terça-feira, 29 de novembro de 2011

Parque do Taquaral sedia exposição “A Cidade de Cara a Cara” - Campinas / SP

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.campinas.com.br
A exposição de arte “A Cidade de Cara a Cara”, que já percorreu o Largo do Rosário e Terminal Ouro Verde, chega à última etapa no Parque Taquaral, onde pode ser conferida até o dia 5 de dezembro.

Histórias de vida e imagens de moradores de Campinas, contadas a partir do “olhar” do artista visual Agostinho Gomes e expostas em grandes totens com mais de dois metros de altura.

A proposta é que a população se reconheça nas histórias e que a arte vá até o cidadão, intervindo no seu cotidiano, seja na praça, no terminal ou no parque. Por isso a opção foi por uma mostra itinerante e em locais públicos”, afirma Agostinho Gomes.

Circundada pela natureza, a mostra está ao lado do Planetário e o acesso é pelo Portão 7 para quem está do lado de fora do Parque.

A exposição traz 25 grandes totens, cada um com a imagem e a história de vida de um cidadão de Campinas. Os retratados foram escolhidos entre mais de 160 participantes que foram fotografados e contaram suas histórias de vida à equipe de produção, em julho deste ano, no Largo do Rosário.

Serviço

Exposição: “A Cidade de Cara a Cara”, de Agostinho Gomes
Local: Lagoa do Taquaral - Parque Portugal. Av. Heitor Penteado, 1671
Data: de 25 de novembro a 5 de dezembro
Horário: das 7 às 22 horas
Entrada: gratuita

sábado, 26 de novembro de 2011

Colóquio Internacional de Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.culturasjovens.fe.usp.br
QUANDO: 11 a 14 de abril de 2012.

Estarão presentes diversos estudiosos da cultura jovens, dentre os quais vale destacar:

Christian Béthune(Doutor em Filosofia pela Université PARIS 1 e estudioso do jazz e do rap)

William E. Smith(Prof. Associado em Música e Jazz e Diretor da American University, Washington. Diretor e fundador da International Association for Hip Hop Education - IAHHE)

Martha Diaz(Professora Adjunta da NYU e Diretora Fundadora do Centro Educacional H2ED)

Halifu Osumare (Professora Associada da University of Califórnia, Davis,
Diretora do Programa de Estudos Africanos e Afro-americanos)

Para mais informações, acesse o site abaixo:

http://www.culturasjovens.fe.usp.br/programa.html

Inauguração do Teatro Gê Martú em Brasília

Nenhum comentário:
Fonte: http://historiadealgumlugar.blogspot.com/
TEATRO GÊ MARTÚ
Local:ESCOLA PARQUE 210 NORTE - BRASÍLIA/DF
DATA: 15 DE DEZEMBRO(QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 20 HORAS
INGRESSO: 01 QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

TEXTO E DIREÇÃO: Áurea Liz

ELENCO: Gê Martú, Gelly Saigg (PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ DA MOSTRA CANDANGA DO SESC 2011),Verônica Moreno, Pedro Barbosa, Adilson Mottor, Heleno Antunes, Eliane Silvestre, Ana Bugni, Léo Thilé, Pedro Domingues, Genice Barego, Marizilda Dias, Bruno Estrela, Isumy Kudo, Cássia, Márcia Marmori, Fernando Bressan, Dú Oliveira e Yeda Gabriel.

RELEASE: História de algum lugar se passa numa cidade do interior de Minas Gerais. Num universo de fofocas interioranas e pequenos dramas do cotidiano, todos os habitantes preparam-se para assistir na estação de trem à despedida da mãe e da filha de Baiô, ambas loucas. Antes divididos, carolas e quengas, mendigos e comerciantes unem-se ao final num mesmo sentimento de compaixão.

REALIZAÇÃO: Auge Produções Artísticas e Arsenal Produtora.

PRODUÇÃO: Sílvia Mello e Bruno Estrela: 9678 0440.

INFORMAÇÕES: 61 3901 7524.

http://historiadealgumlugar.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cultura geral: Thanksgiving Day

Nenhum comentário:
Hoje é dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que aqui no Brasil não é comemorado, mas que é celebrado anualmente nos EUA na quarta quinta-feira de novembro (no Canadá, disseram alguns amigos, Thanksgiving é comemorado na segunda segunda-feira de outubro, porque a colheita acontece mais cedo por lá, por causa do clima).

