domingo, 27 de março de 2011

Cursos Psicoartes - Início em Abril

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FORMAÇÃO EM RECREADOR: O LÚDICO E A ARTE NO TRABALHO COMO O OUTRO

Coordenação: Carolina Nani
Carga Horária: 36 H
Início: 04/04/2011
Horário: 2ª f das 19:00 às 22:00


Turma Semanal


Público Alvo: Profissionais e Estudantes das Áreas de Saúde e Educação; pessoas interessadas no aprendizado e utilização de técnicas lúdicas e recreativas com diferentes faixas etárias.


Investimento: R$ 220,00 (ou três parcelas de R$ 80,00. A primeira paga no ato da matrícula e as demais com cheque pré datado para 30 e 60 dias).

DESENHO INFANTIL E ADOLESCENTE: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO E SIGNIFICADOS


Coordenação: Ana Luisa Baptista
Carga Horária: 36 H
Início: 05/04/2011
Horário: 4ª f das 19:00 às 22:00

Turma Semanal


Público Alvo: Profissionais e Estudantes das Áreas de Saúde, Educação e Artes;


Investimento: R$ 280,00 (ou três parcelas de R$ 100,00. A primeira paga no ato da matrícula e as demais com cheque pré datado para 30 e 60 dias).

MITOLOGIA E ARTETERAPIA: A NARRATIVA MÍTICA E ARTE COMO INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PSICOTERÁPICA


Coordenação: Ana Luisa Baptista
Carga Horária: 144 H
Início: 12/04/2011
Horário: 3ª f das 18:00 às 22:00

Turma Quinzenal


Público Alvo: Profissionais e Estudantes das Áreas de Saúde, Educação, Artes, Humanas e demais interessadas no estudo simbólico das narrativas míticas e suas articulações com a Arteterapia;


Investimento: R$ 3.150,00 à vista ou doze parcelas de R$ 300,00. A primeira paga no ato da matrícula e as demais com cheque pré datado para os meses subsequqntes. (Pagamentos parcelados mensalmente realizados até o primeiro dia de cada mês terão 10% de desconto).

INFORMAÇÕES: (Programa completo de cada curso, coordenador etc):
www.incorporarte.psc.br

Vagas Limitadas.

Fest Foto Poa

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A 5° edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre acontece entre 6 de abril e 1°de maio de 2011.

Na primeira semana concentram-se fóruns, seminários, leituras de portfólio, workshops e o clima de festival que toma conta do Santander Cultural.

As atividades acontecem na Sala Oeste do Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre.

Programação disponível em: www.festfotopoa.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

NAEA Conference em Seattle / USA 17 a 21 de março de 2011

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Resenha de Ana Mae Barbosa, especial para Revista Art&.

"Por três anos me foi impossível ir aos Congressos anuais da National Art Education Association dos Estados Unidos que é a maior organização de Arte/Educação do mundo com mais de catorze mil associados. No Congresso deste ano havia seis mil participantes. Voltar a frequentar a NAEA foi realmente uma grande experiência.

Recebi um convite de Jerome Haussman para participar de sua mesa The Next Revolution In Art Education no Forum dos Distinguished Fellows. Como sou a única estrangeira que não vive nos Estados Unidos a quem a grande honra de Distinguished Fellow foi conferida, não pude recusar, embora estivesse voltando de um curso na Universidade de Girona.

Com os alunos do Mestrado em Girona discutimos qual seria a revolução em Arte/Educação que deveríamos apoiar, assim como discuti o mesmo assunto no curso de mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Também enviei a mesma pergunta para dez arte/educadores internacionais no top de suas profissões.

Os alunos de Girona foram quase unânimes acerca da necessidade de apoiarmos valores voltados para a justiça social, a criação e a ética.

Os alunos brasileiros também foram quase unânimes no apoio a uma revolução voltada para a ecologia humana, ecologia da natureza, ecologia do conhecimento, ecologia do meio ambiente construído e ecologia da economia.

Quanto aos especialistas, as respostas foram tão diversificadas que não dá para chegarmos a um mínimo denominador comum. As mais veementes respostas falaram do feminismo e da E-Arte/Educação ou Arte/Educação tecnológica. Destas variáveis falei ao público da NAEA. Dei contas ao público da NAEA do que estamos fazendo no Brasil em relação à ecologia no ensino da Arte e do Design. Há cinco anos, por compromisso profissional, venho pesquisando e ensinando na intersecção da Arte e do Design, mesmo antes deste tópico se transformar em foco de interesse da Arte/Educação.

