terça-feira, 31 de maio de 2011

I Salão de Artes Plásticas de Aquidauana - MS

Nenhum comentário:
Já está confirmada pela Fundação de Cultura de Aquidauana – Fundaq – a realização do "I Salão de Artes Plásticas de Aquidauana". Desenvolvido por etapas – inscrição, divulgação, seleção das obras premiadas e exposição ao público – o Salão será entre os dias 12 agosto a 27 de setembro.

O Salão vai premiar obras inscritas nas categorias pintura em tela, desenho, escultura e gravura. As inscrições estarão abertas no período de 08 de junho a 31 de julho, no Museu de Arte Pantaneira "Manoel Antonio Paes de Barros", no horário comercial.

A seleção e classificação as obras será feita por um corpo de jurado composto por cinco pessoas determinado pela Fundaq e serão realizados entre os dias 03 a 11 de agosto. "Estamos convidando pessoas que são da área das artes plásticas para que sejam os julgadores das obras premiadas. O critério será exclusivamente técnico", afirmou o presidente Rangel Castilho.

Segundo o regulamento do Salão, cada artista poderá inscrever até três obras em cada modalidade, cuja premiação será de R$ 2.000,00 para o primeiro colocado, R$ 1.000,00 para o segundo e R$ 500,00 para o terceiro, em cada uma das quatro categorias.

O I Salão de Artes Plásticas de Aquidauana terá como tema Por Uma Identidade Pantaneira, agregando valores culturais ao Pantanal de Aquidauana, focado em diversos momentos da administração do prefeito Fauzi Suleiman, a exemplo do Festival Pantaneiro, que busca resgatar as raízes e as tradições do homem pantaneiro aquidauanense.

O Salão de Artes Plásticas de Aquidauana foi aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado – FIC 2011 - programa desenvolvido pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul que destina recursos para projetos culturais inscritos de todo o Estado e com contrapartida do Governo Municipal.

Fonte: agecom.

Encontro Paulista de Museus

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.forumpermanente.org

O Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura. Desde 2009, reúne anualmente mais de 900 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do estado de São Paulo e de todo o país.

O Encontro busca debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.

Como nas edições anteriores, o evento com contará a presença de especialistas renomados, em uma programação que tem um duplo propósito. Por um lado, propõe discussões de interesse da comunidade museológica brasileira e, de outro lado, busca estimular os profissionais e dirigentes a estabelecer estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios e tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

O título deste 3º Encontro Paulista de Museus é “Articulando Territórios”, apresentando os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional. Realizado em três dias, o evento contemplará em sua programação:

1. Palestras e mesas-redondas sobre temas museológicos atuais;
2. Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais da Cultura;
3. Grupos de Trabalho Regionais;
4. Encontros de Redes de Museus: Museus de Ciências, Museus de Arte e Museus Históricos e Pedagógicos;
5. Lançamento de publicações;
6. Estandes de divulgação institucional de museus e parceiros da Secretaria de Estado da Cultura.

Data: 06, 07 e 08 de junho de 2011.

Local do Evento: Fundação Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolivar. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

International Congress on Visual Culture 2012: Digitalization

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.visualist2012.org
7 to 9 March 2012
Istanbul, Turkey

VISUALIST 2012 will bring together academics and professionals coming from different fields to discuss their differing point of views on these questions related to Visual Culture while referring to digitalization.

The deadline for abstracts/proposals is 2 September 2011.

Enquiries: d.yengin@iku.edu.tr.
Web address: http://www.visualist2012.org.
Sponsored by: Istanbul Kültür University.

Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.univ-ab.pt

(em regime de e-learning)  - http://mega.dcet.uab.pt

Candidaturas abertas: 16 de Maio a 20 de Junho

O Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual (MEGA) é uma formação avançada em tecnologias multimédia e arte digital/computacional, áreas onde a Universidade Aberta em termos técnicos, artísticos e de formação avançada, tem tradição, experiência e um corpo docente altamente especializado.

O funcionamento em regime misto (presencial e online) inclui uma componente prática com recurso a hardware e software adequado e o equipamento de produção de materiais audiovisuais e de artefactos digitais (nos estúdios de televisão; e no  laboratório de informática da Universidade Aberta).

O MEGA destina-se a todos aqueles com interesse e responsabilidade nas áreas das tecnologias de informação (TIC), da arte e da comunicação gráfica/multimédia, nomeadamente:

- Artistas Plásticos, Performers, Designers, Músicos ou Criativos;
- Técnicos/Formadores e profissionais das TIC e da comunicação gráfica/multimédia;
- Jornalistas e outros profissionais de comunicação social;
- Investigadores e docentes universitários.

Está em curso o processo de reconhecimento do MEGA como habilitação para o grupo de recrutamento 600 (Artes Visuais) do 3º ciclo, do ensino básico e ensino secundário (artigo 54º do Estatuto da Carreira docente). Este reconhecimento já foi atribuído a uma versão anterior deste mesmo mestrado.

Encontra mais informação em: http://mega.dcet.uab.pt.

Saudações académicas,
Adérito Fernandes Marcos
(Director do Departamento de Ciências e Tecnologia)

I Jornadas sobre Relación pedagógica en la Universidad

Nenhum comentário:
Fonte: http://fint.doe.d5.ub.es/

Adjunto la información de las I Jornadas sobre Relación pedagógica en la Universidad: saberes, estudiantes, evaluación e investigación, que tendrán lugar en Barcelona, los días 14 y 15 de julio de 2011.