É uma tradicional celebração da família e sua origem vem dos festivais de colheita pagãos, tradicionais em muitas partes do mundo, desde tempos antigos. As imagens e símbolos associados à festa também têm origem nas tradições antigas das celebrações das colheitas de outono.

A Cornucópia (uma réplica de chifre onde são colocadas muitas flores e frutas), por exemplo, é um típico símbolo do Thanksgiving, e representa a abundância dos festivais de colheitas medievais. E, por isso, em muitos lugares as igrejas são decoradas com frutas, flores e plantas, como as decorações que comunidades européias fazem ainda, por séculos, durante as colheitas de outono.

De acordo com o significado das festas tradicionais, celebra-se a boa colheita ao preparar e comer um "banquete". Esta é a parte central da maioria das celebrações de Ações de Graça. Os pratos incluem Peru Recheado, Molho de Cranberry (uma frutinha ácida, na "família" dos morangos), Squash (um tipo de abóbora), Purê de Batatas, Batata-doce e Torta de Abóbora.

São pratos simples que preservam a memória do modo de vida rústico dos colocnos pioneiros e são comidas típicas da América do Norte. Grupos de imigrantes, mais recentemente, acrescentaram seus pratos típicos ao "menu" de Ação de Graças. Por exemplo, os italianos incluíram massas e vinhos ao "banquete", e alguns amigos brasileiros já me disseram que o nosso tradicional churrasco faz parte das "tradições" de alguns por lá...

De qualquer modo, não importa como você comemore seu Thanksgiving Day, o mais importante, creio, é aproveitar a data para refletir sobre suas "colheitas", analisar como tem feito as "plantações" e "adubações" de seus sonhos, enfim, como tem cuidado de sua "lavoura", da sua vida... Pois, é fato, a gente sempre colhe o que planta!

Um lindo Thanksgiving Day prá vocês!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição Entorno - SESC SP

Nenhum comentário:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Murano

Nenhum comentário:
Millefiori
Fonte: http://www.fossilfly.com
Os acessórios de vidro são, geralmente, de Murano, um tipo especial de trabalho em vidro, italiano, da ilha de Murano, em Veneza, Itália de onde vem o nome das peças.

Existem coisas maravilhosas feitas em murano! Sou particularmente apaixonada pelos cinzeiros, bem comuns na década de 50. São verdadeiras obras de arte! Mas existem vasos, jarras, potes, esculturas... E as contas para jóias, bijoux e acessórios em geral, como as deste site, são lindíssimas!

Os pingentes, jóias de vidro, que agradam a maioria das pessoas, são os millefiori.

Fonte: http://www.making-jewelry-now.com
O millefiori clássico é assim, colorido, como este, ao lado. Mas pode assumir diversas formas, já que a técnica (mileffiori) consiste em juntar bastões de vidros coloridos, fundindo várias etapas de um trabalho artesanal muito elaborado, com impressionante detalhe e precisão, que cortados transversalmente, formam um belíssimo e delicado mosaico. A técnica é conhecida desde o Egito antigo e, no século 15, foi 'redescoberta' na Itália, passando a chamar-se "Millefiori", que significa "mil flores".

A arte Millefiori viveu um grande momento no século 19 e, no século 20, durante a II Guerra Mundial, quase desapareceu! Ressurgiu somente graças ao esforço e dedicação de seus habilidosos artistas.

Desde 1980 a arte de millefiori tem retornado à "moda" e ao gosto popular, sendo cada vez mais utilizada numa variedade enorme de objetos e mesmo sendo aplicada a outros materiais, como a cerâmica plástica. Pequeninos cilindros de massa colorida são unidos, formando desenhos variados, que são então cortados e levados ao forno para assar.

Trabalhar com essa técnica requer habilidade, tempo e paciência, mas o resultado é maravilhoso.

Veja como é feito o murano:

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação

Nenhum comentário:
Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares

Fonte: http://colubhe2012.ie.ul.pt
12 a 15 de julho de 2012 | Institudo de Educação da Universidade de Lisboa
Submissão de propostas até 15 de dezembro de 2011

O IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação é promovido pela Secção de História da Educação (Portugal) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil).

