segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IV Ciclo de Palestras da REDARTE - RJ

Nenhum comentário:
Fonte: http://redarterj.com
Em novembro, a REDARTE/RJ e o CCBB/RJ promovem mais uma mesa-redonda no IV Ciclo de Palestras da REDARTE com o tema Acessibilidade em Informação em Arte: quem faz a diferença?

Como debatedoras, teremos a palestra de Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (Professora Doutora e Pesquisadora IBICT) e três relatos de experiências com Barbara Harduim (Arte-educadora Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro), Isabel Portella (Museóloga do Museu da República), Adriana Clement ( Professora / Instituto Benjamin Constant), Regina Cohen- Professora Doutora e Arquiteta Acessibilidade e desenho universal em bibliotecas). O debate será moderado por Selma Crespo (Bibliotecária e colaboradora da REDARTE/RJ).

O evento será no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua 1º de março, 66 – 4º andar – Auditório) no dia 9 de novembro de 2011 (quarta-feira), das 14h às 17h30. A entrada é gratuita. Solicitamos apenas a doação de artigos de papelaria e higiene que serão repassados para uma Instituição Beneficente. Inscrições pelo email: redarterj@gmail.com

Divulgue e venha trocar idéias conosco!

Clique aqui e veja o programa do evento.

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

NOTA DE FALECIMENTO: Ayrton Dutra Corrêa

Nenhum comentário:
O GEPAEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura), grupo de pesquisa ao qual pertencia, por meio de Luciana Gruppelli Loponte nos comunicou o falecimento do colega Ayrton Dutra Corrêa, em Santa Maria/RS, no dia de ontem, dia 30/10, às 22h30. O corpo está sendo velado na capela do Hospital de Caridade de Santa Maria e o enterro será hoje às 15h.

O professor Ayrton era membro do Conselho Acadêmico da Art& e suas colaborações sempre foram muitíssimo interessantes, contribuindo de maneira significativa para a qualidade da nossa revista. Seu falecimento é uma grande perda para o ensino de artes.

Nossos sentimentos, extensivos a família, em nome de todo o corpo editorial da Art&.

Jurema Sampaio
Editora

domingo, 30 de outubro de 2011

Prefeitura Municipal de Aracaju - Concurso Magistério

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.funcab.org
Período de inscrições pela Internet: 24/10/2011 - 10h00 até 20/11/2011 - 23h59.

Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição: 24/10/2011 a 27/10/2011.

• Inscrição On-line: Clique aqui para fazê-la.
• Emissão da segunda via do boleto: Clique aqui para emiti-lo.

Edital (17 pág.): http://ww2.funcab.org/inicial.asp?id=155

sábado, 29 de outubro de 2011

Oficina de Fotografia "O olhar de cada um: Juazeiro do Norte, 100 anos depois".

Nenhum comentário:
Fonte: Divulgação.

Ministrante: Nívia Uchôa.

Objetivo: exercitar o olhar autoral, através de leituras de imagens e do fazer fotográfico,  estabelecendo um diálogo com as ações do Museu do Homem do Nordeste, através do projeto Nordestes Múltiplos nos Cariris, que nos leva a refletir sobre o que queremos preservar do presente, na cidade de Juazeiro do Norte.

Metodologia: O olhar de cada um: Juazeiro do Norte 100 anos depois,  será pautado em dois momentos: uma de natureza expositiva e outra de oficina/vivência de campo, voltada ao olhar de cada um sobre o Juazeiro.

Programa, conteúdos e abordagens:

- história da fotografia, técnica e linguagens fotográficas;
- uso da imagem fotográfica na contemporaneidade;
- como olhar, técnicas fotográficas,  leitura crítica através da observação, leitura de imagens de fotógrafos e fotografias;
- aulas de campo com câmeras analógicas na cidade do Juazeiro, cujos resultados resultarão numa exposição, para que alunos possam entender sua própria linguagem fotográfica, assim como se reconhecerem em seus trabalhos, através das suas identidades e do lugar onde vivem.

Horário:  de 8 a 10/11, das 14h às 18h; no dia 11/11, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h
Nº de vagas: 15 vagas, gratuito, com certificado de participação.
Inscrições: Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri – Juazeiro do Norte - Campus Crajubar , Av. Leão Sampaio, 107 - Triângulo.
Telefone: 88 31021125, com Rosy Alencar.

Nívia Uchôa (CE) é fotógrafa,  membro do IFOTO Instituto da Fotografia Cearense  – Fortaleza- CE, Membro da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil, curadora e produtora de várias  exposições e encontros sobre fotografia, realizados no Ceará. Realizou a documentação fotográfica sobre o cotidiano da cidade e entorno no município de Pacoti  - CE, com o tema: À Luz de Pacoti; e a documentação fotográfica projeto Água pra que te quero! , com pesquisa, publicação, exposição, livro e vídeo. Teve diversas participações em mostras fotográficas expressivas, no Ceará, São  Paulo e Paraíba. Além de publicações, é detentora  do Prêmio Cidadania Herbert de Souza ANNAB  - Branco do Brasil – 1º lugar,  categoria Educação;  e do Prêmio Artes Visuais Padre Cícero – Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, como melhor fotógrafa da cidade de Juazeiro.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais- 2011/2012

Nenhum comentário:
Prezad@s,

8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais- 2011/2012 publicado no Diário Oficial do Município (http://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/diario_oficial_2011/DO_251011_certificado.pdf)
e com inscrições até dia 30 de janeiro de 2012!

Nesta edição teremos os projetos "Janelas para Arte", "Artes na Cidade" e "Mostra Fotográfica São Carlos".

Este chamamento teve a participação da Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura!

Atenciosamente,

Livia Martucci
liviamartucci@gmail.com - www.liviamartucci.art.br

Aos arte/educadores do Ceará

Nenhum comentário:
Está na hora de desconstruir Duchamp? Precisamos explorar o universo da música? Arte é o que eu e
você chamamos arte? Você pensou sobre os rumos do teatro na escola?

Chegou a hora de construirmos um FÓRUM DE ARTE/EDUCADORES no estado, pensando não só em termos de representação dos educadores em arte mas, acima de tudo, com o intuito de DEBATER, PRODUZIR e DIVULGAR conhecimento na área de arte-educação.

O movimento pró-FÓRUM DE ARTE/EDUCADORES já começou. Falta VOCÊ!!!

