50 para estudantes e comerciários e R$ 100 para profissionais da área e professores. 

A inscrição dá direito à participação em um dos cursos oferecidos pelo evento, respeitado o limite de vagas.


SERVIÇO

III Seminário Nacional Sesc de Arte-Educação
Data: 23 a 27 de julho de 2012
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
(CCSA) da UFPE

terça-feira, 10 de julho de 2012

Arte_Pesquisa: Inter-relações

Nenhum comentário:

9, 10 e 11 de outubro de 2012


Instituto de Artes da UNESP
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
http://arte-pesquisa.blogspot.com.br

Gostaríamos de convidá-lo a participar do “ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES”, primeiro evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro do corrente ano, no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Este evento tem como objetivo, iniciar um trabalho conjunto dos três programas de pós-graduação em artes e artes visuais no estado de São Paulo, que acontecerá bienalmente, cada vez em uma das instituições participantes.

Comissão organizadora:
Mauricius Martins Farina (coord. programa de pós-graduação em artes visuais - UNICAMP)
Monica Baptista Sampaio Tavares (coord. programa de pós-graduação em artes visuais - USP)
Rejane Galvão Coutinho (coord. programa de pós-graduação em artes - UNESP)

Comissão de produção:
Gilbertto Prado (USP), José Spaniol (UNESP), Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP), Marta Luiza Strambi (UNICAMP), Rosangela Leote (UNESP), Sônia Salzstein (USP), Sumaya Mattar (USP)

Comissão Científica:
Afonso Medeiros (UFPA), Bernard Darras (Université Paris I), Francisco Laranjo (Univ. Porto), François Soulages (l’Université Paris VIII), Lucia Gouvêa Pimentel (UFMG), Luis Alberto Freire (UFBA), Luis Sergio de Oliveira (UFF), Milton Sogabe (UNESP), Mirtes Marins de Oliveira (FASM), Sandra Rey (UFRGS), Sheila Cabo Geraldo (UFRJ), Suzete Venturelli (UnB)

Comissão de Seleção:
Agnus Valente (UNESP), Anna Paula Silva Gouveia (UNICAMP), Dária Gorete Jaremtchuk (USP), Eduardo Braga (SENAC), Fabio de Oliveira Nunes (UNESP), Fernando Fogliano (SENAC), Geraldo de Souza Dias Filho (USP), Gilbertto Prado (USP), Jose Leonardo do Nascimento (UNESP), Liliam Amaral (UNESP), Lucia Helena Reily (UNICAMP), Luise Weiss (UNICAMP), Luiz Cláudio Mubarac (USP), Lygia A. Eluf (UNICAMP), Márcio Périgo (UNICAMP), Marco Antônio Alves do Valle (UNICAMP), Marco Buti (USP), Marco Giannotti (USP), Marcos Solon Kretli da Silva (USP), Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP), Maria José de Azevedo Marcondes (UNICAMP), Mário Ramiro (USP), Marta L. Strambi (UNICAMP), Mauricius Martina Farina (UNICAMP), Monica Tavares (USP), Omar Khouri (UNESP), Sônia Salzstein Goldeberg (USP), Sumaya Mattar (USP)

Comissão de Apoio:
Rosângela Aparecida da Conceição (mestranda - IA-Unesp)
Inês Moura (mestranda - IA-Unesp)
Soraya Braz (mestranda - IA-Unesp)
Leopoldo Tauffenbach (doutorando - IA-Unesp)
Myriam Salomão (doutoranda - IA-Unesp)
 Fábio Oliveira Nunes (pós-doutorando - IA-Unesp)
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas em duas modalidades de participação: apresentação de artigo ou ouvinte.
Clique no link abaixo e efetue a sua inscrição.

INSCRIÇÃO
Apresentação de Artigo - envio de RESUMO a partir de 9 de julho até 7 de agosto de 2012.
Ouvinte – inscrição a partir de 28 de agosto de 2012.

Submissões


RESUMO - Formatação
Título da comunicação a ser apresentada na seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, utilização de itálico apenas em palavras estrangeiras;
Resumo da proposta de apresentação entre 20 e 30 linhas na seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e margens de 2,5 cm;
Solicitamos que não sejam utilizadas notas explicativas e referências bibliográficas em nota de rodapé.
Envio por e-mail: artepesquisa@ia.unesp.br.

Datas importantes
Inscrição e submissão de resumos: até 7 de agosto de 2012.
Divulgação do resultado: 28 de agosto de 2012.
Envio do texto integral: 18 de setembro de 2012.