Este nono congresso decorrerá na Universidade de Lisboa, nos dias 12 a 15 de julho de 2012 e tem como tema central: Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares (http://colubhe2012.ie.ul.pt/).

Destinatários
Investigadores, professores, alunos de pós-graduação e outros profissionais que se dedicam ao estudo de temáticas relacionadas com a história da educação, em Portugal e no Brasil.

Eixos temáticos
1. Espaços, tempos, quotidianos, sociabilidades escolares;
2. Instituições escolares: projetos, identidades, organização, atores;
3. Rituais, símbolos, festas escolares;
4. Os professores e a sua formação: da arte de ensinar às ciências da educação;
5. Políticas educacionais, discursos pedagógicos, autobiografias;
6. Leitura e escrita: rituais, materialidades;
7. Património e museologia educativa: mobiliário, equipamento, materiais didáticos, iconografia;
8. Testemunhos orais e memórias da educação;
9. A historiografia da educação: contributos teóricos, abordagens metodológicas, fontes;
10. Internacionalização, circulação e comparação: sistemas, currículos, pedagogias.

Modalidades de apresentação
À semelhança de edições anteriores, o congresso terá duas modalidades de apresentação: mesas coordenadas e comunicações individuais.

Prazo de submissão de propostas
De 15 de outubro até 15 de dezembro de 2011.

Outras datas importantes
Avaliação das propostas || Até 28 de fevereiro de 2012
Divulgação dos resultados || Até 15 de março de 2012
Recepção dos trabalhos completos e inscrição final || Até 15 de maio de 2012
IX Congresso Luso-Brasileiro || 12 a 15 de julho de 2011

Encontro TransArte

Nenhum comentário:
O Encontro TransArte pretende dialogar com as manifestações artísticas proveniente das Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Performances e Literatura no campo educacional. A idéia é que por meio das artes possamos pensar em uma sociedade melhor, livre de preconceitos.

Datas: 25, 26 e 27 de novembro de 2011.

Horário: de 8 às 22 horas

Locais: Anfiteatro 09, Auditório Dois Candangos, Centro Comunitário Athos Bulcão, Departamento de Artes Cênicas e Galeria de Artes da FAU.

Inscrições para ouvintes e programação do evento no blog itransarte.blogspot.com

Informações: rede.transarte@gmail.com, (61) 3107 - 6795
SAC/DEA/DAC/UnB

3º Congresso Internacional CSO’2012

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.cso.fba.ul.pt

Chamada de trabalhos: III Congresso Internacional CSO'2012 "Criadores Sobre outras Obras"

• 30, 31 Março e 1 de Abril de 2012, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal.

1. Desafio. Desafio aos criadores e artistas nas diversas áreas.

Incentivam-se comunicações ao congresso sobre a obra de um artista ou criador. O autor do artigo deverá ser ele também um artista ou criador graduado, exprimindo-se numa das línguas ibéricas.

• Tema geral:

Os artistas conhecem, admiram e comentam a obra de outros artistas - seus colegas de trabalho, próximos ou distantes. Existem entre eles afinidades que se desejam dar a ver.

• Foco:

O congresso centra-se na abordagem que o artista faz à produção de um outro criador, seu colega de profissão. Esta abordagem é enquadrada na forma de comunicação ao congresso. Encorajam-se as referências menos conhecidas ou as leituras menos ‘óbvias’.

É desejável a delimitação: aspetos específicos conceptuais ou técnicos, restrição a alguma(s) da(s) obra(s) dentro do vasto corpus de um artista ou criador.

Não se pretendem panoramas globais ou meramente biográficos/historiográficos sobre a obra de um autor.

2. Línguas de trabalho

Oral:

• Português;
• Castelhano;

Escrito:

• Português;
• Castelhano;
• Galego
• Catalão

3. Datas importantes

• Data limite de envio de resumos: 12 de Dezembro 2011.
• Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 29 Dezembro 2011.
• Data limite de envio da comunicação completa: 20 de Janeiro 2012.
• Notificação de conformidade ou recusa: 7 de Fevereiro 2012.

As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas no número 5 da Revista :Estúdio, lançada em simultâneo com o Congresso CSO'2012. Todas as comunicações são publicadas nas Atas online do III Congresso (dotada de ISBN).

