sexta-feira, 30 de setembro de 2011

II Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte e I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes

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O Instituto de Artes da UERJ, a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação da UFRJ convidam para o II ENCONTRO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA ARTE E I ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES: DESFRONTEIRAMENTOS, com o objetivo de continuarmos a compartilhar relatos, iniciativas pedagógicas escolares e pesquisas no campo do ensino da arte.

Andrea Penteado
GPEE Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação
Faculdade de Educação da UFRJ - Prática de Ensino das Artes Visuais
http://gpeeufrj.blogspot.com/
http://www.andreapenteado.com
(21) 2237 0415 e (21) 8777 8676    

(Clique na imagem para ampliar)

Palestra Internacional & Workshop: Arteterapia e Transformação Social

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 Lynn Kapitan

"Ação social é, em última análise, baseada na relação entre o sofrimento pessoal e coletivo (...) Como, exatamente, a prática da arteterapia intersecta com a práxis política da ação social?" (Dan Hocoy, Art therapy as a tool for social change – a conceptual model)

As inúmeras problemáticas sociais nos convidam, enquanto seres humanos, cidadãos e profissionais éticos, a uma participação mais ativa na discussão e definição de justiça social.

Apesar de a relação entre arteterapia e ação social não ser ainda plenamente evidente, profissionais já se mobilizam ao redor do mundo, rompendo barreiras internas e externas enquanto vislumbram uma sociedade mais justa.

A renomada arteterapeuta estadunidense, Dra. Lynn Kapitan, antes de seguir como palestrante convidada para o III Congresso Latinoamericano de Arteterapia em Ouro Preto, falará em Campinas sobre sua vasta experiência, desafios e conquistas com Arteterapia e Transformação Social pela América Latina.

Palestra em espanhol com tradução.

O formato do evento é palestra/workshop. Venha preparado para envolver-se com as cores!

Traga giz de cera, lápis de cor, ou canetinhas. Sulfite será fornecido.

Local: CENAPEC – Rua Mogi das Cruzes, 255 – Chácara da Barra, Campinas, SP.
Tels:             (19) 3294-7801       / 2121-3633

Data e Horário: 10 de Outubro de 2011 – 19:30 às 21:30

Investimento: Profissionais: R$40,00 – Estudantes com apresentação de carteirinha: R$25,00

Certificado oferecido se solicitado no ato do registro.

Vagas limitadas. Registre-se!

Estadunidense, Lynn Kapitan é Professora e Diretora do Doutorado em Arteterapia no Mount Mary College, Milwaukee, WI (EUA). Ex-presidente da Associação Americana de Arteterapia (AATA), atualmente é Editora do Jornal Art Therapy: Journal of the American Art Therapy Association da AATA. Palestrante em várias conferências nacionais e internacionais, publicou artigos acadêmicos e livros, como Introdução à Pesquisa em Arteterapia. Consultora com o organismo Cantera, Centro de Comunicación y Educación Popular de Managua, Nicarágua, e com outras comunidades na América Latina.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Unicamp apoia alunos artistas

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Jovens talentos lotam conselho
universitário para receber bolsas do
Programa Aluno-Artista.
Foram selecionados 15 projetos
 na segunda edição da iniciativa.
(foto:Unicamp)

Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou no dia 23 de setembro cerimônia de entrega de bolsas aos selecionados na segunda edição do Programa Aluno-Artista. Também foi lançado catálogo com projetos selecionados na primeira edição.

De acordo com a Unicamp, o programa visa estimular a participação de graduandos de qualquer curso que possuam talentos artísticos. Desde seu início, em agosto de 2010, até abril de 2011 foram realizadas cerca de 80 apresentações nos campi da universidade, enriquecendo o campo das manifestações culturais.

O Programa Aluno-Artista se insere no Programa Arte no Campus, cabendo sua execução à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Para a nova edição foram selecionados 15 projetos em meio a 60 inscritos, sendo concedida uma bolsa para até dois proponentes de cada projeto, mais um recurso extra de até R$ 3 mil para a produção e execução da atividade artística.

Ficou claro na primeira edição que o programa deu muito certo, dentro do espírito que pensávamos e que pensamos para uma atividade cultural como parte da universidade”, disse Leandro Medrano, coordenador do SAE.

Para esta segunda edição, a comissão organizadora aperfeiçoou a metodologia para a escolha dos projetos, bem como a distribuição e inserção das atividades artísticas pelos campi.

Não temos a pretensão de criar manifestações culturais e artísticas, mas sim propiciar os meios e mecanismos para que elas aconteçam da melhor maneira. E a resposta da comunidade tem sido ótima. Os eventos surgem em diversos momentos e locais de forma natural, inclusive surpreendendo as pessoas, pois não existe uma grande divulgação”, disse Medrano.

Depois da entrega de diplomas aos novos alunos artistas, o reitor Fernando Costa manifestou sua certeza de que este programa será permanente, por conta da sua importância.

