quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Governo holandês abre inscrições para bolsas de pós

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Fonte: http://4.bp.blogspot.com

O governo Holandês lança mais uma edição do Programa Huygens com a oferta de bolsas para estudantes estrangeiros. Há oportunidades em diversas áreas do conhecimento. São mais de 1.500 opções de cursos de mestrado. As aulas serão ministradas em inglês. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 1º de fevereiro.

Para participar é preciso ter concluído o Ensino Superior há no máximo dois anos e ter até 35 anos de idade. Também são aceitas as inscrições de estudantes que cursem a última fase da graduação numa universidade holandesa.

Os candidatos devem ainda ter domínio do idioma inglês, comprovado a partir do certificado de proficiência Toelf ou Ielts, e recomendações de professores universitários. Terão prioridade na seleção aqueles estudantes que tiverem bons rendimentos acadêmicos e ativa participação em atividades extracurriculares, tais como estágios, palestras e outros eventos relacionados com a sua área de estudo.

A participação no Programa Huygens prevê ainda a aceitação prévia de uma instituição de Ensino Superior na Holanda. Os processos seletivos no País já estão em andamento. No primeiro contato com a universidade holandesa, no entanto, é preciso informá-la do interesse em concorrer ao benefício.

As bolsas incluem auxílio mensal de 1.380 euros, isenção de todos os custos com a universidade, visto e passagens aéreas.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Programa Huygens 2011. No Brasil, o Nuffic Neso Brazil, representação oficial do Ensino Superior holandês, também orienta e informa gratuitamente alunos e universidades sobre as possibilidades de estudo, bolsas, cooperação institucional e pesquisa nos Países Baixos.

Fundação Estudar oferece bolsas de graduação e pós

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Fonte: http://www.estudar.org.br

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas da Fundação Estudar referente ao Processo Seletivo 2011. Há oportunidades para estudantes brasileiros que desejam realizar seus estudos no próprio país ou no exterior. Para os programas de graduação, o prazo final da candidatura é 20 de março. O limite aos cursos de pós-graduação é 1º de março. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet.

Podem participar do processo seletivo, os alunos de graduação já aprovados no vestibular para 2011 ou cursando (do primeiro ao penúltimo ano) o Ensino Superior presencial em instituições com bons desempenhos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). No site oficial do programa, há a lista de universidades apoiadas pela Fundação Estudar.

Enquanto às vagas no Brasil são destinadas aos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Direito, Engenharias e Relações Internacionais, as oportunidades no exterior beneficiam estudantes de Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Políticas, Engenharias, Matemática e Relações Internacionais.

Para pós-graduação, podem se inscrever alunos das áreas de Administração de Empresas, Administração Pública, Artes, Direito, Políticas Públicas e Ciência. Nesta modalidade, as bolsas não são direcionadas aos cursos de especialização, mas sim a programas de nível de mestrado.

No exterior, tanto para graduação como para pós, a Fundação Estudar direciona recursos para estudantes aprovados em instituições consideradas de primeira linha da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Cingapura, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

A escolha dos bolsistas é baseada na descoberta de novos talentos com alto potencial intelectual, excelência acadêmica, elevado padrão ético, capacidade de liderança e compromisso com o país. Durante o processo de seleção, os alunos são avaliados em dinâmicas de grupo, testes e entrevistas individuais.

Não há um valor fixo para as bolsas, já que cada uma é negociada individualmente levando em consideração o plano de contas e o perfil acadêmico e econômico do candidato. Só após essa análise é que se decide o valor da bolsa. Na avaliação das necessidades financeiras do candidato é importante que todas as despesas envolvidas para o bom desempenho do curso sejam descritas no plano de contas. Entretanto, em todos os casos as bolsas são parciais, não cobrindo todas as despesas envolvidas.

Aqui mais informações sobre o Programa da Fundação Estudar.

Capes, CNPq e DAAD oferecem bolsas de doutorado na Alemanha

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Fonte: http://twilightofmylife.blog.terra.com.br
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) trabalham em conjunto no Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha 2010/2011. O objetivo da parceria é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha.

As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha, em todas as áreas de conhecimento, e implementadas a partir de abril de 2011.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa e a distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será estabelecida de acordo com os critérios de cada uma das agências.

O programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Requisitos

Para inscrever-se no programa é necessário ter curso de mestrado concluído ou em fase conclusão até o final do 1º semestre de 2010, para doutorado integral, e estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, nos casos de doutorado-sanduíche ou duplo-doutorado. Além disso, o candidato precisa ter comprovante de conhecimento do idioma inglês ou alemão, carta de aceitação do orientador alemão, projeto de pesquisa científica de qualidade e formalmente aceito pelo(s) orientador (es), além de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país. Outros requisitos exigidos pelas agências devem ser verificados nos links a seguir: Capes e CNPq.

Além da bolsa e do curso de alemão, outros benefícios concedidos são alojamento, seguro saúde, auxílio para cônjuge e filhos, passagens aéreas e auxílio-instalação. Interessados devem encaminhar as propostas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, até o dia 5 de março. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário.

Uma via de todos os documentos (não encadernados) deverá ser enviada pelos Correios com data de postagem até o dia 4 de março para o escritório do DAAD: Rua Pres. Carlos de Campos 417, 22231-080 Rio de Janeiro - RJ.

Mais informações pelo e-mail cocbi@cnpq.br.

Confira o edital.

CNPq abre 46 vagas de nível superior

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Fonte: http://www.cnpq.br/
O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lança concurso público com a oferta de 46 vagas de nível superior. As oportunidades são destinadas ao cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, com remuneração de R$ 4.549,63. As inscrições podem ser realizadas de 19 de janeiro a 17 de fevereiro, exclusivamente pela internet. A taxa de participação custará R$ 60.

Para participar é preciso ter diploma de nível superior em qualquer área de formação, desde que fornecido por instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Os aprovados serão responsáveis por analisar, desenvolver, coordenar, orientar, executar, acompanhar, avaliar e/ou divulgar estudos, programas, planos, projetos, sistemas e correlatos, nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia.

O processo seletivo será composto por provas objetivas e discursivas, previstas para serem aplicadas no dia 10 de abril de 2011. Os locais e os horários de realização dos exames serão publicados no Diário Oficial da União a partir do dia 31 de março.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Mais informações podem ser obtidas no site do Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) - organizador do concurso - ou pelo telefone 61- 3448-0100.

Fuente: Universia.

Curso de Restauro de Arquitetura

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Fonte: http://www.templodaarte.com.br

I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea

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Fonte: http://www.dc.mre.gov.br

O Ministério das Relações Exteriores informa que estarão abertas, até o dia 25 de março de 2011, as inscrições para o "I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea".

O Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, de periodicidade bianual, concederá prêmios nas áreas de pintura, escultura, fotografia e obras em papel. As obras selecionadas passarão a fazer parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores, podendo ser expostas no Palácio Itamaraty e por toda a rede de Embaixadas e Consulados do Brasil no exterior.

O Concurso visa a incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e a ampliar sua divulgação no exterior. Poderão ser inscritas no Concurso quaisquer obras de artistas brasileiros. É vedada, no entanto, a participação no Concurso de membros da Comissão de Seleção e da Comissão Julgadora, bem como de servidores, cônjuges e parentes de primeiro grau de servidores do Ministério das Relações Exteriores.

Cada artista poderá inscrever apenas uma obra no certame. Para inscrevê-la, o interessado deverá enviar ao endereço eletrônico artecontemporanea@itamaraty.gov.br.

I. ficha de inscrição assinada e digitalizada.

II. curriculum vitae com texto descritivo e dez imagens (em baixa resolução) de obras de sua autoria, produzidas nos últimos dois anos.

III. imagem da obra inscrita, com resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF ou JPEG; e IV. declaração de autoria e propriedade da obra inscrita.

Os valores dos prêmios oferecidos para as áreas de pintura e escultura são: 

a) Primeiro lugar: R$ 20.000,00 (vinte mil reais) 
b) Segundo lugar: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) 
c) Terceiro lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais)
d) Quarto lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Os valores dos prêmios oferecidos para as áreas de fotografia e obras em papel são: 

a) Primeiro lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais)
b) Segundo lugar: R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais)
c) Terceiro lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) 
d) Quarto lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

O edital completo do Concurso está disponível no site http://www.dc.mre.gov.br - seção "Eventos e Concursos". Divisão de Operações de Difusão Cultural do Itamaraty: dodc@itamaraty.gov.br.

Curso de Biojoias

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A CENAPEC – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do “Prêmio Escola Viva”, está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Bio Jóias em palha e pedras semipreciosas  para a comunidade em geral de Campinas e região. O curso  terá início dia 01 de Fevereiro de 2011, será ministrado às terças-feiras, das 9h às 12h. Serão fornecidos certificados de conclusão aos participantes. O curso possui vagas limitadas.

O enfoque principal será em como agregar valor as técnicas de produção tradicionais, iniciando com a produção de bio jóias em palha da costa e pedras semi preciosas brutas e lapidadas.

Não há necessidade de conhecimento anterior sobre técnicas de trançado em palha.

O curso será ministrado por Willian Moura, autor de joias, com mais de 35 anos de atividade no ramo.
        
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas, pelo telefone (19) 3294.7801 ou pelo e-mail cenapec@cenapec.org.br (enviar nome completo, telefone para contato).

Confira informações completas a seguir.

CURSO DE BIO JÓIA EM PALHA

Docente: Willian Moura.
Quando: Terças-feiras, das 9h00 às 12h00.
Carga Horária: 09 horas / aula – Curso Básico.
Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral).
Inscrições: até o dia 31/01/2011. Podem ser feitas pessoalmente na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti,  por telefone (3294.7801) ou por meio do e-mail cenapec@cenapec.org.br, endereçado a Luciana.
Vagas: 20.
Início das Aulas: 01/02/2011.

A Associação Centro Auxiliar De Pesquisas Culturais - Cenapec/Biblioteca Adir Gigliotti é uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas e Ponto de Cultura Nacional, vencedora do Prêmio Escola Viva. A Biblioteca Adir Gigliotti é composta por cerca de 55 mil volumes sobre diferentes temas, Discoteca com cerca de 3 mil LPs, Videoteca com cerca de 2 mil filmes VHs, Biblioteca Infantil com cerca de 2 mil títulos além de brinquedoteca, sala de leitura, salão de eventos. Sediada em Campinas (Rua São Salvador, 301, Taquaral, http://www.cenapec.org.br), a associação é um centro de cultura e estudos que, por meio do incentivo gratuito à leitura e à pesquisa, de um espaço privilegiado de lazer e de programações culturais e pedagógicas de alto nível, almeja e possibilita o aprimoramento da formação e do exercício da cultura e da cidadania para os moradores da cidade e região.

APOIO CULTURAL:

Convocatória para gestores de plataformas dependentes ou auto-gestionados do Brasil e America Latina

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Fonte: http://www.funarte.gov.br/

Estão abertas as inscrições para 10 residências artísticas para gestores de plataformas dependentes ou auto-geridas do Brasil e América Latina no ano de 2011.

Duração: 30 dias em junho ou julho de 2011 a serem divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras de interesse do grupo selecionado. Quem poderá concorrer: artistas, curadores, produtores e gestores de todo o Brasil e América Latina que representem plataformas dependentes e organizações auto-geridas. Pede-se comprovação de ao menos 2 anos de atividade. Será contemplado somente um representante de cada organização. Pedimos que o interessado pesquise as atividades do próprio CAPACETE para melhor poder se candidatar http://www.capacete.net.

LEMBRAMOS que o candidato não necessariamente precisa ter um espaço fisico podendo ele ser um produtor, curador ou instigador de outras formas de articulação e produção.

Prazo de inscrição: 31 de janeiro de 2011.

Valor da bolsa-residência: Todos os custos de transporte entre as localidades da residência, hospedagem e um perdiem de R$ 45/dia serão providos.

Sobre a seleção e o programa:

A Funarte e o Capacete se aliam nesta iniciativa para promover um campo de discussão e pesquisa para espaços dependentes da América Latina, fomentando novas articulações e redes para estas iniciativas.

Desta vez, o programa terá o seu foco em gestores e produtores - representantes destes espaços dependentes - que atuem há pelo menos dois anos no cenário latino-americano.

A ideia é criar um espaço-tempo de compartilhamento, onde os residentes não somente entrarão em contato com outras iniciativas, artistas e instituições brasileiras, mas também fortalecerão o contato entre si, já que as residências acontecem simultaneamente.

10 espaços/gestores serão contemplados - 3/4 do Brasil e 6/7 da America Latina. Uma vez selecionado, o grupo/gestor será convidado a formatar uma agenda em conjunto com os outros selecionados e o CAPACETE, tendo em vista apresentações públicas das atividades dos respectivos candidatos nas cidades onde irão residenciar (Rio de Janeiro, São Paulo e outras). Palestras, oficinas e outras atividades poderão fazer parte desta residência, de acordo com o interesse do participante.

Uma agenda conjunta será elaborado para desenvolver futuras possiblidades de intercâmbio entre este grupo e/ou outros que serão pesquisados ao longo da residência.

Um profissional ligado ao CAPACETE fará uma visita aos espaços selecionados antes da residência em questão com o intuito de formatar uma agenda de discussão mais direcionada.

As plataformas selecionadas por este edital serão publicadas no nosso site http://www.capacete.net a partir de meio de fevereiro 2011.

Pedimos a divugação do mesmo.