Pueden amplir información en: http://fint.doe.d5.ub.es/seminaris/jornadesuni/

Call for papers

Nenhum comentário:
 In 2010 Tracie Costantino and Boyd White co-edited Essays on aesthetic education for the 21st century (Sense Publishers). For 2012 we are planning on co-editing a text tentatively titled Aesthetics, empathy and education.

We hope to attract submissions from authors across the educational curriculum.

Papers can be theory-based or applied, or mixed. We expect our readership will include those in teacher education, liberal arts, and related fields. Potential contributors should submit an abstract of up to 150 words by July 1, 2011. Notification will be sent out around August 1st.

Completed chapters should be between 5000 – 8000 words.

Authors may include images but should expect these to be reproduced in black and white. All reproduction rights are the responsibility of the author. Deadline for completed papers, October 15, 2011.

Anticipated publication date, late 2012 or early 2013, Peter Lang Publishing.

Abstract submissions, in Word format, may be emailed to either editor: boyd.white@mcgill.ca.

Boyd White
Associate Professor
Department of Integrated Studies in Education
Faculty of Education
McGill University
3700 McTavish Street
Montreal, Quebec
H3A 1Y2
Canada

Programa de residencia para artistas y operadores culturales de todas las disciplinas

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.mecklenburg-inspiriert.com/

Convocatoria abierta - programa de residencia para artistas y operadores culturales de todas las disciplinas.

La asociación cultural "Meclenburg Inspires" invita a artistas y creativos/as de todas las disciplinas artísticas a visitar y trabajar inspirados/as en la hermosa región de la Riviera Germánica (El mar Báltico).

Las y los artistas se hospedarán en hoteles de 3 y 5 estrellas donde se les brindará el espacio para trabajar. El trabajo a realizar deberá ser expuesto o presentado a un público.

Durante la planificación de cada temporada de residencia, la/el administrador del proyecto planificará con cada artista invitado/a una actividad paralela dependiendo de las habilidades e intereses del/la artista. La intención de esta actividad paralela es la de producir una obra cuyo impacto permanezca en el lugar, o con su gente, una vez el/la artista haya partido.

Son particularmente bienvenidas las propuestas "in situ" autoría de las ylos mismos artistas postulantes.

Fecha límite para residencias de otoño: 30.junio.
Fecha límite para residencias de invierno: 15. Agosto.

Para información, horarios y postulaciones consultar en:
http://www.mecklenburg-inspiriert.com/en/application
http://www.facebook.com/MECKLENBURGINSPIRIERT

Seminário Virtual sobre o tema "Os Desafios a Captação de Recursos no Terceiro Setor"

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.techsoupbrasil.org.br

A Alavanca Social em parceria com a Techsoup Brasil, ministrará um Seminário Virtual sobre o tema "Os Desafios a Captação de Recursos no Terceiro Setor", para refletir sobre os pontos levantados durante a reunião da rede, em Fevereiro, no Instituto Razão Social.

Aqueles interessados em participar e fazer perguntas sobre o tema, vejam as informações abaixo.

Data: 02/06/2011
Horário: 16:00

Para obter informações completas sobre este evento, clique aqui.
Para realizar a sua inscrição gratuita, clique aqui.

Concurso para professor efetivo para Escola de Belas Artes UFBA

Nenhum comentário:


A UFBA publicou edital para DOCENTE EFETIVO. As vagas para a ESCOLA DE BELAS ARTES estão listadas abaixo. o requisito único é POSSUIR GRADUAÇÂO NAS ÀREAS INDICADAS ABAIXO. O edital e anexos vão em anexo, mas é recomendável acessar o site www.ufba.br   (Concursos/Docentes/Concursos 2011 - UFBA Campus Salvador).
Peço que divulguem amplamente.
Cordialmente,
Luiz Freire

ESCOLA DE BELAS ARTES
Departamento: II – EXPRESSÁO GRÁFICA E TRIDIMENSIONAL
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Expressão Tridimensional
Classe: Auxiliar
RT: DE 
Vagas: 02
Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais, Licenciado em Desenho e Plástica,
Educação Artística.
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Desenho de Observação
Classe: Auxiliar 
RT: DE
Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais. Licenciado em Desenho e Plástica,
Educação Artística.
Área  de Conhecimento:  Design;  Sub-Área: Computação Gráfica e Produção e Análise da
Imagem
CLASSE: Auxiliar 
RT: DE
Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Design, Desenho Industrial
Departamento: I – HISTÓRIA DA ARTE E PINTURA
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Pintura e Composição Decorativa
Classe: Auxiliar 
RT: DE
Vagas: 02Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais, Licenciado em Desenho e Plástica,
Educação Artística.
Área  de Conhecimento:  Design;  Sub-Área: Desenvolvimento do Projeto de Decoração
Ambiental
Classe: Auxiliar
RT: DE 
Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Decoração, Design de interiores, Composição de interior.

--
Luiz Alberto Ribeiro Freire
Doutor em História da Arte - Prof. Escola de Belas Artes/UFBA

domingo, 22 de maio de 2011

Oficina de criatividade é realizada em Campinas

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.campinas.com.br

Para lidar com bloqueios mentais que impedem novas soluções e possibilidades, será realizada em Campinas, no dia 03 de junho, a oficina “Encontro Marcado com a Criatividade”, com duração de 8 horas.