Este ano na NAEA as mesas sobre Art and Design Education foram as mais concorridas. Cultura Visual já não é algo discutível, já está assimilada na Arte/Educação americana, pois seus estudos foram integrativos com respeito à história e àqueles que faziam Cultura Visual antes da Cultura Visual ter este nome. Desde os primórdios do modernismo houve arte/educadores americanos como Belle Boas (anos vinte, na Columbia University) que integraram diferentes meios produtores de imagens ao ensino da Arte e estenderam o campo de sentido da Arte para a Antropologia e os meios de comunicação.

A grande preocupação agora é com Arte e Design na Educação.

Deste tema falaram Kerry Freedman, Mary Ann Stankiewicz e Robin Vande Zander. Foi uma mesa excelente. Começou com a História do ensino da Arte e do design na Escola Normal de Massachusetts, hoje Massachusetts College of Art, onde eu fiz uma disciplina durante meu doutorado. Falaram de Walter Smith que influenciou o mundo todo no inicio do século XX, da Nova Zelândia ao Brasil. Foi analisada também a Revista School Arts, por Robin Zander, demonstrando que esta preocupação com o Design sempre esteve subjacente ao ensino da Arte nos Estados Unidos. A frase com a qual Kerry Freedman, a grande dama da Cultura Visual, terminou sua fala ecoou por todo o Congresso, todos os outros dias: “Art and Design Education is Visual Culture”.

Para os “já era”, isto é, aqueles que só ensinam novidades a seus alunos, sem considerações de valores, sem contextualização e sem história, é bom saber que Cultura Visual não é mais novidade.

Arte e Design Education vem sendo defendida com grande ênfase na África do Sul. Há dois anos, em um Congresso sobre Design, um professor Sul Africano disse que, em sua universidade, o número de professores de Design Education era quase o triplo do número de professores de outras áreas do Design. Quando perguntei por que, ele respondeu que era política do governo. Portanto, a 'nova onda' em direção ao ensino da Arte e do Design não recomeçou nos países ricos, mas em um país em desenvolvimento.

A crise está obrigando os paises ricos a reverem suas posições.

Uma das linhas fortes nos Estados Unidos em Art and Design Education é o Design Thinking, que tem Martin Rayala como adepto. Ele presidiu uma mesa também muito boa e acredita que pesquisa, experimentação e prototipagem são processos criadores aplicáveis a toda produção humana. Mas, isto é assunto para outro artigo no qual se possa discutir mais largamente sobre as pressões do capitalismo sobre a educação fazendo os arte/educadores norte americanos “to follow the money” e o resto do mundo os seguirem.

Na história recente o dinheiro da Getty (ESSO) produziu uma revolução no ensino da Arte dando ênfase ao entendimento da Arte, a imagem na sala de aula, ao DBAE (Disciplined Based Art Education). Um rico colecionador, Paul Getty, legando sua coleção ao público precisava ser valorizado, era necessário que todos entendessem seu legado daí a ênfase na História da Arte, na Estética e na Crítica de Arte. Não foi de todo mal, pois ficou a importância de se ler imagens nas aulas de Arte. No fim dos anos noventa um Encontro nos headquarters da IBM reuniu cem arte/educadores top no mundo para ouvir os executivos das grandes corporações de entretenimento dizerem de que tipo de criadores precisavam na industria cultural. Havia mercado mas não havia produtos suficientes para vender. Surgiu a ênfase na Cultura Visual. Talvez não tenha surtido o efeito que os executivos do entretenimento queriam, mas resultou positiva pela ampliação do campo de sentido da Arte.

E agora? A que veio o Design Thinking neste momento de crise econômica e crise do capitalismo?

Ana Mae Barbosa"

quarta-feira, 16 de março de 2011

CENAPEC Convida para palestra gratuita sobre Fanatismo e Mitomania

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Fonte: http://www.cenapec.org.br/

Encontro integra a programação mensal da instituição na área de Qualidade de Vida, e será coordenado pelo especialista Carlos Mazzei.

A CENAPEC – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do “Prêmio Escola Viva”, tem o prazer de convidar para o ciclo de palestra com o Professor Carlos Mazzei, evento gratuito que integra a programação da instituição na área de Qualidade de Vida. O encontro acontece no dia 17 de Março de 2011, quinta-feira, às 19h.

A palestra desta quinta-feira, dia 17 de Março, terá como tema “FANATISMO E MITOMANIA: Psicognósia; Mania e Psicose; O Autêntico Mestre.”. O ciclo de palestras Qualidade de Vida, ministrado pelo professor e especialista Carlos Mazzei, é dedicado à busca do auto-conhecimento, do conhecimento espiritual, superior e iniciático, com a proposta de utilizar informações rigorosamente selecionadas e o conhecimento para propiciar o contato, o debate e a elaboração de alternativas para a melhora da qualidade de vida mental, emocional e física do público interessado.