Não há dúvida de que as atividades culturais e artísticas são fundamentais para uma universidade que deseje ser comparável às melhores do mundo. Esta administração vem tendo a sorte de contribuir um pouco para complementar a infraestrutura e a organização dessa grande área”, disse, informando os estudantes sobre os investimentos para a construção do Teatro-Escola e o Museu de Artes Visuais do IA, além de um grande anfiteatro, que servirá também para espetáculos artísticos.

Lembrando que outubro será um mês de comemorações dos 45 anos da Unicamp (o aniversário é no dia 5), o reitor anunciou a inserção na programação de um sábado musical no dia 8.

As atividades dos 45 anos serão essencialmente culturais e teremos uma tarde de sábado com o ‘Música no Campus’, no grande gramado ao lado do Instituto de Biologia, com grupos que se apresentem para a comunidade interna e também para a população de Barão Geraldo”, disse.

Mais informações: www.unicamp.br

Cultura popular: Cosme e Damião

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É hoje o dia dos santos gêmeos!

São Cosme e São Damião,
Sua Santa já chegou;
Veio do fundo do mar,
Que Santa Bárbara mandou.
Dois, dois, Sereia do Mar!…
Dois, dois, Mamãe Yemanjá!…
Dois, dois, meu Pai Oxalá.



São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo.

São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.

Dia de Caruru na Bahia e de doces no Rio de Janeiro... Como é a festa de Cosme e Damião ai na sua região?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Plano Nacional de Cultura

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Fonte: http://www.cultura.gov.br
MinC abre, dia 21, consulta pública para a construção das metas do PNC.

Na próxima quarta-feira, 21 de setembro, o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para receber sugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010.

O objetivo da consulta é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.

A consulta, disponível até o dia 20 de outubro, reafirma o compromisso do MinC com os processos democráticos, participativos e abertos com relação à formulação de políticas culturais.

Logo após o período da consulta pública, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo. (http://www.cultura.gov.br/site/2011/09/15/plano-nacional-de-cultura-23)

domingo, 25 de setembro de 2011

Centro Cultural Fortaleza, Cariri e Sousa

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Fonte: http://www.bnb.gov.br
Edital de Seleção de Propostas para Programação 2012

No período de 05 a 11 de setembro 2011 estará disponível para consulta o edital de propostas para  as programações do CCBNB – Fortaleza (CE), CCBNB - Cariri e CCBNB - Sousa (PB), a serem realizadas durante o ano de 2012.

As propostas poderão ser apresentadas no período de 12 de setembro a 15 de outubro de 2011 para as áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, para os programas “Curso de Apreciação de Arte”, “Oficina de Formação Artística”, "Manifestações Artísticas da Tradição Cultural Nordestina" e projetos de novas idéias.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar propostas para as três unidades do CCBNB.

As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta, específico para cada uma das áreas acima citadas, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado por responsável pela proposta e acompanhado dos anexos solicitados. Material anexo com boa qualidade de visualização e/ou identificado corretamente é fundamental para a eventual seleção do proponente. No caso da opção digital para o anexo, teste-o antes de entregá-lo.

Para consultar o edital de seleção de propostas para programação 2012 dos Centros Culturais Banco do Nordeste, clique no link abaixo:

Seleção de Propostas para Programação de 2012 Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, Cariri e Sousa (PB).

Mais informações: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/centro_cultural/eventos_especiais/gerados/selecao_proposta.asp

InSEA European Regional Conference 2012

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Fonte: http://www.insea2012.org

Announcing:  InSEA European Regional Conference 2012
Lemesos, Cyprus, June 25-27, 2012
www.insea2012.0rg

Abstract Submission

Abstracts will only be accepted through the online submission EasyChair system
Please note that abstract submission in any other way will be declined

To submit your abstract please use the following link: Abstract submission

Submission Deadline

The deadline for the Call for Papers the 15th of December, 2011.
Proposals accompanied by a paid registration, will be given scheduling priority.

Abstract submission guidelines

Here you can find some general guidelines for your abstract submission:
You will be asked to create a user account. Once this is done, you will be able to submit and modify your abstract until the deadline of abstract submission.

Further details:

In order to start your submission you will need to select the 'new submission' option.

Abstract title: there is no word limit and contributors are asked to have comprehensive titles that will enable participants to easily select the sessions that will most interest them.

Length of the abstract: 300-500 words.
          Please include the following information according to the type of contribution:

            1. Individual paper and poster: Clarify if it is theoretically driven or research based. If research based
                you might include the rational of the research, the research questions, theoretical framework, methodology, and main findings.

            2. Workshop: Include the aims of the workshop and the target audience (e.g. practitioners, academics, people involved in teacher training, policy makers). Also provide a description of the intended delivery method, how you intend to involve participants and the material/equipment that will be used.

            3. Panel discussion: Describe the rational of your proposed session, the main issues that will be discussed and the role that will be undertaken by each of the participants of the panel.

Abstract category: Authors are expected to submit their abstract under the most appropriate category (please see description in the call).