O focalizador é Eduardo Kopp Nogueira Mello, Pós-Graduado em Jogos Cooperativos (Unimonte - Santos/SP - 2001), Pós-Graduando em Danças Circulares Sagradas e Jogos Cooperativos (Unipaz Campinas - 2009) e professor na PUC Campinas desde 2005 no curso “Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações”.

PROGRAMA

1) Um passeio por jogos e dinâmicas para lidar com os bloqueios mentais.
2) Utilização de recursos, segundo algumas premissas da neuro-ciência para tornar suas atividades e apresentações muito criativas (ambigramas, estereogramas, many eyes, etc)
3) Circuito de Criação Cooperativa de Jogos: algumas demandas específicas dos participantes serão atendidas.

SERVIÇO

Data: 03/06/2011 (sexta-feira)
Hora: 09 às 17 horas
Local: Centro Marianista Caná: Chácara Saltinho Campinas – SP (Próximo Hotel The Royal Palm Plaza)
Investimento: Mínimo: R$ 150,00 / Ideal: R$ 200,00 / Pessoa Jurídica: R$ 250,00
Estes valores contemplam a participação no curso, coffee-breaks, almoço e CD com o material
Mais informações e inscrições pelo email oficinasprodeq@zipmail.com.br, com Carlos Scaramal.
É necessário um mínimo de 50 participantes para a realização da oficina.
Prazo para confirmação até 27 de maio de 2011.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

15º Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação

Nenhum comentário:
Fonte: http://celacom.fclar.unesp.br
Agência FAPESP – De 1 a 3 de junho, a Cátedra Unesco/Universidade Metodista de São Paulo de Comunicação promoverá, com o apoio da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o 15º Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação – Celacom 2011.

O evento, que ocorrerá em Araraquara (SP), pretende fazer um balanço crítico do pensamento e ação contidos na tática de “comunicação para o desenvolvimento” que, segundo a organização, constitui o Celacom 2011.

O espanhol Manuel Chaparro Escudero, da Universidade Málaga, será o responsável pela conferência inaugural, intitulada “Comunicação para o desenvolvimento: percurso crítico, desafios remanescentes”.

A programação do evento inclui também painéis e grupos de trabalhos, ambos com a presença de pesquisadores de diversas universidades e institutos latino-americanos.

Mais informações e inscrições: celacom.fclar.unesp.br.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curta Santos 2011

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.curtasantos.com.br/
Consolidado como um dos mais importantes eventos dedicados ao audiovisual do país, tendo inclusive superado a marca de 1 milhão de espectadores em suas duas últimas edições, o Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens recebe inscrições para a sua 9ª edição, até 17 de junho, por meio do site www.curtasantos.com.br.
O tema deste ano é “Para Todas as Mulheres do Mundo” e os realizadores podem inscrever seus filmes – com até 20 minutos de duração - em quatro mostras competitivas: Olhar Brasilis, Videoclipe Brasilis, Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara. 

As duas primeiras tem abrangência nacional e reunirão, respectivamente, os melhores curtas produzidos recentemente e os melhores videoclipes, independente da data de realização. Já as duas últimas seguem o mesmo formato, mas são restritas à produção regional, do litoral de São Paulo.

Do site do evento:


6ª VentoSul - Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.bienaldecuritiba.com.br
A 6ª VentoSul - Bienal de Curitiba será realizada de junho a dezembro de 2011 na cidade de Curitiba e se desenvolverá com o conceito curatorial "Além da Crise".

A Bienal, que vem se consagrando como um dos maiores eventos da arte contemporânea da América Latina, exibirá obras de artistas de países de cinco continentes. Com essa abrangência, ela se torna o evento cultural mais importante a ser realizado no Brasil em 2011.

Veja mais...

XXI ConFAEB 2011

Nenhum comentário:
http://xxiconfaeb.blogspot.com/
O blog do XXI ConFAEB informa que estão abertas as inscrições.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS
  • Trabalho científico (resumo) – 16 de maio a 15 de junho
  • Trabalho artístico (resumo) – 15 a 31 de agosto
  • Trabalho científico e artístico (versão integral) – 12 de setembro
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

As propostas de inscrição de trabalhos científicos ou artísticos deverão ser efetivadas através do envio de e-mail contendo a ficha de inscrição, resumo e pagamento da taxa, abordando a temática “Culturas da Pesquisa – Arte, Educação e Tecnologia” nas seguintes modalidades:

Mesa redonda: proposta pelo moderador/a da atividade em esquema de colaboração interinstitucional envolvendo a participação de pesquisadores pertencentes a diferentes IES, sendo que a maioria deve possuir o título de doutor.

Comunicação de pesquisa: proposta por autor/a com título de mestre ou experiência abalizada em arte-educação, sendo que o trabalho deve reportar-se a pesquisa finalizada e com relatório aprovado por uma IES ou instituição congênere.

Narrativa estético-pedagógica: proposta por autor/a com título de mestre ou experiência abalizada em arte-educação, sendo que o trabalho deve refletir uma experiência concretizada em IES, escola, museu etc.

Painel: proposta por profissional ou estudante de arte de ensino superior ou médio, desde que seja resultante de trabalho realizado em IES, escola, museu etc.