Por se tratarem de espaços auto-geridos, as plataformas dependentes contam intrínsicamente de apoios diversos (privados ou públicos) e não obedecem aos mecanismos mercadológicos da produção artística; e portanto dependem muito mais das variações de políticas públicas e sentimentos filantrópicos. Aceitamos candidaturas de curadores/artistas que trabalhem na articulação de artistas e espaços não institucionais.

A dependência é o simulacro da independência.

Inscrições para Bolsa Iberê Camargo até 7 de fevereiro

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Fonte: http://www.iberecamargo.org.br

Estão abertas as inscrições para a Bolsa Iberê Camargo 2010. Nesta edição, a iniciativa comemora sua primeira década de atividades, e contempla dois artistas com residências no exterior: uma no The Bronx Museum of Arts, em New York, nos Estados Unidos, e outra na Universidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires, na Argentina.

Além dos dois vencedores, serão selecionados outros dez artistas que receberão destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo, e um artista que participará do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.

Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique 2000
90810-240 | Porto Alegre RS Brasil
tel [51] 3247-8000
http://www.iberecamargo.org.br

Seleção para professor Substituto na área de Atuação e Direção Teatral para a Licenciatura

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES
DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA, TEATRO E CINEMA

Seleção para professor Substituto na área de Atuação e Direção Teatral para a Licenciatura.

Áreas de Conhecimento: Atuação e Direção Teatrais.

Cargo/Classe: Professor Substituto – 20 horas semanais.

Titulação: Graduação na área de Artes



Número de vagas: 01 (uma)

Provas:

1) Didática seguida de Entrevista

2) Julgamento de Títulos e análise de curriculum vitae

Prazo de Inscrição: 12 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011

Data da seleção: 14 de fevereiro de 2011

Local e Horário de Inscrição: Secretaria do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 12:00 e  das 14:00 às 16:00 horas. Tel. 3409-5297

NO ATO DA INSCRIÇÃO O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

1 - Cópia de Carteira de Identidade, CPF, prova de quitação com aJustiça Eleitoral e prova de quitação com o Serviço Militar, quando couber;

2 - Cópia do Diploma de Graduação na área de Artes;

3 - Três exemplares da relação de títulos ou currículum vitae  acompanhado da documentação comprobatória abrangendo:

a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e aperfeiçoamento;
b) experiência docente;
c) experiência científica, técnica ou artística;
d)  experiência em administração acadêmica;
e) publicações;
f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante.

4 - Declaração de que não possui participação em gerência ou administração de empresa privada ou de sociedade civil, ou ainda, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, segundo o inciso X do art. 117 da Lei nº8.112/1990.

PROGRAMA PARA A PROVA DIDÁTICA (Aula de 60 minutos):

1 - O Jogo Teatral como processo de criação artística e sua função pedagógica;

2 - O Distanciamento/Estranhamento no Teatro como estratégia de criação atoral e de encenação;

3 - A Encenação Teatral como prática pedagógica;

4 - A Formação de atores/atrizes de Teatro na contemporaneidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASLAN, Odette. O Ator no Século XX. 1994. Ed. Perspectiva. SP. Coleção Estudos/119.

BOAL, Augusto. Jugos para Atores e não-atores. RJ: Civilização Brasileira, 2000.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. SP: Perspectiva, 1991.

COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. SP: Perspectiva, 1980.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. SP: Perspectiva, 1998.

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. SP: Hucitec, 2004.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser Criativo - o poder da improvisação na vida e na arte; [tradução de Eliana Rocha]. São Paulo:Summus,1993.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ARTE. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília / DF. 1997.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral.1880-1980. 1982. Zahar Editores. RJ.

SANTANA, Arão P. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMª, 2000.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o nosso Tom Jobim

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Fonte: http://www.google.com.br
Hoje, dia 25 de janeiro, o Google preparou uma bela homenagem ao dia que seria o aniversário de 84 anos de Tom Jobim.

Autor de canções como Garota de Ipanema, Águas de Março e Insensatez, Tom foi um dos maiores músicos que o Brasil já teve e referência para outros grandes cantores, de várias gerações.

Em 1964 Tom conseguiu vencer o Grammy de música do ano com Garota de Ipanema, concorrendo com nomes como Beatles, Elvis Presley e Rolling Stones e até mesmo Frank Sinatra se rendeu aos encantos sua música gravando dois discos com composiçõe de Jobim.

Em 1992 a Escola de Samba carioca Mangueira homenageou Tom Jobim desfilando com o enredo Se Todos Fossem Iguais a Você.

Para saber mais sobre a vida deste grande artista brasileiro visite sua biografia na Wikipédia.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

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Fonte: http://masp.art.br/masp2010/ 
Via Facebook do MASP!

Hoje a entrada no MASP é gratuita, das 11h às 18h (bilheteria até 17h30), com programação especial do Serviço Educativo:

- Ateliê Tramazul e Visitas à Coleção do MASP para Famílias.

Aniversário de São Paulo: 457 anos. Parabéns!

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Fonte: http://saopauloparainiciantes.blogspot.com/
Sexta maior cidade do mundo, segundo a Wikipédia, e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina, a cidade de São Paulo faz, hoje, 457 anos.

Como é feriado na cidade, muita gente prolongou o fim de semana, enforcando a segunda-feira (ontem) e, assim, a cidade está mais calma que o normal hoje. Ou seria melhor dizer menos caótica? :-)

Uma das imagens de São paulo que achamos mais bonitas é o Parque do Ibirapuera (foto), mas a cidade tem, sem dúvidas, infinitas possibilidades! No blog São Paulo para Iniciantes você pode conferir algumas delas! Se você está programando alguma visita à cidade, não deixe de conferir as dicas.

Segundo o Guia Folha de hoje, dentre as boas opções para comemorar o aniversário desta terça-feira estão as duas mostras de cinema que estão começando e que prestam homenagem à cidade.

O Cine Olido, no centro, exibe os filmes "São Paulo S.A.", de Luiz Sérgio Person, "O Homem que Virou Suco", de João Batista de Andrade, e "Cidade Oculta", de Chico Botelho. As três histórias se passam na capital paulista.

Já a Cinemateca Brasileira exibe, ao longo da tarde, duas sessões de curta e média metragens. À noite, é a vez de "Nenê Bandalho", longa baseado num conto de Plínio Marcos. A sessão contará com a presença do diretor, Emílio Fontana. Veja as programações na terça e os endereços:

CIDADES DE SÃO PAULO
Cine Olido
15h: São Paulo S.A.
17h: O Homem que Virou Suco
19h30: Cidade Oculta

CINEMATECA SP
Cinemateca - salas Petrobras e BNDES
16h: Filmes Amadores Paulistas: "São Paulo 1928", "São Paulo - Carnaval", "São Paulo - 1953", "Folclore de Engenheiro Goulart" e "Jardim Nazaré"
18h: Curta Cinemateca: "São Paulo - Sinfonia e Cacofonia" e "São Paulo - Cinemacidade"
19h30: Nenê Bandalho

Cine Olido - Av. São João, 473, República, centro, São Paulo, SP. Tel. [11] 3331-7703.
Sala Cinemateca - largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, zona sul, São Paulo, SP.
Tel. [11] 3512-6111.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aula aberta dá início ao curso de Dança de Salão nas noites de terça-feira

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Fonte: http://www.cenapec.org.br/

Atividade acontece na Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti e promove a qualidade de vida e o bem-estar através da atividade física combinada com música.