Carlos Mazzei é engenheiro, especialista em Radiestesia, Piramidologia, Florais, Fitoterapia Chinesa, Homeopatia e Terapia de Vidas Passadas. Mazzei é professor de Antropologia Holística há 19 anos e de Yoga, com especialização em Karma, Mantra, Bhakti, Jnana e Tantra Yoga.

SERVIÇO

Evento: CICLO DE PALESTRAS - PROFESSOR CARLOS MAZZEI
Tema: FANATISMO E MITOMANIA
Professor: Carlos Mazzei
Quando: 17 de Março de 2011, quinta-feira
Horário: 19h
Onde: CENAPEC – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral. Campinas/SP.)
Tels.: 19.3294-7801


A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti é uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas e Ponto de Cultura Nacional, vencedora do Prêmio Escola Viva, uma das ações do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A Biblioteca Adir Gigliotti é composta por cerca de 55 mil volumes sobre diferentes temas, Discoteca com cerca de 3 mil LPs, Videoteca com cerca de 2 mil filmes VHs, Biblioteca Infantil com cerca de 2 mil títulos além de brinquedoteca, sala de leitura, salão de eventos. Sediada em Campinas (Rua São Salvador, 301, Taquaral, www.cenapec.org.br), a associação é um centro de cultura e estudos que, por meio do incentivo gratuito à leitura e à pesquisa, de um espaço privilegiado de lazer e de programações culturais e pedagógicas de alto nível, almeja e possibilita o aprimoramento da formação e do exercício da cultura e da cidadania para os moradores da cidade e região.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais

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Fonte: http://itaucultural.org.br
O Rumos Itaú Cultural abre inscrições para os editais de Artes Visuais, Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural.

Acesse os regulamentos: Artes Visuais, Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural. Para se inscrever em qualquer um dos editais, basta cadastrar-se. Em caso de dúvida, escreva para rumosartesvisuais@itaucultural.org.br, rumoseducacao@itaucultural.org.br e/ou rumosjornalismo@itaucultural.org.br.

Visite também o blog itaucultural.org.br/blogdorumos e acompanhe as últimas notícias sobre o programa.

Histórico
Em atividade desde 1997, o Rumos é uma ferramenta de apoio à produção artística e intelectual e sintonizado com a realidade e a criatividade brasileiras. Ao premiar projetos e trabalhos vindos de todos os cantos do país e desenvolvidos nos mais variados suportes, o programa realiza um amplo mapeamento do cenário artístico-cultural contemporâneo.

Se de um lado cada uma das áreas de expressão do programa realiza ações específicas, por outro elas possuem uma proposta comum: a da continuidade. Uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em exposições, shows, seminários e outros eventos em todo o território nacional.

E mais: as obras ainda podem ser transformadas em produtos (livros, séries de CD e DVD etc.), que serão disponibilizados na internet e distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais e a emissoras parceiras de TV e de rádio.

Itaú Cultural

IV ENEMU

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Fonte: http://ivenemu.blogspot.com 

"Os últimos anos para o movimento estudantil de Museologia foram períodos de extrema importância na criação, construção e fortalecimento das nossas entidades representativas estudantis. E numa conjuntura que a Museologia conquistava – e ainda conquista – importantes vitórias na ótica da política pública de Estado. 


Com a criação de novos cursos, de uma autarquia, de leis e ferramentas que para nós, estudantes e militantes da causa museal, precisamos participar ativamente em defesa das nossas reivindicações. Precisamos demarcar nosso espaço, mostrar nossa cara e nossa voz frente às diversas demandas que temos que cumprir. 


E não são poucas! São demandas da vida pessoal, do curso, do campus, da Universidade… 


Entretanto, ao optarmos em fazer parte de Centros/Diretórios Acadêmicos ou em ajudar nossas entidades nas tarefas cotidianas, sabemos o quanto é central para manter acessa a chama enquanto a tempestade se aproxima. Neste sentido, temos a oportunidade neste ENEMU em Góias de, mais do que nunca, fazer o balanço principalmente deste último ano e, com isso, pensar, debater e aplicar as decisões sobre o que fazer em cada localidade que tenha um curso de Museologia. 


Camaradas, o momento é agora! Todos/as estão chamados a defender as nossas conquistas e reoxigenar nossas entidades. Lembremos daqueles que batalharam para que os estudantes de Museologia tivessem um instrumento nacional que centralizasse e dialogasse com todos/as e os representassem. A construção da ExNEMUS [Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia] é diária. Todos/as devemos construí-la nas nossas Universidades. Só assim, com a unidade dos estudantes de Museologia do Brasil, teremos força.  