Preferred form of presentation: under the heading 'groups' indicate the form of your presentation (oral presentation, a poster, a panel discussion or a workshop). Each contribution will be allocated a different time frame:

            1. Individual paper session: Each presentation will last 15 - 20 minutes followed by a short discussion.

            2. Poster presentation: Selected posters will be displayed and sessions will be set up for conference
                participants to interact with poster presenters.

            3. Self-organised panel discussion: 80 minutes. Groups of researchers may propose a moderator/chair
                to organise 3-5 papers around a common theme for their panel discussion/symposium.

            4. Workshops: 60 minutes. Researchers or educators are invited to present their work in workshops
                where participants may take part

Topics: you can choose one or more topics (under each category) to specify further the area of your work. Please select the topics carefully as the formation of the conference programme will largely depend on these.

Please do not submit more than 2 abstracts for the whole conference. If your name is included in two abstracts, these should not be for the same topic.

Authors who successfully submit an abstract will receive an automatic e-mail reply confirming receipt of the abstract. You may update or withdraw a submission until the last day of the deadline.

Decisions on acceptance of the abstracts submitted will be announced by the 15th of January, 2012.

Accepted abstracts by authors who are not registered as participants in the conference will automatically be removed from the scientific programme and will not be included in the book of abstracts. (When there are many co-authors, at least one of them needs to register on time). Latest deadline for registration for authors: 5th of March, 2012.

Conference proceedings: Contributors who attended the conference and wish for their paper to be included in the conference proceedings will have to submit the full text, using the EasyChair system, from the 1st of April, 2012 until the 31st of July, 2012. The same deadline applies for posters, workshops and panel discussion chairs.

The proceedings of the conference will be published after the conference as a record of what has been presented at the conference. No paper submission will be accepted after the set deadline. Please use APA style and formatting in your paper. Full Papers should be between 3500-5000 words. Detailed guidelines for the full paper submission will be made available on the Conference website.

For any further information needed, please contact CySEA secretary, Kypros Piasialis at koetinfo@gmail.com.

We are looking forward to seeing you in Lemesos, Cyprus, in June 2012!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP)

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Fonte: http://www.uscs.edu.br

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP) abriu concurso para 90 vagas, sendo 15 imediatas e 75 para cadastro reserva, de nível superior.

A remuneração é de R$ 1.300 para bibliotecário e de R$ 8,35 a hora/aula para os demais cargos (veja aqui o edital).

Os cargos são de bibliotecário, professor de clarineta, professor de contrabaixo acústico, professor de contrabaixo elétrico, professor de estruturação musical, professor de flauta-doce, professor de história da música, professor de oboé, professor de piano clássico, professor de piano popular, professor de viola sinfônica, professor de violão popular e professor de interpretação.

As inscrições podem ser feitas de 19 de setembro a 14 de outubro, exclusivamente através do site www.caipimes.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 70.

A seleção será composta de provas objetivas, provas teóricas, provas práticas e provas dissertativas específicas.

As provas objetivas e teóricas serão aplicadas dia 6 de novembro.

IF Sul de Minas abre concurso para 13 vagas de professor

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Fonte: http://www.ifsuldeminas.edu.br/
Inscrições seguem até o dia 7 de outubro. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) publicou edital de concurso público de provas e títulos para a contratação de 13 professores do ensino básico, técnico e tecnológico do quadro pemanente do instituto, para o Campus de Passos. As vagas são em diversos cursos, entre eles Comunicação Visual e Produção de Moda.

As inscrições seguem até o dia 7 de outubro e podem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br.

O concurso será feito em três etapas: prova escrita, prova de desempenho didático e prova de títulos.

A remuneração varia de R$ 2.130,33 a R$ 3.678,74.

A prova escrita acontece em Pouso Alegre até o dia 16 de outubro.

Seleção do Programa de Pós-Graduação em Arte UNB - Brasília - DF

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Fonte: http://www.unb.br
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE - EDITAL No. 01/2011

Seleção de candidatos às vagas de pós-graduação em arte (PPG-ARTE) para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado para o primeiro semestre de 2012.

O edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Arte para o 1/2012 encontra-se disponível no site: http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php.

Revista Portuguesa de Educação e Artística

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Fonte: http://www.madeira-edu.pt

"Com o presente número, o Gabinete Coordenador de Educação Artística da Secretaria Regional de Educação e Cultura inicia a publicação de uma revista anual científica dedicada à educação e às artes. Após mais de três décadas a implementar as artes no ensino genérico, é com grande contentamento que esta instituição observa o grande crescimento ocorrido ao nível do número de cursos de mestrado e doutoramento em artes, bem como a consequente valorização deste domínio no seio da comunidade académica. Infelizmente, este crescimento não foi acompanhado no domínio das publicações, não tendo surgido um número significativo de revistas com arbitragem científica que permitam uma divulgação eficiente dos resultados alcançados nos últimos anos.


Assim, o principal propósito desta publicação é divulgar, à comunidade especializada, os resultados de investigações e projetos realizados nas diferentes áreas artísticas, desde que naturalmente direcionados para a educação. Neste âmbito, a direção da Revista Portuguesa de Educação Artística aceita artigos resultantes de investigação original ou de cariz ensaístico, preferencialmente nas seguintes áreas: Educação Musical, Dança, Teatro, Artes Plásticas, Musicologia, História da Arte e Administração Educacional (que inclua uma vertente relacionado com as artes)."