A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, em parceria com os professores César Morelli e Michelle Granche dos Santos convidam para o Curso de Dança de Salão que será ministrado nas noites de terça-feira, das 19h30 às 20h30, na instituição. Na terça-feira, dia 25/1, será dada uma aula aberta para os interessados, e o curso terá início no dia 1/2.
        
A Dança de Salão é uma atividade diretamente relacionada com a socialização e o entretenimento que pode criar condições para uma vida mais saudável, física e mentalmente, proporcionando bem-estar, ajudando a eliminar as tensões do cotidiano e a exercitar o corpo sem causar danos. Com ela, há oportunidades de ampliar o círculo de amizades, a diversão e o desenvolvimento de novas habilidades físicas e sociais. É uma prática que promove a integração dos participantes de maneira leve e divertida.

No Curso de Dança de Salão serão desenvolvidos o conhecimento das principais danças de salão, aspectos como criatividade, musicalidade e socialização e atividades que visam o aperfeiçoamento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. O aluno terá contato com os cincos principais estilos de danças:  bolero, forró, samba de gafieira, salsa e o rock (soltinho). Gradativamente as exigências técnicas vão aumentando, mas respeitando sempre as condições físicas e psíquicas de cada um, bem como suas necessidades globais e aspirações.

O curso será ministrado pelo professor e coreógrafo César Morelli e pela psicóloga e multiplicadora de dança criativa Michelle Granche dos Santos, que já atuaram na Casa da Dança, Academia 02 e SESC-Campinas e participam de importantes competições de Danças de Salão, inclusive a Passo da Arte, o maior e mais prestigiado evento de competição nacional.

Com aulas às terças-feiras, das 19h30 às 20h30, o Curso de Dança de Salão terá mensalidades individuais de R$ 40,00 e mensalidades de casais de R$ 70,00.

As inscrições estão abertas pelos contatos
Tel.: (19) 3294-7801 ou cenapec@cenapec.org.br;
Tel.: (19) 8158.5262  ou cesarmorelli@gmail.com;
Tel.: (19) 9200.0772 ou mgranche@yahoo.com.br.

SERVIÇO - CURSO DE DANÇA DE SALÃO

Docentes: César Morelli e Michelle Granche dos Santos
Aula Aberta: 25 de janeiro de 2011, às 19h30
Início: 01 de fevereiro de 2011
Horário: terças-feiras, das 19h30 às 20h30;

Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301,Taquaral)
Inscrições:
(19) 3294.7801 ou pelo e-mail cenapec@cenapec.org.br;
(19) 8158.5262 ou cesarmorelli@gmail.com;
(19) 9200.0772 ou mgranche@yahoo.com.br.

A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais / Biblioteca Adir Gigliotti é uma associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas e Ponto de Cultura Nacional, vencedora do Prêmio Escola Viva, uma das ações do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A Biblioteca Adir Gigliotti é composta por cerca de 55 mil volumes sobre diferentes temas, Discoteca com cerca de 3 mil LPs, Videoteca com cerca de 2 mil filmes VHs, Biblioteca Infantil com cerca de 2 mil títulos além de brinquedoteca, sala de leitura, salão de eventos. Sediada em Campinas (Rua São Salvador, 301, Taquaral, www.cenapec.org.br), a associação é um centro de cultura e estudos que, por meio do incentivo gratuito à leitura e à pesquisa, de um espaço privilegiado de lazer e de programações culturais e pedagógicas de alto nível, almeja e possibilita o aprimoramento da formação e do exercício da cultura e da cidadania para os moradores da cidade e região.

Lançamento: O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. De Belidson Dias.

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Fonte: Acervo do autor.

Editora do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. 2011.
Dia/Horário: Dia 28 de janeiro (sexta-feira próxima) as 19h00.

Local: LIGO – Laboratório de Educação em Visualidade – Departamento de Artes Visuais –Instituto de Artes – Universidade de Brasília.

Conversa com o autor: 20 h - Auditório do Departamento de Artes Visuais.

Endereço: UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio SG1 (Em frente ao Banco do Brasil).

23º Encontro Nacional da APECV

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Fonte: http://www.apecv.pt/congresso/

Bragança/PT - 13, 14 e 15 de Maio de 2011

O 23º Encontro Nacional da APECV "Ensino das Artes Visuais - Identidade e Cultura no Século XXI" irá realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de Maio, em Bragança. O encontro integra oradores convidados de renome internacional e sessões de apresentação e discussão de trabalho ou experiências em grupos de trabalho. Já se encontra online a página do encontro no endereço http://www.apecv.pt/congresso/ onde poderá encontrar todas as informações.

Os interessados em participar neste encontro como comunicadores deverão enviar, através de formulário disponível no site, um resumo da comunicação até ao dia 28 de Fevereiro de 2011.

A aceitação da comunicação pelo Comité Científico será comunicada até ao dia 15 de Março.

Museu da Casa Brasileira - Livro e exposição

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Fonte: http://www.terceironome.com.br

Para comemorar o aniversário de São Paulo, na próxima terça-feira, 25 de janeiro, relançaremos o livro e a exposição Patrimônio da metrópole paulistana no Museu da Casa Brasileira, com a apresentação de cantos gregorianos pelos monges do Mosteiro de São Bento.

O livro registra os bens tombados pelo Condephaat na capital e região metropolitana de São Paulo, com textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias feitas especialmente para a edição por equipe coordenada por Iatã Cannabrava.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Museu da Casa Brasileira e contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Condephaat.

David Rockefeller Center for Latin American Studies

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Fonte: http://www.drclas.harvard.edu


O David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University, recebe anualmente inscrições de pesquisadores Latino Americanos para pós-doutorado.

O prazo de inscrição é 1 de Fevereiro de 2011.

Para mais informações visite a página: http://www.drclas.harvard.edu/scholars.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

2º Edital de Pesquisa – A Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil

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Fonte: http://www.cultura.gov.br
Inscrições abertas até 28 de fevereiro de 2011

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) torna pública a seleção de projetos de pesquisa sobre a preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.

A seleção visa ao apoio e fomento de pesquisas nessa área do conhecimento por meio da concessão de bolsas a pesquisadores.

O objetivo da seleção consiste em apoiar pessoas físicas a desenvolverem pesquisas sobre a ações e políticas de preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.