Vamos lá, façamos a mobilização para fazer desse ENEMU, nosso espaço de discussão, debate e ação do movimento estudantil de museologia no próximo período. A construção começa agora, já! Não apenas a UFG, mas a UFBA, UNIRIO, UFPEL, UFPA, UNB, UFRGS, UNIBAVE, UFOP, UFPE, UFS, UFRB… Mas é dever de todos construir esta atividade".

Coordenação do IV ENEMU.

Fonte: http://ivenemu.blogspot.com/.

Rumos Educação, Cultura e Arte

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Fonte: https://www.itaucultural.org.br

Em sua terceira edição, o Rumos Educação, Cultura e Arte busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal.

Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação.

Participação
A inscrição, gratuita e individual, é destinada a educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. É necessário que sejam brasileiros ou naturalizados e maiores de 18 anos ou emancipados. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas com grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.

Para se inscrever, o candidato deve enviar um relato da experiência (por escrito, em áudio ou vídeo), de acordo com os seguintes critérios:

-  As experiências devem caracterizar-se como ações de educação não formal (fora do contexto escolar), tendo como bases a arte e a cultura
-  Poderá ser apresentada apenas uma experiência por inscrição, por um único profissional
-  Poderá ser apresentada mais de uma experiência desenvolvida pelo mesmo grupo informal, desde que distintas e relatadas por profissionais diferentes
-  A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011

Premiação
Serão contemplados até 15 profissionais, que terão como prêmio:

-  De duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de dez dias cada uma) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural, que permitirão ao profissional conhecer outros colegas e experiências no campo da arte, da cultura e da educação
-  Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de sete dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural. O objetivo é garantir o relacionamento com pessoas e o aprofundamento de temas e interesses específicos de cada profissional selecionado
-  A difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural
-  O valor de 10 mil reais
-  Um kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural

Inscrição
De 23 de fevereiro a 30 de junho de 2011.

Acesse o edital e realize seu cadastro.

Dúvidas: rumoseducacao@itaucultural.org.br.

I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea

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O Ministério das Relações Exteriores recebe, até 25 de março, inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Serão concedidos prêmios de até R$ 20 mil, em quatro áreas: pintura, escultura, fotografia e obras em papel.

O artista deve ser brasileiro e só pode inscrever uma obra. Para participar, é preciso enviar para artecontemporanea@itamaraty.gov.br os documentos: ficha de inscrição; currículo, com dez imagens de obras dos últimos dois anos; imagem da obra a ser inscrita (resolução de 300 dpi, em formato JPG ou TIFF); e declaração de autoria e propriedade dessa obra.

Outras informações estão disponíveis no site do Ministério e no edital. O objetivo do concurso é incentivar a produção artística brasileira e ampliar sua divulgação no exterior. O Itaú Cultural se soma ao Itamaraty nos esforços de difundir a ação.

Inscrições até 25 de março de 2011.

Outras informações | Consulte o edital | Acesse a ficha de inscrição

Cinco mostras simultâneas no Mariantônia

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Fonte: http://www.usp.br/mariantonia/
O Centro Universitário Mariantonia abre cinco mostras individuais. Apresentando diferentes linguagens, as exposições trazem fotografias de Marcelo Zocchio, ganhador do Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1996; um videoinstalação da albanesa Anri Sala, vencedora do prêmio “Young Artist Prize” na Bienal de Veneza de 2001; desenhos de Júnior Suci e pinturas de Bartolomeo Gelpi e de Paulo Pasta.

Quando: 24/3 | qui., 20h (abertura) e 25/3 a 26/6 | ter. a sex., 10h às 21h e sáb., dom. e feriados, 10h às 18h.
Onde: Centro Universitário Maria Antonia | rua Maria Antonia, 258 e 294, Consolação.
Quanto: atividade gratuita.
Informações: (11) 3255-7182 | www.usp.br/mariantonia.

Cinema da Reapropriação de Cultura de Arquivo

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Carlos Adriano, cineasta e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, apresenta alguns fundamentos históricos, teóricos e estéticos do gênero cinematográfico que produz filmes a partir de materiais de arquivo.

Coordenação: professora Solange Ferraz. Inscrições: até 11/3, deve ser feita uma pré-inscrição por e-mail: enviar carta de intenção e currículo sucinto para acadmp@usp.br (25 vagas).

Quando: 17/3 a 9/6 | qui., 14h às 17h.
Onde: Museu Paulista | Parque da Independência s/n, Ipiranga.
Quanto: R$ 30,00.
Informações: (11)2065-8075 (falar com Stella Maniga ou Sônia Barbosa) | www.mp.usp.br.