CONTATOS

Travessa do Nogueira, 11
9050-451 Funchal
Madeira - Portugal

Tel.:             +351 291 20 30 50    
Fax: +351 291 22 51 46
E-mail: gcea@madeira-edu.pt

FICHA TÉCNICA

Título: Revista Portuguesa de Educação e Artes
Coordenação: Carlos Gonçalves e Paulo Esteireiro
Páginas: 160
Periodicidade: Anual
Editora: Gabinete Coordenador de Educação Artística
Preço: 15 Euros


Recado da Porfa. Dra. Ana Mae Barbosa

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Minha proposta para a ConFAEB foi aceita 


Convido-os a participar.
Muito se vem discutindo os formatos de mesas e comunicações em Congressos em busca de formatos mais participativos.
Será uma experiência, PARTICIPE!


Título da mesa:


Ampliando a história do ensino da arte.
Coordenação e comentários: Afonso Medeiros, Ana Mae Barbosa, Lucimar Bello.


Pedimos aos interessados em História do Ensino da Arte no Brasil e América Latina, para trazerem informações sobre professores de arte visuais, instituições de ensino de arte, ou eventos significativos para o ensino da arte em suas localidades, que não tenham sido ainda estudados em livros ou teses.


O período que queremos ampliar se estende até 1999. Trazer a informação impressa em papel ,duas páginas no mínimo, contextualizando as informações e também trazer o texto em CD ROM se possível com imagens contextualizadoras.


Para um dialogo frutífero será necessário que os pesquisadores enviem por email as informações com antecedência de um mês, portanto início de outubro para os coordenadores/comentadores da mesa.


Ana Mae Barbosa

Sociedade Nacional de Educação para a Arte e o Design - NSAD

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Fonte: http://www.nsead.org
A Sociedade Nacional de Educação para a Arte e o Design (NSEAD ou www.nsead.org) está organizando uma conferência de pesquisa ligado ao iJADE, o International Journal of Art and Design Education.

A conferência terá lugar 06-07 outubro de 2011, em Chester, Reino Unido.

NSEAD tem uma longa história de trabalhar com a InSEA a promover os objetivos da educação artística e estética.

Chamada de trabalhos Revista InVisibilidades

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Chamada de trabalhos para o N.º 3
Convocatoria de artículos para el N.º 3

Temas:
Investigação baseada nas artes / Investigación basada en las artes
Investigação educativa baseada nas artes / Investigación educativa basada en las artes
Investigação com e sobre imagens / Investigación con e sobre imágenes

Data limite para envio de trabalhos: 31 de Janeiro de 2012
Fecha límite para el envio de articulos: 31 de Enero de 2012

Registo, normas e submissão das propostas através da plataforma:
Registro, normas y presentación de propuestas a través de la plataforma:
http://invisibilidades.apecv.pt

Agradecemos um ampla divulgação deste mail
Gracias por una amplia difusión de este mail

Comité Editorial da inVISIBILIDADES

domingo, 18 de setembro de 2011

IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas

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O IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, de Recife (PE), recebe inscrições até 30/09/11. O concurso seleciona, em âmbito nacional, três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, que versem sobre o tema Educação e Arte: sinapses possíveis. A linha temática proposta nesta 4ª edição tem por objetivo produzir material de referência para educadores, gestores e demais atores envolvidos no ensino, pesquisa e extensão em educação e arte.

Os vencedores do concurso recebem: R$ 30 mil, cada.

Confira o regulamento:
CONCURSO MÁRIO PEDROSA DE ENSAIOS SOBRE ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEAS

A Fundação Joaquim Nabuco, por intermédio de sua Diretoria de Cultura, torna pública a realização do IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas, iniciativa integrante do programa do governo federal Gestão da Política da Educação, com desdobramento na ação Estudos e Pesquisas Socioeducativas. O certame é destinado à seleção e premiação de três textos inéditos, resultantes de pesquisa inédita e original sobre seu tema, com o objetivo de estimular e divulgar investigações centradas em aspectos diversos da produção artística e cultural contemporânea, o qual se regerá pelas normas da Lei nº. 8.666 de 21 de junho de 1993, com as alterações subseqüentes e por aquelas estabelecidas neste Edital, na forma que se segue.

CAPÍTULO I

DO OBJETO
Art. 1º – Constitui objeto do IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultantes de pesquisa inédita e original, que versem sobre o tema Educação e Arte: sinapses possíveis. A linha temática proposta nesta 4ª edição tem por objetivo produzir material de referência para educadores, gestores e demais atores envolvidos no ensino, pesquisa e extensão em educação e arte.

§1º- Para os efeitos deste edital entende-se por ensaio um estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva, com acuidade de interpretação e julgamento
pessoal, sem dispensar a coerência de argumentação. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele devem se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade.