Para mais informações, vide edital em anexo.

Exposição Biblioteca Nacional 200 anos: uma defesa do infinito

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Fonte: http://www.bn.br

Originais de Rembrandt, Di Cavalcanti, Clarice Lispector, a primeira edição de Os Lusíadas e a raríssima Bíblia de Mogúncia (1462) são exibidos ao público, no Rio de Janeiro

Ao comemorar 200 anos, a Biblioteca Nacional do Brasil abre ao público uma fantástica exposição, com duzentas obras de seu precioso acervo e entrada gratuita, até o dia 25 de fevereiro. A exposição Biblioteca Nacional 200 Anos - Uma defesa do Infinito exibe originais de livros, gravuras, manuscritos, periódicos, partituras e até brinquedos antigos, que integram o acervo da instituição – uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Atualmente, existem mais de 9 milhões de obras sob sua guarda.

A exposição narra a trajetória da Biblioteca, desde sua viagem com a Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, até os dias de hoje. Exibe a história de suas coleções e dos edifícios que, ao longo do tempo, abrigaram os acervos. Conta, ainda, a história do prédio atual, que há cem anos guarda relíquias do passado e registram a memória do país.

A arquitetura e a história do belíssimo edifício de estilo eclético são celebradas no terceiro andar do prédio, onde as imagens da construção e das reformas simulam a ambiência das primeiras décadas do século XX.

Mas é com um passeio sobre o acervo, que o visitante encontra a verdadeira dimensão infinita do conhecimento, existente em uma biblioteca. São olhares múltiplos, que incluem a variedade de formatos e de origens geográficas, o impresso e o manuscrito, a sacralidade do texto e a concretude da censura, as memórias e sua construção, o saber enciclopédico e a dimensão dos sonhos.

Em destaque, a Bíblia de Mogúncia (1462), impressa por ex-sócios de Gutenberg, criador da imprensa; um Livro de Horas (livro de orações) da Idade Média, com pinturas a ouro; a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões; A menina do narizinho arrebitado, de 1920, de Monteiro Lobato; peças que integram a Coleção D. Thereza Christina Maria, doada à instituição por D. Pedro II; edições de periódicos como a revista Tico Tico e O Pasquim; manuscritos de Clarice Lispector, Raul Pompéia, Castro Alves, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade; a ópera O Guarani (1871), de Carlos Gomes; mapas, entre tantas outras peças do acervo, algumas delas exibidas ao público pela primeira vez na história.

Por fim, o visitante é brindado com duas dimensões artísticas frequentemente dissociadas do espaço das bibliotecas, mas que também têm seu lugar, na Biblioteca Nacional: a música e as artes plásticas. Nesta parte final, há peças como a partitura manuscrita original da obra Pelo Telephone, de Donga, e objetos dos maestros Francisco Mignone e César Guerra Peixe.

O público poderá ainda admirar uma galeria de arte com obras de grandes nomes como Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Albrecht Dürer, Giovanni Battista Piranesi e Rembrandt.

Exposição Biblioteca Nacional 200 Anos – Uma Defesa do Infinito
Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti
Rua México, sem número (Entrada pelo jardim. Fundos da BN)
Centro, Rio de Janeiro - RJ
Segunda a sexta, das 10h às 17h.

Entrada Franca

Exposição: 100 anos do prédio da Biblioteca Nacional
Local: Terceiro andar do prédio sede
Avenida Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Segunda a sexta, das 10h às 16h.

Entrada Franca

Feriado

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Sim, hoje é feriado na cidade do Rio de Janeiro! É dia de São Sebastião, padroeiro do Rio e, pelo sincretismo é Oxossi, o orixá da caça, o rei das matas. Salve Oxossi!
Dia da Semana: Quinta-feira.
Cores: Verde, vermelho e branco (Umbanda); Azul-turquesa e azul com dourado (Candomblé).
Comida: Milho cozido com coco ralado (Axoxó).
Saudação: Ará Um Xê, Koke Odé!
Domínio: Matas e Campos de Agricultura.
Ouça o Ponto de Oxóssi.

Pela mitologia dos orixás, Oxóssi é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exú, sempre foi muito querido pela família, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador.

Oxóssi é o orixá das artes. Todo tipo de arte. Ele está presente no ato da pintura de um quadro, na elaboração de uma escultura, na composição de uma música, nos passos de uma dança. Seus encantamentos estão na arte de um modo geral. Se encanta nas misturas de cores, na escrita de um poema, de um romance, de uma crônica. Oxóssi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo e está presente desde o canto dos pássaros, da cigarra, ao canto do homem. É quem rege o revoar dos pássaros e seu encantamento mais bonito está na evoluções das pequenas aves. É pura arte!

É Oxóssi também a comodidade, a vontade de vislumbrar, de contemplar e um pouco preguiça, a vontade nada fazer, senão pensar e, quem sabe, criar. Oxóssi é o "ócio criativo", a pausa para meditar. A vida com essa força da Natureza, entretanto, não é só suavidade. Em seu lado negativo, Oxóssi pode proporcionar a falta de alimentos; o plantio escasso; o apodrecimento de frutas; legumes e verduras, a preguiça perniciosa, a falta de iniciativa e a arte mal acabada, inacabada, sem qualidade ou mal elaborada.

PRECE A OXOSSI

Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. 
Pai da Inspiração e da Esperança, daí-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.


OKÊ, ARÔ! BAMBI Ô CLIM OXOSSI.

Referências: Dicionário Antológico da Cultura Afro-Brasileira - Eduardo Fonseca Jr.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Iniciativa vai premiar mestres e grupos de culturas populares do Rio de Janeiro

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Fonte: http://blogdocelsojardim.blogspot.com

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro abre inscrições para o Prêmio de Mestres e Grupos Populares do Rio de Janeiro.

A seleção visa reconhecer e premiar a atuação de mestres e grupos/comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares do estado do Rio de Janeiro.

As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem participar pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos, atuantes nas áreas de culturas populares, residentes ou sediadas no estado.

Serão selecionados 45 mestres e grupos/comunidades formais e informais e cada um receberá R$ 10.000,00.

Os formulários de inscrição estão na página http://www.sec.rj.gov.br/editalpremiacaomestresegruposdeculturaspopulares.asp.

Fonte: Simples Rap'ortagem.

Google homenageia Cézanne

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Fonte: http://www.google.com.br/
Hoje o Google está fazendo uma homenagem ao 172º aniversário de Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 e morreu na mesma cidade em 22 de outubro de 1906) com logo especial na página de entrada.

Para ver os logos especiais do Google, visite http://www.google.com.br/logos/.

Sugestão: Já desenvolvi uma proposta de atividade interessante com meus alunos de História da Arte, propondo que criassem imagens, ao exemplo dos logos do Google, com seus próprios nomes, de acordo com o artista/estilo escolhido. Tive ótimos resultados!

