sábado, 28 de abril de 2012

Semana da Educação Artística da UNESCO

Nenhum comentário:
Pôster comemorativo da "Semana da Educação Artística da UNESCO". 


Grande oportunidade para dar visibilidade à nossa área de atuação e trabalho junto aos nossos alunos, colegas, vizinhos, escolas, instituições, poderes regionais e nacionais.


Lembrando que, em português de Portugal é assim, Educação Artística, que nossa Arte/Educação é chamada, ok?



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestras divulgam como ensinar música a pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Evento no Instituto de Artes, em São Paulo, aceita inscrições até 30/04

O Departamento de Música do Instituto de Artes, Câmpus de São Paulo, está com inscrições abertas para o 1º Ciclo de Palestras: Educação Musical Inclusiva. As inscrições vão até 30 de abril. O evento gratuito será realizado de 3 de maio a 5 de junho e é voltado a professores de música em formação e demais interessados. As vagas são limitadas.  

De acordo com a coordenadora do evento, a professora Margarete Arroyo do IA, o ciclo vai atender a necessária formação de professores de música no que diz respeito ao trabalho com pessoas com deficiência.   Segundo ela, as dificuldades são muitas. Os profissionais em atuação não têm em sua formação inicial esse conteúdo; as escolas de modo geral não estão preparadas para a inclusão; o preconceito da sociedade ainda é marcante, diz a professora, que continua: tudo isso dificulta quem está face a face com as situações de inclusão na escola – os professores.  

O ciclo abordará os seguintes temas: Atividades e materiais adaptados às aulas de música para pessoas com deficiência; A educação musical das pessoas com deficiência visual; Musicografia Braille: da musicalização à leitura e escrita da partitura em Braille; Educação musical e inclusão – o que todo professor precisa saber; e Musicalidade da pessoa surda.  

A coordenadora explica que inclusões de diversas ordens, entre elas as relativas às pessoas com deficiências sensoriais, físicas, mentais e síndromes, tornou-se política pública afirmativa no Brasil apenas nas últimas décadas. Esforços das instâncias de formação escolar comprometidas com essa política têm sido empreendidos, alcançando várias conquistas, mas ainda há muito por ser realizado, diz.  

De acordo com os organizadores, o encontro promoverá a discussão sobre a educação inclusiva, em particular a educação musical; formar os futuros professores para esses cenários de inclusão nas escolas; e sensibilizar a opinião pública de modo geral para o assunto.

As inscrições poderão ser feitas por meio do e-mail: rcanassa@ia.unesp.br.  

1º Ciclo de Palestras: Educação Musical Inclusiva
Data: 3/5 a 5/6 Horário: das 19h às 21h
Local: Teatro  Maria de Lourdes Sekeff do Instituto de artes, que fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 Barra Funda São Paulo /SP
Tel: (11) 3393-8616

domingo, 22 de abril de 2012

Teatro em Brasília: Palestra

Nenhum comentário:
O "SESC Arte-Educação: Transformando Plateias" oferece a paletra/oficina "Teatro como Linguagem", com o prof. Dr. Graça Veloso, DATA: 27/04 HORÁRIO: das 19:00 às 22:30 

LOCAL: Teatro SESC Paulo Autran END.:CNB 12 A/E 2/3 Tag. Norte)
Entrada franca, com certificado do SESC
Mais Informações: http://sescarteeducacao.blogspot.com.br/2012/04/oficinas-inscricoes-abertas.html
TELEFONE: 3451-9150

Curso de História da Animação em Brasília

Nenhum comentário:
O curso abordará a história da animação desde a criação dos dispositivos óticos mecânicos até as primeiras animações computadorizadas. Ao longo das aulas, serão conhecidos aspectos culturais, econômicos e políticos que influenciaram no modo de produção das animações e suas diferenças, principalmente em relação à produção norte americana e a produção do Leste Europeu.

Temas abordados: Animação japonesa, seus estilos e peculiaridades. Panorama da produção brasileira, principalmente a atual com as características das mais diversas técnicas de animação, desde a animação tradicional 2D, animação de bonecos, cutout, pixilation, animação com luzes, com areia, tinta sobre tela, tela de pinos e finalmente a animação por computador.