§2º - Os ensaios concorrentes deverão conter:

I. Relação com a linha temática expressa;
II. Originalidade do tema e/ou abordagem;
III. Consistência na argumentação, clareza e correção lingüística;
IV. Apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e bibliografia consultadas.

CAPÍTULO II

DO PRAZO E DA FORMA DE INSCRIÇÃO

Art. 3º – As inscrições para o Concurso são gratuitas e deverão ser realizadas pelos concorrentes ou seus procuradores legais, no período de 30 de julho até 30 de setembro de 2011, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no seguinte endereço:

Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Cultura
Coordenação-Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural - CGCADIF
Rua Henrique Dias, 609, Derby
52.010-100 – Recife - PE
Tel. (81) 3073-6659      

§1º- As inscrições poderão ser feitas também com o envio dos trabalhos por Sedex, dirigido à CoordenaçãoGeral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, postados até o último dia estabelecido no Edital.

§2º- Não serão aceitas inscrições que não cumpram com as exigências contidas neste Edital, nem as apresentadas fora do prazo nele estabelecido.

§3º- Os procuradores dos concorrentes deverão apresentar procuração pública ou particular, contendo os poderes específicos para a representação, sendo certo que, se por instrumento particular, deverá conter o reconhecimento de firma por autenticidade.

CAPÍTULO III

DA HABILITAÇÃO/ CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
Art. 4º – Podem participar do Concurso pessoas físicas residentes no Brasil que apresentem pesquisa original na área temática do certame, quaisquer que sejam seu nível de formação profissional, experiência acadêmica e âmbito de trabalho ou ação.

Parágrafo Único - Cada concorrente só poderá inscrever um único ensaio.

Art. 5º – A inscrição dos ensaios se dará com o envio, por SEDEX, para o endereço indicado no Art. 3º deste Edital, de envelope grande contendo a ficha de inscrição, que se encontra disponível no sítio
www.fundaj.gov.br, e mais dois outros envelopes lacrados, como especificados abaixo:

I. Um envelope destinado ao Ensaio, que deverá ser encaminhado em quatro vias impressas, acompanhado de arquivos em dois formatos digitais gravados em um único CD, sendo um em formato PDF e outro em formato DOC, sem identificação do candidato; e

II. Outro envelope destinado à documentação de Habilitação, que será aberto ao término do prazo de inscrições, para conferência.

Parágrafo Único - Só serão encaminhados à Comissão Julgadora os ensaios que estiverem de acordo com as especificidades deste artigo.

Art. 6º – Serão consideradas habilitadas as pessoas físicas que apresentarem a seguinte documentação:

I. Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;
II. Currículo resumido do concorrente, com no máximo duas laudas;
III. Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF;
IV. Certidão conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
V. Declaração formal e expressa de que o ensaio apresentado é inédito, informando estar o concorrentede acordo com as disposições deste Edital e com as decisões da Comissão Julgadora quanto aos resultados da seleção.

Parágrafo Único - Os documentos mencionados neste artigo deverão ser apresentados em cópias autenticadas por cartório competente.

Art. 7º – Este Regulamento está disponível no endereço constante no Art. 3º e no sítio da Fundação Joaquim Nabuco: www.fundaj.gov.br.

§1º- O ato de inscrição implica na aceitação pelo concorrente de todas as condições constantes neste Edital, podendo a inscrição ser impugnada em qualquer fase da seleção, se for constatada qualquer irregularidade ou desconformidade com a Lei e/ou com o presente Edital.

§2º- O Concurso é destinado apenas a pessoas físicas autoras dos ensaios, sendo vedada a participação de servidores e terceirizados da Fundação Joaquim Nabuco, integrantes e consultores da organização do Concurso e membros da Comissão Julgadora, e seus parentes em 1o. grau, consangüíneos ou afins.

Art. 8º – As inscrições obedecerão aos seguintes critérios:

I. Somente serão consideradas as inscrições que estejam em estrita conformidade com as normas estabelecidas neste Edital.
II. A documentação recebida no ato da inscrição não será devolvida.
III. Não serão aceitas solicitações de inscrição ou envio de documentação por e-mail ou outra forma que não a especificada neste Edital.
IV. Os vencedores se disponibilizarão a contribuir com os cursos ou palestras promovidos pela Fundaj, a pedido desta Instituição.

CAPÍTULO IV
DA PREMIAÇÃO
Art. 9º – Os 3 (três) primeiros trabalhos considerados vencedores do IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas receberão prêmio em moeda corrente nacional.

§1º- O prêmio individual será destinado para até três vencedores, no valor bruto de R$ 30.000.00 (trinta mil reais) para cada um.
§2º- À Fundaj é concedido o direito de promover correção ortográfica, publicar e/ou divulgar os trabalhos apresentados, mesmo os que não lograrem premiação.
§3º- A inscrição no Concurso implica a cessão, pelo prazo de 5 (cinco) anos, dos direitos autorais patrimoniais sobre o trabalho inscrito para a Instituição promotora do certame, que, a seu critério, poderá publicar ou não os ensaios concorrentes.
§4º- A critério da Comissão Julgadora poderão ser concedidas menções honrosas a ensaios não premiados, não cabendo a estes premiação em dinheiro, nem nenhum outro ônus para a instituição realizadora do Concurso.
§5º- Sobre o valor total do prêmio, incidirão impostos previstos na legislação em vigor.