Bolsa Iberê Camargo 2010

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Fonte: http://www.iberecamargo.org.br/
A Bolsa Iberê Camargo é um programa de residência internacional, destinado a artistas brasileiros. Criado em 2001, proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de ensino no exterior.

Nesta décima edição, a Bolsa vai levar um artista para uma residência no Bronx Museum (http://www.bronxmuseum.org), em Nova York, nos Estados Unidos, e outro para a Universidad Torcuato di Tella (http://www.utdt.edu/arte), em Buenos Aires, na Argentina. No ato de inscrição, os projetos já deverão ser pensados para a instituição escolhida.

Além disso, como nas últimas edições, serão selecionados dez artistas que receberão destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo e um artista que participará do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.

Antes de se inscrever, é OBRIGATÓRIO que o candidato leia o regulamento completo, disponível em: http://www.iberecamargo.org.br/content/bolsa/regulamento.asp.

Inscrições abertas até 7 de fevereiro de 2011.

domingo, 16 de janeiro de 2011

China, um olhar estrangeiro

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A fotógrafa Graça Seligman apresenta panorama sobre a milenar cultura oriental, ao high tech nesta exposição que irá até 30/01.

De terça a domingo, das 09:00 às 18:30.

Museu Nacional, Conjunto Cultural da República, Esplanada dos Ministérios logo abaixo da Rodoviária.
Brasília/DF.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Seminário em Brasília

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(Clique AQUI para ampliar)


O Seminário de Pesquisa Baseada nas Artes vai reunir acadêmicos para debater a Metodologia de pesquisa em Artes e Arte-educação entre os dias 24 e 28 de janeiro na Universidade de Brasília.

Pesquisadores, Educadores, Alunos de pós-graduação e graduação em Artes e a comunidade acadêmica em geral já pode se inscrever na Secretaria do Instituto de Artes (IdA).

Serviço: Seminário de Pesquisa Baseada nas Artes
Data: De 24 a 28 de janeiro de 2011 (segunda à sexta) das 14 às 18 horas.
Local: Auditório 1 do Instituto de Biologia (Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro)
Inscrições: Secetaria do Instituto de Artes (IdA – UnB)
120 vagas.

Oficina de Cinema

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Fonte: http://www.cenapec.org.br/

A Oficina será gratuita e possui vagas limitadas.

O premiado Cineasta Lutchi Di Vernieri, abre inscrições para a Oficina de Cinema, em parceria com CENAPEC – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do “Prêmio Escola Viva”. A Oficina será ministrada aos sábados das 9h às 14h, com início no dia 22/01/2011. As vagas são limitadas e a confirmação da inscrição se fará por e-mail e depende da análise da Ficha de Inscrição. Será fornecido certificado de conclusão aos participantes.

A Oficina de Cinema abordará questões importantes sobre como fazer cinema, tratando de temas como o Roteiro, a Produção e a Direção Cinematográfica. O roteiro é o elemento fundamental de justificativa para a materialização de um filme, ele é a bússola do grande navio que é o cinema. A produção viabiliza transformar as palavras nas folhas do roteiro em algo palpável e existente, ela faz esse grande navio, navegar. A direção é o orquestramento desse grande navio, é o maestro que corta as águas utilizando todos os alicerces da navegação, e ele sabe com precisão onde quer chegar.

Durante a Oficina de Cinema o participante vai conhecer, compreender e analisar a linguagem cinematográfica em sua abordagem técnica, estática e narrativa visual; questões como a cena e sequencia, enquadramento, fotografia, campo, contra-campo e extra-campo, o plano e o plano-seqüência, composição de quadro, câmera (objetiva e subjetiva), angulação, movimentos de câmera, o eixo de ação, storyboard, mise-en-scene, ponto de vista, lentes, continuidade, raccord, decoupage, som, cor e luz, análise técnica, planilhas, planejamentos e planos de produção e de filmagem, formato narrativo, orçamentos e cronogramas, direção de atores, a postura da direção, produção e demais equipes, o ponto de vista da direção e a autoria.

A Oficina de Cinema será ministrada pelo cineasta e professor Lutchi Di Vernieri formado em Cinema e Audiovisual e com pós-graduação em Cinema. Um profissional com experiência em diversos setores da realização cinematográfica e audiovisual, tendo dirigido, produzido e escrito para cinema (ficção e documentário), televisão, publicidade, vídeos institucionais, rádio e outros, além de participação em festivais de cinema. Com envolvimento em atividades de produção, realização e estudos cinematográficos desde 1984, já participou e realizou vários cursos e oficinas nas áreas de Direção, Produção e Roteiro Cinematográfico.

As inscrições estão abertas até o dia 19/01/2011, pelo telefone [19] 3294-7801 ou pelo e-mail cenapec@cenapec.org.br. Será Necessário responder a Ficha de Inscrição, que poderá ser enviada à Cenapec ou  diretamente ao professor (cinemidia@gmail.com).

Confira informações completas a seguir.

OFICINA DE CINEMA – ROTEIRO, DIREÇÃO E PRODUÇÃO

Docente: Luchi Di Vernieri.
Quando: Sábados, das 9h às 14h, dos dias 22 de janeiro a 26 de Fevereiro de 2011.
Carga Horária: 30 horas.
Onde: Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral).
Inscrições: até o dia 19/01/2011. Podem ser feitas pessoalmente na CENAPEC - Biblioteca Adir Gigliotti,  por telefone ou por meio do e-mail cenapec@cenapec.org.br, endereçado à Luciana, ou diretamente com o professor pelo e-mail cinemidia@gmail.com.

A confirmação das inscrições se fará após análise da Ficha de Inscrição.

Vagas: 30
Tel: [19] 3294-7801

A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti é uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas e Ponto de Cultura Nacional, vencedora do Prêmio Escola Viva, uma das ações do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A Biblioteca Adir Gigliotti é composta por cerca de 55 mil volumes sobre diferentes temas, Discoteca com cerca de 3 mil LPs, Videoteca com cerca de 2 mil filmes VHs, Biblioteca Infantil com cerca de 2 mil títulos além de brinquedoteca, sala de leitura, salão de eventos. Sediada em Campinas (Rua São Salvador, 301, Taquaral, www.cenapec.org.br), a associação é um centro de cultura e estudos que, por meio do incentivo gratuito à leitura e à pesquisa, de um espaço privilegiado de lazer e de programações culturais e pedagógicas de alto nível, almeja e possibilita o aprimoramento da formação e do exercício da cultura e da cidadania para os moradores da cidade e região.

Apoio Cultural:

Residências Artísticas & Programas de Artesistas Parceiros

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Fonte: http://www.mccollcenter.org

O Centro aceita pedidos dos países emergentes, em meio de carreira e artistas de alto nível. Artistas locais, regionais, nacionais e internacionais são elegíveis para o Programa Artista-em-residência.