Próximo encontro: 31/10/2011 (segunda-feira), às 19h no ICA - UFC
(Avenida Carapinima 1615 - próximo ao Teatro Universitário da UFC)

Teremos como chamada:
"Arte/Educação: entre retrocessos e avanços, aonde estamos, o que queremos, e o que devemos/podemos fazer agora?"

Na ocasião a prof. Edite Colares da UECE compartilhará as iniciativas em arte/educação realizadas pela instituição e o estatuto de uma associação de arte/educadores que chegou a ser elaborado pelo grupo, mas que não chegou a ser implementada.

A presença é extremamente importante!
Colabore com o movimento!
Divulgue e compareça!

Concurso Público para Professor de Regência da Embap

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.embap.br/
A Diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap, Professora Anna Maria Lacombe Feijó, no uso de suas atribuições legais, de conformidade com o que dispõem os Art. 37, II, da Constituição Federal; o Art. 27, II, da Constituição do Estado do Paraná; as Leis Estaduais nº. 6.174, de 16 de novembro de 1970 e nº. 11.713, de 07 de maio de 1997, alterada pelas Leis nº. 14.825, de 12 de setembro de 2005, nº. 15.944, de 09 de setembro de 2008 e nº. 16.179, de 17 de julho de 2009, o Decreto Estadual nº. 5722/2005, de 24 de novembro de 2005, o Decreto Estadual nº. 2508/2004, de 20 de janeiro de 2004, o Decreto Estadual nº. 6841/2010, de 27 de abril de 2010 e a Portaria Gab/Embap nº 05/2011, de 30 de março de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná – DOE nº. 8440 de 06 de abril de 2011, torna público que estarão abertas as inscrições ao CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

INSCRIÇÕES DE 31 DE OUTUBRO A 18 DE NOVEMBRO
.
EDITAL COPERCON/Embap - 14/2011 - Abertura - http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/edital_14_abertura.pdf

Ficha de Inscrição - http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/edital_14_abertura.pdf

Bolsas na França

Nenhum comentário:
Fonte: Agência FAPESP em 27/10/2011


O Ministério das Relações Exteriores da França está com inscrições abertas para um programa de bolsas de excelência para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior. Trata-se do programa Eiffel, que tem por objetivo formar futuros líderes estrangeiros nos setores público e privado.

O programa de bolsas visa encorajar candidaturas de estudantes de países emergentes, em especial da Ásia, América Latina, Europa do Leste, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia, mas também, para o nível doutorado, dos países industrializados.

São oferecidas duas categorias de bolsas, sendo que as candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas que, por sua vez, terão até 6 de janeiro para encaminhar as candidaturas à Égide (parceira do Ministério).

Para a categoria Master (especialização ou mestrado), o estudante receberá 1.181 euros mensais. A bolsa é concedida no máximo 12 meses para uma inscrição em M2, 24 meses para uma inscrição em M1 e 36 meses para a preparação de um diploma de engenharia.

As áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia e administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 30 anos de idade.

Já na Doctorat (doutorado) são 1.400 euros mensais por dez meses de mobilidade (cotutela ou co-orientação). As áreas de estudos contempladas são: ciências da engenharia e ciências exatas (matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 35 anos de idade.

Mais informações: www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/appels/eiffel

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VII Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão

Nenhum comentário:
Fonte: http://sistemas.virtual.udesc.br
Prezados colegas,


escrevo para divulgar o site do VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO que será realizado nos dias 03 e 04 de novembro na UDESC em Florianópolis. Segue o link: http://sistemas.virtual.udesc.br/cursos/viiencontro/


Um grande abraço,
Maria Cristina - UDESC

2012 European InSEA Regional Conference

Nenhum comentário:
Fonte: http://insea2011.org/
Dear colleagues,

The Cyprus Society for Education through the Arts (CySEA) invites you to submit a paper/abstract to the 2012 European InSEA Regional Conference at www.insea2012.org.

The theme of the Conference, which will be held from the 25th to the 27th of June 2012 in Limassol, Cyprus, is ‘Art Education at the Crossroad of Cultures’ (further information regarding the themes/topics can be found at the conference website).

The submission deadline is December 15th, 2011 (notification to authors via the conference website).

Sincerely,
Conference Organizing Committee

sábado, 22 de outubro de 2011

Prorrogadas as inscrições do workshop 'Como fazer um Documentário' - Campinas/SP

Nenhum comentário:
Fonte: www.filmesnointerior.com.br
Datas previstas: 29/OUT; 5, 12, 19, 26/NOV; 3, 10, 17/DEZ
Sábados, das 9h00 às 13h00

OBJETIVO:
Mostrar aos alunos como funciona a realização de um documentário, desde a ideia – roteiro, a produção etapa por etapa, as principais funções, entre outros tópicos. Proporcionar aulas práticas com apresentação de vídeos e discussão; a feitura de um micro-documentário onde eles possam vivenciar um dia de gravação.

PÚBLICO ALVO:
Produtores de vídeo, cinéfilos, estudantes de comunicação, jovens e adultos que gostam de documentário.

REQUISITOS:
- nº mínimo de alunos: 20;
- idade mínima (16 anos);

CONTEÚDO RESUMIDO:
AULA I Bate papo com os alunos falando sobre cinema de um modo geral
AULA II Como começa o documentário
AULA III Etapas de produção
AULA IV A Linguagem do documentário
AULA V Funções
AULA VI As Leis de Incentivo
AULA VII Aula especial: Roteiro Ficcional
AULA VIII Gravação de um documentário)
AULA IX Edição / Montagem (Aula teórica)

INVESTIMENTO:
R$100,00 mensais

DOCENTE:
Marcos Otero - Diretor e Produtor Cinematográfico, atuando a 14 anos no mercado independente, já realizou 13 curtas como diretor e produtor; 5 curtas como produtor; 1 média-metragem como diretor e produtor.

Destaques para os curtas: “A Corista” (inspirado no conto homônimo de Anton Tchekhov) selecionado na 17ª Mostra Audiovisual Paulista e exibido no Centro Cultural Banco do Brasil – um dos curtas mais elogiados pelos jurados do Mapa Cultural Paulista 2005/06 pela sua produção; “Onde Está Você?” selecionado na 17ª Mostra Audiovisual Paulista e exibido no Centro Cultural Banco do Brasil;

Em 2006, Marcos Otero teve seu currículo aprovado na O2 Filmes para estagiar na produção do longa-metragem “A Flower in Brazil” e, em 2000, foi um dos selecionados para o projeto “Talento Regional” da Rede Globo.