CAPÍTULO V

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 10 – Os trabalhos deverão ser apresentados na forma seguinte:

I. Os ensaios deverão ter entre 20 e 30 laudas (incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas), e ser impressos em apenas uma face de folhas tamanho A4, numeradas, com margens esquerda e superior de 3 cm e margens direita e inferior de 2,5 cm.
II. O texto deverá ser digitado em fonte “Times New Roman” tamanho 12, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1,5 (uma e meia linhas).
III. Os ensaios poderão conter fotografias, imagens, tabelas de dados, desenhos, figuras e mapas, desde que estejam em alta resolução e mencionadas as fontes e o direito de uso, quando for o caso.
IV. Na primeira página de cada exemplar do Ensaio deverá estar incluído: 1) O título do trabalho 2) o pseudônimo que identificará o/a autor/a para os propósitos do Concurso, 3) um resumo de não mais que 250 palavras, e 4) o índice de conteúdos, o qual deverá detalhar as seções ou subtítulos do ensaio e os respectivos números de página.
V. Os ensaios devem ser apresentados em 4 (quatro) vias impressas, que serão distribuídas aos membros da Comissão Julgadora, além de uma cópia em CD, em dois formatos digitais, DOC e PDF, como especificado no Art. 5 – I deste Edital.

CAPÍTULO VI

DO JULGAMENTO

Art. 11 – O julgamento do certame competirá à Comissão Julgadora, a ser instituída por Portaria do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, composta por 4 (quatro) profissionais e 1 (um) secretário.

Art. 12 – Os membros da Comissão Julgadora serão profissionais com reconhecida produção intelectual e/ou artística no campo da cultura contemporânea e da educação, além de um integrante da Coordenação-Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.

Art. 13 – A decisão de mérito da Comissão Julgadora proclamando os vencedores do Concurso é soberana e definitiva, cabendo recurso ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, no prazo de 10 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, na hipótese de infringência de normas deste edital.

Parágrafo Único - A Comissão Julgadora poderá reduzir o número de vencedores, inclusive poderá decidir pela não concessão dos prêmios, caso os trabalhos não atendam aos critérios estabelecidos neste Edital.

CAPÍTULO VII

DO RESULTADO

Art. 14 – A lista dos ensaios premiados será publicada no Diário Oficial da União e amplamente divulgada por meio do portal da Fundação Joaquim Nabuco e dos principais jornais de Pernambuco.

CAPÍTULO VIII

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 15 – Após a homologação do resultado do IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas, feita através de publicação no Diário Oficial da União, 01 (uma) via de cada ensaio será
encaminhada para o Arquivo da Coordenação-Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura e as demais serão disponibilizadas para reciclagem junto à Comissão de Coleta Seletiva da Fundação Joaquim Nabuco.

Art. 16 – Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Presidente da Fundação Joaquim Nabuco.


Mais informações:
Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Cultura - Coordenadoria de Artes Plásticas
Recife (PE): Henrique Dias 609, Derby, tel. (81) 3073-6691/3073-6692. Seg. a sex., 09h/12h e 14h/18h. www.fundaj.gov.br
 
CRONOGRAMA
Término das inscrições
30 de Setembro de 2011

2047, O Espetáculo, em Brasília

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TEATRO BRASÍLIA SHOPPING, W3 Norte quadra 501
DE 30/09 A 23/10
De sexta à domingo.
Sempre às 20h.
TEXTO: Bruno Estrela.
DIREÇÃO: Áurea Liz.
Com Yeda Gabriel, Gilson Cezzar, Eni Braga, Isumi Kudo e Bruno Estrela.
REALIZAÇÃO: Arsenal Produtora e Auge Produções Artísticas.

Acesse: http://doismilequarentaesete.wordpress.com/

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

4th Paris International Conference on Education, Economy and Society

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ANALYTRICS CONFERENCES
Call for Contributions and Reviewers


4th Paris International Conference on Education, Economy and Society 
23-28 July 2012, Hotel Concorde La Fayette, Paris (France)
Contributions in all areas of educational research are invited
Deadline for submission: 30 October 2011.
URL of Conference website: http://education-conferences.org/default.aspx


Paris International Congress of Humanities and Social Sciences Research
24-28 July 2012, Hotel Concorde La Fayette, Paris (France)
Contributions in all areas of humanities and social sciences research are invited
Deadline for submission: 30 October 2011
Congress website: http://education-conferences.org/homehss.aspx

IADIS International Conference on International Higher Education 2011

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Fonte: http://www.ihe-conf.org/
CALL FOR PAPERS - Deadline for submissions (last call): 3 October 2011 

8 to 10 December 2011 - Shanghai, China

* Keynote Speakers:
George Siemens, Technology Enhanced Knowledge Research Institute, Athabasca University, Canada
Dr. Henk W. Sligte, Kohnstamm Instituut, Universiteit van Amsterdam, The Netherlands
Prof. Pen Bing, President of Hong He College in Yun Nan Province, China

* Opening Speaker:
Prof. Yu Li Zhong, President of East China Normal University, China

* Conference Background and Goals
Technology like transport, communication and media-based learning have increased our ambitions to make education more global and international. Higher education has gradually felt more affinity towards the exchange of students; Diversity and learning in concentration with different cultures that has settled as road map for the coming decades. Firstly, motivation for international higher education to promote students' mindset towards different cultures, languages and traditions. 