4. Condições para publicação

• Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados, no máximo de dois por artigo.
• O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
• Incentivam-se artigos que tomam como objeto um criador oriundo de país de idioma português ou espanhol.
• Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos.
• Uma vez aceite o resumo provisório, o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo (meta artigo) e tiver o parecer favorável da Comissão Científica.
• Cada participante pode submeter até dois artigos.

5. Submissões

• Primeira fase: envio de Resumos provisórios.
• Segunda fase: envio de artigos após aprovação do resumo provisório.

Cada comunicação final tem quatro / cinco páginas (máx. 9000 caracteres). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no separador "procedimentos de seleção" deste local web.

6. Apreciação por ‘double blind review’ ou ‘arbitragem cega’.

Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a três, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes - isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

Critérios de arbitragem:

• Dentro do tema proposto para o Congresso, “Criadores Sobre outras Obras,” versar preferencialmente sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica;
• Interesse, relevância e originalidade do texto;
• Adequação linguística;
• Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.

7. Custos:

O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação, os materiais de apoio distribuídos e os snacks/cafés de intervalo, bem como outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas. A participação pressupõe uma comparticipação de cada congressista nos custos associados.

• Como conferencista com UMA comunicação: 80 euro (cedo), 120 euro (tarde).
• Como conferencista com DUAS comunicações: 160 euro (cedo), 200 euro (tarde).

No material de apoio incluem-se exemplares da revista :Estúdio, além da produção on line das Atas do Congresso.

Contactos:
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congressocso@gmail.com
http://www.cso.fba.ul.pt/

Chamada de trabalhos para o N.º 3 / Convocatoria de artículos para el N.º 3

Nenhum comentário:
Fonte: http://invisibilidades.apecv.pt/ojs/

Temas:
Investigação baseada nas artes / Investigación basada en las artes
Investigação educativa baseada nas artes / Investigación educativa basada en las artes
Investigação com e sobre imagens / Investigación con e sobre imágenes

Data limite para envio de trabalhos: 31 de Janeiro de 2012
Fecha límite para el envio de articulos: 31 de Enero de 2012

Registo, normas (também em anexo) e submissão das propostas através da plataforma: http://invisibilidades.apecv.pt 
Registro, normas (también en anexo) y presentación de propuestas a través de la plataforma:
http://invisibilidades.apecv.pt 

Agradecemos um ampla divulgação / Gracias por una amplia
Comité Editorial da inVISIBILIDADES

IADIS - International Conference Mobili Learning 2012

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.mlearning-conf.org/

CALL FOR PAPERS - Deadline for submissions (1st call extension): 28 November 2011 - http://www.mlearning-conf.org.
Berlin, Germany, 11 to 13 March 2012

* Keynote Speaker (confirmed): Professor Agnes Kukulska Hulme, Institute of Educational Technology, The Open University, UK

* Conference background and goals: Mobile Learning where to next? Accelerometers and motion sensors will tell

Since the advent of mobile learning, developments in its practice and research have been triggered by technological innovation and advancement. For instance the arrival of laptops, afforded new models of technology integration and accessibility within the classroom and freed technology from the ‘imprisonment’ of computer rooms.

The appearance of handheld devices offered potential for the exploitation of contextual outdoor learning and freed learners and technologies from the confinement of classrooms. The emergence of mobile phones democratized access to technology, revolutionized the concept of user generated content and freed learners and technologies to experiment with technologies outside classrooms and schools.

The incursion of multi-touch tablets in the mobile learning scene is the latest technological ‘wave’. Though in early stages, sensationalist reporting of the ipads for Learning (http://www.ipadsforeducation.vic.edu.au/) initiatives already advocate ipads will displace playdough and finger painting in Kindergartens and the Horizon report 2011 states ‘electronic books are beginning to demonstrate capabilities that challenge the very definition of reading’ (http://wp.nmc.org/horizon2011/sections/electronic-books/).

Against this background the relevance and need for mobile learning research and practice founded upon learning theories, focused on pedagogically meaningful approaches to mobile learning and systematically evaluated with appropriate data collection and analysis tools, remains paramount.

The IADIS Mobile Learning 2012 International Conference seeks to provide a forum for the presentation and discussion of mobile learning research which illustrate developments in the field.