Oficinas e mini cursos: proposta por profissional de arte-educação visando estimular a educação continuada junto a professores que atuam rede de ensino, estudantes de arte e demais interessados.

Trabalho artístico: proposta por profissional ou estudante de arte de ensino superior ou médio, desde que tenha sido concebida enquanto processo educativo junto a IES, escola, museu etc. Será dada atenção especial às propostas de estudantes-artistas maranhenses.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS

Cada uma das propostas enviadas serão analisadas mediante 01 (um) parecer do Comitê Ad Hoc e 02 (dois) pareceres dos Comitês Científico ou Artístico, conforme o caso. Em caso de disparidade entre os pareceres, o Presidente do comitê respectivo encaminhará a decisão para o Conselho de Representantes.

Mediante orientação dos Pareceristas ou sugestão da Equipe Coordenadora quanto à adequação das propostas às possibilidades concretas (espaço físico e cronograma de atividades), as propostas de Mesa redonda poderão ser transformadas em Comunicação de Pesquisa, e as propostas de Comunicação de pesquisa ou de Narrativa estético-pedagógica poderão ser transformadas em painel.

PUBLICAÇÃO DO CADERNO DE RESUMOS E DOS ANAIS

Todos os resumos serão impressos num caderno contendo também a programação, que será entregue aos participantes inscritos. Essa informação será disponibilizada no blog a partir de outubro.

Os trabalhos dos sócios efetivos da FAEB considerados de excelência serão publicados em versão impressa e virtual, ambas com ISBN, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2012.

SITUAÇÃO DOS ASSOCIADOS DA FAEB

Os membros das Associações Regionais da FAEB deverão apresentar no processo de inscrição a declaração de regularidade referente ao ano de 2011, assinada pelo Presidente ou Tesoureiro de sua entidade. Por sua vez, as associações deverão regularizar sua situação na primeira Assembléia Geral da FAEB, a ser realizada no dia 15/11/2011, em conformidade com a decisão votada no ConFAEB de 2009, realizado em Belo Horizonte.

Nos estados onde não houver associação formalizada os profissionais ou estudantes de arte poderão se associar individualmente à FAEB, conforme prevê o Estatuto da FAEB (Art. 3º), mediante inscrição formal e pagamento da anuidade 2011, lembrando que os associados terão desconto na taxa de inscrição e poderão ter trabalhos publicados nos anais.

Venha ao XXI ConFAEB e aproveite para conhecer os lençóis maranhneses e a cidade de São Luís, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE!

Encontro com Ana Mae Barbosa no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:
Ana Mae Barbosa vai lançar o livro que revê a proposta metodológica que envolveu a todos no campo da arte/educação nos anos 90, mais conhecida como "metodologia triangular".


Nestes 20 anos, muita água rolou nesses rios, inundou idéias, fertilizou projetos. Essa proposição de envolver o contexto, a leitura crítica e a produção plástica em uma rede de açoes coordenadas, implicando em uma percepção ampliada da ação educativa em artes foi um marco também em âmbito mundial.


Ampliando o escopo da discussao para envolver o campo da cultura visual, a pesquisadora fez o levantamento por todo o pais de trabalhos que pensam o tema, entre eles o meu.


Assim, vou estar num encontro com ela e Teresinha Lousada, no MAM, no dia 24 de maio, terça feira, as 18:00 horas.


Contando com sua presença, forte abraço,
Isabela Frade (UERJ)



Workshop: Planificação e organização de exposições: o papel do curador

Nenhum comentário:
4 e 5 de Junho | Lisboa

Nos dias 4 e 5 de Junho de 2011 decorrerá em Lisboa o Workshop Planificação e Organização de Exposições: o Papel do Curador, por Cláudia Camacho*.

* Cláudia Camacho | Curadora Independente. Doutoranda em História da Arte (Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense, Madrid) desenvolve, actualmente, a sua tese de doutoramento sob Menção Europeia. Comissariou as exposições: High Speed Press Plate de José Luís Neto (CBA, Madrid); Se Busca Memoria Perdida de Kristoffer Ardeña (Centro 14, Alicante); Representação Portuguesa no DVD-Project (Fundação Telefónica, Peru); Contemplaciones (Festival Loop, Barcelona); For Nothing de Pedro Torres (Round The Corner, Lisboa) (Jan|10). Curadora residente convidada pela Academy of Fine Arts and Design (Bratislava, Eslováquia) para o European Month of Photography/09, em Bratislava. É coordenadora do projecto português AntiFrame – Independent Curating Project.

Mais informações, programa e inscrições: http://antiframe.wordpress.com.

International Journal of Art and Design Education Annual Conference

Nenhum comentário:
http://www.nsead.org
Call for papers invitation for the International Journal of Art and Design Education Annual Conference which will be held on 6-7 October 2011.

- The Centrality of Art, Design and the Performing Arts to Education.


NSEAD - National Society for Education in Art and Design.

Abstracts should be submitted to Emma Godding at e.godding@chester.ac.uk by 29 July 2011.

6–7 October 2011 in conjunction with
Artist Teacher Scheme.
conference (8 October)
Riverside Campus, University of Chester.
Keynote address:
Room 13, the vibrant international art movement.