Como documentarista dirigiu seu 1º documentário em 2003: “Mamãe Cecília – Protagonista de Um Novo Tempo”, produzido por Ivone T. M. Stripecke. Documentário que abordava a vida e obra de Madre Cecília, nascida em Piracicaba/SP e que em processo de canonização poderia se tornar a 1ª Santa legitima brasileira. Em seguida, no mesmo ano, produziu e dirigiu o 2º documentário: “Os 10 Crimes – Uma Reflexão da Violência” (inspirado nos ataques ao WTC, em NY). Depois vieram: “Cerol – A Vida Por Um Fio”, em 2006 – 1º lugar no Mapa Cultural Paulista 2007/08; “O Crime do Poço”, em 2007 (centenário do 1º crime ocorrido em Indaiatuba/SP); “Zé da Gaita – Um Brasileiro”, em 2008. Em 2010, dirigiu e produziu o longa-metragem documental “Aydil Bonachela, Para Sempre”.

Em 2009, ministrou o Workshop “Como Fazer um Documentário” promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Indaiatuba, resultando no documentário “Somos Todos Brasileiros, Óxente”, produzido pelos alunos, sobre a Imigração Japonesa.

Especializado em produção executiva, assina os projetos: Documentário “Revelando São Paulo”; Diretor e produtor executivo do projeto-documentário “Simplesmente Florbela Espanca” (Co-produção Brasil – Portugal). Como roteirista já escreveu mais de 40 títulos (curtas e longas). Autor da microssérie “Periferias – Histórias de Vidas”, participante do FIC-TV 2009. Atuando como produtor cultural desde 2005, é criador da TAKE 1 – MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO DE INDAIATUBA (ED. V, em abril de 2011). É idealizador do I FEST DOC RMC – Festival de Documentários da Região Metropolitana de Campinas, previsto para acontecer em 2012 (aprovado no Ministério da Cultura). É Gestor do Grupo “Filmes no Interior”; Diretor da 35 Films, Black White Produtora Cultural e da agência Otero Soluções Culturais. Especializado em Lei Rouanet já elaborou diversos projetos independentes totalizando mais de 1.5 milhões de reais.

CONTATOS:
[19] 3016-8116 / [19] 3935-4816 - [19] 8108-8183 / [19] 9714-9976
filmesnointerior@gmail.com - producao@filmesnointerior.com.br - contato.otero@gmail.com
Sites: www.filmesnointerior.com.br - www.oterosolucoesculturais.com

SERVIÇO:
WORKSHOP – COMO FAZER UM DOCUMENTÁRIO.
Docente: Marcos Otero.
Quando: Sábados, das 9h às 13h – Início em 26/10/2011.
Carga Horária: 30 horas/aula.
Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti - Rua Mogi das Cruzes, 255.
Chácara da Barra – Campinas – S.P.)
Inscrições: Podem ser feitas pessoalmente na CENAPEC - Biblioteca Adir Gigliotti,  por telefone ou pelo e-mail cenapec@cenapec.org.br, endereçado à Luciana.
Vagas: 25.
Custo: R$ 100,00 - mensais.
Tel: [19] 3294-7801 – [19] 2121-3633 – [19] 3384-1723.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Lisboa/PT

Nenhum comentário:
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares
12 a 15 de julho de 2012 | Institudo de Educação da Universidade de Lisboa
Submissão de propostas até 15 de dezembro de 2011

O IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação é promovido pela Secção de História da Educação (Portugal) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil).

Este nono congresso decorrerá na Universidade de Lisboa, nos dias 12 a 15 de julho de 2012 e tem como tema central: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares (http://colubhe2012.ie.ul.pt/).


Destinatários
Investigadores, professores, alunos de pós-graduação e outros profissionais que se dedicam ao estudo de temáticas relacionadas com a história da educação, em Portugal e no Brasil.

Eixos temáticos
1. Espaços, tempos, quotidianos, sociabilidades escolares;
2. Instituições escolares: projetos, identidades, organização, atores;
3. Rituais, símbolos, festas escolares;
4. Os professores e a sua formação: da arte de ensinar às ciências da educação;
5. Políticas educacionais, discursos pedagógicos, autobiografias;
6. Leitura e escrita: rituais, materialidades;
7. Patrimônio e museologia educativa: mobiliário, equipamento, materiais didáticos, iconografia;
8. Testemunhos orais e memórias da educação;
9. A historiografia da educação: contributos teóricos, abordagens metodológicas, fontes;
10. Internacionalização, circulação e comparação: sistemas, currículos, pedagogias.

Modalidades de apresentação
À semelhança de edições anteriores, o congresso terá duas modalidades de apresentação: mesas coordenadas e comunicações individuais.

Prazo de submissão de propostas
De 15 de outubro até 15 de dezembro de 2011.

Outras datas importantes
Avaliação das propostas || Até 28 de fevereiro de 2012
Divulgação dos resultados || Até 15 de março de 2012
Recepção dos trabalhos completos e inscrição final || Até 15 de maio de 2012
IX Congresso Luso-Brasileiro || 12 a 15 de julho de 2011

Convite Audiência Pública - SP

Nenhum comentário:
São Paulo, 20 de outubro de 2011
Ref. Audiência Pública na Câmara Municipal dia 24/out às 11h

Caro Educador

Com a finalidade de apresentar os projetos da Fundação Bienal de São Paulo, com ênfase nas atividades desenvolvidas no setor educativo, te convido a participar conosco de uma audiência pública na Comissão de Educação de São Paulo.

Esta audiência é uma etapa do processo de aproximação entre a Câmara Municipal e a Fundação Bienal, em face das ações que conduzimos na cidade e dos benefícios alcançados à população paulistana.

Muito nos honraria seu comparecimento nesta ocasião para reforçar nossa apresentação institucional e validar as ações e os resultados que apresentaremos, muitas das quais apenas concretizadas graças às parcerias desenvolvidas com as instituições e nossa rede. Sendo assim, você é nosso convidado especial!

Tal evento acontecerá na próxima segunda-feira dia 24, às 11h - Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar - salão Nobre – SP-SP.
Para qualquer informação adicional, queira por favor contatar a Guga no telefone [11] 5576 7611.