* Format of the Conference

The conference will comprise of invited talks and oral presentations. The proceedings of the conference will be published in the form of a book and CD-ROM with ISBN, and will be available also in the IADIS Digital Library (accessible on-line).

Authors of the best published papers in the Mobile Learning 2012 proceedings will be invited to publish extended versions of their papers in the "International Journal of Mobile and Blended Learning (ISSN: 1941-8647).

* Types of submissions

Full and Short Papers, Reflection Papers, Posters/Demonstrations, Tutorials, Panels and Doctoral Consortium. All submissions are subject to a blind refereeing process.

* Topics

We invite researchers, practitioners, developers and all those working in the mobile learning arena to submit work under the following topics:

• Pedagogical approaches, models and theories for mLearning
• mLearning in and across formal and informal settings
• Strategies and challenges for integrating mLearning in broader educational scenarios
• User Studies in mLearning
• Learner mobility and transitions afforded by mlearning

  • Socio-cultural context and implications of mLearning
  • Mobile social media and user generated content 

• Enabling mLearning technologies, applications and uses
• Evaluation and assessment of mLearning
• Research methods, ethics and implementation of mLearning
• Innovative mLearning approaches
• Tools, technologies and platforms for mLearning
• mlearning: where to next and how?

* Important Dates:

- Submission deadline (1st call extension): 28 November 2011
- Notification to Authors (1st call extension): 6 January 2012
- Final Camera-Ready Submission and Early Registration (1st call extension): Until 27 January 2012
- Late Registration (1st call extension): After 27 January 2012
- Conference: Berlin, Germany, 11 to 13 March 2012

* Conference Location

The conference will be held in Berlin, Germany.

* Secretariat

IADIS Secretariat - IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE MOBILE LEARNING 2012
Rua Sao Sebastiao da Pedreira, 100, 3
1050-209 Lisbon, Portugal
E-mail: secretariat@mlearning-conf.org
Web site: http://www.mlearning-conf.org/

* Program Committee
Mobile Learning 2012 Program Chair
Inmaculada Arnedillo Sánchez, Trinity College Dublin, Ireland.

Mobile Learning 2012 Conference Chair
Pedro Isaías, Universidade Aberta (Portuguese Open University), Portugal.

Committee Members: *
* for committee list please refer to http://www.mlearning-conf.org/committees.asp

* Co-located events
Please also check the co-located events:
e-Society 2012 (http://www.esociety-conf.org/) - 10-13 March 2012
Information Systems 2012 (http://www.is-conf.org/) - 10-12 March 2012

* Registered participants in the Mobile Learning’ conference may attend e-Society and Information Systems conferences’ sessions free of charge.

domingo, 20 de novembro de 2011

II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA)

Nenhum comentário:
Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas
2,3 e 4 de abril de 2012, FBAUP. Porto, Portugal.

aberta a inscrição para a participação no 2EI_EA e a submissão de resumos. http://eiea.up.pt

Calendário, datas limite:
15 de janeiro de 2012 - submissão de resumos
15 de fevereiro de 2012 - informação de aceitação
15 de março de 2012 - submissão de comunicações
20 de março de 2012 - programa
25 de março de 2012 - inscrições
2, 3 e 4 de abril - 2EI_EA

Texto de apresentação

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), em estreita colaboração com a M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte), organizaram, em 2010 no Mindelo (Cabo Verde), o I Encontro Internacional sobre Educação Artística. No próprio encontro os especialistas e investigadores internacionais presentes concordaram com a organização de um segundo evento que promova novos debates sobre as complexas questões da educação artística.

Respondendo a esse interesse, constitui-se uma comissão científica e uma comissão organizadora que promove a realização do 2EI_EA, em 2,3,e 4 de Abril de 2012.

O evento terá lugar na cidade do Porto, sede das instituições promotoras, que incluem o recentemente formado i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade — FBAUP) e o ID_CAI (ID_ Colectivo de Acção e Investigação — grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural).