Mais informações em: http://arte-pesquisa.blogspot.com.



IV Encontro Brasileiro de Educomunicação

Nenhum comentário:
Fonte: www.cca.eca.usp.br
Data: 25 e 27 de outubro de 2012 Local: São Paulo, SP


Promotores:
Licenciatura em Educomunicação do CCA/ECA/USP,
APBEducom – Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores da Educomunicação NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

Objetivos: Propiciar um espaço, nos dias 25 e 26 de outubro, para que os profissionais, pesquisadores e alunos de educomunicação do país, possam:
  1. Trocar experiências e informações sobre seus programas no campo, assim como apresentar e discutir resultados de suas pesquisas;
  2. Definir políticas voltadas à articulação de ações conjuntas que beneficiem o conjunto dos profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com a Educomunicação.
  3. Reunir, em assembleia, no dia 27 de outubro, os membros da ABPEducom, entidade criada a partir de decisão dos participantes do III Encontro, ocorrido em 2011.
  4. Conhecer as propostas da ABPEducom e a ela filiar-se.   
Ações previstas:


IV Encontro: Duas Mesas Redondas. Três Painéis Temáticos (com 4 papers cada um. Total de 12). Três Painéis com Relatos de Experiências (4 relatos cada um. Total de 12). 


APBEducom: Assembleia Geral, reunião de trabalho com os novos associados e reunião da diretoria.


Programação 


Dia 25 de outubro 


08h00 – Recepção. 
09h00 – Sessão de abertura 
09h30 – 11h00 - Mesa Redonda 01. 
11h30 – 13h00 – Mesa Redonda 02. 
14h30 – 18h00.
  • Painel I - 1º Painel sobre pesquisas.
  • Painel II - 1º Painel sobre experiências.
Dia 26 de outubro

14h30 – 18h00
  • Painel III - 2º Painel sobre pesquisas.
  • Painel IV - 2º Painel sobre experiências.
14h30 – 17h30
  • Painel V - 3º Painel sobre pesquisas.
  • Painel VI - 3º Painel sobre experiências.
17h45 – Encerramento

Dia 27 de outubro

09h00 – Assembléia Geral Eletiva da ABPEducom e aceitação de novos sócios.
11h00 – Reunião geral de todos os associados.
14h00 – Reunião da Diretoria.
17h00 - Encerramento. 

Submissões para os Paineis:

Serão avaliadas propostas de papers para apresentação nos três painéis temáticos, assim como propostas para os três paineis sobre os relatos de experiências;

Os papers e os relatos de experiências devem relacionar-se a pesquisas acadêmicas (TCCs, trabalhos de especialização, mestrados e doutorados) recentes no âmbito do campo da educomunicação.

A proposta de paper - contendo o nome do autor, a instituição à qual está vinculado, o título do trabalho e um resumo de no máximo 20 linhas - deve ser enviada para o email: coloquio-educom@usp.br até o dia 25 de agosto.

Aceita-se trabalhos de autoria coletiva.

O aceite das propostas será divulgado no site do Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP (www.cca.eca.usp.br), no dia 05 de setembro.

Para a produção dos textos, estaremos tomando como referência as normas estabelecidas pela Intercom para trabalhos científicos: http://www.portalintercom.org.br/images/stories/Congresso_Nacional/modelopadrao2011gps.doc.

Os textos definitivos devem ser encaminhados, para o mesmo email, até 30 de setembro de 2012.

FBN lança edital para publicação de livros brasileiros no exterior

Nenhum comentário:

Fonte: http://www.bn.br

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) abriu edital para seleção de obras de autores brasileiros que receberão recursos do governo para publicação em outros países de língua portuguesa.

O edital vai apoiar a publicação de obras lançadas até dezembro de 2013. Cada projeto selecionado poderá receber apoio financeiro de até US$ 6 mil (equivalente a aproximadamente R$ 12 mil) para custear despesas relacionadas à edição ou à promoção da obra.

A seleção faz parte do Programa de Apoio à Publicação de Autores Brasileiros na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa, com vigência até dezembro de 2020, apoia propostas no âmbito da literatura e de humanidades, especialmente os seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, infantil ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico, ensaio de divulgação científica e antologias de poemas e contos, ao todo ou em parte.

O apoio poderá ser atribuído a editoras com projetos de publicações inéditas ou reedições de obras já publicadas no país e que estejam esgotadas e fora do mercado há pelo menos três anos.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro de 2013.