Atenciosamente,
  
Stela Barbieri
Curadora Educativa

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Concurso para professor adjunto de Artes Plásticas e História da Arte do CAp-UERJ.

Nenhum comentário:
Inscrições de 17/10/2011 A 11/11/2011, de segundas às sextas-feiras, das 10h00 às 15h00, no CAP-UERJ, na rua Santa Alexandrina, 288. Rio Comprido, Rio de Janeiro/RJ.
(01 vg / 40 horas)

TEL: [21] 2333-7873.

EDITAL: www.uerj.br

Outras vagas na área de Arte: http://www.srh.uerj.br/docente/saida.asp

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Convite para participarem no congresso Hybrid Days

Nenhum comentário:
Fonte: http://es.hybrid-days.com
Caso vos interesse, o congresso é on-line e gratuito, o tema geral sociedade hibrida,  podem inscrever-se através de: http://es.hybrid-days.com.


Por favor passem a palavra, o congresso  interessa a muitas áreas.


Abraços,
Teresa Eça.

domingo, 16 de outubro de 2011

Arte em L.A. - 1945-1980

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.pacificstandardtime.org/
Muitas instituições culturais do sul da Califórnia, incluindo os principais museus de Los Angeles, participam do mega projeto "Pacific Standard Time".

Com apoio do Getty Center os espaços estão expondo 'pedaços' da história das artes criadas na região, no pós-guerra, entre 1945 e 1980.

O site do evento ainda traz o calendário das mostras, dividido por região, por data ou por interesse. Há, ainda, disponíveis um aplicativo para celular e um jogo interativo, que investiga seus interesses e sugere exposições.

Começou neste mês e vai até abril de 2012.

Desenho artístico a distância

Nenhum comentário:
Fonte: http://cursosdedesenhodoailtonteodoro.blogspot.com/
Para quem gosta e quer aprender a a desenhar, curso de desenho artístico à distância com áudio plataforma moodle.

Informações: http://cursosdedesenhodoailtonteodoro.blogspot.com/

Ailton Teodoro
Profº de artes e desenho  Rio de Janeiro,
Tel.: (21) 3598-6943/ 7524-7266
SITE: www.ailtonteodoro.com.br.

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia dos Professores

Nenhum comentário:
Parabéns a todos os colegas que escolheram essa profissão, tão pouco valorizada, mas tão nobre!

‎2047 – Espetáculo teatral em Brasília

Nenhum comentário:
DIREÇÃO: Áurea Liz
TEXTO: Bruno Estrela
ELENCO: Yeda Gabriel, Gilson Cézzar, Eni Braga, Bruno Estrela e Isumy Kudo
QUANDO: até 23 de outubro às sextas, sábados e domingos
HORÁRIO: sempre às 20:00
LOCAL: no Teatro Brasília Shopping -Início da W3 Norte
INGRESSO: R$15,00 (meia entrada) - Levando um quilo de alimento paga meia.

http://doismilequarentaesete.wordpress.com/

Festival A arte de contar histórias em SP

Nenhum comentário:
Começa hoje, 15/10, a sétima edição do Festival “A Arte de Contar Histórias”.

O evento será entre os dias 15 e 23 de outubro.

O objetivo é promover a tradição oral, a leitura e também a possibilidade dos participantes conhecerem várias formas de narrar histórias com repertório diversificado.

Confira a programação completa no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=9474

Vaquinhas até 31/10 em Floripa

Nenhum comentário:
As vaquinhas estão saindo do papel. O ateliê oficial de Florianópolis da CowParade Santa Catarina segue até o dia 31 de outubro no Beiramar Shopping - Rua Bocaiúva, 2.468, Centro - com acesso livre ao público. Os artistas pintam as esculturas sempre a partir das 14h.
Desde a segunda quinzena de setembro as vacas da maior exposição ao ar livre do mundo vêm ganhando cores no espaço montado especialmente para receber os projetos da CowParade. A CowParade Santa Catarina chega às ruas do estado em novembro e o rebanho fica exposto até fevereiro, quando as esculturas serão leiloadas e parte da renda será revertida para caridade. No estado, a exposição tem idealização da Labbo Negócios Digitais e promoção do Diário Catarinense.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Programa TIM ArtEducAção - MG

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.arteducacao.art.br

O Programa TIM ArtEducAção foi criado pelo ex-professor de Matemática, diretor de teatro e produtor cultural Marcelo Soares de Andrade. Desenvolvido no Centro Experimental de Viçosa, seu objetivo já era oferecer aos alunos da rede pública de ensino oficinas artístico-pedagógicas nas linguagens de teatro, dança artes plásticas, literatura, música e folclore.

Desde 2001, o Programa foi adotado pela TIM que, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, possibilitou sua ampliação para diversas cidades do interior de Minas.

Veja mais em: http://www.arteducacao.art.br.

Grupo Arteduca - Brasília/DF

Nenhum comentário:
Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas remanescentes da especialização Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas oferecida pelo IdA - Universidade de Brasília.

A etapa de estudos preliminares para essa nova turma será realizada entre novembro e dezembro, com previsão de início da etapa de estudos específicos no final de janeiro.

Pedimos que nos ajudem a divulgar

Informaçoes poderão ser obtidas no portal do Grupo Arteduca (arteduca.unb.br).

Inscrições em http://www.arteduca.unb.br/inscricoes/arteduca-2011-2012.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VII Colóquio Sobre o Ensino de Arte - Florianópolis/SC

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.duoarte.com/aaesc

Participação da profa. Dra Ana Mae Barbosa, da Profa Dra. Fernanda Cunha e Profa Dra Jociele lampert protagonizando uma das mesas de debates do VII Colóquio Sobre o Ensino de Arte, o evento acontecerá em Florianópolis nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Além da mesa as professoras farão o lançamento do seu recente livro: ABORDAGEM TRIANGULAR NO ENSINO DAS ARTES E CULTURAS VISUAIS

O evento é organizado pela Associação de Arte Educadores de Santa Catarina - AAESC

A chamada de trabalhos foi prorrogada até o dia 23 de outubro.

Mais informações: http://www.duoarte.com/aaesc/.

Convite para os participantes da ConFAEB / MARANHÃO

Nenhum comentário:
Mandem suas histórias e compartilhe-as no Congresso da FAEB.

HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE EM PROCESSO

  • BARBOSA, Ana Mae Barbosa - Universidade Estadual de São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi.
  • FRANGE, Lucimar Bello - Universidade Federal de Uberlândia.
  • MEDEIROS, Afonso Medeiros - Universidade Federal do Pará.

Discussão crítico-reflexiva acerca de informações sobre a História do Ensino da Arte no Brasil e na América Latina, trazidas ao XXI ConFAEB por professores de Artes Visuais, Desenho e Design, referentes a experiências realizadas em instituições de ensino de arte ou eventos significativos para o ensino da arte em suas localidades, que não tenham sido ainda estudados em livros ou teses. Trata-se, portanto, de considerações acerca dos resumos de narrativas estético-pedagógicas e comunicações de pesquisa.

Esta proposta deriva da nossa ansiedade em experimentar novas formas de comunicações acadêmicas que priorizem a fala e a participação do público, aliada à necessidade da ampliação da História do Ensino das Artes e Culturas Visuais no Brasil e América Latina.

Por que a História?

Aloísio Magalhães, designer culturalista que no Brasil rompeu com a hegemonia da Escola de Ulm que importamos, usava uma metáfora interessante para defender a necessidade de história. Dizia que "quanto mais puxarmos a borracha do estilingue para trás mais longe lançaremos a pedra para frente".

Um país que ignora sua História e professores/pesquisadores sem interesse pela memória são facilmente colonizaveis. Não é por acaso que os melhores cursos de Historia estão nos países colonizadores (entre os 100 melhores cursos de História não há nenhum em universidades Latino-americanas). Eles contam a História do mundo a seu modo e de acordo com seus interesses. Precisamos saber contar nossa história e dizer nossas palavras ao Mundo, como advertia Paulo Freire.

O período que queremos ampliar se estende até 1999. Trazer a informação impressa em papel, duas páginas no mínimo, contextualizando as informações e também trazer o texto em CD ROM se possível com imagens contextualizadoras.

Para um dialogo frutífero será necessário que os pesquisadores enviem por email as informações com antecedência de um mês, portanto outubro para os coordenadores/comentadores da mesa.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Arte do Vale do Paraíba - SP

Nenhum comentário:
Fonte: Agência FAPESP
http://agencia.fapesp.br

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo apresenta no Palácio Boa Vista de Campos de Jordão a exposição Arte e Cultura do Vale do Paraíba Paulista.

A mostra foi inaugurada no sábado (08/10) e continuará até 29 de janeiro de 2012. São obras de arte provenientes dos palácios Boa Vista, Campos Elíseos e dos Bandeirantes, da Pinacoteca do Estado, do Museu de Arte Sacra, do Museu Redentorista e do Museu José Luiz Pasin, estes dois da cidade de Aparecida do Norte (SP). Também haverá obras raramente vistas pertencentes a coleções particulares.

A mostra trará aspectos do desenvolvimento urbanístico e arquitetônico do Vale do Paraíba por meio de fotos, objetos e obras de arte. O curador é Percival Tirapeli, professor de História da Arte Brasileira do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A ligação de Tirapeli com a região originou o livro Arquitetura e Urbanismo no Vale do Paraíba Paulista – do colonial ao ecletismo, que será lançado em breve pela Editora Unesp.

Entre os autores com raízes no Vale do Paraíba que terão seus trabalhos expostos estão Lucílio de Albuquerque (1877-1939), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e Clodomiro Amazonas (1883-1953), de Taubaté, José Monteiro França (1876-1944), de Pindamonhangaba, e artistas que fizeram boa parte de suas obras na cidade de Campos do Jordão: Sérgio Milliet (1898-1966), José Pancetti (1902-1958), Fulvio Pennacchi (1905-1992), Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) e Camargo Freire (1908-1991).

A exposição está dividida em salas com nomes de artistas e intelectuais que atuaram na cultura do Vale. Inicia-se pela Sala dos Bandeirantes, com pintura do artista italiano Giovanni Oppido, em grande formato.

Na Sala Frei Galvão podem ser apreciadas peças sacras dos séculos 17, 18 e 19. A Sala José Luiz Pasin traz pesquisas históricas dos povos e ciclos econômicos da região.

Uma sala dedicada especialmente à fotografia leva o nome do pioneiro guaratinguetaense Ernesto Quissak (1891-1991), cujos 120 anos de nascimento e 20 anos da morte são lembrados neste ano. Além de seus autorretratos, há fotografias contemporâneas de diversos autores.

Na sequência, o visitante passa pelos salões Artistas Contemporâneos, Intelectuais (Sala da Biblioteca), Artistas Acadêmicos, Sala Presidente Rodrigues Alves, com o mobiliário da época, e a Sala dos Modernistas e Artistas Italianos com obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi. Há, ainda, a Capela, com fragmentos barrocos provenientes de igrejas do Vale.

Mais informações: www.unesp.br.

FAPESP lança Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior

Nenhum comentário:
A FAPESP lança nova modalidade de Bolsa, a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). A finalidade é apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração no exterior, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado.

O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa regular no país, não podendo ser solicitado independentemente. A duração é variável, a partir de um mês, e de acordo com a modalidade de bolsa regular FAPESP usufruída pelo candidato.

A FAPESP considera prioritário o apoio à realização de estágios de pesquisa no exterior por seus bolsistas. As propostas de BEPE devem demonstrar que o estágio de pesquisa no exterior trará substancial contribuição para a pesquisa que o bolsista desenvolve no Brasil, objeto da Bolsa Regular no País.

A instituição no exterior deverá ter liderança internacional na área em que o bolsista realizará o estágio de pesquisa. A instituição e o pesquisador no exterior terão de manifestar formalmente a concordância com o projeto de pesquisa e o aceite do bolsista durante o estágio de pesquisa, sem custos para a FAPESP outros que os decorrentes da concessão da bolsa e seus benefícios.

O período da BEPE não será descontado da duração da bolsa no país. A bolsa no país será interrompida para o desenvolvimento do estágio no exterior e, no retorno do bolsista, será reativada pelo período integral restante da concessão.

Os valores das mensalidades da BEPE são: US$ 1.100 em Iniciação Científica; US$ 1.300 em Mestrado; US$ 1.600 em Doutorado ou Doutorado Direto; e US$ 2.800 (mais R$ 5.333,40) em Pós-Doutorado. A esses valores somam-se Reserva Técnica, auxílio instalação (para bolsas com duração de três meses ou mais) e seguro-saúde.