O 2EI_EA não pretende realizar um palco de discursos retóricos, uma conferência em busca de uma teoria, mas um encontro de trabalho, lugar de retiro de um conjunto de interferentes na Educação Artística, campo de confrontação franca de ideias, pousio de experiências que se divulgam para fora de si, se confrontam com especialistas convidados, com parceiros de outras pesquisas e experiências. Não há educação artística sem fundamento que a sustente, onde as práticas se esclareçam. Pretende-se que no encontro se apresentem experiências e acções realizadas de modo ao debate promover uma reflexão decorrente da acção.
Um dos objectivos do encontro é tornar visíveis formas alternativas de questionamento e de construção, jogos operatórios, relações entre a prática e a investigação, proporcionando a emergência de novos vocabulários e a expressão de novas práticas e análises na educação contemporânea.

A actualidade exige uma transformação profunda nas narrativas que esclareça a transversalidade do campo que se vem designando por Educação Artística, a sua imprescindibilidade no decurso das sociedades, e, em particular dos métodos pedagógicos, dos conteúdos e das orientações que dão corpo e sentido à sua extensão para o terreno do ensino.

O âmbito temático deste encontro é, simultaneamente, o seu campo problemático.

Convidamos cada um dos interferentes ao desconforto de questionar o que é dado como ‘natural’ e que tende à disciplinação do trabalho do investigador. Desse modo pretende-se que o encontro promova a experiência e acções realizadas de modo a fomentar uma reflexão decorrente da acção.

Propõem-se, assim, as seguintes plataformas de discussão:

  • pensamento contemporâneo e educação artística
  • (re)pensar a investigação em educação artística
  • cultura visual, sujeito e educação
  • museus de arte e relacionamentos educativos
  • educação/arte/desenvolvimento

Porto, novembro de 2011
A Comissão Organizadora do 2EI_EAjPaiva
2eiea@identidades.eu
............................................................................................
II INTERNATIONAL ENCOUNTER ON ARTS EDUCATION (2EI_EA)
About de implications of the action in the construction of contemporary narratives
2,3 and 4 April 2012, FBAUP. Oporto, Portugal

Open call for participation in 2EI_EA and submission of abstracts. http://eiea.up.pt

Schedule and deadlines
15th January 2012 – submission of abstracts;
15th February 2012 – approval information;
15th March 2012 – submission of papers;
20th March 2012 – program;
25th March 2012 – registration;
2nd, 3rd and 4th April 2012 – 2EI_EA

Presentation

The Faculty of Psychology and Sciences of Education and the Faculty of Fine Arts from the University of Oporto, the Centre of Research and Educational Intervention (CIIE), in close colaboration with M_EIA (MINDELO_International School of Art), have organized, in 2010 in Mindelo (Cape Verde), the I International Encounter on Arts Education. During the meeting the participants and researchers agreed on the arrangement of a second encounter to promote new debates about the complex questions of the art education.

Facing this interest, a scientific and organizing comission promotes the realization of the 2EI_EA in 2, 3 and 4 April 2012.

The event will be held in Oporto, home of the research centers, which include the recent i2ADS (Institute of Research in Art, Design and Society) and ID_CAI (ID-Colective of Action and Research - informal group of researchers from GESTO_Cultural Cooperative).

The 2EI_EA does not intend to be a space of rhetorical discourse nor a conference in search of a theory, but a meeting point in which a group of interfering people in the art education field will confront their ideas and fallow their experiences with other researchers and partners in other experiences. There is no art education without supportive foundations where the practices are clarified. It is intended that in this encounter the debates and discussions arise from experiences and actions.

One of the objectives of the meeting is to make visible alternative ways of questioning and constructing operative games, relationships between practice and research, allowing the emergence of new vocabularies and new ways of expression and analysis in contemporary education.

The current situation requires a profound transformation in the narratives to clarify the transversality of the so called field of art education and its indispensability in the course of societies, and particularly in the teaching methods, content and guidelines that give shape and meaning to its extension into the field of education.

The thematic scope of this meeting is also its problematic field.

We invite each of the interfering participants to question what is given as 'natural' and so tends to discipline the work of the researcher. Thus it is aimed that the meeting promotes experience and actions in order to foster a reflection elapsed from the action.

We propose therefore the following areas:

  • contemporary thought and artistic education
  • (re)think research in art education
  • visual culture, subject and education
  • art museums and educational relationships
  • education/art/development

Oporto, October 2011
The Organizing Comission of the 2EI_EA

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prêmio Mario Covas abre inscrições

Nenhum comentário:
Fonte: http://agencia.fapesp.br

O Prêmio Mario Covas abrirá, a partir de hoje (18/11), as inscrições para sua oitava edição. Os interessados em participar da premiação, que tem por objetivo promover práticas inovadoras que aprimorem a qualidade dos serviços públicos e elevem o bem-estar dos cidadãos paulistas, poderão se inscrever até 13 de janeiro de 2012.