Será dada prioridade a artistas a quem não tenham sido atribuídas residências anteriormente.

Os alunos podem candidatar-se a esses programas, mas eles devem ter concluído a graduação antes do início da residência.

Por favor note, o Centro não aceita submissões eletrônicas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Romantismo - A Arte do Entusiasmo: Zoom Art no MASP

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Fonte: http://www.masp.art.br
Clique nas imagens das obras do acervo MASP expostas na mostra Romantismo - A Arte do Entusiasmo e verá as obras com zoom que permite apreciar todos os detalhes.

Basta colocar o cursor em uma das imagens, esperar aparecer o ícone e ampliar clicando em +(mais) ou reduzir clicando em – (menos).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fundo Brasil lança Edital 2011 para seleção de projetos

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Fonte: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/
O Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou, no dia 6 de dezembro, edital para seleção de projetos a serem apoiados pela fundação em 2011.

Anualmente, o Fundo Brasil realiza o "Encontro de Projetos” com atividades de formação destinadas exclusivamente ao grupo de participantes das organizações com projeto contemplado no edital do ano em curso. A proposta dessa edição é promover a reflexão sobre a temática “Memória e Verdade”, sob a perspectiva de que “o Fundo Brasil toma a questão do Direito à Memória e à Verdade como indispensável, não apenas para com o pressuposto da realização da Justiça para as vítimas da ditadura, mas também como um elemento constitutivo de uma sociedade democrática”, como traduz Oscar Vilhena, um dos diretores da fundação.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fundodireitoshumanos.org.br.

Twitter!

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Sabia que a Revista Digital Art& tem Twitter?

Pois é, tem: http://twitter.com/RevistaArtE!

Basta seguir... :-)

Grupo de discussão

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Palestra no MIS Campinas vai explicar como se faz um filme inclusivo

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Fonte: http://2.bp.blogspot.com
“Como fazer um filme inclusivo?” é o tema da palestra que será ministrada pela audiodescritora Bell Machado, neste sábado, 15 de janeiro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas. Após a palestra haverá uma sessão especial com audiodescrição, ao vivo, do curta “O Burrico e o Bem-Te-Vi", que integra a programação do ciclo de Filmes de Animação que ocorre até o fim do mês no MIS.

O objetivo é conscientizar os produtores, realizadores, diretores e exibidores de cinema sobre a importância do recurso da audiodescrição para as pessoas com deficiência visual.

Serão abordadas questões sobre inclusão cultural, como filmar e estabelecer os planos e cortes pensando na audiodescrição (AD), como editar respeitando o espaço para a inserção, qual a importância da locução na gravação da AD, relação entre audiodescrição e construção de um roteiro de filme respeitando a criação artística.

Coordenadora do Ponto de Cultura Cinema em Palavras, no Centro Cultural Braille de Campinas, onde faz audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual, Bell Machado é filósofa, audiodescritora e professora de História do Cinema do MIS.

O que é audiodescrição.

A audiodescrição, ou simplesmente AD, é “um meio de acessibilidade que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em produtos disponíveis na indústria audiovisual. O recurso é realizado por um audiodescritor (profissional capacitado para exercer a função) o qual permite que as pessoas com qualquer tipo de deficiência visual entendam as cenas por meio de uma narração descritiva ao longo do filme. Ou seja, o entendimento se torna possível e, assim, uma melhor elaboração das ideias do que se passa na tela.

Fonte: Suely da Silva Lima, do Portal http://www.campinas.com.br/.
Palestra: Audiodescrição - Acessibilidade para cinema, teatro e televisão.
Local: Museu da Imagem e do Som. R. Regente Feijó 859, Centro. (19) 3733-8800.
Data: 15 de janeiro.
Horário: 15 horas.
Entrada: gratuita.

Concurso Internacional de Arte Urbana 2011 abre inscrições

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Fonte: www.arturbain.fr
Competição propõe programas de melhoria para vazios urbanos.

O governo francês abriu inscrições para o Concurso Internacional de Arte Urbana. Com o tema Valorizar os espaços vazios esquecidos, o concurso propõe a análise de um vazio urbano, em cidade definida pela equipe participante, e o desenvolvimento de um esboço comparativo ilustrando o programa de melhoria da qualidade de vida do local.

As propostas devem levar em conta os seguintes parâmetros: a ligação entre os espaços vazios e a trama urbana; a escolha de um programa adaptado à cidade e município em questão; relação com o entorno; respeito e ressalto da identidade do local escolhido; convivência e acessibilidade social; cuidado com o meio ambiente; gestão de dejetos e poluentes e do congestionamento dos carros.

O tema do concurso homenageia os 25 anos do Seminário Robert Auzelle, no qual se insere. O arquiteto francês Auzelle (1913/1983) colocava os espaços vazios como a principal forma de arte urbana, em oposição às construções que eram, para ele, "nada mais que numerosas paredes que delimitam o espaço", dizia.

O Seminário Robert Auzelle é uma instituição francesa dependente do Ministério de Ecologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável, que promove e difunde o tema da qualidade do espaço urbano, organizando concursos anuais dirigidos por equipes de estudantes e professores de arquitetura, paisagismo, engenharia e ecologia, entre outras disciplinas.

As inscrições podem ser realizadas até 15 de fevereiro de 2011 no site do concurso.

Mais informações em arturbain@i-carre.net.

Inscrições para o concurso "A Arte Sustentável do Aço" estão abertas

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Fonte: www.arcelormittal.com/br/
A ArcelorMittal lança o concurso "A Arte Sustentável do Aço", com o objetivo de disseminar os conceitos e práticas da preservação ambiental no dia a dia das pessoas e premiará os vencedores com esculturas exclusivas feitas de aço.

Para participar, basta acessar o site: www.mktarcelormittal.com.br/artedoaco e escrever um texto de até sete linhas, que contenha as palavras meio ambiente, sustentabilidade e ArcelorMittal. As inscrições estão abertas até o dia 11 de fevereiro de 2011.

O número de redações por participante é ilimitado. Uma comissão formada por funcionários da ArcelorMittal escolherá os 12 melhores textos, a partir da avaliação de critérios como criatividade e adequação ao tema.

O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro, no site.

Os vencedores ganharão uma escultura exclusiva da artista plástica Ana Paula Castro, especialista no uso de materiais recicláveis.

Inspiradas nos animais típicos da fauna brasileira, como o jacaré-açu, tucano e onça-pintada, as obras foram feitas com diferentes aplicações de aços longos, planos, inoxidáveis e trefilados da ArcelorMittal.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Congresso Mundial da 2011

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InSEA 2011 - Budapest Junho 2011.

AINDA HÁ TEMPO DE INSCREVER SEU TRABALHO!

Site: http://insea2011.org.

Temas: RESEARCH PRE-CONFERENCE - Authentic Assessment in Art Education: New Media, Models, and Tools.