Valorização da experiência internacional

A FAPESP reconhece a importância do intercâmbio de pesquisadores em formação com grupos de pesquisa do exterior, que já era possibilitada pela interrupção de bolsas regulares que a Fundação concede no país para o usufruto de bolsas no exterior, financiadas por outras agências, assim como pelo uso da Reserva Técnica das bolsas no país para período de até seis meses no exterior, sem interrupção da bolsa FAPESP.

No curso do contato regular que a Fundação mantém com a comunidade científica, no intuito de identificar suas demandas e avaliar os efeitos das políticas de fomento que aplica, tornou-se clara a necessidade de adoção de novas modalidades de apoio à realização de estágios de pesquisa no exterior para pesquisadores em formação e para aqueles desenvolvendo estágios de pós-doutoramento.

Nas solicitações de bolsas no país, a FAPESP passará a incentivar a apresentação de propostas que contemplem, durante sua vigência, um estágio de pesquisa no exterior. A previsão de estágio de pesquisa no exterior, que deve integrar o projeto de pesquisa apresentado na proposta de Bolsa Regular no País, será considerada quesito positivo no processo de análise de mérito da solicitação da bolsa.

Mais informações: www.fapesp.br/bolsas/bepe.

domingo, 9 de outubro de 2011

V Seminário de Pesquisa em História da Arte da FAAP - SP

Nenhum comentário:
A FAAP Pós-Graduação e a Faculdade de Artes Plásticas convidam para a 5ª edição do Seminário de Pesquisa em História da Arte.

Data: 15 a21 de Outubro de 2011
Local: FAAP – SEDE

Inscrições até o dia 13/10/2011.
Vagas limitadas.


(Clique na imagem para ampliar)

Chamada de trabalhos - Revista Digital do LAV

Nenhum comentário:
Prezad@s colegas,

A sétima edição da Revista Digital do LAV já está disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/index e o edital para a oitava edição está aberto até 31 de outubro.

A Revista Digital do LAV é uma publicação digital semestral do Laboratório de Artes Visuais, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

A revista é destinada à divulgação científica de pesquisas na área da Educação em Artes Visuais, Educação da Cultura Visual e demais temas relacionados a Educação e a Arte.

Submissão de artigos pela plataforma seer: até 30 de abril para os artigos que serão publicados em setembro e no máximo até 31 de outubro para os artigos que serão publicados em março.

Atenciosamente,
Marilda Oliveira de Oliveira - Presidente do Conselho Editorial

sábado, 8 de outubro de 2011

CONCULTURA realizará o “I Salão Municipal de Artes Plásticas” - Manaus/AM

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.brasilcultura.com.br
O Conselho Municipal de Políticas Culturais – CONCULTURA, realizará em dezembro/2011 o “I SALÃO MUNICIPAL DE ARTES PLÁSTICAS”, que reunirá  jovens talentos da pintura, escultura, gravura e desenho.

O Edital de Inscrição, publicado esta semana, traz o regulamento do salão e todas as informações necessárias para os proponentes, que terão 30 dias para se inscrever.

As inscrições vão de 06 de outubro à 07 de novembro e podem ser feitas no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas - IGHA que fica na rua Bernardo Ramos, 117, centro histórico. Informações pelo telefone: (92) 3622-1260.

A premiação será realizada nas seguintes modalidades:

- Prêmio principal: R$ 8.000,00 e passagem de ida/volta para São Paulo (SP)
ou Rio de Janeiro (RJ).
- Prêmio Categoria Pintura: R$ 4.000,00
- Prêmio Catregoria Escultura: R$ 4.000,00
- Prêmio Categoria Gravura: R$ 4.000,00
- Prêmio Categoria Desenho: R$ 4.000,00
- Quatro menções honrosas, sendo uma por categoria, sem atribuição de valores.

Na ocasião da coletiva de imprensa o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CONCULTURA, Thiago de Mello, o secretário executivo do Conselho Jaime Pereira e a curadora do salão Luciane Páscoa, informarão os detalhes sobre a atividade.

Informações:
Assessoria de Imprensa – Concultura
Sky Rodrigues
Fones: (92) 8842 1034/8238 2602.

VII Festival de Teatro de Fortaleza começa nesta segunda-feira 10/10

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.festivaldeteatrofortaleza.com.br

VII Festival de Teatro de Fortaleza – A Cidade como Palco estreia nesta segunda, 10/10, com um cortejo marcado por intervenções artísticas que sai da Praça José de Alencar, às 9h.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, na primeira noite do festival, traz para o Theatro José de Alencar a “Ópera dos Vivos”, espetáculo da Companhia do Latão (SP), a partir das 19h.

Finalista do prêmio da revista Bravo! na categoria de melhor espetáculo do ano, a “Ópera dos Vivos” resulta de dois anos de pesquisa da companhia, combinando teatro, música e cinema para abordar a produção cultural dos anos 60 até os dias atuais, tendo como fio condutor uma reflexão sobre a mercantilização do trabalho artístico atual e sua ideologia.

O espetáculo é a consolidação de várias experiências em audiovisual iniciadas pelo grupo em meados de 2007, seguidas de uma ampla pesquisa que envolveu entrevistas com mais de 30 artistas dos anos 1960, tais como Chico de Assis, João das Neves, Helena Ignez, Nelson Xavier, e teóricos também. Além das entrevistas, na construção do texto, o diretor Sérgio de Carvalho, atores e equipe técnica se dedicaram a um intenso trabalho de leituras e experimentos cênicos.

A dramaturgia dialoga com elementos que marcaram a cultura brasileira no período do golpe militar, como o Cinema Novo de Glauber Rocha, a experiência do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), e a Tropicália, para citar algumas referências. Entre as muitas sendas abertas ao longo da pesquisa, o ensaio "Cultura e Política", de Roberto Schwarz, serviu de bússola para a fase final da pesquisa.

O espetáculo é composto por quatro atos com títulos irônicos – Sociedade Mortuária, Tempo Morto, Privilégio dos Mortos e Morrer de Pé - que poderiam ser apresentados de forma independente, mas que, interligados, dialogam por oposição, compondo um panorama representativo do trabalho da cultura nos últimos 50 anos do Brasil, antes e depois do golpe militar.