International Journal of Arts Education

Nenhum comentário:
http://www.insea.org/

The editors at the International Journal of Arts Education are pleased to announce that they are now accepting submissions for their Fall 2011 issue, to be published in December.

The articles should fall within the arts education, including arts education theories and practices, methodological studies, andsystematic review on chosen research subjects. Translations, reporting articles, degree dissertations and research reports for training projects are excluded.

The articles should be submitted to ulaliu@gmail.com and the deadline is 30st June, 2011.


Guidelines for authors (articles and image-text features) can be found at:
http://ojs.library.ubc.ca/index.php/ijeta/index.

Oficina de Interpretação em Brasília

Nenhum comentário:
Local: Espaço Cultural Mosaico
Endereço: 714/715 Norte Bl D loja 16 - Asa Norte - Brasília (DF)
Dias: de 23 a 27 de maio (avançado) e de 6 a 10 de junho (iniciante)
Horário: das 16h às 18h (turma 1) ou das 20h às 22h (turma 2)
Investimento: R$ 400,00
Informações: 61 3032-1330 (Daniela Gonçalves – Espaço Mosaico)

Caixa lança editais de patrocínio à Cultura para 2012

Nenhum comentário:
http://www.caixa.gov.br/
Serão patrocinados projetos culturais em teatro, dança, música, artesplásticas, artesanato e festivais.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza hoje, quinta-feira (5), o conteúdo de três editais de apoio a projetos culturais para 2012, no sítio da CAIXA Cultural - www.caixa.gov.br/caixacultural (menu Projetos e Programas/Editais Abertos).

Serão publicados os editais para Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural; de Apoio ao Artesanato Brasileiro; e de Festivais de Teatro e Dança.

As inscrições para os projetos de todos os programas são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Todas as informações necessárias para a inscrição estarão disponíveis no regulamento de cada programa, no sítio da CAIXA Cultural. Somente as inscrições preenchidas corretamente serão acatadas, não sendo aceitos projetos enviados pelos Correios ou por quaisquer outros meios.

As dúvidas relacionadas aos regulamentos deverão ser encaminhadas para a CAIXA, por meio da ferramenta Fale Conosco, disponibilizada no sítio de inscrições de projetos, e também através do número 0800-727-0241, de segunda a sábado, de 8h às 20h, a partir do dia 09 de maio. Os resultados de todos os editais serão divulgados até o dia 31 de outubro de 2011, no sítio da CAIXA Cultural.

O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural selecionará projetos para a formação das pautas a serem realizadas no período de março de 2012 a fevereiro de 2013, nas unidades da CAIXA Cultural localizadas em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 300 mil. O período de inscrição irá de 09 de maio até 10 de junho de 2011.

Os projetos para ocupação dos espaços podem ser nas áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, objeto, vídeo-instalação, intervenção e novas tecnologias ou performances), artes cênicas (teatro, dança e performance de palco), música e cinema. Além destas modalidades, estão contempladas ainda palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros.

O Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro selecionará projetos a serem realizados ao longo de 2012 que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e àvalorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. Em 2012, o valor máximo de patrocínio por projeto será R$ 50 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.

O Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança selecionará projetos de festivais de teatro e dança que acontecerão em todo o território nacional, no período de janeiro a dezembro de 2012. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 200 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.

Projetos realizados em 2011

Em 2010, a CAIXA lançou os regulamentos para seleção de projetos que estão acontecendo desde o início de 2011, perfazendo um investimento total de R$ 33 milhões, com recursos próprios. No Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, foram selecionados 54 projetos, representando um investimento total de quase R$ 3,7 milhões. No Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro, 26 selecionados, num investimento de R$ 600 mil. O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural soma mais de R$ 26 milhões em investimentos, destinados aos 330 projetos selecionados.

Esses números retratam o diálogo permanente que a CAIXA mantém com as raízes culturais brasileiras, fomentando a diversidade e patrocinando a realização de eventos em seus espaços.

SERVIÇO

Lançamento de Editais de Patrocínio à Cultura

Os editais estarão disponíveis no sítio da CAIXA Cultural, www.caixa.gov.br/caixacultural, a partir de 05 de maio de 2011.

Assessoria de Imprensa
Caixa Econômica Federal
(61) 3206-9895 / (61) 3206-8543
www.caixa.gov.br 

domingo, 15 de maio de 2011

CCJF-RJ promove a Oficina "Contar com o Coração" / junho

Nenhum comentário:
MINISTRANTES: As Alquimistas da Palavra Sonia Sampaio e Deka Teubl, Profas. (Letras) e Contadoras de Histórias.

PROGRAMA:

- O Contador de Histórias;
- Contar com o Coração - Narrativas Vivenciais: a memória afetiva e familiar;
- Atividades Lúdicas de Memorização, Improviso, Ritmo e Olhar - A importância do Ouvir Histórias - O Conto Popular;
- Leitura de Textos Didáticos e Textos Literários;
- A Escolha das Histórias - A Formação de Repertório - Produção;
Coletiva de Histórias - Contação de Histórias - Bibliografia - Entrega de
Certificados.