Secondly, allowing students to learn multi-cultural contexts to anticipate to the later career that involve cooperation in international teams. As inevitable side effect, universities welcome international students as source of income and exchange knowledge and skills. To be more precisely, students will take part of their courses abroad, and at least they should match a similar amount of incoming students in order to play par.

This conference aims at the scientific, pragmatic and policy awareness among scholars who face the direct need to make their curricula more culturally fair. European exchange programs like the Erasmus Mundus, the U.S. Council on International Educational Student Exchange, and the Euro-American "Atlantis" program, they all envisage an urgent agenda on how to balance local with the more global criteria in higher education. This conference helps you to build your networks and international consortia on how to be a key player in this emergent trend.

* Format of the Conference 
The conference will comprise of invited talks and oral presentations. The proceedings of the conference will be published in the form of a book and CD-ROM with ISBN, and will be available also in the IADIS Digital Library (online accessible). 

The conference proceedings will be submitted for indexing to INSPEC, EI Compendex, Thomson ISI, ISTP and other indexing services.

* Types of submissions 
Full and Short Papers, Reflection Papers, Posters/Demonstrations, Tutorials, Panels and Doctoral Consortium. All submissions are subject to a blind refereeing process.

* Topics
These include, but are not limited to the following topics: 

1. Technologies for spreading learning around the world
2. Higher Education and International student exchange
3. Learning far away from home and close to your future colleagues
4. Learning in multicultural contexts
5. Virtual presence as option for extending the students' learning space
6. Formal and pragmatic obstacles and opportunities in student exchange programs
7. Double- versus joint degrees
8. Funding resources for staff and student exchange
9. How to establish campuses as multicultural communities
10. Coping with incompatibility in semester-, trimester and quarter year course periods
11. Trade-offs between student exchange in the bachelor- versus the master stage?
12. Will English be the default language for master courses around the globe?
13. Does studying abroad imply "living together with local students", or prefer "international student houses"?
14. How to recruit highly talented students abroad?
15. How to defend the yielded higher criterion to the access of regional- and local students?
16. How to evaluate students' readiness for studying abroad?
17. Acculturation: what preliminary intercultural need to be trained before been sent to a study abroad?

This conference will focus both on the acute main streams of student exchange:

- Eastern Asia to Europe, the U.S., Australia and New Zealand
- Among Western and Eastern European countries
- Among Spain, Portugal and Southern American countries
- Among Europe and the U.S.

* Important Dates:

- Submission deadline (last call): 3 October 2011
- Notification to Authors (last call): 24 October 2011
- Final Camera-Ready Submission and Early Registration (last call): Until 7 November 2011
- Late Registration (last call): After 7 November 2011
- Conference: Shanghai, China, 8 to 10 December 2011 

* Conference Location 
The conference will be held in Shanghai, China. 

* Secretariat 
IADIS Secretariat - IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTERNATIONAL HIGHER EDUCATION 2011

Rua Sao Sebastiao da Pedreira, 100, 3 
1050-209 Lisbon, Portugal 

* Program Committee 

Program Chair
Heling Huai, Foundation of New Silk Route and Dragon Travel Service, The Netherlands

Conference Co-Chairs
Piet Kommers, University of Twente, The Netherlands 
Ji-ping Zhang, East China Normal University, Shanghai, China
Pedro Isaías, Universidade Aberta (Portuguese Open University), Portugal

* Co-located events

Please also check the co-located event:
Internet Technologies & Society 2011 (http://www.its-conf.org) - 8-10 December 2011.

* Registered participants in the International Higher Education conference may attend Internet Technologies & Society conference sessions free of charge. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

III Encontro Regional de Arte Educadores de São Paulo

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EVENTO GRATUITO!

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: proaaesp@gmail.com

Local: Espaço Cultural Profº Luiz Rogério Scaglione - FPA
End: R. Brigadeiro Luiz Antônio 1200. São Paulo
Dia: 17 de Setembro de 2011
Horário: 9hs às 12hs.
Título: Arte Educação em São Paulo: ontem, hoje e sempre.

Participações confirmadas:

Profª Drª Maria Christina de Lima Souza Rizzi - PROAAESP
Profº Acacio Arouche - PROAAESP
Profª Drª Rejane Coutinho - FAEB

Para quem não puder estar presente ao vivo no próximo sábado, o III Encontro Regional de Arte Educadores de São Paulo terá transmissão ao vivo, on line, pelo canal www.ustream.tv/faculdade-paulista-de-artes.