MIS Campinas inicia ciclo de filmes nacionais com audiodescrição

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Fonte: http://cafeinsoniafilmes.wordpress.com

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas vai exibir filmes com audiodescrição durante o primeiro semestre deste ano. A programação é formada por uma seleção de produções nacionais, com legenda oculta e audiodescrição gravada, dirigido especialmente às pessoas com deficiência auditiva e visual, mas as sessões são abertas a todo o público. As exibições serão realizadas sempre no último sábado do mês.

Os filmes que vão ser exibidos fazem parte do projeto Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito, uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL-RJ).

Em Campinas, o projeto ocorre em parceria com o Ponto de Cultura Cinema em Palavras, do Centro Cultural Braille. Desde 2005, a coordenadora do Ponto de Cultura, Bell Machado, exibe na sala de cinema do Museu, filmes do circuito Cinema Br em Movimento com audiodescrição ao vivo.

Confira a programação:

19/03 – “Cazuza, o Tempo não Para”
30/04 – “Verônica”
28/05 – “A Mulher Invisível”
25/06 - “Lula, o Filho do Brasil”

Serviço:

Ciclo de Filmes com Audiodescrição
Local: MIS Campinas. Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó, 859, Centro. (19) 3733-8800
Horário: 15 horas
Entrada: gratuita

Obsessões da forma - Esculturas da Coleção MASP

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Fonte: http://www.masp.art.br
Esta obra ao lado, é a Bailarina de 14 Anos, de Degas, e é uma das 50 obras da exposição OBSESSÕES DA FORMA - ESCULTURAS DA COLEÇÃO MASP, em cartaz até 27/3/2011.


Nus, casais, bustos, guerreiros, animais e abstratos são destaques em mostra inédita de esculturas do Masp

Com 50 obras de mestres da arte tridimensional do século 19 aos dias de hoje, além da dupla de guerreiros chineses em terracota, o MASP abre a programação 2011 no sábado, 19 de fevereiro com uma mostra de seu acervo de tridimensionais, contemplando obras de Renoir, Degas, Brecheret, Felícia Leirner, Calder, Giorgi, Rodin, Ianelli, Duke Lee, Jim Dine e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, esta primeira versão da exposição fica em cartaz até 27 de março.

Entre os destaques de Obsessões da forma- Esculturas da Coleção MASP estão a Greta Garbo de Ernesto De Fiori; a Vênus de Pierre Renoir; a Bailarina de 14 anos de Edgar Degas (foto); Os pássaros de Wesley Duke Lee; o Par de guerreiros chineses da Dinastia Tang e o Bicho alado de Emanuel Araújo.

(Por Teixeira Coelho, curador)

terça-feira, 8 de março de 2011

Curso de Capacitação em História, Arte e Cultura para universitários

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Foi firmada uma parceria com o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) no RJ para esse curso. As aulas acontecerão no próprio CCJF, aos sábados a partir do dia 02/04. Os certificados serão fornecidos por módulo e emitidos pelo Centro Cultural Justiça Federal aos participantes que obtiverem frequência de 75% das aulas. Devido ao grande número de solicitações, foram abertas também as inscrições para o público geral! Contudo, haverá uma diferença no valor de inscrição, pois o valor inicial foi ajustado às necessidades do público universitário. Para os universitários, no ato da inscrição, será necessário apresentar um documento (original e cópia) que comprove sua matrícula no Ensino Superior (Declaração, Histórico parcial ou boleto de pagamento, acompanhado de RG e CPF).

VALOR: R$ 100,00 por módulo ou R$ 40,00 por aula.
Para os demais o valor de inscrição será de R$ 180,00 por módulo ou R$ 70,00 por aula.

Vagas limitadas

Inscreva-se já! As inscrições não poderão ser realizadas no dia do curso.

http://www.imagemcultural.com.br

domingo, 6 de março de 2011

Rumos Itaú Cultural lança novos editais em três áreas de expressão

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O Rumos Itaú Cultural lança editais em três áreas de expressão: Artes Visuais;
Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. O texto completo de cada um
está no site: itaucultural.org.br/rumos O edital de Artes Visuais 2011/2013 recebe inscrições até 29/5 e é voltado para
artistas atuantes no Brasil, com trajetória profissional desde 2000. Educação,
Cultura e Arte 2011/2013 aceita, até 30/6, projetos que envolvam cultura e
educação não formal. Por fim, Jornalismo Cultural 2011/2012 fica aberto até
15/7, para professores e estudantes de comunicação social.