LOCAL: Centro Cultural Justiça Federal - RJ
ENDEREÇO: Av. Rio Branco 241, - térreo (centro) / RJ .
DATAS: 11 e 18 de junho de 2011 (dois sábados).
HORÁRIO: das 14:00 às 18:00 horas.
CARGA HORÁRIA: 8 horas-atividade
INVESTIMENTO: R$110,00 (com material didático)
PROMOÇÃO com 20% de desconto: R$88,00

INSCRIÇÃO: até 08/06/2011 (quarta-feira) com:
Sonia Sampaio / E-mail: sonia.sampaio@oi.com.br
- Fone: (21) 2551-3572 ou

Deka Teubl / e-mail: dekateubl@yahoo.com.br
- Fone: (21) 3237-7237

Vagas Limitadas

FAÇarte: Oficina Populares de Captação de Recursos do FAC no D.F.

Nenhum comentário:
http://www.culturanaveia.com.br/
Módulo II: Como e por que fazer projetos para o FAC

Cada oficina acontece num fim de semana de 09 às 12 e 13h30min às 18h

- São Sebastião - dias 21 e 22 de maio
- Paranoá - dias 28 e 29 de maio
- Ceilândia - dias 04 e 05 de junho

O projeto FAÇarte é Patrocinado pelo FAC e consiste em Oficinas gratuitas de caráter continuado, voltadas para o público local: artistas, militante e produtores culturais, que queiram capacitar-se na elaboração de projetos artísticos e culturais. O Módulo II do projeto tem por objetivo orientar produtores e artistas locais, quanto à elaboração de projetos que visam garantir assistência cultural, para a redução das desigualdades de acesso à cultura.

Inscrições: www.culturanaveia.com.br - culturanaveia.df@gmail.com

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SP-Arte 2011: transmissão on-line das mesas redondas

Nenhum comentário:
Fonte: http://sp-arte.com/
De 12 a 15 de maio de 2011, o Pavilhão da Bienal irá acolher um grande encontro das Artes Plásticas na América Latina, com realização da SP Arte 2011. Em sua 7ª edição, a feira contará com a participação de 87 galerias de Arte Moderna e Contemporânea, quinze das quais estrangeiras. Leia mais...

Além disso, a SP Arte irá promover, nos dias 12, 13 e 14 de maio, uma série de palestras e debates no auditório do MAM para refletir sobre a exposição e a comercialização da Arte, sua inserção em coleções privadas e em museus, bem como examinar o papel do artista neste circuito. Participarão das discussões profissionais de destaque no cenário nacional e internacional como curadores, artistas, diretores de museus, colecionadores e galeristas. O Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado fará a transmissão on-line das discussões, participando também da mediação das mesas.

Programação - Mesas Redondas SP Arte/2011

Local: Auditório Lina Bo Bardi do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo - (Entrada gratuita).

12 MAIO | QUINTA-FEIRA
16h | DISCURSOS SOBRE O MERCADO
Jones Bergamin [Bolsa de Arte], Olav Velthuis [Universidade de Amsterdã. Autor de Talking Prices] e Pedro Barbosa [Colecionador].
18h | MERCADO LATINO-AMERICANO
Patricia Sloane [Curadora, México], Virgílio Garza [Christies NY] e Alessandra D´Aloia [Presidente ABACT].
Mediação: Ana Letícia Fialho.

13 MAIO | SEXTA-FEIRA
16h | COLEÇÕES EM MUSEUS
Luis Camillo Osorio [Curador, MAM RJ], Marcelo Araújo [Diretor da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo], Tadeu Chiarelli [Diretor MAC USP] e Maria Hirszman [Jornalista O Estado de S.Paulo].
18h | COLEÇÕES PRIVADAS
José Olympio Pereira [Colecionador], 18h45 | Gunnar B Kvaran [Diretor Astrup Fearnley Museu de Arte Mofderna, Oslo] e 19h30 | Bernardo Paz [fundador Instituto Inhotim].
Mediação: Ana Letícia Fialho.

14 MAIO | SÁBADO
15h |MONOGRAFIA DE ARTISTA
Nelson Felix  e Rodrigo Naves e 16h30 | Nuno Ramos e Alberto Tassinari
18h | EDITORIAL REVISTAS DE ARTE
Celia S. de Birbragher [Editora da Revista ArtNexus | Arte en Colombia], David Barro [Revista Dardo, Espanha] e Paula Alzugaray [Editora da Revista Select].

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Editor de imagens on line

Nenhum comentário:
As vezes a gente precisa de um editor de imagens rapidinho, mas está trabalhando numa máquina que não tem um instalado e não tem como instalar um na hora. Ai pode recorrer a um editor on line! Nunca usou?

Ok... Não é, assim, "uma Brastemp" hehe, mas quebra um galhão!

Uso sempre o Pixlr. É simplinho, mas resolve!

Palestra com Mel Ziegler

Nenhum comentário:
(Camouflagued History, 1999 -
Courtesy of Mel Ziegler,
Nashville,Tennessee)
No dia 11 de maio de 2011, quarta-feira, das 18h às 20h30, acontece no auditório do MAC USP a Palestra com Mel Ziegler, artista norte-americano e chefe do Departamento de Artes Visuais da Vanderbilt University em Nashville, Tennessee. Acompanhe a transmissão on-line pelo site do Fórum Permanente.

Neste encontro Mel Ziegler abordará temas relacionados a sua prática artística iniciada ainda na década de 70, que integra vertentes atuais de arte pública voltadas para a colaboração e a crítica institucional com enfoque no social e na arte na esfera pública. Irá contextualizar sua produção, comentando sobre o trabalho de artistas contemporâneos, a posição da crítica e mudanças na esfera institucional da arte.