PROFESSOR: Fernando Gutiérrez LOCAL: Espaço Cult END.: 215 Sul
INSCRIÇÕES: No local e em todas as lojas Cult da cidade
HORAS/AULA: 12 horas (04 aulas)
QUANDO: quartas e sextas de 19h às 22h
DATA: 27/04 a 06/05
INVESTIMENTO: R$ 200,00 à vista (dinheiro ou cheque); R$ 220,00 em 3 vezes no cheque ou cartão.

domingo, 15 de abril de 2012

ConFAEB 2012

Nenhum comentário:

Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil

Informações e inscrições:

Por favor, divulgue retransmitindo aos seus contatos!
Obrigada!


OFICINAS METODOLÓGICAS EM ARTES PARA EDUCADORES: Além de cores dê movimento, música e ação às suas aulas.

Nenhum comentário:

O Setor de Cultura do SESC/ES oferece aos educadores que desenvolvem ações/projetos em linguagens artísticas uma excelente oportunidade de estudo por meio das OFICINAS METODOLÓGICAS EM ARTES PARA EDUCADORES: Além de cores dê movimento, música e ação às suas aulas.

As Oficinas são gratuitas e destinadas a professores dos Ensinos Médio e Fundamental, com formação em códigos e linguagem nas áreas de arte, educação física (para opção em dança), língua portuguesa e Ciências Humanas.

Os primeiros módulos das oficinas serão realizados no SENAC, situado à Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira - Vitória - ES - CEP 29052-12.

As aulas terão início em 21 de abril e acontecerão sempre aos fins de semana – sábado e domingo – no horário de 9h às 13h e de 14h às 18h.

No site do SESC/ES há maiores informações, inclusive os nomes dos professores classificados para participarem das oficinas.

12º ENCONTRO DE REFLEXÕES E AÇÕES NO ENSINO DE ARTE

Nenhum comentário:

De 11 a 13 de junho de 201
LOCAL: Universidade Federal de Uberlândia

FORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
As inscrições de comunicações serão realizadas até o dia 30/04/ 2012.
Poderão se inscrever trabalhos para COMUNICAÇÕES nas seguintes categorias:
Relato de Pesquisa (pesquisas em andamento ou já concluídas)

Relato de Experiência (experiências de sala de aula já concluídas)

Os trabalhos deverão ser enviados em um só arquivo para o e-mail
artenaescola@proex.ufu.br de acordo com a seguinte formatação:

Cabeçalho
:TÍTULO DO TRABALHO (em maiúscula)
Nome do autor (ou autores) (em negrito e itálico)
nome do orientador (se for pesquisa) (em negrito e itálico)
e-mail(s)dos autores
instituição a que pertence(m)

Comunicação - Relato de Pesquisa ou Relato de Experiência
Os casos de Relatos de Experiência e de Pesquisa:

Resumo: máximo de 2000 caracteres (com espaços)
Texto Completo: de 6 a 9 páginas, incluindo referências bibliográficas, gráficos e no máximo 5 imagens (tamanho máximo de 300 dpis e com referências completas)
Os trabalhos enviados deverão estar em Documento do Word, página A4, margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, parágrafo alinhamento justificado.

Comissão Científica do evento fará a seleção dos trabalhos enviados de acordo com os critérios de relevância do tema para o Ensino de Arte (Teatro, Artes Visuais ou Música),metodologia empregada, experiências inovadoras no Ensino de Arte, Pesquisas em Artes desenvolvidas em Programas de Graduação ou Pós Graduação.
Os arquivos que não obedecerem à formatação exigida serão automaticamente descartados.

A divulgação dos trabalhos selecionados será feita por e-mail e lista afixada na sede do Pólo UFU da Rede Arte na Escola a partir de 21/05/2012.

Os trabalhos serão publicados em CD-ROM do Encontro (em arquivo PDF)*
Mais informações com Léa, Eliane pelo fone 3231-3454 ou pelo e-mail
artenaescola@proex.ufu.br

Realização:
Pólo UFU - Rede Arte na Escola