MAIN CONGRESS - "ART – SPACE - EDUCATION".

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

LIVROS!

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Sempre livros! Mais uns bem bacanas:

Guia de organização da casa, Renata Rangel. Ed. Globo.

Casa em Ordem - Manual Pratico para organização do lar, Natalia Zanardi Ortiz. Ed. Alaúde.

Bagunça E Arrumação, Marilia Pirillo. Ed. Prumo. Livro Infantil!

Bibliografia!

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Interessantíssimo o livro sobre Joalheria Brasileira de Mariana Magtaz (Ed. Mariana Magtaz).

Segundo a sinopse: "O livro nos conta histórias de como o ciclo do ouro e do diamante teve papel fundamental no financiamento das expedições portuguesas e até mesmo na revolução industrial na Inglaterra. Mostra a presença constante do ouro nacional nas jóias e até mesmo nas igrejas do período barroco. Relata, ainda, como as gemas e jóias influenciaram importantes momentos históricos e culturais do nosso país e a participação de empresários inovadores, cujas ações tiveram forte repercussão, tanto no Brasil quanto no exterior".

Disponível na Livraria Cultura.

Curso de Introdução à História Pública

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Fonte: http://histint.vitis.uspnet.usp.br
De 14 a 17 de fevereiro de 2011 – Universidade de São Paulo.

Fazer “história pública” significa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências — para o público e com o público. Através de um sem-número de recursos, o profissional da área pode difundir história e memória atuando em arquivos, centros de memória, museus, televisões, rádios, editoras, jornais, revistas, organizações governamentais e não-governamentais, consultoria, entre outros espaços.

O Curso de Introdução à História Pública, em uma semana de oficinas, minicursos e palestras na Universidade de São Paulo, oferece pistas de como fazer isso de maneira responsável e integrada, por meio de atividades coordenadas por profissionais renomados de dentro e de fora da academia.

Quando: De 14 a 17 de fevereiro de 2011, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h.

Como: Palestras, oficinas e minicursos que oferecem um panorama das técnicas e dos conceitos ligados à história pública.

Duração: 32 horas, com certificado emitido pela USP.

Para quem: Destinado a estudantes, historiadores, professores, pesquisadores, profissionais liberais e demais interessados de todas as áreas do conhecimento.

Inscrições: Já abertas, pelo site http://www.usp.br/historiaintelectual. Vagas limitadas!

Taxa: R$ 200,00, até 20 de janeiro de 2011; R$ 215,00, de 21 a 30 de janeiro de 2011; R$ 230,00, de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011. A realização da inscrição inclui: direito a participação em todas as atividades (palestras, oficinas, minicursos); participação em brunch de confraternização; material de apoio; certificado emitido pela USP com registro, carga horária e descrição do conjunto das palestras e oficinas assistidas.

CONTEÚDO:

Boas vindas, apresentação do programa e dos participantes.

Palestra de abertura: História pública e consciência histórica, com Sara Albieri (FFLCH/USP).

Minicurso: História e visualidades, fotografia e vídeo, com Ana Maria Mauad (Universidade Federal Fluminense).

Minicurso: Jornalismo e divulgação científica em História e Ciências Humanas, com Valéria Dias (Agência USP de Notícias).

Oficina: Arquivos e centros de documentação, com Viviane Tessitore (CEDIC-PUC/SP).

Oficina: Áudio-documentários, história e memória: Como fazer, com Marta Fonterrada (Rádio Cultura).

Minicurso: Responsabilidade histórica e memória institucional, com Paulo Nassar (ECA-USP).

Minicurso: História oral e memória: Da gravação à publicação, com Ricardo Santhiago (GEPHOM-EACH/USP).

Programação cultural: Visita guiada ao Museu de Arte Contemporânea, com equipe do MAC-USP.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.usp.br/historiaintelectual.

PROMOÇÃO: Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (DH/FFLCH/USP).

APOIO: FFLCH/USP; CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CERTIFICADO: Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.

LOCAL: Universidade de São Paulo – Campus Butantã, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, Prédio de Geografia e História, Av. Lineu Prestes, 338, Butantã, São Paulo, SP (Av. Prof. Lineu Prestes, 33).

Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Prédio de Geografia e História, Departamento de História, sala LabTeo.

Av. Lineu Prestes, 338.

Cidade Universitária – São Paulo, SP, CEP: 05508-900.

Contato: historiaintelectualusp@gmail.com.

Tel.: (11) 6623-1051 (exclusivamente para informações sobre o Curso de Introdução à História Pública)

Inscrições pelo site: http://www.usp.br/historiaintelectual.

Curso de Pós-graduação Lato Sensu: Relações Etnicorraciais e Educação: Uma Proposta de (Re)Construção do Imaginário Social

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Fonte: http://portal.cefet-rj.br/
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
Maracanã – Rio de Janeiro

Inscrições: de 07 a 11 de fevereiro.

Processo seletivo para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu: Relações Etnicorraciais e Educação: Uma Proposta de (Re)Construção do Imaginário Social, a ser oferecido no CEFET/RJ – Av. Maracanã, 229 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ.

A quem se destina: docentes, psicólogos, orientadores educacionais, administradores e demais profissionais habilitados para atuarem na Educação Básica e/ou para profissionais de áreas afins, portadores de diploma de curso superior completo compatível com a área de atuação e reconhecido por órgão competente.

Inscrições:

data – no período de 07/02/2011 a 11/02/2011
horário – entre 8h e 16h
local: na Secretaria da DIPPG localiza-se na Avenida Maracanã, 229 – Bloco E-506 – Telefone (21) 2566-3179 (Secretaria da Pós-Graduação).

Serão oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas.

Carga horária: 480h (360 horas-aula presenciais e 120 horas-aula de orientação e produção monográfica).

As disciplinas são oferecidas semanalmente, às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.

Edital VAI 2011 e Curso de Elaboração de Projetos

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Fonte: http://www.cdhep.org.br/
Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo abre edital para incentivo de projetos artístico-culturais – Programa VAI 2011

No período de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011, estarão abertas as inscrições do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, que neste ano concederá um incentivo de até R$21.694,45 a projetos artístico-culturais apresentados prioritariamente por jovens de regiões com deficiência de infra-estrutura e de acesso aos equipamentos culturais.

Com a finalidade de divulgar o programa e garantir o acesso do público a este edital, a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, o CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular) e o SESC Santo Amaro realizarão nos dias 15 e 22 de janeiro cursos de elaboração de projetos, que acontecerão simultaneamente em diversas localidades, contemplando todas as regiões da cidade.

As inscrições para o curso podem ser realizadas através do site www.cdhep.org.br ou pelo telefone (11) 5511-9762, entre os dias 4 e 14 de janeiro.

Para maiores informações:

(11) 5511-9762 ou www.cdhep.org.br.