Sua vinda ao Brasil está relacionada ao estabelecimento de um convênio de colaboração para pesquisa, docência e produção artística entre os Departamentos de Arte da Universidade de São Paulo e Vanderbilt University.

SERVIÇO:

Data: 11 de maio de 2011.
Local: MAC USP Cidade Universitária. Rua da Praça do Relógio, 160 (antiga Rua da Reitoria).  Cidade Universitária 05508-900 - São Paulo - SP – Brasil. 55 11 3091.3039 / 55 11 3812.0218 (fax). Entrada gratuita.
Horário: das 18h até 20h30.
Palestra proferida em inglês (não haverá tradução simultânea).

Para aqueles que não puderem acompanhar a palestra de modo presencial, o evento será transmitido ao vivo no site do Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.










Atenciosamente,


Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado www.forumpermanente.org.

CONVITE - Encontro dos artistas visuais com a ministra Ana de Hollanda no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.funarte.gov.br/
O Centro de Artes Visuais da Funarte (CEAV) convida os artistas visuais, representantes do Colegiado de Artes Visuais, críticos de arte, curadores, professores de arte, fotógrafos, galeristas, estudantes de artes e todos os que trabalham neste segmento, para reunião com a Ministra da Cultura, Sra. Ana de Hollanda, o presidente da Funarte, Sr Antonio Grassi, do diretor do Centro de Artes Visuais e demais autoridades do MinC e da Funarte a realizar-se no dia 20 de maio deste, sexta-feira, às 10:00 Hs, no auditório Gilberto Freyre, Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro, com a seguinte pauta:


1-ouvir os artistas e demais envolvidos no segmento de Artes Visuais, suas propostas e reivindicações sobre políticas públicas para o setor e representação internacional.


2-anunciar programas do MinC/Funarte para o segmento de artes visuais.


Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2011.


Obs: estamos organizando ainda encontros com diversos segmentos artísticos, em outras regiões e capitais, sendo que já está confirmado encontro com as artes visuais dia 31 deste em Brasília.


Atenciosamente,
Francisco de Assis Chaves Bastos/Xico Chaves
Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte

FESPSP - Capacitação técnica do Mediador Cultural como desenvolver ações e captar recursos

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.fespsp.org.br
Matrículas Abertas!


Informações Gerais.
Modalidade: Capacitação.
Carga Horária: 48 horas.
Início: 03 de setembro de 2011.
Término: 26 de novembro de 2011.
Duração: 12 semanas.
Dia da Semana: Sábado.
Horário: 9h00 às 13h00.
Vagas: 40.
Unidade: CMJ.

VERSÃO PARA IMPRESSÃO


Apresentação
A sociedade brasileira contemporânea demonstra crescimento econômico nos últimos anos, apresentado, por exemplo, no dinamismo entre as classes sociais, no investimento crescente das empresas para a qualificação da mão de obra, e na consciência política da importância da educação para o fortalecimento deste movimento. Há uma agitação e integração entre os diferentes setores da sociedade na busca por uma sociedade inclusiva, afirmativa e produtiva. No contexto de uma sociedade global e altamente informatizada essas questões se tornam mais complexas, fragilizando um país caso ele não as encare como problemas políticos e urgentes.

Portanto, nesse cenário, um dos caminhos para a sustentação de um país, passa pela educação, informação e cultura. Caminho este já assumido pelas grandes potências econômicas. Como fortalecer um povo? Para que fortalecer? Qual a importância da cultura no desenvolvimento econômico? Cabe a responsabilidade de educar e informar somente nos espaços e aos profissionais oficiais da educação?  É certo que não, pois inúmeras experiências são desenvolvidas com resultados positivos há muitas décadas. Então como fazer? Por onde iniciar? Para que iniciar um projeto que integra educação, informação, cidadania, arte? Como buscar parceiros? Como administrar financeiramente este trabalho?

Objetivos
O curso tem por objetivo apresentar uma estrutura conceitual e técnica que permite ao cursista planejar e iniciar ações culturais com diferentes grupos sociais e culturais, atendendo suas necessidades e avanços específicos; dialogar com equipes multidisciplinares, acompanhar e avaliar os resultados obtidos. Afirma a importância do trabalho do mediador cultural para o crescimento econômico do país e a solidificação da base democrática. Ao tratar de cultura, o curso desenvolve-se permeando as áreas da arte educação, comunicação, ciências da informação, política, sociologia, educação e administração; ao pensar a prática, entende como ação transformadora que pede atitude inventiva e reflexiva.

Assim, no presente curso, busca-se oferecer conceitos, cases, estruturas de projetos e espaços de criação que atendem às essas perguntas, com o objetivo de preparar mais pessoas para entrarem nesse movimento de melhoria econômica e de busca de maior participação política e artística. Nesse sentido, são objetivos específicos:

  • preparar o profissional para desenvolver projetos de ação cultural;
  • apresentar conceitos básicos que permitam interpretar diferentes realidades sociais e culturais;
  • apresentar e analisar experiências com ação cultural;
  • propor estruturas de ação para viabilizar projetos de ação cultural;
  • criar projetos de ação cultural.