O espetáculo tem duração de 4h30mim e, devido ao seu caráter intimista, exige limitação no número de espectadores. No Theatro José de Alencar, os 100 convites disponíveis serão entregues gratuitamente por ordem de chegada, uma hora antes da apresentação. Haverá uma reapresentação na terça-feira, dia 11 de outubro, a partir das 19h, também no TJA, para a qual vale o mesmo procedimento de acesso.

Além da Companhia do Latão, mais 30 apresentações  gratuitas de grupos locais acontecem de 10 a 16 de outubro pelos mais diversos bairros e espaços públicos da cidade, incluindo escolas públicas, Centros Municipais de Referência e Assistência Social (CRAS), praças localizadas em territórios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Oficinas, debates e  ações formativas também estão em pauta. O objetivo da Prefeitura de Fortaleza é garantir o acesso de quem costumeiramente não frequenta as salas de espetáculo e o circuito das artes cênicas, aproximando arte e cotidiano.

O VII Festival de Teatro de Fortaleza é resultado de um diálogo direto e sistemático entre o poder público municipal e o Fórum de Teatro, contando com as parcerias das secretarias municipais de Educação e Ação Social e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, além dos apoios do Theatro José de Alencar, Centro Cultural Banco do Nordeste, Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e Governo do Estado de Ceará, através da Secult.

O Festival de Teatro de Fortaleza tem hoje a feição que a classe teatral organizada deseja. É fruto direto da reflexão, crítica e ação compartilhadas entre poder público e artistas. E isso é uma conquista política tão importante quanto o próprio evento”, pontua a Secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita. Confira a programação completa.

Mais informações.: http://www.festivaldeteatrofortaleza.com.br/2011/.

Quintas da Dança – Cia. de Dança Palácio das Artes em Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.agendabh.com.br

O projeto Quintas da Dança continua com todo fôlego em 2011. A ação faz parte das comemorações dos 40 anos que a Cia. de Dança Palácio das Artes completa este ano. Toda última quinta-feira de cada mês, o grupo irá realizar intervenções nos espaços abertos do Palácio das Artes, com entrada franca.

O Quintas da Dança é um projeto idealizado por Sônia Mota, diretora da Companhia, que teve início em outubro de 2010. Nesse período, ocorreram ao todo 12 apresentações que receberam um público aproximado de 1.800 pessoas. As performances que foram cativando o público vêm agora estabelecer ainda mais o papel de difusor da dança contemporânea do Grupo Profissional da Fundação Clóvis Salgado.

O trabalho que envolve também o processo de criação e desenvolvimento artístico dos bailarinos trará sempre uma surpresa no repertório apresentado. A cada quinta-feira, o público poderá conferir uma programação diferente, composta de cenas, coreografias, imagens e intervenções, algumas delas extraídas do próprio repertório da companhia e outras apresentações que serão criações inéditas dos bailarinos.

O Quintas da Dança é um espaço para expor e experimentar propostas que refletem os diversos caminhos e linhas de pesquisa dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes.

Próximas datas: 27 de outubro; 24 de novembro; 15 de dezembro.

Data: 26/05/2011 à 15/12/2011
Horário: 18h30
Local: Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG.
Info venda: (31) 3236-7400    
Entrada franca.

Passeio virtual por Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.zerohora.com.br
"Embarque em um passeio no ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre sem sair do computador. Você vai conhecer a capital do Rio Grande do Sul do Centro à Zona Sul, com possibilidade de paradas virtuais para percorrer os pontos selecionados em fotos de 360o, vídeos time-lapse e imagens em galerias. Para navegar basta clicar nas placas verdes que aparecem em sua tela. E, durante o passeio, você ainda pode acompanhar o itinerário percorrido no mapa".

Uma iniciativa do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, o passeio virtual pela capital gaúcha é bem interessante, confira: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_passeio_poa/index.html

1º Museu Aberto de Arte Urbana - São Paulo/SP

Nenhum comentário:
Fonte: http://blogs.estadao.com.br

"Ele tem curadores, conta com o apoio do governo e com um acervo de mais de 60 pinturas. O 1º Museu Aberto de Arte Urbana só não tem porta de acesso."

O que começou com pilastras do metrô grafitadas, em uma avenida da zona norte, transforma-se, a partir deste domingo (9/10), no 1º Museu Aberto de Arte Urbana.

O projeto pioneiro – antecipado pelo Divirta-se  em maio deste ano – ocupa o trecho entre as estações Santana, Carandiru e Tietê-Portuguesa com 68 murais pintados por artistas urbanos de diferentes gerações. “Procuramos convidar alguns dos principais nomes do grafite, artistas que historicamente têm ligação com esse lugar e também jovens da região, para dar oportunidade a eles de pintar com os mais experientes”, diz Binho Ribeiro, curador do museu ao lado do também artista Chivitz.

A iniciativa – que surgiu depois que um grupo de grafiteiros foi preso por colorir as pilastras sem autorização – tem, agora, o apoio de órgãos ligados ao Estado e à Prefeitura, da galeria Choque Cultural (que fará ações educativas sobre arte urbana em escolas públicas da região), além do próprio Metrô.

E o título de museu não é por acaso. “Estou vendo agora como institucionalizar o museu, acoplado ao Paço das Artes”, afirma o secretário estadual de cultura, Andrea Matarazzo.

Vou discutir com a Organização Social que cuida do Paço, de forma que se tenha lá, além do trabalho educativo, uma curadoria permanente, tanto para a manutenção como para a reposição periódica dos trabalhos.” Ele diz que espera uma definição em “três ou quatro meses”.

Veja mais informações e obras em: http://blogs.estadao.com.br/divirta-se/entrada-livre-2/.

Concerto da Sinfônica de Campinas/SP no fim de semana faz homenagem a compositores brasileiro e russo

Nenhum comentário:
Apresentações terão regência do maestro Aylton Escobar

O compositor brasileiro Cláudio Santoro (1919/1989) e o russo Dmitri Shostakovitch (1906/1975) serão os homenageados nos dois concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas neste fim de semana, no Teatro Luiz Otávio Burnier, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

Na primeira parte da apresentação, a Sinfônica executará o “Concerto para piano e orquestra” do brasileiro Claudio Santoro, tendo como solista o pianista Gabriel Rhein-Schirato. O programa será encerrado com a “Sinfonia nº5, Op.47”, do russo Dmitri Shostakovitch.