Edital: http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Edital-Bolsa-de-Traducao-2012-01.pdf.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

VI Seminário de Arte e Ensino de Londrina: Micropolíticas

Nenhum comentário:


Contamos com a participação de todos e também com o auxílio na divulgação do evento.

Segue abaixo a programação e as normas para o envio de comunicações e pôsters.

ATENÇÃO: 


PRORROGADO o prazo de envio de artigos e pôster até 20 de Julho de 2012.

Solicitamos que efetuem as INSCRIÇÕES através do link https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=194


Comissão Organizadora
VI Seminário de Arte e Ensino de Londrina
Informações: seminarioarteuel@gmail.com.

(Clique na imagem para ver a programação)


Instituto Arte na Escola

Nenhum comentário:


Por ocasião da Rio + 20, o Instituto Arte na Escola lançou no dia 24 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o material educacional Eco Art. O evento, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin. Como parte do lançamento houve uma exposição de gravuras que compõem a coleção Eco Art - com artistas como Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake,  Antonio Henrique Amaral,  Daniel Senise e Siron Franco - e um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.


O material educacional Eco Art reúne proposições didáticas que, a partir da leitura de imagem, possibilitam o diálogo entre o discurso poético proferido pelas obras da Coleção Eco Art e Ecologia. Efeito estufa, Agressões contra o Meio Ambiente, Caça predatória, Mercado de Carbono e Protocolo de Kyoto são temas propostos de forma que o professor possa trabalhar o conhecimento como ele se apresenta hoje no mundo: transdisciplinar.

O Instituto Arte na Escola desenvolveu esse material a partir de 25 telas de uma coleção encomendada pelo Grupo Bozano a artistas das Américas para uma mostra  que ocorreu durante a Eco 92, e que posteriormente foram convertidas em serigrafias. Essas gravuras foram doadas a 55 Museus e Casas de Cultura em todo o Brasil.

O Eco Art foi criado com o objetivo de transpor as fronteiras da arte e adentrar os campos da Ecologia, das Ciências Ambientais levando o professor a investigar  com seus alunos os vários planos de entendimento que uma obra de arte pode ensejar.  

Você pode acessar o Eco Art no endereço www.artenaescola.org.br/ecoart. Esperamos que este seja mais um importante recurso na formação continuada de professores e na ampliação das possibilidades do ensino da Arte. Para nós é muito importante que você professor faça uso deste novo material e nos envie as suas impressões e possibilidades de uso.
 
Fale conosco: contato@artenaescola.org.br.

domingo, 1 de julho de 2012

Técnicas expressivas no trabalho com crianças (Iniciação)

Nenhum comentário:
Organização: Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes

Ementa:
• A criança e a Arte
• A Arte no processo terapêutico
• Desenvolvimento da criança pelo desenho
• Utilização e técnicas de materiais de artes plásticas adequados a diferentes faixas etárias
• O uso de Músicas no processo terapêutico infantil
• A Expressão Corporal da criança
• Práticas de jogo lúdicos corporais no processo arteterapêutico
• A Literatura Infantil na Arteterapia
• Os contos de fadas e o desenvolvimento do sujeito
• Desenvolvimento da criança pelo jogo dramático
• Prática de Psicodrama com crianças
• A Vivência Arteterapêutica com Crianças

Local: Centro do Ser - Bigorilho, Curitiba/PR
Datas: 14 e 15 de julho de 2012 (sábado e domingo)
Horário: 09:00 às 18:00 h
Carga Horária: 16 h

Investimento: 01 parcela de R$ 200,00 ou 2 parcelas de R$ 120,00 (a primeira paga no ato da inscrição e a segunda com cheque pré para o 1º dia de aula).

Coordenação: Rozemar Cândido - Pedagoga com formação em Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí; Especialista em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná; Arteterapeuta formada pelo Incorporar-te/Florianópolis –SC: Reg. AARJ 518; Membro do grupo THT- Terapia Holística Tradicional; Contadora de Histórias orientada pelo escritor e contador de história Celso Sisto e pela atriz e contadora Margarida Baird; Formadora da Formação de Terapeutas em Arteterapia do Incorpoar-te: Espaço Terapêutico Corpo Arte no RJ, SC e PR; Co-Coordenadora do Projeto Arteterapêutico de Atendimentos Acessíveis do Incorporar-te em Curitiba.

Informações e Inscrições:
Tel.: 41 - 33083786/98045876
Outras Informações sobre o Incorporar-te: www.incorporarte.psc.br.