III Seminário sobre Formação de Professores

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Fonte: http://gpeform.uftm.edu.br/
1 E 2 DE DEZEMBRO DE 2011 – UBERABA, MG – BRASIL

Em sua terceira edição, o Seminário de Formação de Professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, acontece em 1 e 2 de dezembro de 2011, em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, e tem como tema as relações entre a formação profissional, o trabalho docente e a cultura digital.

Estão programadas palestras, apresentações de pôsteres e comunicações orais organizadas em cinco eixos temáticos.

O objetivo geral do evento é promover a discussão e a divulgação da pesquisa produzida pelos grupos atuantes na área de Educação na universidade, estabelecendo parcerias de cooperação científica com outras instituições e projetos.

Os objetivos específicos são favorecer a discussão sobre políticas e práticas educativas com profissionais da educação, docentes e discentes dos cursos de licenciatura e de pós-graduação em Educação; possibilitar a criação de espaços de troca de experiências sobre o exercício da docência, seus desafios e possibilidades, nos diversos níveis de ensino; consolidar os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, assim como cooperar com outros programas de pós-graduação no campo da educação e áreas afins da região Centro Oeste e do Brasil.

O público de interesse é formado por pesquisadores em educação, professores da Educação Superior, professores e profissionais da Educação Básica; alunos de graduação de cursos de licenciatura, alunos de pós-graduação em Educação e á reas afins.

http://gpeform.uftm.edu.br/

Trabalho interessante

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Fonte: http://26.media.tumblr.com
Dica interessante do professor Paulo R. C. Barros na Lista da FAEB:

O estudante de artes suíço George Chamoun mesclou retratos de ícones do cinema de duas eras diferentes no projeto "Iconatomy", algo como "Iconatomia", e o resultado é surpreendente principalmente porque nenhum dos rostos mesclados foi distorcido.


Chamoun simplesmente fez uma colagem de recortes de celebridades modernas sobre estrelas do passado.

Vale conferir!

sábado, 10 de setembro de 2011

Em tudo na sua vida pode haver arte...

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...até no simples ato de fazer um bolo!

Exposição em São Paulo mostra processo de criação de Portinari

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Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência Brasil
 
O pintor modernista Candido Portinari não costumava ouvir rádio, mas gostava de escutar música clássica, especialmente Bach e Beethoven, em sua vitrola. Essa mesma trilha sonora acompanha os visitantes da exposição No Ateliê de Portinari, que reúne obras do artista feitas de 1920 a 1945. A mostra pode ser vista no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Parque Ibirapuera, até o próximo dia 18.

O ambiente de criação da oficina do artista é revivido com a apresentação de estudos e esboços ao lado de trabalhos terminados. “Você tem a oportunidade de ver esse caminho de construção da obra. Isso é muito especial porque algumas obras são de colecionadores particulares e outras são de vários museus”, ressalta o educador do MAM, Leonardo Polo.

Mas não dá para negar que esse estudo também vira uma obra”, completa Polo, explicando que o trabalho do pintor, nascido em Brodowski (SP) em 1903, é genial mesmo nas fases inicias de concepção. Pode ser visto, por exemplo, o estudo em crayon feito antes do famoso óleo sobre tela O Mulato. O trabalho combina a retratação de um modelo real com a criação de uma paisagem rural ao fundo.

Uma técnica um pouco mais ousada do que os retratos que podem ser vistos na primeira parte da exposição, quando o então jovem Portinari pintava quadros tendo principalmente amigos e parentes como modelo. São obras datadas da década de 1920, época em que o artista estudava na  Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e quando viajou para a Europa com o objetivo de aprimorar sua técnica.

Os retratos também dominam o segundo bloco da mostra, com a apresentação de pinturas que têm como tema a mulher do artista, Maria Portinari. Ela foi retratada por Portinari ao longo de toda a vida e com as diferentes técnicas usadas pelo pintor.

Em seguida, no terceiro bloco da exposição, vêm as obras com a temática do cotidiano brasileiro, mostrando cenas bucólicas de sua cidade natal, até quadros com temas mais fortes, como Criança Morta. A obra, que retrata a morte de um jovem retirante nordestino, teve inspiração na Guernica, painel pintado pelo espanhol Pablo Picasso.

A influência do estilo de Picasso pode ser notada nos estudos para os murais de azulejos, como os que decoram a Capela da Pampulha, em Belo Horizonte. O esboço para a pintura de São Francisco, que decora parte do templo, está entre os trabalhos de grandes dimensões do artista. Essa parte da exposição traz os desenhos que se tornaram painéis em edifícios públicos, sob encomenda do então presidente Getúlio Vargas. Uma série que remete aos ciclos econômicos brasileiros, com trabalhadores de lavouras de cacau e garimpeiros.

Por fim, o visitante pode conhecer uma faceta pouco difundida de Portinari: a abstração. Segundo Leonardo Polo, o pintor se aventurou nessa forma estética influenciado pela conjuntura artística do início da década de 1940. “Como muita gente no Brasil estava fazendo trabalhos abstratos, Portinari foi experimentar."

domingo, 4 de setembro de 2011