A novidade desta edição está no acréscimo de três categorias, destinadas a profissionais e colaboradores da sociedade civil e servidores e empregados públicos municipais.

Dentre as novas categorias, a “Cidadania em Rede” destacará as ações realizadas por usuários de centros gratuitos de inclusão digital no Estado de São Paulo.

Já a categoria “Governo Aberto” será dedicada a valorizar iniciativas de cidadãos que utilizam base de dados governamentais para melhorar o acesso aos serviços públicos e tornar efetivo o exercício da cidadania.

Além de incentivar projetos de cidadãos paulistas, o prêmio também abre espaço, pela primeira vez, para trabalhos realizados por servidores e empregados públicos municipais do Estado de São Paulo na categoria “Inovação em Gestão Municipal”.

Além dessas novidades, a categoria “Inovação em Gestão Estadual” continuará premiando as iniciativas desenvolvidas por servidores e empregados públicos estaduais.

O Prêmio Mario Covas é realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Gestão Pública. Desde 2004, recebeu 1.168 trabalhos, dos quais 82 foram vencedores de diversos órgãos da administração pública estadual.

Mais informações e inscrições: www.premiomariocovas.sp.gov.br.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fladem - Fórum Latino-americano de Educação Musical

Nenhum comentário:
Fonte: http://flademvenezuela.wordpress.com/

Ainda dá tempo para participar do próximo Seminário Internacional do Fladem - Fórum Latino-americano de Educação Musical que será realizado em La Antigua, Guatemala, no período de 27 de novembro a 02 de dezembro.

Nesse ano o tema central será "EDUCACIÓN Y CULTURA - Política e ideales para una Educación Musical Latinoamericana".

Esse é um encontro muito significativo de formação para a área de educação musical, pois há inúmeras oficinas, palestras, mostras de musicalização, apresentações musicais, entre outras atividades que instrumentalizam a prática do professor e propiciam importante campo de troca e reflexão entre nossos pares.

É uma intensa semana de trabalho, discussões, informação e formação.

Os Interessados em se inscrever poderão entrar em contato pelo email tecamusica@yahoo.com.br ou ainda obter informações pelo fladembrasil@gmail.com.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escrever...

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.worldofeditors.com
Se você escreve bem, porde ganhar algum dinhero escrevendo textos para o http://www.worldofeditors.com/.

É um site onde você se cadastra, recebe as tarefas, cumpre dentro dos critérios e prazos determinados e ganha dinheiro com isso. Simples, direto, fácil e lucrativo. Portanto, se você tem um bom domínio do idioma e de técnicas de redação, pode ser uma boa fonte de renda extra!

Há vários temas e tipos de texto disponíveis nas tarefas. De decoração, moda, beleza, carros, móveis, cosméticos, cadeiras, mamadeiras... Enfim, de tudo um pouco. A demanda é imensa! Experimente!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Visual Artes Magazine

Nenhum comentário:
Suplemento da Intellect Books sobre as artes visuais. 

Vale conferir!

Dia de todos os Santos

Nenhum comentário:
Mais que uma festa católica, uma tradição cultural. Hoje, 01 de novembro, dia que antecede ao de Finados, é comemorado o Dia de Todos os Santos. A igreja católica comemora o "Festum omnium sanctorum" (Wikipédia) que é em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”, a ortodoxa celebra esta festa no primeiro domingo depois do Pentecostes, há igrejas protestantes que também guardam o Dia de Finados e na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar pessoas que faleceram no ano que passou.
No México hoje é Dia de Los Muertos que, em síntese, também celebra a vida, pela homenagem aos mortos.

Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta pedindo bolinhos, frutos secos, como castanhas e nozes, e frutas, como romãs (Wikipédia), ou o chamado "Pão-por-Deus".

Bem parecido com o Haloween, né? Que, por sinal, seu nome em inglês se deriva de ser a véspera do “Dia de Todos os Hallows (Santos)”...

Pois é... Cultura é sempre cultura!