A obra de Cláudio Santoro faz parte de sua quarta fase, que vai de 1960 a 1989, onde retorna aos seus ideais do dodecafonismo e as técnicas contemporâneas, segundo a professora Lenita Nogueira. Já a "Sinfônia nº 5", de Shostakovitch, é para o próprio compositor a “resposta criativa de um artista soviético a uma crítica justificada”, pois sofrera duras críticas de suas obras no jornal Pravda, de Moscou.

Para o pesquisador Reinhard Schulz, quando se ouve essa obra, dois aspectos chamam a atenção. Sua estrutura sofreu uma decidida redução e ela é mais curta que as sinfonias precedentes, e nota-se que o compositor recorre ao romantismo tardio. Contudo, essa sinfonia foi um sucesso e continua a ser um de seus trabalhos mais populares.

Além das apresentações, a orquestra faz um ensaio aberto ao público na manhã de sábado, com entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Programa:

Claudio Santoro
Concerto Nº3 para Piano e Orquestra
Allegro
Lento
Allegro Vivo

Intervalo

Dmitri Schostakovich
Sinfonia Nº5, Op. 47
Moderato – Poco sostenuto – Largamente
Allegretto
Largo – Poco piú Mosso
Allegro ma non troppo – Allegro

Serviço:

Concerto: Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Local: Teatro Luiz Otávio Burnier do Centro de Convivência Cultural. Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí.
Fone: (19) 3232-4168    
Datas: 8 e 9 de outubro
Horários: sábado, ensaio aberto ao público - 10 horas; concerto às 20 horas. Domingo, às 11 horas
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Ensaio - 1kg de alimento

Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas.

15ª Semana Espanhola em Campinas/SP

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.campinas.com.br

Evento será realizado de 9 a 16 de outubro em diversos pontos da cidade

A Casa de Espanha de Campinas promove, de 9 a 16 de outubro, a 15ª Semana Espanhola. Ao longo deste período, o público vai poder conferir apresentações de flamenco, de corais, músicas típicas, exibição de árias da Ópera Carmen, exposição de joias e artigos, eventos gastronômicos, entre outras atrações.

A programação do evento será aberta com uma missa no domingo (9), na Igreja de Santo Antônio, no bairro Ponte Preta. A celebração do pároco espanhol Antonino Fernandez será bilíngue português-espanhol.

A noite da terça-feira (11) está reservada para os amantes do flamenco. Dançarinos e músicos das escolas campineiras Centro de Arte Flamenca, Café Tablao e Estúdio Soniquete mostram um pouco da arte que é a mais representativa da cultura espanhola. Os shows ocorrem no Teatro do Sesi. Os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada para o movimento jovem Treinamento de Liderança Cristã (TLC).

Gastronomia

A programação da Semana Espanhola também inclui a culinária típica do país. No dia 13, o Instituto Gastronômico (IGA) promoverá um curso de especialidades da Espanha. No menu, gazpacho de entrada, que é uma sopa fria à base de legumes, a tradicional paella como prato principal, e creme catalana, uma sobremesa preparada com creme de leite, ovos e açúcar. A aula-show é apresentada pelo presidente do IGA, André Avila Otero, com formação em gastronomia em importantes escolas de Paris e de Nova York, além do conceituado Senac São Pedro. O curso dispõe de 45 vagas.

Ainda com enfoque na gastronomia espanhola, no dia 16 de outubro será realizado o Almoço Hispanidade, no salão principal do Tênis Clube de Campinas. Com serviço do Buffet Idalvo´s Restaurante será oferecido, além de outras especialidades, bacalhau à vizcaina, uma receita típica do País Basco, região na qual o bacalhau é tão popular quanto em Portugal. Entre outros ingredientes, o prato leva molho de tomate, cebola e pimentão vermelho.

Durante o almoço haverá dança flamenca, música ao vivo e exposição de artigos flamencos e de bijuterias finas “Al Bisú”, da designer espanhola Ana Laura González del Río.

Música

Na noite de 13 de outubro estão programadas apresentações dos corais da Uniodonto e da Escola Salesiana São José, de violão, flamenco e de peças espanholas e folclóricas. O público assistirá ainda árias da Ópera Carmen (de 1875), do francês Georges Bizet. Participam das apresentações o tenor Wilson de Martini, a mezzo-soprano Fátima Viegas, membros do Espaço Cultural Via das Artes, além de outros artistas. O evento será no Auditório da Escola Salesiana São José, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início das apresentações, também mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, que será doado para a ONG Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).

Programação e serviço: 15ª Semana Espanhola em Campinas

Missa solene de abertura
Local: Igreja Santo Antonio. Rua Dr. Adriano José de Barros, 181, Ponte Preta (Avenida da Saudade)
Data: 9 de outubro
Horário: 19 horas
Informações: (19) 3231-4251    

Noite Flamenca. Apresentação das escolas Centro de Arte Flamenca, Café Tablao e Estúdio Soniquete
Local: Teatro do Sesi Amoreiras. Rua Francisco de Assis Iglesias, s/nº (px ao hospital Mário Gatti).             (19) 3772-4183    
Data: 11 de outubro
Horário: 20 horas
Ingressos: retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início das apresentações, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível

Aula-show de especialidades espanholas. Curso com André Avila Otero
Local: IGA Instituto Gastronômico. Avenida Barão de Itapura, 729, Botafogo.
Data: 13 de outubro
Horário: das 13h30 às 16h30
Inscrições: R$ 40 (sócio da Casa de Espanha) e R$ 80 (não sócios). Há 45 vagas
Reservas: até o dia 10 de outubro
Informações: (19) 3324-7024    

Noite de Árias da Ópera Carmen
Local: Auditório da Escola Salesiana São José. Avenida Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Data: 13 de outubro
Horário: 20 horas
Informações: (19) 3241-7423    

Almoço Hispanidade
Local: Tênis Clube de Campinas (salão principal). Rua Coronel Quirino, 1346, Cambuí
Data: 16 de outubro
Horário: a partir das 12h30
Convites: R$ 45 (sócios-titulares da Casa da Espanha e do Tênis Clube); R$ 65 (não sócios) e R$ 35 (crianças de 7 a 13 anos e até 6 anos são isentas de pagamento). Bebidas à parte.
Informações: (19) 3794-6882