Público Alvo
Profissionais do terceiro setor e de qualquer área de atuação; estudantes com graduação concluída ou em curso de qualquer área do saber, bem como para interessados em atuar com comunidades, nas áreas da cultura, informação, educação, arte e política.


Investimento
Valor do Curso: R$ 650,00

Parcelamento
1ª parcela de R$ 217,00 no ato da matrícula
2ª parcela de R$ 217,00 para 30 dias
3ª parcela de R$ 217,00 para 60 dias


IMPORTANTE
Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP têm 40% de desconto nos cursos do programa de extensão.

Instituições conveniadas e ex-alunos da FESPSP têm 15% de desconto no valor total do curso.

Por motivações logísticas a FESPSP reserva-se ao direito de mudar a data de início, cronogramas e docentes dos cursos; ou não abrir turmas caso não haja quórum mínimo.

Maio é mês da diversidade no Sesc Campinas

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.imotion.com.br

Em comemoração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002, e celebrado em 21 de maio, o Sesc Campinas realiza uma programação com diversas atividades durante todo o mês.

Por meio de diferentes linguagens artísticas, como teatro, música e cinema, a proposta do projeto é fazer um recorte temático que aborde questões relativas à diversidade sexual como a homofobia, os conflitos de jovens com medo de assumirem a homossexualidade, o exercício do respeito, os relacionamentos homoafetivos, o ativismo LGBT, o travestismo, a transexualidade, entre outros.

Confira a programação completa em www.campinas.com.br.

Luana Lopes de Barros

Nenhum comentário:
Fonte: http://iyamesanarte.blogspot.com
O trabalho da artista plástica Luana Lopes de Barros, da cidade de Pouso Alegre/MG, pode ser conferido no blog Iyamesan Artes.

As esculturas Iyamesan são modeladas artesanalmente a partir de uma massa plástica feita de palha de arroz, borra de café e pigmentos naturais, desenvolvida pela artista, com temática preferencial e de destaque especial às figuras de representação da cultura afrobrasileira.

European culture in Barcelona / Cultura europea en Barcelona

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.uic.es

Ha llegado el momento para un nuevo intercambio de ideas sobre la cultura europea. 


Le invitamos a participar en el XI Congreso "Cultura Europea", que se celebrará en Barcelona del 27 al 29 de octubre de 2011. 


La convocatoria está abierta. 


Para obtener más información, visite http://www.uic.es/es/cultura-europea.

Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.santander.com.br 

1. Natureza do Prémio

1.1. O Banco Santander Totta e a Casa da América Latina decidiram criar o “Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta”, adiante designado por Prémio, cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor e de excelência, estimulando e reconhecendo a formação de estudantes portugueses e latino-americanos em temas de qualquer natureza de interesse mútuo para Portugal e a América Latina ou que constituam a contribuição de estudantes portugueses para assuntos referentes à América Latina e vice-versa.

1.2. Este Prémio visa distinguir a melhor dissertação de Doutoramento de um aluno oriundo de Portugal ou de um País da América Latina que tenha concluído o 3º ciclo numa Universidade Portuguesa ou Latino-Americana no âmbito dos estudos acima referidos.

1.3. O Prémio contempla duas categorias: (I) a “Categoria de Ciências Sociais e Humanas” e (II) a “Categoria de Tecnologias e Ciências Naturais”.

1.4. O Prémio consiste na atribuição de € 5.000 (cinco mil euros) a cada um dos premiados em cada categoria.

2. Regulamentação do Prémio

2.1. O Prémio rege-se pelo presente Regulamento.

2.2. Os critérios de selecção e fundamentos de decisão, incluindo a atribuição do prémio aos distinguidos, são da exclusiva competência e conhecimento dos Promotores da iniciativa, não podendo as decisões do Júri e da Comissão de Acompanhamento ser objecto de reclamação ou recurso, sendo sempre e em qualquer circunstância inquestionáveis e definitivas.

2.3. Os Promotores desta iniciativa reservam-se o direito de não atribuírem o Prémio, se concluírem pela inexistência, nesse ano, de candidatos que preencham os requisitos de distinção por si fixados.

Informações no site: www.casamericalatina.pt e www.universia.pt

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Processo de Seleção para Estudante Regular 2011

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.unicamp.br 
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - Nota 4 - CAPES

Cursos Oferecidos
Mestrado - 88M e Doutorado - 106D em Artes Visuais

Linhas de Pesquisa:
POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
MULTIMEIOS E ARTE
FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Vagas para 2011
10 vagas para doutorado
15 vagas para mestrado

http://www.iar.unicamp.br/posgraduacao/artesvisuais/selecao.php

Inscrição de projetos para o CCBB vai até dia 30 de maio

Nenhum comentário:
Fonte: http://www.bb.com.br

Estão abertas as inscrições para programação 2012/2013.

Os projetos selecionados irão compor a grade de programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, nas áreas de música (popular, erudita e instrumental), exposições (pintura, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia e outros), artes cênicas (teatro, dança, performance, circo, ópera), cinema e vídeo (mostras e festivais - exceto Belo Horizonte), programa educativo (oficinas, cursos e visitas orientadas) e ideias (palestras, seminários e conferências).

Mais informações:
http://www.bb.com.br/portalbb/page512,128,128,1,0,1,1.bb?codigoMenu=0&codigoNoticia=29139

Edital:
http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/EditalInscProjetos.pdf